Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Policiano

Som P.A. com qualidade (dúvidas)

Recommended Posts

Salve senhores,

 

Sempre gostei de som, desde criança, e agora tive a oportunidade de comprar um som completo por um preço justo.

Acontece que eu ja estava comprando os itens para montar um Line Array... Comprei 4 guias de onda e 4 10MG600 MID BASS Selenium para montar as Line...

 

Interesso mais em qualidade do que potência.

Segue uma foto do som como está hoje ( o que comprei pronto):

 

IMG_20160301_135742_zpsylcdyc8r.jpg

 

 

 

IMG_20160301_141455_zpsrwkedg4h.jpg

 

 

Comprei já um compressor que ainda não chegou.

 

Componentes:

- Graves 4x 15" ProSound de 450w 

- Agudos 4x ST200 Selenium

- Médio agudo 4x D200 selenium

 

E também:

4 caixas three way com woofer 15, d200 e St200

 

Tem também iluminação e fumaça, dpois mando fotos...

 

Gostaria de tirar algo e montar os line array com guias de onda e os woofer 10" que já comprei.

O que me indicam?

Outra dúvida, minha mesa tem muito recurso mas só sei o básico... Alguem pode me ajudar a explorá-la?

O compressor que comprei (ainda nao chegou) é o MDX1600. Também nao sei como usá-lo direito, só comprei pq estava barato e sei que melhora muito o som, principalmente microfone.

Potências já tenho de sobra, tenho dois machines além dos que estão neste hack.

 

Abraços

Editado por Policiano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tu sabe a diferença entre uma onda cilíndrica sonora e um arranjo vertical de caixas?

Um Line array de fato, se feito seguindo todas as regras, só mostra vantagem a partir de ~20m de distância! Abaixo disso, a diferença é mínima!

Costuma tocar pra tais locais (com mais de 20m do p.a. ao fim da pista)?

Se sim, seguimos na ideia do line! Se não, contente-se em montar um Fly P.A. em formato de line. É o que 80% dos locadores usam e serve bem! Tem aparência de Line e soam bem, então, tá valendo!




Quais guias você comprou? DIgo.. modelo exato! Tem foto ou link?

Quanto ao compressor, acho bobagem! Um processador faz tudo e mais um pouco sozinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, tu sabe a diferença entre uma onda cilíndrica sonora e um arranjo vertical de caixas?

 

Um Line array de fato, se feito seguindo todas as regras, só mostra vantagem a partir de ~20m de distância! Abaixo disso, a diferença é mínima!

 

Costuma tocar pra tais locais (com mais de 20m do p.a. ao fim da pista)?

 

Se sim, seguimos na ideia do line! Se não, contente-se em montar um Fly P.A. em formato de line. É o que 80% dos locadores usam e serve bem! Tem aparência de Line e soam bem, então, tá valendo!

 

 

 

 

Quais guias você comprou? DIgo.. modelo exato! Tem foto ou link?

 

Quanto ao compressor, acho bobagem! Um processador faz tudo e mais um pouco sozinho!

Olá amigo, descrevi errado, é processador mesmo que comprei.

 

Não sei essa diferença de onda cilíndrica e arranjo vertical. Dificilmente irei tocar para distâncias acima de 20m das caixas, então vamos descartar as Lines...

Qual caixa sugere para eu fazer para estes Medios de 10"?

Este som é mais hobby do que ganha pão. To montando com pouco investimento. As guias que comprei são do mercado livre de 35 reais, bomber para drivers de 1" de titanium, iria usar o D220ti Trio

260410_bomber_guia.jpg

 

 

Caso nao seja boa, sem problemas, deixo guardada ou desfaço pelo preço de custo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade essas guias são excelentes.. mas elas são pra falantes de 8"!!!

 

Se for fazer line mesmo, com esses guias, só com falantes de 8"!

 

Mas caso contrário, faz suas caixas no formato de line mesmo.. com tela, feltral e já era!

 

Um divisor nenis por caixa (ou um DIY se vc tem as manhas) e já era

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode me indicar uma caixa para essa guia e o falante de 10? Vou fazer com conector Speakon, cansei de mal contato dos P10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando ao que falei antes, pra fazer tipo Line, você vai precisar de guia de onda NA MEDIDA do falante (tem guia de 6", 8", 10" e 12") e difusor em CADA falante! Caso contrário, nem adianta fazer line array (usar guia de ondas e tal).



Pra esse guia bomber, só serve pra falante de 8".

Pra falante de 10" tem que ter o guia específico, de 10"!!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715595352-guia-de-ondas-2-para-line-de10-e-12-pol-alto-rendimento--_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715582193-guia-de-ondas-2-para-line-array-de-8-10-e-12-infinity-_JM

 

E um difusor em cada falante:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698974982-difusor-de-alto-falante-10-polegadas-line-array-_JM

 

 

 

Mas, como já sabe que não pretende tocar em lugares onde do p.a. ao final da pista vai dar mais de 20m, não compensa fazer line array! Usa bons expansores, caixas em formato de line e já era!

Ou se ainda assim quiser usar os guias que você tem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745163857-kit-2-gabinetes-caixa-line-array-p-1-de10-e-1-guia-de-onda-_JM

 

Se for usar mais de 2 caixas por lado, lembre de usar boas ferragens pra não cair o som em cima do pé de ninguém! 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711304403-kit-ferragem-para-line-array-10-de-pino-trava-preco-do-k-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo. Mandei fazer 4 caixas hoje para usar esse guia nos alto de 10" mesmo.

Será tipo caixa Three way, porém com isso que falei acima.

 

To em dúvida em qual driver comprar...

 

Tem de ser de 1" para encaixar nessa guia.

O que me dizem do D220ti Trio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3way com 10" + ti? O.O

Não entendi! Se for 10" + ti, é 2 way


Way = via/caminho.

3 way (three way) = três vias



Quanto ao driver, d220ti, não tem erro! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao tipo three way eu quis dizer que não será line array... somente a maneira de construir rsrs

Sim, 2 way... Um titanium mais um Woofer 10MG600 em cada uma das 4 caixas.

Assim que ficarem prontas mando fotos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas você pensa em expandir o som? Se sim, devia ter feito na sua caixa de modo que pudesse ser usada como Line!

Você veio pedir dicas mas acabou ignorando todas e fazendo tudo do jeito que imaginou desde o começo! Precisava nem ter aberto esse post! rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas você pensa em expandir o som? Se sim, devia ter feito na sua caixa de modo que pudesse ser usada como Line!

 

Você veio pedir dicas mas acabou ignorando todas e fazendo tudo do jeito que imaginou desde o começo! Precisava nem ter aberto esse post! rs

 

Mas não inviabiliza não, porque quem tem interesse saber como é um line e o que precisa para montar, gostou da colaboração.

 

Eu realmente estou com vontade de montar 01 ou 02 conjuntos e fazer um teste real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não inviabiliza não, porque quem tem interesse saber como é um line e o que precisa para montar, gostou da colaboração.

 

Eu realmente estou com vontade de montar 01 ou 02 conjuntos e fazer um teste real.

 

O que falo da caixa em formato de line, mesmo que sem o acoplamento gerando onda cilíndrica, é a facilidade de expansão! É só montar mais caixas e colocar uma em cima da outra, bem parafusada =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como no video:

 

 

Que ao final possa se chegar a uma estrutura como essa, se o som crecer muito.

 

line%20array%20speakers.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem o grupo "amigos da audiolist" no facebook, e o "som ao vivo" na internet. Por enquanto, só =\ 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu faria a caixa com inclinação, não necessariamente com essas medidas.

acho que facilita na hora de ajusta o angulo e fica esteticamente melhor, uma vez que as frentes ficam juntas.

 

 HTB1t_T4GFXXXXcaXpXXq6xXFXXXw.jpg

 

projetos de line existem vários e acredito que a caixa seja o que menos interfere no resultado final.

claro que não da pra fazer uma caixa completamente fora do que o falante pede, mas o acerto de alinhamento, fase, corte, etc é que vai definir o quanto e como vai tocar.

 

edit - qto ao line vertical, como o bloom falou antes, pra lugares pequenos vai tranquilo, o problema é fazer ele crescer.

qual seria o efeito de aumenta-lo lateralmente? alguém já testou ou arrisca dizer qual seria?

Editado por cjainf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Facilitaria tudo, por já existir o guia de ondas bomber. Esse guia com um reforço estrutural não deixa nenhum "nexo" distante! Vale cada centavo, mas precisa ser usado com falantes de 8"!

 

Eu arriscaria no anterior pelo melhor acoplamento!

 

 

E esse tipo de sistema, não é interessante?

 

http://sombox.com.br/caixas-de-som/projeto-de-uma-line-array-vertical/

A questão desse caso é a dispersão! O guia tem dispersão boa na horizontal mas FECHADA na vertical. Ele "melhora" a dispersão conforme usados 4.. 6.. 8... 10.. 12 deles! (os de baixo vão dando angulação geralmente)

 

Com apenas um deles, quem estiver "on axis" com o guia de ondas, vai ouvir bem. Quem estiver mais acima ou mais abaixo da direção do guia, vai sentindo perda nas altas!

 

Em resumo, só serve pra casos específicos, onde se tenha como direcionar onde quer o SPL!

 

qto ao line vertical, como o bloom falou antes, pra lugares pequenos vai tranquilo, o problema é fazer ele crescer.

qual seria o efeito de aumenta-lo lateralmente? alguém já testou ou arrisca dizer qual seria?

Então, uma célula de line por si só, tem boa dispersão horizontal mas nenhuma vertical. Daí a área a ser sonorizada é quem vai dizer de qual angulo (ou quantas células) vai precisar!

 

Em resumo, o line em si não tem o que fazer na horizontal.. ~100 graus de dispersão tá perfeito.. a bronca é só a dispersão vertical!

 

E agrupar lines na horizontal não rola. Fica mt ruim! Já fiz pra fins de teste, vc sente o comb filter ao andar no local! hasusauhsahusauhuh

 

A não ser que fizesse caixas TIPO line (só que sem guia de ondas). Daí dava pra coloca-las na horizontal ou vertical, à depender da necessidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava eu fazendo o levantamento de custos e também dando uma vasculhada nas opções de médios aí.

 

Não sei não. Esses médios de 8" a grande maioria tem sensibilidade intermediária, mas o Snake são destacados, ou seja, tanto o ESX 608 como o 408, que aliás, achei bem interessante por ter o Fs cerca de  18Hz mais baixo do que o 608.

 

Facilita por causa da potência, porque como é para som profissional e o custo é alto e percebo que não preciso necessariamente aplicar o dobro de potência, mas se for o caso, o 408 estaria mais adequado, porque na pior das hipóteses, possuo um Z1600(2 canais de 800w a 04 ohms) e uma "célula" ou caixa com 02 woofer e um Ti, ficaria nessas condições, que aliás iria me promover bem mais qualidade do que o Nashville.

 

Estou com umas ideias meio malucas aí com relação ao grave, mas ainda não obtive muito aprofundamento nas minhas pesquisas.

 

Não preciso ter 04 ou 08 caixas T18 por exemplo, mais tendo 02 que me proporcionasse um grave bem encorpado com timbre bem presente me atenderia, entenderam?

 

Agora se com esse 02 graves eu teria que trocar de amplificador por exemplo, aí a modificação é muito mais radical.

 

Para ser grave com nominal alta, precisaria de um amplificador que gere bridge, por exemplo.

 

Estou ainda bastante indeciso, porque ainda não encontrei a batida que eu queria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei fazendo umas simulações essa semana.

Lembro q o 100w8 da over se saiu bem. Claro q 2 over contra 1 esx, mesma potencia aplicada mas o dobro de area de cone.

Outro comparativo q fiz foi 2x 15pw5 contra 1x 18 (2180, sw1p, sds, sub800) e diferença foi muito pequena até uns 65hz. Dai pra cima, os pw5 levam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei fazendo umas simulações essa semana.

Lembro q o 100w8 da over se saiu bem. Claro q 2 over contra 1 esx, mesma potencia aplicada mas o dobro de area de cone.

Outro comparativo q fiz foi 2x 15pw5 contra 1x 18 (2180, sw1p, sds, sub800) e diferença foi muito pequena até uns 65hz. Dai pra cima, os pw5 levam.

 

Pois é. O 15PW5 é bem interessante mesmo, para sistemas de baixo e um dos últimos renascentes, ainda com nominal baixa, mas não sei se mantiveram a mesma política.

 

Nem gosto de falar desse assunto porque é uma cosia que me deixa com raiva, porque justamente nessa transição é que sairam do mercado, bons falantes.

 

Para sistema  caseiro (PA), se torna interessante, pois reduz-se muitos os custos com amplificador e o mesmo amplificador para eles pode ser usado para a faixa de médios e altas, tornando ainda mais fácil montar um sisteminha básico com apenas 01 amplificador.

 

Outros como ESX 155 e 185 e até o 1809, tenho olhado também

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao me fale em 1809. To com raiva de mim mesmo.

Achei 2 desses de 4 ohms (o tornado 450w) por 279,00 cada 0 bala no ml.

Agora pergunta se eu comprei. Não, deixei nos favoritos pra comparar com o 8 ohms. Qdo voltei pra comprar tava pausado com uma pergunta se o cara fechava por 500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava eu fazendo o levantamento de custos e também dando uma vasculhada nas opções de médios aí.

 

Não sei não. Esses médios de 8" a grande maioria tem sensibilidade intermediária, mas o Snake são destacados, ou seja, tanto o ESX 608 como o 408, que aliás, achei bem interessante por ter o Fs cerca de  18Hz mais baixo do que o 608.

 

Facilita por causa da potência, porque como é para som profissional e o custo é alto e percebo que não preciso necessariamente aplicar o dobro de potência, mas se for o caso, o 408 estaria mais adequado, porque na pior das hipóteses, possuo um Z1600(2 canais de 800w a 04 ohms) e uma "célula" ou caixa com 02 woofer e um Ti, ficaria nessas condições, que aliás iria me promover bem mais qualidade do que o Nashville.

 

Estou com umas ideias meio malucas aí com relação ao grave, mas ainda não obtive muito aprofundamento nas minhas pesquisas.

 

Não preciso ter 04 ou 08 caixas T18 por exemplo, mais tendo 02 que me proporcionasse um grave bem encorpado com timbre bem presente me atenderia, entenderam?

 

Agora se com esse 02 graves eu teria que trocar de amplificador por exemplo, aí a modificação é muito mais radical.

 

Para ser grave com nominal alta, precisaria de um amplificador que gere bridge, por exemplo.

 

Estou ainda bastante indeciso, porque ainda não encontrei a batida que eu queria.

Já testei ambos, e o 608 é BEM superior!

 

A combinação de ESX 608 + D220ti ficou SHOW! Bem alinhado, chegou junto do Nexo Geo s8 (algo assim) que custa 11 pila por célula (mas é ativa)..

 

Fora que fica levinha, você monta sem esforço.. basta uma talha pra você sozinho subir até 12 lines e tocar pra 10k pessoas com folga!

 

 

Já 2x8" + ti vai praticamente dobrar o peso!

 

Em tempo: Se quiser passar essa Z1600 pra frente, lembre de mim!" hahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Buenas,

As caixas que mandei fazer servem sim para Line, podem tanto ficarem retas ou inclinadas.

Nao fiz com falante de 8 porque ja tinha os falantes de 10" comprados e as guias tb...

Caso eu goste do resultado e resolva investir mais, faço as novas com falantes de 8"

Semana que vem ficará tudo pronto e postarei fotos pra vcs verem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...