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Rancid

Entendendo as válvulas...

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Bom galera eu sei q fica no cabeçote e tem o funcionamento ligado ao comando certo?

gostaria de saber qual a função delas, como funcionam, e aproveitar pra perguntar...Os mareas não tem uma versão 24valvulas correto? pelo q andei vendo os motores 4 cilindros tem no maximo 16v ou seja 4 valvulas por cilindro, os mareas 5 cilindros tem no maximo 20v por serem 4 por cilindro tb, sendo assim o maximo de valvulas por cilindros em qualquer carro são 4? eu semprei achei q tinha um marea 24v mas vi que só existem os 2.0 20v e 2.4 20v, os golf e audi a msm coisa 20v tb....

 

 

Se tiverem a paciência de explicar agradeço ;)

Editado por Eric Inafuku

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nao vo me meter a explicar por que sei bem pouco

mas os audi 20v são 4cc, pelo menos os 1.8...

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nao vo me meter a explicar por que sei bem pouco

mas os audi 20v são 4cc, pelo menos os 1.8...

os golf turbo são 1.8 20v turbo 5cilindros naum?

golf 4cilindros naum saum só os 1.6?

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nao vo me meter a explicar por que sei bem pouco

mas os audi 20v são 4cc, pelo menos os 1.8...

os golf turbo são 1.8 20v turbo 5cilindros naum?

golf 4cilindros naum saum só os 1.6?

nao nao

são 4cc sim

a audi até tem um motor 5cc que tem naquele golf da dalbach (ou algo assim)

mas os dos audi 1.8 são 4cc

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É que a maioria das pessoas que ve escrito 5V nos motores dos A3 1.8 e do golf gti, pensam que é 5cc! é 5 valvulas por cilindro!

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Bom galera eu sei q fica no cabeçote e tem o funcionamento ligado ao comando certo?

gostaria de saber qual a função delas, como funcionam, e aproveitar pra perguntar...Os mareas não tem uma versão 24valvulas correto? pelo q andei vendo os motores 4 cilindros tem no maximo 16v ou seja 4 valvulas por cilindro, os mareas 5 cilindros tem no maximo 20v por serem 4 por cilindro tb, sendo assim o maximo de valvulas por cilindros em qualquer carro são 4? eu semprei achei q tinha um marea 24v mas vi que só existem os 2.0 20v e 2.4 20v, os golf e audi a msm coisa 20v tb....

 

 

Se tiverem a paciência de explicar agradeço ;)

Cara, nos motores a combustao interna (diesel, gasolina,alcool, gas natural...) ha basicamente 3 tipos de motores com entradas de mistura e saida de gases, com e sem valvulas e com e sem velas. Nisso a motores de 2 e 4 tempos, Diesel (tambem é 4 tempos) e o menos conhecido rotativo Wakel:

 

- motores 2 tempos geralmente sao empregados em motos (lembrando que ha motos tambem 4 tempos), para que o conjunto seja leve e nao nessecite de muito torque (nao que o motor 2 tempos seja ruim em torque, mas a moto e que é leve) tem velas e nao possue cabecote com valvulas, e sim entrada(s) de mistura (combustivel quase gasosso e ar) e saida(s) de gases da combustao, quem faz os tempos de combustao e ascape e o proprio cilindro, dai o nome 2 tempos - 2 movimentos, ponto minimo inferior e ponto maximo superior do clindro (pistão).

 

-No motor quatro tempos, geralmente sao empregado em carros, produz mais torque (por causa do peso) e possuem cabecote(s) com valvulas que no minimo sao 2 e no maximo sao 5 por cilindro, e possue ate 2 velas.

As valvulas servem pra abrir e fechar as misturas de combustivel/ar e saida de gases da combustao, quanto mais valvulas melhor para o motor respirar e botar pra fora os gases, sendo que o motor 4 tempos e o seguinte :

 

Ponto de admisão que é a subida do pistao {a(s) valvula(s) de admisão abertas e entrado a mistura)

Ponto de maximo superior {todas as valvula(s) fechada(s), a mistura é comprimida e explodida pela vela(s)}

Ponto de minimo inferior

Ponto de escape {quando o pistao esta subindo novamete, mas com as valvula(s) de escape esta aberta(s) saindo a combustao queimada}.

 

- No motor a diesel que é 4 tempos tambem, a unica diferença do normal e que nao tem vela, dai a queima do diesel e feita somente pela compressão do cilindro do ponto maximo superior.

 

- O motor rotativo Walkel, e um tipo um pouco complicado prar descrever aqui :

nao tem valvulas, possue Vela(s), so que a unica diferenca e que o pistao e triangular e gira dentro do motor (motores normais, o movimento do pistao e alternado em para cima/baixo)

 

Falo!!! qualquer duvida diga ai !

Editado por tonecv

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Como o tonecv disse... A função delas é de "abrir passagem" para os gases ( seja mistura fria - admissão - ou seja os gases de escape - escape )... Não servem para mais nada, além disso.

 

Podem ser acionadas pelo comando diretamente ( como nos AP e maioria dos motores modernos ) ou indiretamente por balancins ( uma espécie de "gangorra" onde o comando/varetas ficam de um lado e a válvula do outro ) como nos VW "a ar", 250S ( do Opala ), CHT, etc...

 

Uma curiosidade... Nos primórdios, haviam motores com as válvulas lateralmente no bloco... Coisa bizarra que não "pegou".

 

O mais "comum" ( e barato para projetar ) são os cabeçotes de 2 válvulas por cilindro. Podem ter 3V ( os MWM das F250/Silverado ) 4V ( Tempra 16V, Gol 16V, Escort 16V, Corsa GSi e uma infinidade ) até 5V ( Golf/Audi, algumas Ferraris e a Yamaha YZF R1 ) por cilindro... Mas começam a ficar caros a produção... Sem dizer que, teoricamente, geram mais manutenção dado ao aumento da quantidade de peças móveis ( o que resume em um maiores desgastes ).

 

Só corrigindo um parágrafo do tonecv:

 

"Ponto de admisão que é a subida do pistao {a(s) valvula(s) de admisão abertas e entrado a mistura)

Ponto de maximo superior {todas as valvula(s) fechada(s), a mistura é comprimida e explodida pela vela(s)}

Ponto de minimo inferior

Ponto de escape {quando o pistao esta subindo novamete, mas com as valvula(s) de escape esta aberta(s) saindo a combustao queimada}.

 

Qnd o motor está com o cilindro no seu ponto máximo superior, a válvula de admissão é aberta, o cilindro desce até o ponto MÁXIMO inferior, sugando a mistura fresca ( Esse é o primeiro tempo ou admissão ). No momento que o cilindro começa a subir, a válvula de admissão fecha e começa a comprimir a mistura ( Segundo tempo ou Compressão ).

No momento que a cilindro voltou a estar no ponto máximo superior e comprimiu toda a mistura há a ignição ( faísca na vela ) e dá se a explosão. Essa força empurra o pistão pra baixo, gerando a "força" do motor ( Esse é o terceiro tempo ou Combustão ). Detalhe que, esse é o ÚNICO momento que o motor REALMENTE gera "força".... Os demais só "absorve" a energia gerada nesse momento.

Por fim, no momento que o cilindro atingiu o seu ponto máximo inferior, a válvula de escape se abre, expulsando os gases queimados para o escapamento ( que é o quarto tempo ou Exaustão ). Aí, começamos tuuuuudo novamente!!! :)

 

Esse é o ciclo de um motor 4 tempos "básico".

 

Não é bem assim que se funciona... As válvulas não abrem necessariamente nos PMS ou PMI... Nem a Ignição é dada no PMS... Mas isso já é um pouco mais complicado e não tem nada a haver com válvulas. :)

 

"Celto"?!?

 

:legal:

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hum agora entendi eu tinha uma leve noção disso, agora ja deu pra entender melhor, então posso dizer q não existem mareas 24v por exemplo, pois o marea é 5cilindros então ele pode ser 20v ou se for 5 valvulas por cilindro ele seria 25v certo?!

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hum agora entendi eu tinha uma leve noção disso, agora ja deu pra entender melhor, então posso dizer q não existem mareas 24v por exemplo, pois o marea é 5cilindros então ele pode ser 20v ou se for 5 valvulas por cilindro ele seria 25v certo?!

Exato , isso sem lembrar q tbm existem trancas mareas de 4 cilindros e 1.8 , ok?

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e o menos conhecido rotativo Wakel:

- O motor rotativo Walkel, e um tipo um pouco complicado prar descrever aqui :

nao tem valvulas, possue Vela(s), so que a unica diferenca e que o pistao e triangular e gira dentro do motor (motores normais, o movimento do pistao e alternado em para cima/baixo)

Detalhe , o motor se chama Wankel , naum tem pistão , e sim rotor , ok? :legal:

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e o menos conhecido rotativo Wakel:

- O motor rotativo Walkel, e um tipo um pouco complicado prar descrever aqui :

nao tem valvulas, possue Vela(s), so que a unica diferenca e que o pistao e triangular e gira dentro do motor (motores normais, o movimento do pistao e alternado em para cima/baixo)

Detalhe , o motor se chama Wankel , naum tem pistão , e sim rotor , ok? :legal:

"Pistao" e so uma forma de tentar explicar, quanto ao nome voce esta certissimo !!!!

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Valeu msm pelas explicações galera, aproveitando tem algum livro q ensine mecânica com uma linguagem naum muito dificil de se entender? algum q vcs leram ou ouviram falar?

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Valeu msm pelas explicações galera, aproveitando tem algum livro q ensine mecânica com uma linguagem naum muito dificil de se entender? algum q vcs leram ou ouviram falar?

Cara...

 

Eu aprendi os conceitos de mecânica com uns livros das décadas de 60/70 que tinha na casa de um falecido tio meu ha uns 12/15 anos atrás...

 

Os conceitos e princípios de funcionamentos pouco diferiu ( ou nem existe diferença ) de lá pra cá...

 

Esses livros são "fáceis" de entender para um leigo pois, basicamente "distingue" em partes separadas o conjunto mecânico. Tipo... Seção das partes móveis do motor, ignição, refrigeração, lubrificação e carburação; que são as funções "vitais" para qualquer motor a combustão interna.

 

O "resto" é um aperfeiçoamento disso... Aí vai do seu gosto/desejo se vc quer estudar a fundo sistemas de injeção à estudar carburadores, por exemplo.

 

Existem vááááááááária publicações dessas em sebos... E são baratas pois poucos dão o real valor aos princípios de mec que tem um livro desses.

 

:legal:

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Guest TuCa

eu to fazendo curso na "Fábio preparações" uahuhauhauhhuauhauhhua

 

vou todo dia pra lá, umas 3 da tarde, e fico só batendo papo, vendo aquele monte de motor aberto, de tudo q é marca...vc aprende bastante tb!!!!!

 

hehehehhehe

 

e como aquele pessoal gosta de trabalhar, tem dia q da 11 da noite e a gente ta lá ainda, comendo pizza e conversando.

 

flw

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eu to fazendo curso na "Fábio preparações" uahuhauhauhhuauhauhhua

 

vou todo dia pra lá, umas 3 da tarde, e fico só batendo papo, vendo aquele monte de motor aberto, de tudo q é marca...vc aprende bastante tb!!!!!

 

hehehehhehe

 

e como aquele pessoal gosta de trabalhar, tem dia q da 11 da noite e a gente ta lá ainda, comendo pizza e conversando.

 

flw

deve ser legal...

tenho um amigo q as vezes eu fiko na oficina dele conversando ja aprendi bastante coisa com ele, sem contar q vc fika zuando, dando uns role de turbo pra cima e pra baixo...hehehe

 

Vlaue pela dica Loko, um sebo deve ajudar,tem um aqui em pinheiros vou dar um role nele e ver o q eu acho... :legal:

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vou todo dia pra lá, umas 3 da tarde, e fico só batendo papo, vendo aquele monte de motor aberto, de tudo q é marca...vc aprende bastante tb!!!!!

 

hehehehhehe

 

e como aquele pessoal gosta de trabalhar, tem dia q da 11 da noite e a gente ta lá ainda, comendo pizza e conversando.

 

flw

Metendo a mão na graxa heim Marginal!?!?! Hehehe...

 

C tah certo! Tem mais é que "acompanhar" os caras!!!

 

:legal:

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