Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diego.twim

Som para a Sala (sugestões)

Recommended Posts

Eu ja comprei os outros tw, tbm senti essa falta nas "altas" com ele, mas com esse tw para que o "espaço" diminui...

Editado por Gufo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava com uma ideia aqui na cabeça, se eu fizer uma caixa-teste, em papelão (aqueles grossos. reforçados) com umas tres camadas e bem coladas com silver tape, será que foge muito do resultado final? Talvez se aplicar pouca potencia, sei la. Isso seria mais pro sub, nçao tenho nenhum parametro dele e ficar refazendo e recortando caixa perde muito tempo

da p simular dessa forma sim...já ajuda.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente fiz as caixas para os alto falantes. Fiz um teste rapido, ligando os full e tweeter direto na saida de um player e os subs em uma bridge da 4.6x (em 3ohms). Tocou bem legal, dei um tapa na equalização e cortei os tweeters com capacitor de 2,2uf eletrolito bipolar, ficou bacana. O sub não tava tocando tudo e quando dava um grave mais legal a fonte desarmava (usei duas atx de pc genericas) tive que usar ganho baixo e a caixa ficou selada por enquanto, com 24L.. O mid se sobre sai, muito, fiz a caixa selada, mas como vai dar pra ver no video, o corte ficou grande demais e estao vazando, 7L pro par. Mas pra um primeiro teste, até que ficou bem bacana.
Agora vou dar uma geral nas caixas, acabei fazendo meio cansado e errei algumas medidas, mas primeiro vou acertar tudo pra me agradar e depois fazer um projeto mais elaborado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra passar alguns acertos que eu fiz direto no player: O equalizador dele é de 3 bandas (low, mid e high), só que com frequencias selecionaveis. LOW eu dexei em 0, MID eu deixei o mais alto possivel, 2khz, com +1 e high coloquei em 8khz e +4. Os full ficou apenas com high pass de 80hz, o sub ficou de 80hz para baixo, testei os dois com 125hz e 63hz, mas ficou ruim. Tweeter com capacitor de 2,2uf, acredito que esteja por volta de 10khz, tenho que calcular.
Desse jeito melhorou os agudos, e cortando mais alto parou de distorcer tanto, mas o problema que no xbox não tera equalizador, por enquanto, os cortes consigo fazer direto no modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tbm estava com problemas de regulagem e equalização no meu, pois seria usado direto.na tv.....coloquei um pré-amplificador com volume, Balance, alto, baixo e loud.

fazndo os cortes nos falantes não precisei de nenhum player ou coisa do tipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou bom pelo visto, esses subs são fortinhos heim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja estou com umas ideias aqui pra equalização e cortes, talvez algum processador de audio, sei la.

Os subs são muito bons, achei que seriam mais ou menos, mas tocam muito bem. São fortes, tem um som limpo, com uma musicalidade legal, descem bem e sobem bem, só quero fazer mais testes nas caixas. fiz mais alguns testes, os tweeters começaram a me agradar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aaah, amo projetos assim, baratos e que rendem bem. Vou acompanhar.

Meu propósito era algo assim, 3, 4 way, full, mid tw, cross passivo. Mas acabei indo pro mais simplista, pra não ter dor de cabeça e gastar menos. Acabei gastando bastante comprando alto falantes, tw, várias compras na sta efigenia. Futuramente pretendo montar um 4 way.

Atualmente uso o set mais simples que consegui, e que me agradou. Uso como HU, um Alpine CDA-9884, um par de fulls eastech de 3" e um upgrade de 10", tudo ligado em um fosgate 4.6x, e funciona bem, ao meu gosto.

O full é um de papel que foi o que mais me agradou no som, e sobe bem. Corto ele em 160hz pelo o Alpine e um +1 em 10khz. Falta um pouco de agudo, mas fica ótimo assim, acho que boa parte do som agradável se deve ao fosgate+alpine (HU faz MUITA diferença haha). O upgrade de 10" (do antigo), ta ligado na bridge do fosgate. Pode faltar potência, mas pra mim ta o suficiente. Caixa de 45L, sintonia de 28hz. A caixa eu reforcei ela bastante, massa plástica, manta asfáltica e preenchimento pra não ter picos, grave plano e descendo bem.

E ligo tudo em uma fonte de CFTV 30a, modificada, funcionando a 15,3v

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica que te dou, compre os alto falantes nesses sites:

www.componentesalmeida.com.br
www.sotudo.com.br
www.eletro-parts.com

Tem quase todos os falantes do ML só que bem mais baratos e tem MUITAS opções. A maioria dos vendedores do ML compra mais barato nesses sites pra vender.

Eu já comprei nos dois primeiros e tudo OK, o último nunca comprei pois sempre tem os mesmo falantes da sotudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Esses vídeos com grave alto (~60hz) não ajudam tanto! Se não for pedir muito, grava um com subgraves, só pra ver como tá a resposta?

Sugestão: Rihanna - Bitch Better Have My Money e Silentó - Watch Me

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aaah, amo projetos assim, baratos e que rendem bem. Vou acompanhar.

 

Meu propósito era algo assim, 3, 4 way, full, mid tw, cross passivo. Mas acabei indo pro mais simplista, pra não ter dor de cabeça e gastar menos. Acabei gastando bastante comprando alto falantes, tw, várias compras na sta efigenia. Futuramente pretendo montar um 4 way.

 

Atualmente uso o set mais simples que consegui, e que me agradou. Uso como HU, um Alpine CDA-9884, um par de fulls eastech de 3" e um upgrade de 10", tudo ligado em um fosgate 4.6x, e funciona bem, ao meu gosto.

 

O full é um de papel que foi o que mais me agradou no som, e sobe bem. Corto ele em 160hz pelo o Alpine e um +1 em 10khz. Falta um pouco de agudo, mas fica ótimo assim, acho que boa parte do som agradável se deve ao fosgate+alpine (HU faz MUITA diferença haha). O upgrade de 10" (do antigo), ta ligado na bridge do fosgate. Pode faltar potência, mas pra mim ta o suficiente. Caixa de 45L, sintonia de 28hz. A caixa eu reforcei ela bastante, massa plástica, manta asfáltica e preenchimento pra não ter picos, grave plano e descendo bem.

 

E ligo tudo em uma fonte de CFTV 30a, modificada, funcionando a 15,3v

Deve ter ficado bacana o set hein, os equipamentos sao bons. tem tópico aqui no fórum?

Valeu pelas dicas, vou dar uma olhada depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses vídeos com grave alto (~60hz) não ajudam tanto! Se não for pedir muito, grava um com subgraves, só pra ver como tá a resposta?

 

Sugestão: Rihanna - Bitch Better Have My Money e Silentó - Watch Me

Então, como eu disse a fonte desarma com subgrave, mas eu vou pegar a usina na chácara e acertar melhor a caixa pra gravar uns subgraves hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica que te dou, compre os alto falantes nesses sites:

 

www.componentesalmeida.com.br

www.sotudo.com.br

www.eletro-parts.com

 

Tem quase todos os falantes do ML só que bem mais baratos e tem MUITAS opções. A maioria dos vendedores do ML compra mais barato nesses sites pra vender.

 

Eu já comprei nos dois primeiros e tudo OK, o último nunca comprei pois sempre tem os mesmo falantes da sotudo.

Show esses sites! 

Em breve devo fazer umas books para deixar no PC e outras coisas, devo procurar neles.

 

Me diz uma coisa Viepper, quais foram as modificações na fonte e pq ? ou foi "só" para elevar à 15V ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Show esses sites!

Em breve devo fazer umas books para deixar no PC e outras coisas, devo procurar neles.

 

Me diz uma coisa Viepper, quais foram as modificações na fonte e pq ? ou foi "só" para elevar à 15V ?

Eu ia fuçar mais a fonte, mas atualmente não vejo necessidade pois o fosgate consome pouco, futuramente pretendo tentar extrair mais ampéres dela. Apenas aumentei a filtragem do secundário (dobrei a capacitância), pra estabilizar a tensão nos picos, coloquei um capacitor de 100nf na saída pra filtrar os ruídos e a modificação do resistor do pino 1 do CI, pra chegar nos 16v. Mas uso em uns 15,3v por segurança, pois teria que trocar todos os cap. de entrada do fosgate que são de 16v pra tensões maiores. O objetivo é extrair máxima potência possível (cravar nos 15,9-16,0v)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter ficado bacana o set hein, os equipamentos sao bons. tem tópico aqui no fórum?

Valeu pelas dicas, vou dar uma olhada depois.

Ao meu gosto ta bom, apesar que falta médio grave e top end nos agudos. No caso, uso os full em dutada, pra eles descerem..

 

Não tenho tópico pois acho o setup muito simples pra criar um. Mas em breve quero montar uma LT pro upgrade, e LT pros fulls tbm (O_o kk), e um tweeter pra complementar os fulls. Eu tenho esses tweeter de seda que você tem, comprei na sta efigenia, gosto do som deles mas eles não sobem muito, tenho uns automotivos tbm (NAR, bomber), uns de papel tbm, mas nenhum ficou 100%. Vou arriscar em uns de mylar.

 

Quando começar a mexer eu prometo criar um tópico. Quero primeiro montar a LT pro upgrade (falta grana, to procurando trampo).

 

Vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ia fuçar mais a fonte, mas atualmente não vejo necessidade pois o fosgate consome pouco, futuramente pretendo tentar extrair mais ampéres dela. Apenas aumentei a filtragem do secundário (dobrei a capacitância), pra estabilizar a tensão nos picos, coloquei um capacitor de 100nf na saída pra filtrar os ruídos e a modificação do resistor do pino 1 do CI, pra chegar nos 16v. Mas uso em uns 15,3v por segurança, pois teria que trocar todos os cap. de entrada do fosgate que são de 16v pra tensões maiores. O objetivo é extrair máxima potência possível (cravar nos 15,9-16,0v)

Show, meu medo era a fonte ter algum problema, que precisasse ser resolvido com uma modificação.

 

Posta seu set logo! Deixa de palhaçada! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show, meu medo era a fonte ter algum problema, que precisasse ser resolvido com uma modificação.

 

Posta seu set logo! Deixa de palhaçada! rsrs

Nenhum problema, essas fontes são sem frescuras, igual fonte de pc genérica. Usam o TL494 como CI regulador de tensão que é o CI mais simples e eficiente que tem pra fontes chaveadas, sendo simples modifica-las

 

Em breve crio um tópico sim!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo usando estes TW com os Fulls Onkyo de 3,5 polegadas não achei legal. Me soaram bem sem sal e sem brilho algum. Acho que de fato prefiro domo metálico ao de seda, depois vou brincar com um TW Vifa de 1" (seda) que tenho aqui e ver se minha suspeita se comprova.

 

Fonte preciso me organizar para comprar uma, pois pretendo montar algo usando uma SD 400.4 EVO e pelo que vi ela pede 30A musicais e 50A de pico, então acho que vou dimensionar a fonte pelo pico mesmo.

 

Sub, vou montar 2 subs de 6,5. Viepper, tem algum projetinho de LT, dutada ou bandpass genérica pra um sub destes? Se não me engano é um Eastech com 2 cantos retos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja usei duas usina, não tenho do que reclamar. Usei uma de 60a na sd800, mesmo no talo não abaixou mais que 0,1V. A que eu uso pro punch100, que tem um consumo elevado, abaixa 0,3V no máximo. Pretendo usar uma de cftv de 50a com um sd800.4, mas usando so una bridge, dou um relato assim que terminar hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo usando estes TW com os Fulls Onkyo de 3,5 polegadas não achei legal. Me soaram bem sem sal e sem brilho algum. Acho que de fato prefiro domo metálico ao de seda, depois vou brincar com um TW Vifa de 1" (seda) que tenho aqui e ver se minha suspeita se comprova.

 

Fonte preciso me organizar para comprar uma, pois pretendo montar algo usando uma SD 400.4 EVO e pelo que vi ela pede 30A musicais e 50A de pico, então acho que vou dimensionar a fonte pelo pico mesmo.

 

Sub, vou montar 2 subs de 6,5. Viepper, tem algum projetinho de LT, dutada ou bandpass genérica pra um sub destes? Se não me engano é um Eastech com 2 cantos retos.

Eu paguei 10 reais em cada tweeter, pelo o preço toca bem, mas não se compara com um Vifa haha. Domo de seda, ainda mais genérico, não tem tanto brilho mesmo não, não costumam subir muito. Se destacam mais abaixo dos 12khz pelo os meus testes.

 

Tweeter que eu gostaria de testar seria um ribbon. Parece que pra subir e complementar full são ideais!!!

 

Em relação a caixa, eu tinha um monte de projeto de LT, tanto pra 1 de 6,5" tanto pra 2 de 6,5" quadrada, no meu antigo notebook que o HD queimou  :banghead 

 

Mas isso não é problema, nós projeta de novo, se quiser ajuda só dar um grito. Band-pass nunca projetei, nem sei como toca, queria montar uma um dia pra experimentar. Dutada varia muito de sub (ou mid bass), da pra usar de 10 a 30L dependendo do sub. Eu tinha dois subs 6,5" com dois cantos retos também, que vendi pro victorj (comprei na componentesalmeida pra testar), só que não era eastech. Mas manda uma foto deles ai, pode ser que é do mesmo que eu tinha, e cheguei a fazer alguns testes com eles.

 

Ja usei duas usina, não tenho do que reclamar. Usei uma de 60a na sd800, mesmo no talo não abaixou mais que 0,1V. A que eu uso pro punch100, que tem um consumo elevado, abaixa 0,3V no máximo. Pretendo usar uma de cftv de 50a com um sd800.4, mas usando so una bridge, dou um relato assim que terminar hehe

Opa, relata sim, as CFTV de 50a parece que não são ruins.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara fiz uma bandpass pra um uxp uma vez, não gostei muito não. Mexi em sintonia, volume, em tudo e nada. Tinha uma área de duto boa, era 6ordem. Era linda, com a frente de vidro bem grosso, maaas.

Depois comprei o lightining áudio com uma bandpass tambem, mas acabei vendendo e fazendo outra dutada haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu paguei 10 reais em cada tweeter, pelo o preço toca bem, mas não se compara com um Vifa haha. Domo de seda, ainda mais genérico, não tem tanto brilho mesmo não, não costumam subir muito. Se destacam mais abaixo dos 12khz pelo os meus testes.

 

Tweeter que eu gostaria de testar seria um ribbon. Parece que pra subir e complementar full são ideais!!!

 

Em relação a caixa, eu tinha um monte de projeto de LT, tanto pra 1 de 6,5" tanto pra 2 de 6,5" quadrada, no meu antigo notebook que o HD queimou :banghead

 

Mas isso não é problema, nós projeta de novo, se quiser ajuda só dar um grito. Band-pass nunca projetei, nem sei como toca, queria montar uma um dia pra experimentar. Dutada varia muito de sub (ou mid bass), da pra usar de 10 a 30L dependendo do sub. Eu tinha dois subs 6,5" com dois cantos retos também, que vendi pro victorj (comprei na componentesalmeida pra testar), só que não era eastech. Mas manda uma foto deles ai, pode ser que é do mesmo que eu tinha, e cheguei a fazer alguns testes com eles.

 

Opa, relata sim, as CFTV de 50a parece que não são ruins.

Olha o bichinho... Na Verdade tenho 2 unidades.

 

post-52970-1457057637,4613_thumb.jpgpost-52970-1457057696,1216_thumb.jpgpost-52970-1457057735,5205_thumb.jpg

 

Na Verdade tenho 2 e quero fazer a caixa LT para ambos, porém tenho uma leve impressão deles não descerem legais. Que eu tenho e são muito bons é um par de gradiente, que uso no carro da patroa com 2 câmaras de 13,5L e duto de 20 cm calculado no Win ISD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, nao sei se posso te ajudar....

 

mas eu ja montei uma LT pra esses subs q vc tem!!! a LT tava um pouco acima do normal (ela começava a linha em 1,6SD e terminava em 0,9SD) e sintonizada em 37Hz!!! eu realmente tive um resultado bem satisfatorio, mas como sempre fui apaixonado por subgraves, eu tive q colocar um sub melhor de 10" depois na LT e ai sim ficou LINDO!! hahaha

 

Mas em relaçao aos subs eu gostei bastante deles na LT!!! tocam muito bem considerando um quarto... porem o SPL dele dos 35Hz pra baixo da uma piorada boa!!! acima dos 35Hz ele tem uma pegada excelente, nao precisa NUNCA de mais do q 2 subs de 6,5" pra tocar num quarto ou sala!!!

 

como eu queria algo mais forte, ai parti pra um Sub q realmente combinava com LT... com Xmax de 18mm e 500w RMS!!! agora eu sossego com esse set no quarto, porem aprovo bastante os subzinhos na LT, impressiona muitos ao ouvirem!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, nao sei se posso te ajudar....

 

mas eu ja montei uma LT pra esses subs q vc tem!!! a LT tava um pouco acima do normal (ela começava a linha em 1,6SD e terminava em 0,9SD) e sintonizada em 37Hz!!! eu realmente tive um resultado bem satisfatorio, mas como sempre fui apaixonado por subgraves, eu tive q colocar um sub melhor de 10" depois na LT e ai sim ficou LINDO!! hahaha

 

Mas em relaçao aos subs eu gostei bastante deles na LT!!! tocam muito bem considerando um quarto... porem o SPL dele dos 35Hz pra baixo da uma piorada boa!!! acima dos 35Hz ele tem uma pegada excelente, nao precisa NUNCA de mais do q 2 subs de 6,5" pra tocar num quarto ou sala!!!

 

como eu queria algo mais forte, ai parti pra um Sub q realmente combinava com LT... com Xmax de 18mm e 500w RMS!!! agora eu sossego com esse set no quarto, porem aprovo bastante os subzinhos na LT, impressiona muitos ao ouvirem!!!

Já que o restante do set será com fulls de 3 polegadas e somente conseguirei o LP em 80hz pela limitação da SD evo, pode ser uma alternativa.

 

Tem as medidas da caixa? Consigo fazer uma única caixa para os dois subs? Preciso de uma luz em relação a eles até dia 12 que vou ter uma semana para fazer praticamente tudo. Já correr atrás de uma fonte de uns 40A...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...