Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
m.cendron

Conserto fosgate prime r400-4d

Recommended Posts

Apresentando a história:

 

Comprei um Fosgate r400-4d usado, mas aparentando bons cuidados e uso. Feliz com a aquisição fui adquirindo os outros componentes conforme os comentários do pessoal (http://autoforum.com...para-sq-gol-g6/). Em janeiro pedi para o instalador local fazer o serviço e segundo ele depois de um tempo o amplificador parou de funcionar.

 

Como estava empolgado com o som, já comprei outro amplificador (MB Quart onix 400) e já estou fazendo as mudanças para a instalação dele.

 

 

Mas vamos ao motivo do post:

 

Com o bolso vazio, um amplificador danificado e um pouco de indignação abri o fosgate para saber o que tinha acontecido.

 

Defeito:

 

O amplificador liga, acende as luzes normalmente (não liga a proteção), é introduzido um sinal nas entradas, porém não tem sinal na saída.

 

Busca do problema:

 

Identifiquei na placa que existe uma alimentação assimétrica e que deveria ter as tensões de +15v e -15v. Porém a de -15V apresenta menos de -5v:

 

2016-02-02%2009.51.57_2.jpg

 

Analisando a fonte, percebi as tensões de alimentações do estágio amplificador estava funcionando, com tensões de +23 e -23V. E que dois transistores eram responsáveis pela redução para 15V, no barramento negativo entrava os -23V no transistor, mas saia menos de 5V.

 

2016-02-02%2009.52.55_2.jpg

 

Testando os componentes, achei o motivo da baixa tensão, o diodo zener está danificando:

 

2016-02-02%2009.52.16_2.jpg

 

Na foto, já tinha retirado ele, porém é igual ao marcado na direita.

 

Parece que foi fácil, mas para achar o problema fiquei uma tarde inteira!

 

 

Agora vem o problema:

 

Estou tentando localizar para comprar esse zener BZG03C15 (datasheet).

 

 

Alguém tem esse diodo ou sabe onde posso comprar??? (até achei para importar, mas cada um custa U$0,51 e o frete U$ 35,00).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode usar um zener comum de 15V x 1,5W, como o 1N5929B, montando-o sobre a placa. Basta usar uma pinça pra auxiliar na hora da soldagem.

 

Se não achar, pode tentar montar um par de zeners de 15V x 1W em paralelo.

 

Não é a solução perfeita, mas vai funcionar normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Keblerlpa, gostaria de deixar ele o mais original possível, mas gostei da ideia para fazer um teste de funcionamento.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Keblerlpa, gostaria de deixar ele o mais original possível, mas gostei da ideia para fazer um teste de funcionamento.

 

Obrigado.

 

Sim, como disse, não é a solução ideal. Em tempo, melhor fazer esta, testar e verificar se o zener vai torrar de novo. Se torrar, pode ter mais algum problema. O ideal é verificar qual a topologia do regulador. Me parece que há dois transístores abaixo, e parecem fazer parte.

 

É meio estranho ver um zener tão grande abrindo à toa... pode ser até erro de projeto.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz o conserto e teste em bancada do amplificador.

 

Coloquei o zener 1n4744 provisoriamente para testes e vou instalar no carro para ver o resultado.

 

Vejam algumas fotos:

 

2016-02-03%2011.30.32%20copy.jpg

 

Do amplificador conectado ao gerador de funções, fonte e osciloscópio:

 

2016-02-03%2011.03.20%20copy.jpg

 

E amplificando:

 

2016-02-03%2011.24.31%20copy.jpg

 

O sinal em amarelo é a saída, o azul a entrada.

 

 

Ainda estou na procura do zener original, se alguém tiver notícias ou queira comprar em conjunto, por favor, avise.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, como disse, não é a solução ideal. Em tempo, melhor fazer esta, testar e verificar se o zener vai torrar de novo. Se torrar, pode ter mais algum problema. O ideal é verificar qual a topologia do regulador. Me parece que há dois transístores abaixo, e parecem fazer parte.

 

É meio estranho ver um zener tão grande abrindo à toa... pode ser até erro de projeto.

 

Kreberlpa, esse é um zener e supressor de transientes. No dia que fui na instaladoras, eles estavam com o carregador ligado a bateria e sem desconectar o restante do sistema. Acredito que foi um pico de energia ou eletricidade estática, tirando isso, não imagino outras possibilidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Kreberlpa, esse é um zener e supressor de transientes. No dia que fui na instaladoras, eles estavam com o carregador ligado a bateria e sem desconectar o restante do sistema. Acredito que foi um pico de energia ou eletricidade estática, tirando isso, não imagino outras possibilidades.

 

Na realidade, não... é um zener que aguenta MUITO transiente (mais que os comuns), mas ele faz parte da fonte do pré. Como ele usa operacionais na entrada, precisa de +15 e -15V. Transientes de uma fonte não o afetariam, especialmente num regulador linear comum (resistor + zener), porque você precisaria de um transiente tão grande que teria queimado muita coisa no seu carro.

 

Eu acredito mais em defeito fabril no componente ou erro de projeto. Verifique se o seu zener não anda aquecendo: se sim, o resistor limitador de corrente provavelmente tem um valor baixo demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na bancada ele não esquentou nada. Claro que não tinha como deixar muito tempo e com alta potência na saída.

 

Ontem instalei no carro e vim curtindo o amp. Vou deixar o fosgate instalado (em vez do Mb quart) e ver como se comporta.

 

Obrigado pelos comentários Kleberlpa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...