Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

Teste prático! T18 vs TS15 vs SDS 2.7 18 na Dutada do manual

Recommended Posts

Seria bom se tivesse como pegar 18sub800 do antigo, raçudo.. ali era um trator... 8mm x-max, fs30hz.. 4 deles fecharia 2 ohms, num sd8k ia tremer bonito ao redor!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem souber, morre! uhasuhsauh

 

A dificuldade em dizer/saber é pq passou um tempão onde ainda tinha os antigos novos em estoque mas já estavam vendendo também os novos (antigamente como "ST" e agora como padrão)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a t18 deu quase o dobro do spl com 50% da potência aplicada, imagina com a mesma potência pra todos.... fica injusto! Hahaaha

 

Mas, em termos de spl:

 

T18 equalizada

T18

Ts15

Sds 2k7 em br

 

Em termos de sub:

 

T18 equalizada

Sds 2k7

T18

Ts15

 

E em termos de spl ignorando o timbre

 

T18

T18 equalizada

Ts15

Sds 2k7 18

 

Com a mesma pot aplicada (800wrms pra todos) só aumentaria a vantagem pra t18!

e teste correto teria que ser efetuado em área aberta pois dentro de um local, fechado a muita reverberação e consequentemente muitos cancelamentos podem ocorrer outro detalhe é o ponto em que vc fez o teste, ambas as caixas teriam que ficar no mesmo local do teste, o teste realizado foi feito com instrumentos ou apenas de ouvido? pois caso a caixa toque na mesma ressonância do local a sensação de spl é maior com menas potencia aplicada é perceptível provavelmente as outras caixas podem estar ocorrendo cancelamento, outro detalhe é a dispersão sonora das caixas.      

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e teste correto teria que ser efetuado em área aberta pois dentro de um local, fechado a muita reverberação e consequentemente muitos cancelamentos podem ocorrer outro detalhe é o ponto em que vc fez o teste, ambas as caixas teriam que ficar no mesmo local do teste, o teste realizado foi feito com instrumentos ou apenas de ouvido? pois caso a caixa toque na mesma ressonância do local a sensação de spl é maior com menas potencia aplicada é perceptível provavelmente as outras caixas podem estar ocorrendo cancelamento, outro detalhe é a dispersão sonora das caixas.

O local era tratado acusticamente, reverberação ZERO! E as caixas ficaram sobre um palco de ~90cm, pra não ter efeito solo! E o teste foi com RTA + ouvido

 

Foi na minha antiga boate, com 15m de lado por 30m de frente a fundo.. 8m de pé direito. As paredes e teto tratados acusticamente... e as caixas sobre o palco de 90cm de alvenaria

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

“Segundo o próprio pessoal da Eros, O SDS800 foi SUPER barateado pra abrir espaço pro 2.7k. O profissional deles atualmente é o 2.7k!”

 

Boa tarde! De acordo com essa dica que o bloom me deu aí acima nesse mesmo tópico, comprei 2 sds 2.7k 18 pol..

Pesquisei aqui no forum e achei um projeto de caixa que o user Matheussound (aquele da vovozinha do asfalto) fez para um cliente dele em uma s10.

São 130 litros brutos por câmara, área dos dutos de 338cm2, sintonia dos dutos em 55hz mdf de 18mm

Segue as medidas do meu projeto:

1 metro de largura

50cm de altura

63cm de profundidade

4 dutos triangulares por câmara de 13x13 por 11cm de prof.

Serão feitos reforços estruturais em forma de cruz no fundo da caixa para evitar vibrações e perca de spl.

O motivo de eu fazer esse projeto, é que desejo aquele grave bem puxado pro subão mesmo, e que não perca rendimento em áreas abertas.

Se alguém tiver alguma sugestão pra me dar ficarei grato.

Até mesmo o BlOom que tem uma baita experiência com esses falantes se puder me ajudar agradeço.. tenho medo de já sair fazendo o projeto assim às cegas pois não tenho ideia de quanta potência eles vão suportar, quais cortes recomendados, curva de impedância e etc.

Valeu pessoal

Editado por Alex-SDS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O som é prum local aberto? Carro? Pickup?

 

Projeto de mateussom é garantido, ali manja desde que eu tava começando no ramo, lá em meados de 2006 hahahaha

 

As sugestões que dou é fazer travamentos internos, de modo que as paredes vibrem o mínimo possível!

 

Tipo isso: https://masglee.com/youtube/v/8h1xVnplPdc/

 

 

E quanto ao amp? Já usei uma dessas num Stetsom 5k2 e te garanto que se o som for bem regulado, um sd8k toca elas 100% sem medo

 

Quanto aos cortes, só analisando o x-max!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Duster.

 

Estou substituindo meus sds 3k 15” pelos 2.7k de 18”

O restante do set é o seguinte:

 

Pioneer deh-s4080bt

Px2

2 mg triton 8xrl400, caixa cornetada feita pra eles

2 D405

2 st hinor trynium

Sd 800.4

Sd 400.4

Powerus pw3500 2 ohms

2 baterias supersom slim 220a

Fonte usina 120a

Barramentos rotner 5 vias o 50mm e cabos 35mm na alimentação...Sei que não é o som perfeito mas vou evoluindo na medida do possivel...

 

O som é p tocar em ambiente aberto mesmo, na maioria das vezes tenho tomadas para ligar a fonte. Vou passar as baterias que estão atrás da caixa de grave para baixo dos bancos dando espaço pra caixa bem grande..

 

 

Ta ai o video do som que eu me refiro

 

Vou fazer a caixa bem travada com certeza, valeu pela dica.

Editado por Alex-SDS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Passando pra dar uma atualizada..

Sds 2.7k 18” ja estão em mãos, e a propósito, que falante bonito bem no estilo profissional.

 

Mandei fazer a caixa hoje, fica pronta até segunda.

Medidas:

Mdf 18mm

50cm de altura

1 metro de largura

63cm de profundidade

Totalizando 130 litros bruto

4 dutos triangulares 13cm(cantos) x 14cm de profundidade

Reforços estruturais cruzados no fundo da caixa feitos em mdf de 18mm x 10cm de profundidade se estendendo em 30 cm nas paredes laterais da caixa..

De acordo com meus cálculos, o volume interno ficou com 110L livres por câmara e sintonia dos dutos em 53hz.

Se alguem tiver alguma sugestão por favor fale agora ou cale-se pra sempre kkkk

Mais tarde mando fotos dos falantes que chegaram ontem e do atual sistema.

 

Até...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto mais som de sub, faria a caixa sintonizada na FS do sub! Não me incomodo de perder ataque pra ter um sub tipo 'de palco'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas dai acredito que perderia muito rendimento de mala aberta...

A fs do sds é de 34hz

1pdnzCj.jpgm8KXvqA.jpgnsvMFN8.jpgxNTSpl0.jpgnY1lyKw.jpg

 

Ta ai as fotos do sistema e dos falantes que vou utilizar..

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem tudo pra tocar muito! Só toma cuidado com o x-max, essa nova safra tá relativamente sensível a sobre excursão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica BlOom!

Assim que terminar de montar venho dar um Feedback

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu tem noção de como faz pra calcular o quanto tá deslocando né? Agora, lembre que o x-max desse falante é 8mm e não ~11mm como diz o manuel!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. controlo no olhometro e no cheirometro mesmo kkkk

Mas tive os sds 3k de 15 durante 2 anos e nunca aconteceu nada, ainda estão vivos (botei p vender agora)

Não sou muito de judiar do som

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então não vai ter dificuldade! É praticamente o mesmo falante só que com mais área de cone e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Passando mais uma atualização..

Tinha uma optima d31a parada aqui a quase um ano sem carregar. como minha bateria original do carro começou a negar arranque,

pensei, porque não substituir pela optima?

Dei uma carga completa nela e a bicha veia ressurgiu das cinzas hahah

 

2wB5X1G.jpg

 

 

Sei que não é indicado misturar baterias, mas as supersom também tem as mesmas características (agm vrla) ambas podem trabalhar deitadas e tal...

Se puderem me dar umas dicas de qual bitola de cabo e fusivel usar da bateria da frente até o barramento no porta malas eu agradeço muito.

 

Abraço e bom fim de semana a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, essa é a "ferrari" das baterias, tive uma que tomou um paau pesado na minha mão por 6 a 8 anos, e aguentou sem medo! uheuhaeuuhaeueua

 

Se algum dia eu for voltar a ter som de carro grande, usarei dela!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!!

Quase um mês depois e ainda não terminei o som..

Contratei um amigo para montar pois não tenho tido muito tempo.

 

Tai a foto da criança:

57vwNKo.jpg5Q2tw56.jpg

 

Semana que vem já estará tocando

 

Abraço e bom fim de semana

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, ficou bem bonito e organizado.. e vai tocar muito, certeza! Parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado blOom!!!

Assim que terminar mando fotos e vídeos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

O som ja ta instalado, porem ainda não tive tempo de fazer os videos dele tocando.

Em seguida vou mandar...

 

Estava simulando minha caixa no WinISD e fiquei em duvida sobre os graficos:

(as medidas e detalhes sobre a caixa estão em um post logo acima)

PhLiYW1.jpg

Esse ai de cima é o da fase

Percebi que abaixo de 53hz passa dos 180º, considerando que a caixa esta sintonisada em 55hz isso é bom ou ruim?

 

GphgWPi.jpg

 

Esse outro é do Group delay

O que entendo sobre isso?

NADA kkkk

 

Quanto ao xmax do falante, creio que esse programa não tenha esse recurso para clacular se vai passar ou não..

Nem eu tenho esse conhecimento

rsrsrs

 

 

 

Aqueles que puderem sanar minhas dúviadas agradeço

 

Abraço a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ambos estão ok. Delay abaixo de 30ms tá perfeito.

 

Quanto ao x-max, só medir o movimento do cone no olho mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...