Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diego.twim

Som para a Sala (sugestões)

Recommended Posts

Seguinte galera, aqui estou eu de novo enchendo o saco e pedindo sugestões hehehe

 

Desta vez estou fazendo um som para usar na sala de casa:

 

- O player vai ser um Xbox One, onde reproduzo filmes e series na netflix, bluray e dvd, youtube e claro jogos. Temos até a opção de ligar um HDMI "escravo" para reproduzir atraves do Xbox (como um sistema de antena por exemplo). Reproduz varios aquivos no USB tambem. Enfim, é bem completo.

- O amplificador vai ser um 4.6x da fosgate, mas tenho um punch100 e um punch60 guardados tambem e um 500m que estou pretendendo retirar do carro. Talvez eu use eles, mas a ideia de inicio é apena o 4.6x. Alimentado por uma fonte usina de 60A@13.8V, uso com o punch100 na chacara atualmente e mesmo no talo não abaixa mais de 0,2V, fiquei bem satifeito com o desempenho.

-Os alto falantes serão 4 full de 3", vou postar uma foto deles depois e o link do mercadolivre, se alguem se interessar. Vou usar tambem 2 tweeter de seda, esses comuns e baratinhos. A parte de grave e subgrave estou na duvida ainda, vou entrar nesse assunto mais adiante.

 

Tenho duas opções de ligar o xbox ao modulo, pela saida de audio digital com um conversor para rca ou com um extrator HDMI (liga um cabo HDMI nele, dele sai o HDMI para a televisão, saida optica e rca L+R. Sendo a segunda opção bem mais cara, mas se for a melhor opçao optarei por ela. Qual seria a melhor opção?

 

Pretendo fazer duas caixas, ou talvez tres conforme sugestões:

-1 tweeter, 2 full 3" e mais um "subwoofer" sony de 5,5"

 

full: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717966273-falante-mid-bass-3-pol-oem-onkyo-_JM

subwoofer: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708478234-02-pcs-alto-falante-subwoofer-sony-5-pol-4r-400w-rms-susp-_JM

 

Full cortado de 100hz para cima, tweeter em 10khz para cima. O Sub de 100hz para baixo, até uns 30hz, teria um por caixa, mas tocando mono ou em estereo mesmo?

 

OU

 

-1 tweeter, 2 full 3" + caixa separada com um subwoofer de 8" (a decidir)

 

OU

 

-monto como a primeira opções e mais pra frente mudo para um sistema 4 vias, com um subwoofer de 10" em outro modulo.

 

Não quero qualidade extrema, mas quero um pouco de qualidade sim e procuro tambem um certo nivel de SPL em todas faixas de frequencia, respondendo com um subgrave satisfatorio.

 

o tweeter + 2 full era ligado em um canal cada. O subwoofer será ligado nos outros 2 canais do modulo, fazendo o corte pelo proprio modulo. Se for um sistema 4 vias, pretendo usar mais um modulo separado e algum processador/equalizador/crossover, algo que cumpra essas funções. Se montar a caixa separada para os subs, a ideia é usar uma LT.

 

Qual a melhor opção? Qual volume para as caixas? Qual o tipo de caixa para cada alto falante? Os cortes estão aceitaveis?

 

por hora é isso, vou postando conforme novidades

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu havia comprado os full de 3", mas tive que mudar o projeto, tomei um "golpe" do mercadolivre, onde minha compra foi cancelada e eles automaticamente debitaram um boleto que houve uma cobrança indevida que nunca consegui resolver. Enfim.

 

Comprei 4 full de 4,5" da eastech, de 12ohms e mais 2 subwoofer da philips de 8" (a grana ta meio curta e eu ja tenho um fim pra eles mais pra frente). Em um primeiro momento o projeto ficou definido da seguinte maneira:

 

Serão 2 caixas sendo:

 

2 x 1 tweeter seda 1" + 2 full de 4,5" + 1 subwoofer de 8".

 

Minha ideia em um primeiro momento é ligar uma caixa em cada bridge do 4.6x, sendo que vai trabalhar com uma impedancia mais alta que os 4ohms (sub é de 6ohms, full fecham em 6 e o tweeter é de 8ohm). Indutor nos subs, indutor e capacitor nos full e capacitor nos tweeters, Se os subwoofers não tocarem legal em estereo, tenho os outros modulos para liga-los em mono, eu vou fazendo os testes de cortes apos terminar as caixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando tbm mouz, qual é o tw que comprou mesmo?

Editado por Gufo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando tbm mouz, qual é o tw que comprou mesmo?

 

São esses aqui. No fim acabei comprando os full iguais aos seus hahaha

 

Atualizando a lista:

Tweeter: http://produto.merca...-boolkshelf-_JM

Full: http://produto.merca...2-ohms-60-w-_JM

Subwoofer: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717150843-alto-falante-woofer-philips-orig-150w-6r-8-pol-jz8-51h-_JM

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o par de Full onkyo e estes TW pra fazer um par de caixas... Achei o TW bem fraco, não sei se foi o corte usado no teste. Já o Full, achei show de bola, talvez eu faça uma selada com ele e corte o TW bem alto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses tweeters tem que ter um corte alto mesmo, ainda mais se usar só capacitor. O full eu havia comprado 4, mas ai o mercadolivre me deu o golpe. Acabei comprando os eastech, parecem ser bons tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou quase os mesmos equipamentos kkkk, testei com capacitor de corneta e sem capacitor e ficou muito baixo msm, hj comprei um capacitor de tw vamos ver como fica, bem legal esse sub da philips...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que precisa cortar em 8khz só com capacitor, o ideal é por um indutor junto paralelo pra cortar um pouco mais baixo, que acentua o corte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei com o capacitor laranjado e melhorou o som, agora esse trem de indutor eu não sei como faz não kkkkkkkkkk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tweeter e o subwoofer chegaram, achei ambos bem pequenos, to acostumado com subwoofers maiores esse parece um midbass pra mim hahahahsh vamos ver tocando.

 

Seguem umas fotos:

 

SWc0BZo.jpg

mo3sLbF.jpg

3qxEvV5.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei com o capacitor laranjado e melhorou o som, agora esse trem de indutor eu não sei como faz não kkkkkkkkkk...

para o corte do tw só o capacitor ja basta, so usa o indutor p um corte Low pass, ou para um cross de segunda ordem, o que não é o caso.

Qual o valor do capacitor "laranja" q usou??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que usei foi laranjado mesmo kkkkkk...

 

Capacitor 2,2 X 250 se não estiver enganado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, a ideia é usar um indutor junto pra abaixar um pouco o corte do tweeter. Usei um capacitor de 3,3uf, mas depois descobri que o tweeter é de 6ohm e não 8. Achei razoável, mas não acompanha o resto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei não, estou com muito duvida ainda acho que não vai acompanhar, provavelmente venda os meus e compre esses que são iguais aos que tenho em casa (mas são 16ohms), nesses que tenho falta o "tis tis tis de lata" kkkk...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703056773-mini-tweeter-dys-15-polegadas1w-cor-preto-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz com kit duas vias meu ht é um sub questo de 8" em LT, ficou muito bom parece realmente cinema. Agora só falta fazer ele ficar 5.1. Se quiser dar uma olhada tá no meu perfil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou esperar fazer a caixa para os de 4" antes de troca-los. Eles tem um som agradável, mas são muito baixos, e um volume um pouco mais alto já distorcem muito. So quero testar por curiosidade mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz com kit duas vias meu ht é um sub questo de 8" em LT, ficou muito bom parece realmente cinema. Agora só falta fazer ele ficar 5.1. Se quiser dar uma olhada tá no meu perfil.

Ate consigo montar um 5.1 usando conversor de áudio digital, mas por hora vou montar apenas 2 caixas, a ideia é mais pra ouvir musica e dar um up pra filmes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz com kit duas vias meu ht é um sub questo de 8" em LT, ficou muito bom parece realmente cinema. Agora só falta fazer ele ficar 5.1. Se quiser dar uma olhada tá no meu perfil.

 

Ate consigo montar um 5.1 usando conversor de áudio digital, mas por hora vou montar apenas 2 caixas, a ideia é mais pra ouvir musica e dar um up pra filmes

 

Para 5.1 vou usar um receiver, estou esperando receber para pegar um usado em bom estado. Só estou amplificando o sub e o kit com módulo automotivo provisoriamente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testou os de 4" onde???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para 5.1 vou usar um receiver, estou esperando receber para pegar um usado em bom estado. Só estou amplificando o sub e o kit com módulo automotivo provisoriamente

Cara, tava acompanhando seu topico ja, achei bem bacana seu projeto. Quero fazer uma LT para usar no carro, a sala de casa é pequena e não acho que a patroa vá gostar muito, mais pra frente quero usar um 5.1 na sala e deixar esse som pro escritorio, ai sim da pra pensar numa LT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testou os de 4" onde???

Não chegaram ainda, aquilo la é sobre o tweeter hahahaha Quero testar os eastehc com o tweeter antes de troca os tweeters.

 

O Sub da philips achei muito bom, ainda mais pelo preço, só preciso fazer uma caixa pra eles. Pensei em usar uns 20L por sub, duto de 3" e ir ajustando a sintonia, o que voces acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não chegaram ainda, aquilo la é sobre o tweeter hahahaha Quero testar os eastehc com o tweeter antes de troca os tweeters.

 

O Sub da philips achei muito bom, ainda mais pelo preço, só preciso fazer uma caixa pra eles. Pensei em usar uns 20L por sub, duto de 3" e ir ajustando a sintonia, o que voces acham?

Tendi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegaram os Eastech de 4,5", alto falantes bem sensiveis, descem bem até pelo tamanho e tem um som bem bacana, sobem menos do que eu esperava, ficou um buraco entre eles e os tweeters (que estou cortando em 8khz e estão distorcendo em volume um pouco mais alto e usei apenas 1 alto falante (12ohms) com 1 tweeter (6ohms), com os 2 vai piorar ainda mais) vou ter que trocar os tweeters mesmo.
Fiquei bem satisfeito com os equipamentos, me surpreenderam, principalmente se considerar que gastei menos de 200 reais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava com uma ideia aqui na cabeça, se eu fizer uma caixa-teste, em papelão (aqueles grossos. reforçados) com umas tres camadas e bem coladas com silver tape, será que foge muito do resultado final? Talvez se aplicar pouca potencia, sei la. Isso seria mais pro sub, nçao tenho nenhum parametro dele e ficar refazendo e recortando caixa perde muito tempo 

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...