Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diego.twim

Som para a Sala (sugestões)

Recommended Posts

cara... achei o meu projeto antigo aki!!!

 

qualquer coisa me chama ai depois q eu te passo o projeto, ta projetado no Google SketchUp, ta meio feio mas da pra entender!! kkkkk

 

depois te passo... ai se quiser dar uma diminuida nela, ai fica ao seu criterio!!! pq eu projetei ela, ja pensando num futuro sub de 10" pra caixa.... e ele veio!!! entao agora o meu projeto de LT ta certinho!!!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha o bichinho... Na Verdade tenho 2 unidades.

 

attachicon.gifIMG_20160303_230347029.jpgattachicon.gifIMG_20160303_230407978.jpgattachicon.gifIMG_20160303_230400616.jpg

 

Na Verdade tenho 2 e quero fazer a caixa LT para ambos, porém tenho uma leve impressão deles não descerem legais. Que eu tenho e são muito bons é um par de gradiente, que uso no carro da patroa com 2 câmaras de 13,5L e duto de 20 cm calculado no Win ISD.

Então, eu tinha esse mesmo sub/mid, só que o meu era imã duplo, um pouco mais parrudo.

 

A Samsung usa esse sub (imã duplo) nos Home Theathers top dela, em caixa de 19L duto de 3". Eu tinha um par tbm.

 

E qual Gradiente você tem?? Se for, eu também tenho eles, um par aqui, 6,5" 4 ohms, que eu gosto pra caramba. Atualmente eu não uso, mas estão instalados em caixa de 40L pra CADA (sim, o baguio fica loko kkk), quando li os 13,5L me arrepiei haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, nao sei se posso te ajudar....

 

mas eu ja montei uma LT pra esses subs q vc tem!!! a LT tava um pouco acima do normal (ela começava a linha em 1,6SD e terminava em 0,9SD) e sintonizada em 37Hz!!! eu realmente tive um resultado bem satisfatorio, mas como sempre fui apaixonado por subgraves, eu tive q colocar um sub melhor de 10" depois na LT e ai sim ficou LINDO!! hahaha

 

Mas em relaçao aos subs eu gostei bastante deles na LT!!! tocam muito bem considerando um quarto... porem o SPL dele dos 35Hz pra baixo da uma piorada boa!!! acima dos 35Hz ele tem uma pegada excelente, nao precisa NUNCA de mais do q 2 subs de 6,5" pra tocar num quarto ou sala!!!

 

como eu queria algo mais forte, ai parti pra um Sub q realmente combinava com LT... com Xmax de 18mm e 500w RMS!!! agora eu sossego com esse set no quarto, porem aprovo bastante os subzinhos na LT, impressiona muitos ao ouvirem!!!

Carai leo, LT bruta pra um subzinho de 6 hein?

 

Começando em 1.6sd, 0,7 de tapering, 37hz de sintonia, como ficou a excursão dele? Teve que preencher muito ou nem preencheu?

 

Eu era mais conservador no tapering nos meus projetos, normalmente projetava com 1sd e 0,6; 1,2 e 0,8sd ou um pouco mais de tapering 1 e 0,5sd e as vezes 1sd constante pra focar em SQ mesmo e facilitar a construção. Sintonia entre 45~50hz pra aproveitar a FS dos subs.

 

Pra ter uma ideia, eu montei uma LT de 1sd constante pra um alto falante, tocou muito mas o bixinho parecia que ia saltar da carcaça! E ficou sem boomy nenhum, mas imagino a excursão com 1,6 e 0,9sd  O.O  O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu tinha esse mesmo sub/mid, só que o meu era imã duplo, um pouco mais parrudo.

 

A Samsung usa esse sub (imã duplo) nos Home Theathers top dela, em caixa de 19L duto de 3". Eu tinha um par tbm.

 

E qual Gradiente você tem?? Se for, eu também tenho eles, um par aqui, 6,5" 4 ohms, que eu gosto pra caramba. Atualmente eu não uso, mas estão instalados em caixa de 40L pra CADA (sim, o baguio fica loko kkk), quando li os 13,5L me arrepiei haha

É este gradiente mesmo... Cara, poderia ficar melhor, mas como a ideia é consumir menos espaço a espectativa foi superada, ainda mais com o headroom que uso neles, 250wrms no par.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carai leo, LT bruta pra um subzinho de 6 hein?

 

Começando em 1.6sd, 0,7 de tapering, 37hz de sintonia, como ficou a excursão dele? Teve que preencher muito ou nem preencheu?

 

Eu era mais conservador no tapering nos meus projetos, normalmente projetava com 1sd e 0,6; 1,2 e 0,8sd ou um pouco mais de tapering 1 e 0,5sd e as vezes 1sd constante pra focar em SQ mesmo e facilitar a construção. Sintonia entre 45~50hz pra aproveitar a FS dos subs.

 

Pra ter uma ideia, eu montei uma LT de 1sd constante pra um alto falante, tocou muito mas o bixinho parecia que ia saltar da carcaça! E ficou sem boomy nenhum, mas imagino a excursão com 1,6 e 0,9sd  O.O  O.O

nao mano, mas a caixa era provisoria, pq calculando com o SD de um de 10", a caixa ta com 1,3SD e termina em 0,8SD!!!

 

atualmente eu to com um Lightning Audio Strike de 10".... Xmax de 18mm e 500w RMS... o bixo eh parrudo!!! agora sim tenho subgrave em ksa!!!

 

sobre a caixa, eu preenchi ela bem com fibra de poliester!! ficou muuuuuito melhor a caixa com mais preenchimento... ela sem nada dava um grave bem seco, nao descia direito!!! ai quando fui adicionando fibra, foi ficando melhor!!! agora ela ta toda vedada e nao abre nunca mais!! hahahahahahaha e vai ficar assim pra sempre, pq ela ta tocando demais!! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT é apaixonante.. só quem já ouviu sabe como é =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj tentei fazer um teste mais sério. Busquei a fonte e o punch100. Liguei os subs em bridge, liguei os full e tw em estéreo em dois canais do 4.6x e liguei no celular pra tentar ouvir umas musicas com mais grave e subgrave.

Perto dos 50~60hz a coisa fica interessante pros subs, mas quando coloquei bass i Love you veio a decepção, o cone excursionava bonito, dos full tbm coisa mais linda sem corte hehehe, mas os subs não rendiam nada. Vou colocar os dutos nas caixas pra ver qual q é. Ja vedei todos os furos e imperfeiçoes. Qualquer coisa entra um Pioneer 308 que esta guardado na jogada. Vou realizar mais testes antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém ae me ajuda a fazer uma LT pró subzinho de 6,5 genérico que tenho...

 

Peguei o projeto da DAD sublime para 2 subs e não sei se seria o caso.

 

Alguém poderia dar uma luz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém ae me ajuda a fazer uma LT pró subzinho de 6,5 genérico que tenho...

 

Peguei o projeto da DAD sublime para 2 subs e não sei se seria o caso.

 

Alguém poderia dar uma luz?

cara... me manda seu email q eu tenho um projetinho basico aki pra sub de 6,5"...

 

so nao sei se o formato dela vai dar certo pra vc...

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... me manda seu email q eu tenho um projetinho basico aki pra sub de 6,5"...

 

so nao sei se o formato dela vai dar certo pra vc...

 

abs

Mandei chefia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso construir uma lt sem saber a fs do sub? fo** q minha esposa não quer caixa de som grande na sala, isso ela ja deixou claro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso construir uma lt sem saber a fs do sub? fo** q minha esposa não quer caixa de som grande na sala, isso ela ja deixou claro

Segue a receita do sub de 6 polegadas... Pra ambiente interno atende muito bem.

 

A caixa do carro da patroa dentro de casa chega a ser exagero. E é só uma dutadinha básica.

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É que os meus subs mesmo aplicando bastante potencia com um modulo q eu sei que desce bem, não tocaram nada de subgrave. Me desanimou bastante, parecem dois midbass de 8"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazendo umas pesquisas, esse subwoofer só trabalha bem em caixa dutada, se eu colocar um duto na caixa que tenho hoje e sintonizar em 40hz, a resposta se iguala em 23hz, em 40hz ja tenho 9db de ganho e dali pra frente tem um ganho em todas as faixas até 100hz, teoricamente. Vou fazer os testes para partir para as caixas definitivas. Tava vendo as caixas originais desses subwoofers, ela inteira (dois subs, dois tweeter e dutos) tem aproximadamente 160L. Vou testar esses subs numa caixa de um sub de 12", ~50L, que tenho aqui pra ver como se comportam hehehe

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei um processador de audio da JFA, de 3 vias (estereo), faz corte e equalização. Alguem ja usou para opinar? Até que não esta tão caro, se for ver que um crossover faz menos e custa igual ou mais.
Eu ligaria um par de canais pros tweeters, outro pros mid e usaria o punch 100 pros subs. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730185287-processador-audio-digital-jfa-dx3-evo-3-saidas-lancamento-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O stetsom novo é mais completinho e similar! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei um processador de audio da JFA, de 3 vias (estereo), faz corte e equalização. Alguem ja usou para opinar? Até que não esta tão caro, se for ver que um crossover faz menos e custa igual ou mais.

Eu ligaria um par de canais pros tweeters, outro pros mid e usaria o punch 100 pros subs.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730185287-processador-audio-digital-jfa-dx3-evo-3-saidas-lancamento-_JM

Cuidado, há muitos que dizem que não é stereo, bem como os da expert. Aí no fim terás um som mono

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TODO trio é mono! 

E quem faz o estéreo / mono é você:

Ele tem duas entradas e 4 saídas roteaveis. Se tu puxa da entrada L e outro da entrada R, já é estéreo =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TODO trio é mono!

 

E quem faz o estéreo / mono é você:

 

Ele tem duas entradas e 4 saídas roteaveis. Se tu puxa da entrada L e outro da entrada R, já é estéreo =)

Nem todo trio. Os grandes que usam processadores como o da fosgate são totalmente stereo para denominada distancia. Estes crossovers baratos made in br de maioria são mono.

 

Trios curtos, como em carro, sim, são monos pois a distância é irrelevante ao acoplamento dos drivers,sw,w, médio... Que seja, pela distância que eles estão um dos outros.

 

Para um HT sugiro um receiver barato, pois além de amplificar as caixas e fazer pre out pro sub, já faz os cortes que tu deseja(alguns).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem todo trio. Os grandes que usam processadores como o da fosgate são totalmente stereo para denominada distancia. Estes crossovers baratos made in br de maioria são mono.

 

Trios curtos, como em carro, sim, são monos pois a distância é irrelevante ao acoplamento dos drivers,sw,w, médio... Que seja, pela distância que eles estão um dos outros.

 

Para um HT sugiro um receiver barato, pois além de amplificar as caixas e fazer pre out pro sub, já faz os cortes que tu deseja(alguns).

Mas então, trio de mala é TUDO mono. 1% deles toca em estéreo de verdade.

Quando dizem que o cross é mono, significa que ele não tem como tocar em estéreo!

 

mas num cross onde vc pode rotear as saídas, só toca mono se vc quiser (ou nao souber usar)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas então, trio de mala é TUDO mono. 1% deles toca em estéreo de verdade.

Quando dizem que o cross é mono, significa que ele não tem como tocar em estéreo!

 

mas num cross onde vc pode rotear as saídas, só toca mono se vc quiser (ou nao souber usar)

Aquele 1% é vagabundo? Rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse da JFA é estereo, pelo menos é o que diz no manual, por isso me interessei por ele. Alem de custar menos do que concorrentes que so fazem mono em algumas vias. Mas dei uma parada no som por uns dias, porque to sem tempo, mas logo menos volto com novidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, cheguei a um acerto da caixa que considero bom e estou partindo pra fazer as caixas definitivas. Serão dois fulls em selada e o sub em dutada grande.
Me surgiu a ideia de fazer a caixa um pouco diferente, quando estiver pronto eu posto as imagens aqui. Mas minha duvida é: Se eu usar resina para moldar um tecido, para enrigecer teria algo melhor que a fibra de vidro e que seja mais facil de trabalhar? Pensei em misturar a resina com algo solido e pequeno, tipo umas pedras bem pequenas, mas não sei se seria o certo, até mesmo por não ser tão homogêneo. Bom, aceito ideias. Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for p fazer a caixa em fibra...mistura resina com cimento cola....fica igual pedra dps q seca!!!

Agora se for algo q não precise ser rígido so da forma mesmo, só tecido e resina ja serve...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então da pra moldar em tecido e resina e depois resina e cimento cola por dentro, pra enrigecer? Quero fazer meio curvo, por isso não vai dar pra usar mdf.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...