Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Hellmind

Mais uma derrota para o APzaum

Recommended Posts

ASCENSÃO E QUEDA DO SANTANA

 

Sedã que já foi sucesso entre os taxistas não pode mais circular no Rio

 

Faz dois meses que o Santana amarelo de Ivo Gonçalves Mattos se tornou um pária. Não que o trajeto rumo à exclusão social tenha vindo do nada. A marca do tempo estava lá – no para-brisa trincado, no estofado rasgado, no painel do ar-condicionado remendado com durex. Foram dezesseis anos de corridas diárias pelo Rio de Janeiro; dezesseis anos de praia, calor, chuva de verão, engarrafamento, inundação na Praça da Bandeira. Os 440 mil quilômetros rodados poderiam tê-lo feito cruzar o Brasil cem vezes, rodar o mundo dez, ou alcançar a Lua sem bilhete de volta (alguns agradeceriam). Mas não. Permaneceu no asfalto quente de Copacabana, nas veredas calejadas do Méier. Antes de tudo, era um forte.

 

Mas veio o golpe de misericórdia, sob a forma de um decreto municipal. Desde o dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal, nenhum táxi com mais de seis anos pode circular no Rio de Janeiro. Subitamente, os 250 Santanas amarelos que ainda tinham permissão de rodar pela cidade mergulharam no submundo da ilegalidade. Um deles era o de placa LCN 0322, de Ivo Gonçalves Mattos. “Foi o melhor carro que existiu”, lamentou o taxista.

 

Montado pela Volkswagen, o Santana chegou ao Brasil em 1984 para ser o primeiro sedã de luxo da empresa alemã no país. Munido de vidro elétrico, roda de alumínio e a opção de câmbio automático, ingressou numa fatia do mercado até então dominada por Monzas, Del Reys e Opalas. Aos sete anos, com a lataria redesenhada, foi eleito o carro do ano pela revista Quatro Rodas.

 

O feito que o eternizaria no Olimpo automotor, no entanto, viria em 1998, quando desbancou o Vectra para assumir a dianteira do ranking nacional de venda de táxis. A Volkswagen, orgulhosa, chegou a publicar um comunicado onde exaltava “a preferência dos taxistas pelos modelos da marca”. Naquele ano, 25% dos táxis vendidos no país eram Santana.

 

Dali em diante, foi a glória. Acessível, espaçoso e de manutenção barata, o carro cairia no gosto da classe. “De taxista que não teve Santana e motorista que não dirigiu Fusca, eu suspeito”, disse Alexandre Guimarães, que pilotou o seu de 2002 a 2007 e hoje preside a Central dos Taxistas Regulamentados do Rio de Janeiro.

 

Com a fama feita e o poder consolidado, o Santana repetiu a trajetória típica dos ícones que não percebem o momento de deixar o palco. Em 2002, ainda figurava entre os vinte carros mais vendidos no país. Em 2005, já defasado, caiu para o 48º lugar. O mercado, então, já estava tomado por Merivas, Sienas e Corollas. Rejeitado pela mesma classe média que o havia alçado ao estrelato, sobreviveu quase exclusivamente em forma de táxi (metade da frota de táxis do Rio, em 2006, era composta de Santanas). “No começo todo mundo queria ele. Era um carro executivo, espaçoso”, lembrou o taxista Carlos Alberto da Silva, que conduziu seu exemplar por oito anos. “Mas no final era muita recusa. O cliente fazia sinal, aí via que era Santana e virava a cara. Parecia que você era um fora da lei.”

 

Em 2006, o carro deixou de ser fabricado. Aos poucos Santanas que sobravam – apelidados pela classe de “ex-combatentes” – restaram os rincões menos abastados da cidade. Remendados com barras de ferro e chapas de aço, passaram a rodar em torno do Cemitério do Caju, do Piscinão de Ramos, do estádio de São Januário. Já não tinham calota, não tinham carinho, não podiam arrancar, correr não podiam. “Não sei o que aconteceu na vida pessoal do cara para ele não trocar um carro desses”, questionou o taxista Maurício Serra, intrigado com os profissionais de praça que insistiram no velho modelo da Volkswagen. “Perdeu tudo, se enrolou, não tem crédito no mercado, tem um bloqueio na cabeça. Ou é senhorzinho, aposentado. Só conversando pra entender.”

 

 

Ivo Gonçalves Mattos é um senhor de 70 anos que pronuncia uma palavra chula a cada dez palavrões. “Sou filho de português. Português é pica”, justifica. Atua na praça há quase três décadas. Primeiro teve um Fusca. Depois um Del Rey. Em 1999, pagou 16 mil reais pelo Santana zero-quilômetro de uma concessionária em Jacarepaguá. “Comprei mais por causa do pessoal da Zona Sul”, contou. “O Del Rey tinha duas portas. Ninguém queria entrar.”

 

Habituou-se à viatura – e decorou-a com gosto. Colou um adesivo com a imagem de são Jorge no porta-luvas. Pendurou um terço e algumas fitas do Senhor do Bonfim no retrovisor. Depositou uma toalha vermelha com motivos de joaninha sobre a marcha. Ainda espalhou três adesivos com a mesma mensagem: “Sr. Passageiro, se souber de uma moto antiga ocupando espaço, comunique ao motorista.” “Eu gosto de moto. Quase comprei uma Harley-Davidson”, justificou.

 

O carro não tem ar-condicionado: “Sou alérgico.” Também não tem rádio: “Quebraram a janela do meu falecido Del Rey para arrancar o toca-fitas. Não quis mais saber de música.” Jamais cogitou trocá-lo por outro veículo que não um Santana: “Eu já troco de cueca e de meia. Pra que trocar de carro?” Faz uma única ressalva à máquina: “Quebra pra caramba.” Mudou a junta homocinética, a bomba d’água, o radiador, o calço da caixa de marcha, os pivôs, o calço do motor e um sem-número de pequenos detalhes: “A manutenção é barata.” Está com a revisão em dia no Detran, mas não teve a licença municipal renovada.

 

Mattos guarda enorme rancor da Volkswagen. Acha que a montadora devia ter persistido na fabricação do modelo. “É burrice, deram mole. Por que não arredondaram a lataria e deixaram o resto como estava?” Reclama que os estrangeiros tomaram conta da praça: “Teve até francês, o Peugeot. Quando comecei a ver aquele leãozinho, falei: ‘É muita babaquice.’”

 

Desde a proibição, diminuiu o horário de trabalho. Estaciona num posto de gasolina do Méier, por volta de 9 horas, e lá permanece, à espera de algum passageiro, até três da madrugada. Prefere não se aventurar pelo Centro ou pela Zona Sul por medo de ter o Santana confiscado.

 

Para permanecer legalmente no ofício, tem cogitado a heresia de comprar um Etios, da Toyota. Não pretende incluir o Santana na negociata. “Acho que está rachado no meio. Essa mer** não vale nada”, explica. “Acabou a era do Santana. O carro virou bandido.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala assim não que tem uns PAF aí que vão ter convulsões. :vts

 

 

Edit: Esse texto é sensacional hahahaha. Parabéns a quem escreveu.

 

“Teve até francês, o Peugeot. Quando comecei a ver aquele leãozinho, falei: ‘É muita babaquice.’”

 

 

KLB xora :vts

Editado por Murimob

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e olha que só no RJ pq eu acho que nunca vi um pug de taxi...

 

por aqui é siena, meriva, spin, cobalt, etios de kilo, os ostentação de corolla! rsrs

 

 

Fala assim não que tem uns PAF aí que vão ter convulsões. :vts

 

 

Edit: Esse texto é sensacional hahahaha. Parabéns a quem escreveu.

 

 

 

KLB xora :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

...

 

Jamais cogitou trocá-lo por outro veículo que não um Santana: “Eu já troco de cueca e de meia. Pra que trocar de carro?”

 

...

 

Mattos guarda enorme rancor da Volkswagen. Acha que a montadora devia ter persistido na fabricação do modelo. “É burrice, deram mole. Por que não arredondaram a lataria e deixaram o resto como estava?”

 

...

 

“Essa mer** não vale nada”

 

Mei lôco, como todo apezzeiro... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po***, faz tempo q eu não vejo um Santana taxi por aqui. Parece ate matéria do sensacionalista hauahauahua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po***, faz tempo q eu não vejo um Santana taxi por aqui. Parece ate matéria do sensacionalista hauahauahua.

 

Faz uns anos que eu não vejo mais nenhum. Os mais antigos que vejo rodando são os corsa sedan.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui Santana nem tinha antes, agora então...

 

Sempre teve Uno, depois Palio, depois sedans compactos (Siena, Cobalt, Onix...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o fim dos tempos, ninguém mais quer os APzões.. :unsure:

 

Novo? Só quem é muito doente. Nem os Apzeiros compravam AP 2.0 novo... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o fim dos tempos, ninguém mais quer os APzões.. :unsure:

 

Rapaz esses dia quase chorei com um comentario

 

Tava cogitando a possibilidade de vende meu diplomata 6 caneco, e minha tia virou e falou, porque não vende ele e compra um AP..

:banghead :banghead

 

Pensa em um lagrima rolando e a vontade de enfia uma faca na cabeça dela, kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não comprava porque não era Santana. Bora e Jetta nunca vendeu bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz esses dia quase chorei com um comentario

 

Tava cogitando a possibilidade de vende meu diplomata 6 caneco, e minha tia virou e falou, porque não vende ele e compra um AP..

:banghead :banghead

 

Pensa em um lagrima rolando e a vontade de enfia uma faca na cabeça dela, kkk

 

Opaleiro não fica muito atrás de apezeiro também kkkkk.

 

Não comprava porque não era Santana. Bora e Jetta nunca vendeu bem.

 

Pensei a mesma coisa quando o tiozinho reclamou que a vw parou de fabricar o santana, a chamando de burra, mas e o bora? Que manteve o AP, depois jetta...

 

Maluquices de velho teimoso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de Opala, não tenho um! Mas, Opaleiros e Apzeiros são uns pelásaco! São fanáticos em grande maioria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não comprava porque não era Santana. Bora e Jetta nunca vendeu bem.

 

Saiu no golf sapão modafoca 2.0 que andava tipo o 1.6 e bebia igual V6. :vts

 

Esse ninguém quis. Raríssimo ver um rodando que não seja o MK4,5. E já é raro ver o quatroemeio...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui a quantidade de Golf 2.0 mk4 e mk4,5 regula. Não tem muitos, mas tem.

 

É que o substituto natural do Santana no BR seria o Bora, esse sim, nunca decolou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui a quantidade de Golf 2.0 mk4 e mk4,5 regula. Não tem muitos, mas tem.

 

É que o substituto natural do Santana no BR seria o Bora, esse sim, nunca decolou.

Em que sentido? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade essa dos santanas não foi uma derrota do APzaum, é apenas para a preservação do MITO.. hauhauhuah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade essa dos santanas não foi uma derrota do APzaum, é apenas para a preservação do MITO.. hauhauhuah

Buoaa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em que sentido? :vts

 

No sentido de avuá, Uiquende, tendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...