Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
NeoConker

Tork One - Up TSI

Recommended Posts

Pressão é uma força sobre uma determinada área: Kgfcm2. Por isso eu ja disse antes q pressão não é fluxo. 1,5bar em uma turbina pequena é diferente de 1,5bar em uma turbina grande, isso se mudar so a turbina.

Pressão é igual nas duas. O que muda é o fluxo. Dependendo do fluxo, a menor não mantém a pressão, a maior, sim.

 

Se um carro dá 200cv com uma turbina pequena, vai dar 200cv com uma grande, mantida a pressão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1,5 Bar de pressão é igual para todas as turbinas, a diferença que uma turbina grande gera mais potência com menos pressão, em compensação seu LAG aumenta muito..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vasão?

 

vaso-plastico-polietileno-grande-cachepo

 

 

Fica mais sofisticado?

 

 

Quanto mais desce os bar, mais aumenta a potença. Aerofolho só ajuda a dar chão nas arrancada, nada mais!

 

 

Engano seu, depende da geometria e do perfil do aerofólio, se ele for curvo, sentido céu, o ar faz um contorno no teto do automotor consequentemente entra mais ar no motor e ele fica refrescante. Sobre a pressão do turbo, há muitos equívocos cometidos inoportunamente aqui, veja, a turbina deve estar em tres litros e mei, porém um aeroduto específico libera o ar diretamente na direção e sentido do radiador, sendo assim refrescante, e aí se obtem a informação da leitura no motor quanto menor for a pressão interna, mais refrescante é o bloco externamente. Acho que fui claro e objetivo. Obrigado, de nada.

 

 

29154706707101.gif

 

:vts  :vts  :vts  :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais hein.. 1,5bar de uma turbina pequena é diferente de 1.5 bar de uma turbina grande?? uhauahua isso sim tem que ir pro perola hein! rs

 

achei que 1.5 bar é 1.5 bar em qlqr turbina! unica diferença é uma vai encher mais rápido e a outra demorar mais pra encher! uma vai segurar um fluxo de ar mais tempo a outra nao.. mais as duas vão dar 1.5 bar do mesmo jeito!! ai vai do gosto, do carro, do motor, do projeto..

 

alias tenho lido bastante sobre turbo.. e vi que talvez mais importante que o tamanho da turbina, e saber excolhe o eixo e o rotor mais adequados ao projeto! procede?

 

Pressão é uma força sobre uma determinada área: Kgfcm2. Por isso eu ja disse antes q pressão não é fluxo. 1,5bar em uma turbina pequena é diferente de 1,5bar em uma turbina grande, isso se mudar so a turbina.

 

 

Não adianta tentar explicar...

e ele ainda concorda! kkkkkkkkk

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ele ainda concorda! kkkkkkkkk

Os caras estão tentando explicar pressão com base na força/área... só não sabem O QUE produz esta força... hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes.

 

O que vazão (com z) tem a ver com pressão? Nada! Mas em uma turbina você tem os dois.

 

Sim, 1,5bar é 1,5bar em qualquer lugar, porém, como já dito anteriormente, pressão é a razão de força sobre área, logo você pode ter 5kg/m² porém ter uma com área de 0,2m² e outra com 0,5m² e isso no final vai dar forças diferentes.

 

Da mesma forma que 40psi em um pneu de bicicleta não tem o mesmo volume do que 40psi em um pneu de trator.

 

Outro jeito simples de entender, é imaginar dois canos, de diâmetro distintos (um de 50cm e outro de 100cm), por onde passam água, e ambos são ligados no mesmo local, fornecendo a mesma pressão, qual deles vai ter uma maior vazão ou volume de água por segundo?

 

Ps: questão de lag é outra história, e não é só o tamanho da turbina que influencia nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vcs são espertos demais pra mim. 1,5bar vai ser 1,5bar, o que muda é o fluxo. Uma turbina grande vai vir mais potencia porque tem menos backpressure, a temperatura de trabalho vai ser inferior, mesmo sem um intercooler. a diferença é que a grande trabalha melhor com pressões mais altas e a pequena deve trabalhar melhor com uma pressão baixa, vai mudar o range de potencia e o lag. E turbina não é so parte externa, o que vai determinar o comportamento vai ser principalmente a parte interna, tamanho não se refere apenas a parte externa.

Um exemplo prático disso são as bombas de combustível, elas ate trabalham com uma mesma pressão, mas algumas fornecem uma vazão maior e outras uma vazão menor. Vcs tão confundindo conceitos de física, física de escola. E ainda me vem tirar um sarro? Hahahaha faz um favor vai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu sou completamente ignorante quando o assunto é turbo.. mais nunca ouvi falar em tamanho de turbina aumentar potencia com a mesma pressão..

 

em pesquisa rápida!

 

 

A ESCOLHA DA TURBINA - O que significa “esta turbina é melhor que a outra? Se as duas turbinas “soprarem” uma pressão, por exemplo, de 0,8 quilos a 3.600 RPM, o desempenho do motor deverá ser exatamente o mesmo, não importando a marca ou modelo da turbina (KKK, Garret, IHI, Holset, etc) a não ser que a parte quente da turbina seja muito pequena e esteja “enforcando” a saída de gases do motor, ou o próprio escapamento mal dimensionado.

 

Vcs são espertos demais pra mim. 1,5bar vai ser 1,5bar, o que muda é o fluxo. Uma turbina grande vai vir mais potencia porque tem menos backpressure, a temperatura de trabalho vai ser inferior, mesmo sem um intercooler. a diferença é que a grande trabalha melhor com pressões mais altas e a pequena deve trabalhar melhor com uma pressão baixa, vai mudar o range de potencia e o lag. E turbina não é so parte externa, o que vai determinar o comportamento vai ser principalmente a parte interna, tamanho não se refere apenas a parte externa.

Um exemplo prático disso são as bombas de combustível, elas ate trabalham com uma mesma pressão, mas algumas fornecem uma vazão maior e outras uma vazão menor. Vcs tão confundindo conceitos de física, física de escola. E ainda me vem tirar um sarro? Hahahaha faz um favor vai

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu sou completamente ignorante quando o assunto é turbo.. mais nunca ouvi falar em tamanho de turbina aumentar potencia com a mesma pressão..

 

em pesquisa rápida!

 

 

A ESCOLHA DA TURBINA - O que significa “esta turbina é melhor que a outra? Se as duas turbinas “soprarem” uma pressão, por exemplo, de 0,8 quilos a 3.600 RPM, o desempenho do motor deverá ser exatamente o mesmo, não importando a marca ou modelo da turbina (KKK, Garret, IHI, Holset, etc) a não ser que a parte quente da turbina seja muito pequena e esteja “enforcando” a saída de gases do motor, ou o próprio escapamento mal dimensionado.

 

 

Bem, questão de turbina ideal para tal motor não é nada simples de acertar, e não, uma turbina não vai ter rendimento igual a outra só porque estão com mesma pressão, se fosse assim não teríamos diversos modelos.

 

Veja aqui um vídeo auto-explicativo:

 

http://youtu.be/pwsCoGKNz4Y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, uma coisa pra lá de óbvia: se a turbina não está atendendo a vazão, ELA NÃO ATINGIRÁ A PRESSÃO especificada.

 

Se a .00005 atinge 2 quilos full trottle a 7000RPM, a .900 vai atingir os mesmos 2 quilos (limitados pela wastegate, óbvio) e a potência final será a mesma, pois não é a turbina quem produz potência (em um avião, sim, em um carro não).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ca*****, o nível de atuação dos preparadores virtuais aqui tá mais alto que uma biela de Ap entrando em órbita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ele sabe fazer o cara cair na conversa dele.

 

Ai só o subsonic pra rebate-lo

 

 

Mano, dois marmanjos clamando por um terceiro pra me rebater?

 

Hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

Isso não pode ser real.  :vts  :vts  :vts  :vts  :vts

 

Funny-Laughing-Gif-Dr.-Evil-Image.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que estão misturando muito as coisas, por isso que existe mapa de cada turbina, acho que não estão levando em conta o tamanho do rotor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho manômetro no meu carro aplicava 1,2 na IHI (turbina original) tinha potência de 175cv, aplicando 1,2 na Garrett tenho mais de 200cv de potência .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a sua IHI mantém a pressão na região do pico de potência?

 

O que acontece em muito carro de turbina pequena (original) é chegar em altos giros e a turbina não suprir o fluquisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha a diferença tamanho do rotor copa linea (1) e Garret

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha a diferença tamanho do rotor copa linea (1) e Garret

Rotores pequenos, quando giram muito rápido, perdem eficiência... em aviões chamam de "stall de compressor", ou seja, gira mas não produz torque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No carro ele esquenta e perde eficiencia, ate mantem a pressão, mas o fluxo fica uma bosta. Depois de um certo limite da overspeed e estraga o eixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que as coisas aqui são tratadas de maneira um tanto simplória. Existem diversos poréns em um motor sobrealimebtado para falar somente de pressão. No final está todo mundo certo e todo mundo errado.

 

O que se busca aumentar com o aumento de pressão não é volume de ar no cilindro, um motor 1.6L sempre será 1.6L e cada cilindro apenas 0.4L e é este o volume, não interessa a pressão que esteja no rabo deste motor.

 

O que busca aumentar é a massa específica, que depende dos fatores pressão e temperatura. Por isso um motor com mesma pressão no coletor de admissão possa ter potências diferentes em função da temperatura do ar dentro do coletor.

 

Aí nesta preparação vai mais um monte de fatores. Não é tão simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O volume do motor, sim, se mantém porque você não promoveu alterações para tal.

 

O volume de ar lá dentro também não muda, afinal este ar está comprimido. Acho que é isto que você quer dizer com "massa específica", não?

 

Se você não promoveu aumento da massa de ar (quantidade de ar) lá dentro, não justificaria manter a relação estequimétrica com mais combustível.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O volume do motor, sim, se mantém porque você não promoveu alterações para tal.

 

O volume de ar lá dentro também não muda, afinal este ar está comprimido. Acho que é isto que você quer dizer com "massa específica", não?

 

Se você não promoveu aumento da massa de ar (quantidade de ar) lá dentro, não justificaria manter a relação estequimétrica com mais combustível.

Sim...

 

E daí, mesmo comprimido, a massa de ar em um volume a 30° é menor que a massa a 15° neste mesmo.

 

Outro ponto é que a pressão do ar é causado por restrição. Então pode existir um motor onde o fluxo de ar é otimizado em que o mesmo turbo entregue uma pressão no coletor de admissão menor e gere uma potência maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pegar a marea chipada do acelerados pra resolver isso. Quero só ver, óleo recém trocado, não tem pro mitinho!

 

 

Aí é porque você cai na dele mesmo.

Aquela marea ta original, conheço o dono.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...