Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FlavioSN

[Duvida] Sub Hertz ES novo x antigo

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Sempre consulto informações sobre som automotivo neste forum e já indiquei bastante como fonte informativa para colegas meus também.

Estou com uma dúvida em relação ao subwoofer, pois atualmente encontram-se em venda o Hertz ES 300, mas no mercadolivre já são encontrados alguns vendendo o modelo mais novo, o ES 300.5. Gostaria de pedir a opinião de vocês com base nas informações técnicas de ambos para escolher aquele que pode apresentar um spl mais forte, já que busco um SQPL para o meu projeto.

 

Seguem os dados:

ES 300 ("antigo"):

DYe5RVn.png

 

ES 300.5 ("novo"):

vbMsVGw.png

 

Obrigado desde já!

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flavio,

O antigo tem em FS e um Qts mais baixo. Provavelnente consiga tocar melhor frequencias mais baixas e em um caixa menor. A sensibilidade dos dois é muito parecida, então não deve dar grande diferença de SPL. EU preferiria o antigo, se fosse possivel comprar ainda...

Ouvi esta semana o 300.3. Gostei do sub. Tem um bom SPL e uma batida menor "gorda" que os JL.

Editado por diogobem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Flavio,

O antigo tem em FS e um Qts mais baixo. Provavelnente consiga tocar melhor frequencias mais baixas e em um caixa menor. A sensibilidade dos dois é muito parecida, então não deve dar grande diferença de SPL. EU preferiria o antigo, se fosse possivel comprar ainda...

Ouvi esta semana o 300.3. Gostei do sub. Tem um bom SPL e uma batida menor "gorda" que os JL.

 

Opa! Obrigado pela resposta diogo.

Uma coisa que fiquei em duvida foi somente a ultima parte onde você diz "Tem um bom SPL e uma batida menor "gorda" que os JL".

A parte da "batida menor 'gorda'" está certo? A qual JL você está se referindo? Tenho um w0 e quero trocar justamente por achar que não tem tanto SPL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hertz tem mais spl que o JL e o som dele é mais definido (mais seco) zO JL tem um grave mais gordo em questao de audio. (Menos seco) ... Mas 0,66 para som de qualidade é complicado.. Iria de 300.3. Se quer SPL da uma olhada no morel primo 104 tambem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qts de 0.66 em sub dito para qualidade?

 

Fugindo um pouco do tópico, mas vc poderia explicar melhor esses parâmetros pra som de qualidade????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fugindo um pouco do tópico, mas vc poderia explicar melhor esses parâmetros pra som de qualidade????

 

qts é o calculo entre qms e qes..

qts acima de 0.5 são considerados monomotores (mononotas)

dão impressão de grave mais "gordo", mas alongam demais as notas e tentem a se perder em notas e batidas rapidas.

exemplo, pioneer 309 e afins com seu qts 0.7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson, o jl 12w0 tem qts de 0,67. Entre o jl e o hertz "novo" (300.5) seria trocar 6 por meia duzia? No caso o hertz pede uma caixa menor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sem dúvidas pegaria a primeira versão

Cristiano, a sua escolha seria por qual motivo? Estou buscando um sub para um sqpl, gosto de ouvir hip hop na maior parte do tempo, mas um ac dc não faz mal a ninguem hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson, o jl 12w0 tem qts de 0,67. Entre o jl e o hertz "novo" (300.5) seria trocar 6 por meia duzia? No caso o hertz pede uma caixa menor...

 

qts de 0.67? ca****..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po nesse caso, to achando que vou acabar trocando seis por meia duzia...

Vou ficar com meu jl mesmo então.

Obrigado a todos pelas opinioes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qts de 0.66 em sub dito para qualidade?

Sem ouvir não da pra dizer que é ruim ou não apenas pelo qts, por exemplo: o IDQ que agrada a tantos inclusive como o melhor subs já ouvido no caso do user kired, tem o qts de 0,62 , se VC for ver a questão do cálculo do EPB os subwoofers com um qts muito bom de 0,33 vai pedir uma caixa dutada, não que não possa usar em selada, mas no geral tem uma desenvoltura melhor na dutada, tocam rápido nela, tendem a não embolar, apesar de achar que em carro a selada bem acertada se saia melhor para o meu gosto em sq, mas em selada tendem a não descer bem naturalmente, seria necessário tipo um corte de frequência baixo para diminuir as frequências que aparecem com facilidade e deixar aparecer as que o falante toca com menos SPL, no caso as mais baixas, tipo oque o Kléber fez com o Questo dele 30hertz em 6db(eu ainda não tive a oportunidade de usar assim e saber como fica ao vivo), de toda forma não da pra condenar só pelos parâmetros, é frustrante pq nem sempre podemos ouvir o equipamento e acabamos nos nortiando pelos parâmetros. Hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem ouvir não da pra dizer que é ruim ou não apenas pelo qts, por exemplo: o IDQ que agrada a tantos inclusive como o melhor subs já ouvido no caso do user kired, tem o qts de 0,62 , se VC for ver a questão do cálculo do EPB os subwoofers com um qts muito bom de 0,33 vai pedir uma caixa dutada, não que não possa usar em selada, mas no geral tem uma desenvoltura melhor na dutada, tocam rápido nela, tendem a não embolar, apesar de achar que em carro a selada bem acertada se saia melhor para o meu gosto em sq, mas em selada tendem a não descer bem naturalmente, seria necessário tipo um corte de frequência baixo para diminuir as frequências que aparecem com facilidade e deixar aparecer as que o falante toca com menos SPL, no caso as mais baixas, tipo oque o Kléber fez com o Questo dele 30hertz em 6db(eu ainda não tive a oportunidade de usar assim e saber como fica ao vivo), de toda forma não da pra condenar só pelos parâmetros, é frustrante pq nem sempre podemos ouvir o equipamento e acabamos nos nortiando pelos parâmetros. Hehe

o idq que vejo muita gente falar bem é o com qts 0.3.. se não me falha a memória..

e sim.. é usado qts como parametro de calculo de caixa (em caso de falta do qms).. mas até a caixa que a JL recomenda é com Q em 1.100.. um pouco alto também pra quem espera linearidade..

quem sabe uma caixa selada consiga controlar um pouco.. mas ainda é um valor bem alto pra quem visa qualidade (o que não acho que seja o caso desse w0)..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o idq que vejo muita gente falar bem é o com qts 0.3.. se não me falha a memória..

e sim.. é usado qts como parametro de calculo de caixa (em caso de falta do qms).. mas até a caixa que a JL recomenda é com Q em 1.100.. um pouco alto também pra quem espera linearidade..

quem sabe uma caixa selada consiga controlar um pouco.. mas ainda é um valor bem alto pra quem visa qualidade (o que não acho que seja o caso desse w0)..

isso, QTS é um parâmetro bastante importante para o cálculo de uma caixa, oque eu quis dizer é que não podemos dizer o quanto vai agradar apenas por ele. Quanto o Q da caixa da JL que VC mencionou aí seria o QTC , alinhamento do conjunto caixa/sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso, QTS é um parâmetro bastante importante para o cálculo de uma caixa, oque eu quis dizer é que não podemos dizer o quanto vai agradar apenas por ele. Quanto o Q da caixa da JL que VC mencionou aí seria o QTC , alinhamento do conjunto caixa/sub.

Isso.. maldita mania de resumir as coisas e esperar que as pessoas entendam.. hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...