Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
adriano_arruda

Teste cego, FLAC vs MP3 320kbs

Recommended Posts

Olá a todos do forum

 

 

Eu sempre li sobre a questão dos arquivos de áudio lossless (FLAC, WAVE etc), que são muito superiores em qualidade aos formatos mp3, entretanto, hoje fiz pela primeira vez um teste cego para ver se consigo notar alguma diferença entre um áudio flac e um mp3(320, 130kbps), o resultado foi... não consegui notar nenhuma diferença!

 

Minha duvida é, o equipamento que usei para teste, por mais que mostre um áudio a 1037kps, ele efetivamente não chega na pratica a tal feito? ou a questão é que não possuo "feeling" para a coisa mesmo, pois se este for o fato, de nada me adianta investir em equipamentos de ponta para instalar no carro, pois simplesmente vou ter o mesmo resultado audível que qualquer som mediano disponível no mercado tem a oferecer, pela fração do valor.

 

o teste foi baseado no que está descrito neste link

 

http://www.gamevicio...vs-mp3-320kbps/

 

utilizei equipamentos simples como a placa imbutida do meu note (dell vostro 1310) e um fone de ouvido JVC XX como do link abaixo

 

http://www.ebay.co.u...1-/121741452644

 

 

fotos da tela com as musicas utilizadas no teste:

juqRt8k.pngalternei varias vezes entre o áudio A e B, simplesmente não notava nenhuma diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Qual a origem desses arquivos? O FLAC foi ripado diretamente do CD, ou foi convertido de outro formato, às vezes até MP3?

 

Segundo: Você já possui alguma vivência em áudio de qualidade? Já sabe o que espera ouvir de um pro outro? Seus equipamentos são transparentes o suficiente pra entregar uma diferença na gravação, ou eles são o elo fraco do sistema?

 

As questões são muitas. Com certeza ouvindo SOAD ou Magic! você não vá ouvir a mínima diferença também. Ambos são masterizados com MUITA compressão, voltados exclusivamente pra volume final, não pra dinâmica.

 

Se quer comparar algo, o ideal é fazer com BOAS gravações. Baixe os CDs da Telarc, Blue Note e etc, acostume-se a ouvir material de qualidade, e depois parta pra uma comparação direta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Qual a origem desses arquivos? O FLAC foi ripado diretamente do CD, ou foi convertido de outro formato, às vezes até MP3?

 

Segundo: Você já possui alguma vivência em áudio de qualidade? Já sabe o que espera ouvir de um pro outro? Seus equipamentos são transparentes o suficiente pra entregar uma diferença na gravação, ou eles são o elo fraco do sistema?

 

As questões são muitas. Com certeza ouvindo SOAD ou Magic! você não vá ouvir a mínima diferença também. Ambos são masterizados com MUITA compressão, voltados exclusivamente pra volume final, não pra dinâmica.

 

Se quer comparar algo, o ideal é fazer com BOAS gravações. Baixe os CDs da Telarc, Blue Note e etc, acostume-se a ouvir material de qualidade, e depois parta pra uma comparação direta.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pega um rock, ex: Dire Straits, Pink Floydm, Led etc, que ai vc vai sentir um pouco de diferença sim, mais definição em estéreo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Qual a origem desses arquivos? O FLAC foi ripado diretamente do CD, ou foi convertido de outro formato, às vezes até MP3?

 

Segundo: Você já possui alguma vivência em áudio de qualidade? Já sabe o que espera ouvir de um pro outro? Seus equipamentos são transparentes o suficiente pra entregar uma diferença na gravação, ou eles são o elo fraco do sistema?

 

As questões são muitas. Com certeza ouvindo SOAD ou Magic! você não vá ouvir a mínima diferença também. Ambos são masterizados com MUITA compressão, voltados exclusivamente pra volume final, não pra dinâmica.

 

Se quer comparar algo, o ideal é fazer com BOAS gravações. Baixe os CDs da Telarc, Blue Note e etc, acostume-se a ouvir material de qualidade, e depois parta pra uma comparação direta.

 

Eu ia comentar algo parecido!

 

O teste é super válido, mas eu tentaria com gravações mais refinadas e menos comerciais! Pode até ser rock, mas dos antigos... coisas da época de Scorpions, etc... que foi feito com mais calma, capricho e menos "mainstream" =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uns meses após baixar um suposto CD variado que continha a música Rude (do grupo MAGIC!) fiquei muito incomodado com a qualidade da faixa em FLAC E fiz esse mesmo teste utilizando a música, comparando FLAC e mp3 320kpbs (ambos baixados de fontes torrent, sem nenhuma garantia de qualidade). E pra minha surpresa eram a mesma coisa, sem tirar nem pôr!

Deduzi imediatamente que o flac que eu tinha foi ripado de mp3, gerando essa "coincidência" de qualidade péssima.

Editado por LFelipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dois áudios foram tirados da internet (ou seja, 0 confiança), após estes testes, fiz o mesmo com eagles hotel california, acreditando ver diferenças de instrumental, mas novamente o download foi em sites, não conheço nenhum que é realmente confiável, mas é muita coincidência 3 áudios baixados de sites diferentes sem estar no formato lossles (afinal, cada um está com 25 mb de tamanho) .Não possuo nenhum contato com som de qualidade, mas acredito que mesmo sem vivencia, uma mudança minima era possível de ser notada por um ouvido "não treinado" ao fazer a troca instantânea do arquivo de audio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai numa loja séria de música digital que tenha arquivos lossless de alto bit rate, baixe uma musica e crie seu próprio mp3 pra comparar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vejo grande diferença aqui em casa, o mp3 de 128 ou 192 nem se fala... sao lixos.. porem o de 320 é mais dificil um pouco notar a diferença, mas mesmo assim faz, nos agudos.. no grave eu ja nao percebo diferença significativa nao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noto facilmente a diferença em músicas eletrônicas. Grave mais encorpado, agudo com mais brilho.. aquela coisa toda.

Nessa música que você testou em questão acho que fica difícil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai numa loja séria de música digital que tenha arquivos lossless de alto bit rate, baixe uma musica e crie seu próprio mp3 pra comparar

 

 

Qual loja ou site é possível comprar músicas com boa qualidade?

Nunca comprei músicas pela internet, sempre acreditei que são vendidas todas em MP3.

 

Já baixei Flac com qualidade de mp3 64kbps, realmente não dá pra confiar nessas que a gente baixa de sites grátis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Qual loja ou site é possível comprar músicas com boa qualidade?

Nunca comprei músicas pela internet, sempre acreditei que são vendidas todas em MP3.

 

Já baixei Flac com qualidade de mp3 64kbps, realmente não dá pra confiar nessas que a gente baixa de sites grátis.

 

http://www.hdtracks.com/music/hires

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu percebo fácil um mp3 320kbps CBR de um arquivo wave, ripados do mesmo cd.

 

É notória a extensão (subida) dos agudos assim como dos graves, é maior a sensação de imersão no wave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano, vou subir algumas tracks confiáveis pra você se ambientar e fazer testes.

 

Em geral, fones de ouvido dão resultados piores que ouvir um estéreo para uma comparação AxB, porque com fone você não tem ambiência. A experiência é diferente em vários sentidos.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo teste, muito legal o comparador ABX. Todos os testes devem ser feitos com ele, senão estamos nos condicionando e tendendo para o FLAC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upando ozarquivo. Deve levar um tempinho ainda, porque minha internet é bem ruim de upload.

 

São 6 Flacs, 6 MP3 192k e 6 MP3 320k, ambos convertidos dos Flacs. Todos os flacs são confiáveis, e escolhi faixas com muita dinâmica, cada uma especial de alguma forma.

 

O ideal é ambientar legal nos Flacs, ouvir algumas vezes (com vontade, não por mera obrigação), em um momento calmo e relaxado. Depois fazer o teste. Digo isto porque as maiores diferenças são as mais sutis, mas estão lá.

 

https://drive.google.com/folderview?id=0B84rCuvFwEdbU1dPRzV4bkV4WUU&usp=sharing

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...