Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

T18 adaptada pro 18sub800 (by Oversound)

Recommended Posts

Eu dispenso essa adaptação da over... bah, perdendo 3db nos 50hz? sad! 

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal essa ultima simulação é de uma caixa dutada e não bp. (escrevi errado mas ja corrigi)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu dispenso essa adaptação da over... bah, perdendo 3db nos 50hz? sad! 

engraçado mas mesmo acrescentando mais caixas a frequencia não baixa, o que acontece é que aumenta a eficiência de todo o sistema. No caso de uma caixa dutada a energia que o falante libera tende a se abrir por todos os lados, ja na corneta a energia que sairia pelos lados do falante se concentram na corneta tornando mais direcional e mais forte. Se não me engano a cada um metro de distancia o som cai 6 db e no caso das caixas cornetas terem um perfeito acoplamento, esse decaimento passa a ser de apenas 3 db.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bloom se vc precisa de pressão abaixo de 50 hz eu indicaria uma tapper horn.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tapper horn sds 2.7 15" . ela da quase 104 db em 45hz.(ainda quero fazer uma pra testar)

fuoZ3jl.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem mais detalhes dessa caixa?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão não é nem pressão abaixo de 50hz, mas falta de pressão em 50Hz.

 

Pra mim o som fica sem peso, a diferença é grande!

 

Minhas caixas antigas estavam sintonizadas em 54Hz e F3 em 50Hz.

 

As atuais sintonizadas em 44Hz com f3 em 40Hz, mudaram minha via de graves da água pro vinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem mais detalhes dessa caixa?

http://www.danleysoundlabs.com/products/subwoofers/tapped-horns/th115/

da uma olhada nesse site que vc vai ficar de queixo caído. Procurei no google e encontrei um projeto que com as medidas que é a H15. Joguei ela no hornresp com o sds e deu esse resultado ali.

pra vc que usa os sub800 eu simulei uma da martin audio e ficou muito interessante, o nome dela é wlx martin, vou se se eu acho aquela simulação e depois posto aqui ok.

Editado por tuftuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sim, mais sub que dutadinha de volume grande, começamos a falar de caixa Sub, 104db em 45Hz (suuuuuub graveeeeeeeee)

 

Vou dar uma olhada com todo carinho.

 

Curioso pra ver o interior da caixa deve ter alguma várias curvas, tem a Th118 tambm usa msmo box da Th115 porém desce ainda mais.

 

O q mais gostei que ela começa alto nos 40Hz e se mantem subindo moderadamente até 200Hz muito plana sem picos chatos. Lembra muito resposta da W-Horn porém tocando com ainda mais dBs.

 

Acompanhando.....

.

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse Tom Danley é o cara!

 

Tem uma Horn no site dos caras ainda melhor que a TH118 pra dois de 18"  DBH218. Resp Freq 34Hz - 300Hz (-3dB) com112dBs em 40Hz :rever1:

 

Se alguém conseguir planta dessas beldades de Sub grave compartilhem por favor hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simulei de todo jeito tentando achar uma resposta igual aos caras da danley na th 115 mas não aparece de jeito nenhum. A caixa deles deve ter algum tipo de processamento ou sei la o que por que só com a caixa não tem jeito de conseguir aquela resposta. ja a wlx martin fica bem mais plana e sobe mais alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, que dessas horn todas q fiz normais não desciam tanto nos 40hz como uma dutada grande, o q limita a dutada grande é a potencia aplicada devido ao grande movimento do cone, ai essas tapper por ter as curvas dentro limitam o movimento do cone atravez da pequena boca da corneta.

 

Uma das dificuldades q sempre tive com as cornetadas e q desisti delas por não usar processamento é o pico q elas apresentam após o Sub grave q soa seco e retumbante.

 

Vou tentar mais pra frente um projetinho de tapper pros 18, pois com falantes pequenos em som residencial faz milagre e não fica Sub enjoativo característico das horn.

 

Não tenho intimidade com o Hornresp toda vez q tentava usar não conseguia muito sucesso na parte baixa da resposta, Matheusom ja tem um bom conhecimento, ja fez uns qtos projetos legais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, que dessas horn todas q fiz normais não desciam tanto nos 40hz como uma dutada grande, o q limita a dutada grande é a potencia aplicada devido ao grande movimento do cone, ai essas tapper por ter as curvas dentro limitam o movimento do cone atravez da pequena boca da corneta.

 

Uma das dificuldades q sempre tive com as cornetadas e q desisti delas por não usar processamento é o pico q elas apresentam após o Sub grave q soa seco e retumbante.

 

Vou tentar mais pra frente um projetinho de tapper pros 18, pois com falantes pequenos em som residencial faz milagre e não fica Sub enjoativo característico das horn.

 

Não tenho intimidade com o Hornresp toda vez q tentava usar não conseguia muito sucesso na parte baixa da resposta, Matheusom ja tem um bom conhecimento, ja fez uns qtos projetos legais.

Cara na verdade ainda não sei se estou simulando corretamente visto q o hornresp é um programa muito complicado, mas o matheus me ajudou muito me dando umas dicas valiosas. No caso das caixas cornetadas devemos levar em conta o comprimento da corneta pois usamos o calculo de 1/4 de onda, ou seja quanto maior mais ela desce.

Vamos supor que queremos atingir 40hz

344/40=8,6

8,6/4=2,15

sendo a velocidade do som(344 metros por segundo) dividido pela menor frequencia definida em projeto(no caso 40 hz) total 8,6 metros. Então dividimos por quatro que seria 1/4 de onda. Lembrando que isso não vai ser o pico de resposta e sim a menor frequencia da corneta, abaixo disso a própria corneta cancela. A questão da boca da corneta seria o ganho dessa corneta, ou seja se vc ir aumentando o tamanho da boca vc percebe que ela vai ampliando o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan lopes criou um grupo de estudio do audio e esta fazendo varios videos legais sobre alto falantes, caixas acusticas e alinhamento de sistemas. Pra quem quiser aprender um pouco mais e tem curiosidade assim como eu procura aí na internet que vale muito a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, galera! Recebi o projeto abaixo, é BEM menor que a T18 original, feito pela Oversound específico pro 18sub800,,,

O que acham?

 

Pretendo fazer uma até o fim do ano pra experimentar =D

 

 

 

iAI2CZt.jpg

Desenterrando o tópico. E aê Bloom. Aprovastes a T18 pro Sub800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pros falantes à que foram feitos, sim.. toca MUITO bem! Uns 80% mais que uma dutada! Ex.: 18sub800, 18.2 600 (ambos over), hpx 2180, ESX 185 (ambos snake), 18sw1p selenium...

 

Mas se usar falante que não foi feito pra isso (baixo VAS, alta FS, etc), só toca bem com baixa potência ou HPF muito alto! SDS 2.7k 18", etc

 

 

E falantes "low cost" não tive como testar.. ex.: Magnum, Kromus, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pros falantes à que foram feitos, sim.. toca MUITO bem! Uns 80% mais que uma dutada! Ex.: 18sub800, 18.2 600 (ambos over), hpx 2180, ESX 185 (ambos snake), 18sw1p selenium...

 

Mas se usar falante que não foi feito pra isso (baixo VAS, alta FS, etc), só toca bem com baixa potência ou HPF muito alto! SDS 2.7k 18", etc

 

 

E falantes "low cost" não tive como testar.. ex.: Magnum, Kromus, etc

Um dos meus sub 800 8ohms está com o cone rasgado e descobrir hoje que o meu é dos vintage de 8mm xmax bebê. daí pensei em por a T18 adaptada para apenas um sub800 como tenho espaço. É uma hilux hoje tá uma dutada de 130 litros cada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu ACHO que na hillux cabe a normal! Pq a reduzida só é reduzida na altura! Ou pensa em colocar ela deitada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu ACHO que na hillux cabe a normal! Pq a reduzida só é reduzida na altura! Ou pensa em colocar ela deitada?

Deixa mesmo só uso abrindo a tampa sem tirar a licença na marítima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente vídeo! Porém o rapaz usou o falante sem corte e sem ajustes!

 

Conforme citei no tópico da minha T18, elas realmente não são tão boas sem uma 'alisada' no eq! É MUUUITO SPL mas fica faltando coisa ali na faixa dos 40hz.. com o eq isso se resolve!

Editado por blOom
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, fazia anos que nao entrava aqui no fórum. Entro e vejo esse tópico...

 

A minha segue firme até hoje, fiz o projeto original e uso um Unigauss nela. Nunca mais mexi em nada na parte de grave depois que fiz a t18 rsrsrs.

Cheguei a fazer uma dutada de uns 140 litros para testar, mas nao toca nada comparada com a t18.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente vídeo! Porém o rapaz usou o falante sem corte e sem ajustes!

 

Conforme citei no tópico da minha T18, elas realmente não são tão boas sem uma 'alisada' no eq! É MUUUITO SPL mas fica faltando coisa ali na faixa dos 40hz.. com o eq isso se resolve!

 

Mas vc fez a original ou a adaptada pro oversound sub800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...