Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

[autosom] O que você tem usado de Terminal de cabo de força?

Recommended Posts

O que você tem usado de Terminal olhal ou Terminal de cabo de força para 21mm ou mais?

Qual tipo de terminal olhal ou terminal de cabo de força você tem usado nos cabos de 21mm, 33mm, 53mm ?

Alguns são de prensar, outros de soldar ou parafusar.

O importante é não ter mal contato que pode gerar calor no local.

 

Veja página original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema de usar esses terminais em cabos grossos é justamente prensar ele sem danificar o terminal. E um alicate proprio para isso é bem caro. Passei a usar os com parafuso e depois usava fita no parafuso para não soltar. Terminal só com solda fica maomeno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu só uso cabos residenciais, coloco ele no torno, aperto, dps vou com um martelo só para dar uma caprichada a mais, eu não uso solda não, a unica parte que soldei foi onde vai a entrada para o módulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

meus cabos de 53mm tem terminal igual o da imagem, e parece ter sido soldado e prensado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro o de apertar com porca e parafuso mas tenho usado esse de soldar, se soldar bem feito fica muito bom, não solta de jeito nenhum.

Editado por djchu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um de pressão que fechei usando alicate de pressão e depois finalizei na martelada.

 

4nnmnIC.jpgOK5XZR3.jpg

 

Uma pena as ferramentas de crimpar terminais parrudos serem tão caras e/ou de difícil acesso pra nós mortais brasileiros.

Além dos alicates hidráulicos, tem uma ferramenta chamada "hammer crimper" que é muito interessante e poderia ser produzida por aqui a preço honesto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao tenho solda em casa, o q fazer??? só na martelada??? consigo fazer isso num cabo residencial de 50mm+terminal igual ao da foto do amigo acima ??

qria fazer um DIY aki e trocar os cabos do carro mas oq me impede é a questao de como colocar os terminais. se alguem puder ajudar seria mt bom. ai posso fazer aki e postar passo a passo. qm tiver afim me manda mp

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu está assim, só o cabo (+) que vai pro módulo (em azul), está por pressão

 

g4czVfe.jpg

Editado por oitim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu vejo muita gente fazendo é encher de estanho e depois prensar, o que é errado, o estanho tem uma condutividade 90% menor que a do cobre. Ele ta ali apenas para garantir que o cabo vai ficar preso. Cabo de 50mm é dificil de cortar, imagine prensar o teminal sem danificar, tem alicate proprio para isso mas custa caro. Ja fiz de tudo pra prender bem esses cabos com terminal desse de prensar, mas sempre acabava se soltando e ficando com mal contato. Acabei usando os de parafuso, mas tem que ser de boa qualidade tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu vejo muita gente fazendo é encher de estanho e depois prensar, o que é errado, o estanho tem uma condutividade 90% menor que a do cobre. Ele ta ali apenas para garantir que o cabo vai ficar preso. Cabo de 50mm é dificil de cortar, imagine prensar o teminal sem danificar, tem alicate proprio para isso mas custa caro. Ja fiz de tudo pra prender bem esses cabos com terminal desse de prensar, mas sempre acabava se soltando e ficando com mal contato. Acabei usando os de parafuso, mas tem que ser de boa qualidade tambem.

Uma coisa que fiz foi cortar, daí fica duas partes pra apertar (igual aqueles terminais de engate rápido).

 

Não sei deu pra intender a idéia... fazendo isso prende muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre usei o de prensar. Uso da ignorância e pego uma talhadeira de pedreiro cega posiciono e mando a marreta em cima. Até hoje nunca soltou.

 

Grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra usar uma morsa boa tambem, mas tem algumas opções que as vezes ficam inviaveis, ainda mais quando o terminal tem que ser colocado com o cabo ja no carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

diego.twim, quais sao os terminais q vc considera melhores entao?? sao aqueles alongadores olhais tipo da technoise q tem um parafuso no meio???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

eu nao tenho solda em casa, o q fazer??? só na martelada??? consigo fazer isso num cabo residencial de 50mm+terminal igual ao da foto do amigo acima ??

qria fazer um DIY aki e trocar os cabos do carro mas oq me impede é a questao de como colocar os terminais. se alguem puder ajudar seria mt bom. ai posso fazer aki e postar passo a passo. qm tiver afim me manda mp

 

Victor,

No meu caso optei por estanhar ali naquela parte pra tentar segurar a oxidação. Mas esse tipo de terminal dá pra fazer sem a solda, só na pressão mesmo. Eu optei por esse modelo específico (MXT) pra casar com o parafuso da caixa de fusíveis no cofre do motor. Esse terminal é menos robusto que outros que tive acesso, é de latão, e o furo para o parafuso é mais fechado, possibilitando mais contato. Já troquei o cabeamento por um mais grosso e continuo usando o mesmo terminal.

 

Essa foto é com o cabo 4 AWG:

 

cde0f296c3cb1252df2c89973cfc38e4.jpg

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um parecido com esse só que de outros materiais, tinha um inteiro de cobre inclusive, mas era mais salgado. Não é bonito, mas funciona muito bem:

10001.jpg
Isso pra cabo de 50mm ou maior, pra cabos menores o de pressão não é tão difcil de deixar bem prensado

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminais prensáveis e que também aceitam solda, eu sempre comprei em lojas de material elétrico predial/residencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminais prensáveis e que também aceitam solda, eu sempre comprei em lojas de material elétrico predial/residencial.

Loja de materiais elétricos tem

.

.

.

Aqui na cidade até encontrei em uma loja, mas em medida abaixo de 30mm. Estava querendo um terminal tubular que a medida casasse com o porta-fuse, mas só encontrei pela internet e pacote fechado (e caro).

 

Assim ficaria perfeito:

edtfUfk.jpg

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito pra ele escapar com a vibração....

 

Sei lá viu ? Em locais onde deve entrar o cabo nu pra ser comprimido pelo parafuso contra as paredes internas, menos chance de escapar do que esse terminal tubular.

 

Bom, essa é a minha opinião....posso estar pra lá de equivocado (é que sou muito paranoico com a fixação de cabos :pirou: )

Editado por rick demolidor
erro portuga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz hoje rápido e objetivo, não solta nem a pau só cortando o fio mesmo, nada que um martelo e uma talhadeira resolva. nem um pingo de solda.

 

20160221_085327_zpsxqjtu1ca.jpg

 

20160221_085743_zpsdtc0g4tf.jpg

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...