Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Thiago Guimarães

Médios ou Mega Capacitor?

Recommended Posts

Eae pessoal,

 

Tô terminando o som do meu carro, no momento ele está com

-2 buster killer 650w (falam mal, mas gosto da pancada deles)
-1 Eros 512Lc 500w

-2 D250x

-2 D250Trio

-2 ST200
-Duas vias Bravox CS-50B (só cabe 5" na porta)

-Módulo Novik Neo 1800w
-Módulo Hurricane 4.250
 

Estou sentindo que posso dar uma incorpada com mais médio grave nele, mas acabou o espaço do carro. Os graves me agradam, não pretendo mudar tão cedo os Killer. Só tenho espaço para falantes 6" na mala do carro. Estou sem mega capacitor ainda.
 

O que voces recomendam?  Comprar um mega capacitor ou investir essa grana em médios 6"?
 

Qual falante iria me suprir legal? Ainda não tenho módulo para eles. Pensei nos 6W4P ou Selenium Bass 6" de 70w
Qual mega capacitor voces me recomendariam?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Antes de mais nada, tu devia dar umas lidas mais, umas pesquisadas! Seu som tá TODO destoado! rsrs

Muito berreiro, mto driver, pouca qualidade! (acredite em mim)

O eros 512 em si, já é um médio grave... logo, ele tem como tocar até os drivers... Não precisa de médio! E mega cap pra trio é a mais pura bobagem! 


EDIT: Como tá essa ligação? Tem amp de menos pra falante de mais! uhsahusahusahu

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, e voce me recomendaria o que? Quero um som legal pra abrir a mala e fazer barulho...

 

Os drivers eu deixo com pouco ganho, estão tocando
-1 saída de 450w a 2ohms - 2 D250x e 2 St200 em paralelo somando 2ohms
-1 saída de 450w a 2ohms - 2 D250Trio somando 4ohms
-1 saída de 800w a 4ohms - Eros a 4ohms

Os subs estão empurrados pelo Hurricane.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abrir a mala e fazer barulho? Enche de D405, não tem erro! 

Pra tocar música, com qualidade.. são outros 500...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abrir a mala e fazer barulho? Enche de D405, não tem erro! 

 

Pra tocar música, com qualidade.. são outros 500...

 

E o que me recomendaria?

Eu não quero apenas fazer barulho, quero tocar a música também com qualidade.

Mas quero um som forte pra fora e pra dentro do carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Eu tive um som no carro, era "SPL": Graves na mala e "voz" dentro. Era forte, MUITO forte. Usava um MTX 9515 e 2 kits bravox internos. 

O segredo não estava só nos kits, mas os kits eram MUITO bem alimentados! Usava um SD500.4ab em um kit e um fosgate 400.4 em outro.

Tremia tudo ao redor e tocava forte pra quem tava perto do carro:

 




Mas se tua praia é abrir mala, podes tentar alimentar melhor esse médio, que ele rende um bucadinho mais! E se quiser reduzir a quantidade de driver, é muito bem vindo! 

Pra "voz", basta seu médio e UMA d220ti (apenas uma, nada mais).

Tudo indica que a bronca do teu som, tá nos médios altos. Você tem tanta corneta, que tá sentindo falta de muita coisa no som. Mas não é que esteja faltando, você tem corneta demais! hahahaha


E se quer fazer todo o SPL do seu carro subir (e tocar forte igual à penca de drivers que vc tem atualmente), só partindo pra algo "de gente grande": um woofer profissional de 15" ou 18" (sugiro SDS 2.7k), um médio de 10" (caso use o sub de 15) ou 12" (caso o médio seja de 18") e um driver de 2".

Vai subir TODO o SPL do teu som, e não apenas o médio alto (a voz 'anasalada')

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso queira investir em SPL, por enquanto pode seguir com teus dois subs. Mais pra frente, um woofer profissional na mala (SDS 2k7 18" era o que eu usava) sozinho já faz um estrago incrível! 


Aí, caso queira continuar no SPL, eu recomendaria trocar seu kit por um CS50D e tentar botar algo bacana na porta de trás ou no tampão... se couber, um CS60D bravox! Esses kits são cavalos, falam mto alto e aguentam MUITA potência! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se VC gosta dos subs, pode partir para uma alternativa semelhante aos trios goianos, usando uns 2 pares de 6x9 como médio grave, pega 2 cornetas do cano curto (tenho a impressão que a voz sai bem menos anasalada e Amansa bastante elas) e 2 ST's com o ganho quase no zero, bem baixo... Ou até mesmo trocar este médio por um Par de Woofer de 10 ou 8 polegadas mesmo no lugar dos 6x9 da ideia.

 

Não fica propriamente um trio, mas dá pra escutar música com boa qualidade com mala aberta e fechada, e caso queira fazer zuada é só abrir o ganho das cornetas e TW...

 

Trio com sub não tem muito o que fugir do trio goiano não. De 6x9 eu índico fortemente os da hbuster mesmo, são baratos, tocam bem e aguentam bem quando são exigidos, ou se tiver mais disposição financeira, pegaria aquele pentaxial da Bomber versão sub (150wrms por falante).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muda o corte desse 512, alimenta melhor ele, o medio que você quer você já tem, só não ta sabendo tirar ele do seu som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa galera, dei uma melhorada na qualidade do meu som...
A corneteira com 2 D250x e 2ST200 eu coloquei na mala (meu carro é sedan, com chapa de aço no banco) e não dá pra escutar nada, só quando abre a mala.
O som ficou legal com as trio na cabine, e com a pancada bem mais forte (troquei a saida que eu usava pro woofer, deixei com ganho de bass), o som ficou encorpado.
Amanhã vou ver por que as trio tão chiando depois do volume 56...
Agora é focar no alternador e nos módulos, hoje já vi um 2k5 e um eros 3k...$1200 a brincadeira sem a caixa.
Valeu pela ajuda!!

 

 

Só não entendi, o meu 512 é de 500rms e eu já estou empurrando com 800 rms...ainda está fraco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa galera, dei uma melhorada na qualidade do meu som...

A corneteira com 2 D250x e 2ST200 eu coloquei na mala (meu carro é sedan, com chapa de aço no banco) e não dá pra escutar nada, só quando abre a mala.

O som ficou legal com as trio na cabine, e com a pancada bem mais forte (troquei a saida que eu usava pro woofer, deixei com ganho de bass), o som ficou encorpado.

Amanhã vou ver por que as trio tão chiando depois do volume 56...

Agora é focar no alternador e nos módulos, hoje já vi um 2k5 e um eros 3k...$1200 a brincadeira sem a caixa.

Valeu pela ajuda!!

 

 

Só não entendi, o meu 512 é de 500rms e eu já estou empurrando com 800 rms...ainda está fraco?

 

Tem certeza que esta realmente recebendo os 800 rms ? kk

Não vou fazer uma afirmação, mais em minha mente penso que se ele tive recebendo 400rms é muito...

 

Em relação aos driver chiando, é distorção, falta de alimentação, corte errado, entre outros..

 

 

não é porque o modulo disse que da 1000w que dizer que ele entrega os 1000W Rms, muito dificil um entregar o que realmente fala, só nos gringos que é um pouco mais facil de confiar...

 

 

 

Edit: em uma breve pesquisa que fiz, em lugar nenhum vi que ele entrega os 1800W Rms, apenas esta escrito 1800W, ai fica uma informação muito vaga.

Editado por Vcrauss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu player vai até que volume?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu player é um pioneer e vai até o 62....
Ele, segundo o manual entrega

2x800rms a 4ohms

4x450rms a 2ohms

4x200rms a 4ohms (as cornetas chiando estão somando 4ohms, está aí o problema)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu player é um pioneer e vai até o 62....

O módulo, segundo o manual entrega

2x800rms a 4ohms

4x450rms a 2ohms

4x200rms a 4ohms (as cornetas chiando estão somando 4ohms, está aí o problema...200rms pra 2 cornetas de 200)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E vc tá reclamando pq distorce quando chega no 56?

 

Cara, isso é mt non sense. Todo e qualquer player normal (isso exclui os hifi da vida: nakamishi, denon, alpine, os tops da jvc e pioneer), repito: qualquer player normal distorce após 70~80% do volume!

 

E som automotivo não é som residencial, que vc topa o volume todo e curte de boas.

 

Som automotivo é sempre "OEM", montado com peças diversas e com sobras e faltas aqui e ali!

 

Som nenhum montado é pra tocar acima de 70~80% do volume.

 

Imagine que no p.a., o som é sempre montado pra tocar em 50% da sua capacidade no máximo. Isso é o certo!

 

E o que o manual diz é pura balela. Papel aceita qualquer coisa, a prática é bem diferente!

 

E mesmo que esse amp fosse capaz de enviar os 1.600wrms, vc precisaria estar usando pelo menos fiação 21mm sem remendos pra esse amp, e uma bat aux de 100ah pelo menos só pra ele. Isso tudo confere? Hahaha

 

Enfim, tens que mudar um bocado de coisas se quer ter um som com qualidade e spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso fiação 16mm da bateria pro módulo, nenhum fio do meu som tem remendo, e baterias uso 2x60a e 1x75a só pro som.

O som ficou legal com as mudanças que eu fiz, as trio tão tocando atenuadas e as d250x/st200 estão na mala, então nem consigo escutar dentro do carro.

Estou mais contente com meu som, agora só falta empurrar meus 2 vias e pegar outro alternador..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Mas como faz a ligação de uma bateria pra outra? Distribuidores?


Pelo visto, teu gosto é mesmo o SPL =) 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Mas como faz a ligação de uma bateria pra outra? Distribuidores?

 

 

Pelo visto, teu gosto é mesmo o SPL =) 

 

Sim, notei que gosto de SPL mesmo...

Ligo elas com fios mesmo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E vc tá reclamando pq distorce quando chega no 56?

 

Cara, isso é mt non sense. Todo e qualquer player normal (isso exclui os hifi da vida: nakamishi, denon, alpine, os tops da jvc e pioneer), repito: qualquer player normal distorce após 70~80% do volume!

 

E som automotivo não é som residencial, que vc topa o volume todo e curte de boas.

 

Som automotivo é sempre "OEM", montado com peças diversas e com sobras e faltas aqui e ali!

 

Som nenhum montado é pra tocar acima de 70~80% do volume.

 

Imagine que no p.a., o som é sempre montado pra tocar em 50% da sua capacidade no máximo. Isso é o certo!

 

E o que o manual diz é pura balela. Papel aceita qualquer coisa, a prática é bem diferente!

 

E mesmo que esse amp fosse capaz de enviar os 1.600wrms, vc precisaria estar usando pelo menos fiação 21mm sem remendos pra esse amp, e uma bat aux de 100ah pelo menos só pra ele. Isso tudo confere? Hahaha

 

Enfim, tens que mudar um bocado de coisas se quer ter um som com qualidade e spl

Essa distorção do player faz ascender o clip ou amp recebe esse sinal ruim e entende que isso que se deve enviar pros falante?

 

Nesse sentido o ideal seria regular o ganho de forma que o clip ascenda em ~40-50% do volume máximo e por um limiter de forma a chegar em ~70% do volume e nunca passar disso?

 

Aqui o clip está ajustado pra ascender ~65% (de acordo com as músicas que escuto) e com ajuda do limiter pode beirar os 100%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O clip acende quando o amplificador chega próximo a potencia máxima, se receber um sinal com algum ganho ele vai acender antes, mas o clip não te livra de um sinal ruim, por isso o ideal é ajusta-lo próximo aos 70% do player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O clip acende quando o amplificador chega próximo a potencia máxima, se receber um sinal com algum ganho ele vai acender antes, mas o clip não te livra de um sinal ruim, por isso o ideal é ajusta-lo próximo aos 70% do player.

Ok. Então vou deixar o clip em 50% e com o limiter avançar até 70%. O problema é que o volume só vai até o 39, daí quando aumentar 1 volume o som aumenta muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, outra dúvida...

Meus subs de 650w são bobina dupla de 4ohms (4+4), e meu módulo manda 2 bridges de 500w a 4ohms.

Procurei o que fazer, e não há muita saída, correto?

1)Ligar 1 sub em 2 bridges regulados iguais, daria certo?
2)Notei que eles estavam ligados usando 1 bobina só, como no desenho

 

eFcWLsx.png




 

Editado por Thiago Guimarães

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, notei que gosto de SPL mesmo...

Ligo elas com fios mesmo....

 

Então já gera perda! Você naõ consegue NUNCA tirar 100% do teu sistema assim =)

 

 

Essa distorção do player faz ascender o clip ou amp recebe esse sinal ruim e entende que isso que se deve enviar pros falante?

 

Nesse sentido o ideal seria regular o ganho de forma que o clip ascenda em ~40-50% do volume máximo e por um limiter de forma a chegar em ~70% do volume e nunca passar disso?

 

Aqui o clip está ajustado pra ascender ~65% (de acordo com as músicas que escuto) e com ajuda do limiter pode beirar os 100%.

O sinal sai distorcido independente do amp, do clipping, do que for.

 

A distorção não é detectável por clipping (só por osciloscópio) e é amplificada pelo sistema! (gerando mais distorção)

 

Em resumo, o ideal é projetar o sistema pra isso mesmo.. 50% do volume... e NUNCA passar disso! 

 

 

 

Pessoal, outra dúvida...

 

Meus subs de 650w são bobina dupla de 4ohms (4+4), e meu módulo manda 2 bridges de 500w a 4ohms.

Procurei o que fazer, e não há muita saída, correto?

1)Ligar 1 sub em 2 bridges regulados iguais, daria certo?

2)Notei que eles estavam ligados usando 1 bobina só, como no desenho

 

eFcWLsx.png

 

 

 

 

 

Oush, ele curto-circuitou uma bobina? Ou você que fez o diagrama errado?

 

Tipo.. ele ligou o positivo e negativo de um mesmo borne? Se foi isso, tá gerando curto em uma das bobinas e inutilizando 50% do sub!

 

E se foi você quem diagramou errado, é uma ligação mista, onde teu sub tá a 8 ohms....

 

...em resumo, tens que dar uma geral no teu som! uhashusauhsa

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Então já gera perda! Você naõ consegue NUNCA tirar 100% do teu sistema assim =)

 

 

 

 

Oush, ele curto-circuitou uma bobina? Ou você que fez o diagrama errado?

 

Tipo.. ele ligou o positivo e negativo de um mesmo borne? Se foi isso, tá gerando curto em uma das bobinas e inutilizando 50% do sub!

 

E se foi você quem diagramou errado, é uma ligação mista, onde teu sub tá a 8 ohms....

 

...em resumo, tens que dar uma geral no teu som! uhashusauhsa

 

 

 

Não, ele está com 1 bobina sem alimentação, funcionando só 50%.

Amanhã vou refazer tudo, fios 21mm pras baterias, fios 2,5mm pros falantes...to pensando em pegar um Stetsom 2k5 ou um SD 2500 pra tocar os meus killer juntos, e depois fazer um Upgrade nos subs.

Entre esses dois, qual voce me recomendaria? Não quero ultrapassar essa faixa de preço...e qual impedância escolher no caso do SD?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano, compra as coisas, com calma! Estamos aqui pra ajudar, não seja tão impulsivo!

Por enquanto vais precisar de um amp 1ohm. Já ligaria seus subs certin e tudo mais.

Quanto à fiação, de nada resolve se tu não usar bons bornes de bateria. Inclusive alguns bornes podem ser usados como distribuidor também! 


E  quanto aos dois, tanto faz. Ambos são similares, a não ser que arrume um SD Evo... aí muda um pouco de figura. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...