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Viepper

Um adeus a um dos melhores motores de todos os tempos

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Acho que fica alto, a não ser que você reconstrua todo um focinho e o solde à estrutura.

 

Pra TD valendo tempo é perder dinheiro ir original, o fusca tem mania de entortar a traseira e sair escorregando sem muito controle... mas se tiver grana pra investir, dá um puta caldo!

 

Antigamente o povo corria de monoposto com o 1300 e fazia bonito. Refrigerando bem (cárter seco, bomba decente, radiador extra e reservatório pra pelo menos mais 3 litros) dá pra andar legal...câmbio curtinho do puma também ajuda pacaraio. O problema maior é o custo, pra brincar de fusca às vezes sai mais caro a longo prazo que investir num outro carro, como o corsa ou gol. Motor de fusca tem sério problema com durabilidade, pois tende a refrigerar mal. Mesmo que o óleo fique numa temperatura aceitável, muitas vezes as camisas passam dos 170 graus e lá vai o bicho fumando pra casa. Com meros 300cfm nas capelas originais, não tem santo que dê jeito, a do gol BX rende quase o dobro, mas no fusca ela funciona pior que a original.

 

Estava lendo sobre fans elétricos no boxer... tem gente fazendo coisas bem legais por aí, movendo 1000-1600cfm com ventiladores de radiador.

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Eu vi uns malucos tentando refrigeração liquida no fusca uma vez, num fórum gringo. Não seria o caso tentar algo do tipo? Ja vai mexer em praticamente tudo mesmo hahaha.

Pra track day não acho o fusca uma escolha logica, por vários motivos, mas na rua ou ate mesmo na arrancada, racha, da pra se divertir

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Eu vi uns malucos tentando refrigeração liquida no fusca uma vez, num fórum gringo. Não seria o caso tentar algo do tipo? Ja vai mexer em praticamente tudo mesmo hahaha.

Pra track day não acho o fusca uma escolha logica, por vários motivos, mas na rua ou ate mesmo na arrancada, racha, da pra se divertir

 

É possível usando as camisas do Enertron, da Gurgel... que é um meio motor de fusca refrigerado à água.

 

Conseguir 2 jogos de camisas em bom estado é que é a parte difícil... :vts

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Mete um motor de subaru no fusca e corre pro Abraço.. hehehe

 

O custo final pra ter um motor 100% e uma adaptação 100% deve ficar maior que montar um 2300 turbo com bloco autolinea... até porque o câmbio do fusca não vai dar conta de um suba 2.5 aspro.

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O custo final pra ter um motor 100% e uma adaptação 100% deve ficar maior que montar um 2300 turbo com bloco autolinea... até porque o câmbio do fusca não vai dar conta de um suba 2.5 aspro.

Sei não se o custo supera montar um 2300, com esse dólar, está complicado importar, e não está passando nada sem taxar. E no Brasil esses kits acho que não existem. (made in br).

 

Dei uma olhada rápida no mercado livre, e tem motor 2.0 boxer por menos de 7mil, 2.5 turbo tinha um por 18mil haha.

 

Aqui um vídeo bem legal de um fusca com motor subaru, vejam como eles fazem a adaptação parecer simples haha, tendo todos ferramentas é outra coisa.

 

http://youtu.be/hpb2Him9CUo

 

E sobre o câmbio, você vai ter que gastar de qualquer forma, tanto 2300 ou com o subaru, porqu de não vai aguentar os, digamos, 250cv (no mínimo isso tu vai tirar) de nenhum deles.

 

 

Edit, uma coisa que não tinha pensado, fazendo todo motor 2300, mesmo saindo mais caro, ele vai ser todo zero, já comprando um boxer 2.0 em desmanche por 7mil, não se sabe se vai precisar abrir pra deixar 100%. Tem que analisar isso também.

Editado por Zéaudio

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Da para usar cambio da kombi, tem varias opções na verdade. Vira e mexe aparecem uns motores de subaru mais antigos por uns 3000, claro que sem a parte eletrica, mas como vai adaptar, seria interessante usar uma programavel.
Outra coisa, motor original do fusca é fraco, um motor de subaru, mesmo mais fraco que um preparado, ja vai ser um belo upgrade. 

Editado por diego.twim

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Sei não se o custo supera montar um 2300, com esse dólar, está complicado importar, e não está passando nada sem taxar. E no Brasil esses kits acho que não existem. (made in br).

 

Dei uma olhada rápida no mercado livre, e tem motor 2.0 boxer por menos de 7mil, 2.5 turbo tinha um por 18mil haha.

 

Aqui um vídeo bem legal de um fusca com motor subaru, vejam como eles fazem a adaptação parecer simples haha, tendo todos ferramentas é outra coisa.

 

 

E sobre o câmbio, você vai ter que gastar de qualquer forma, tanto 2300 ou com o subaru, porqu de não vai aguentar os, digamos, 250cv (no mínimo isso tu vai tirar) de nenhum deles.

 

 

Edit, uma coisa que não tinha pensado, fazendo todo motor 2300, mesmo saindo mais caro, ele vai ser todo zero, já comprando um boxer 2.0 em desmanche por 7mil, não se sabe se vai precisar abrir pra deixar 100%. Tem que analisar isso também.

 

Sim, a comparação seria entre motores novos... o problema dos subas é que muitos motores são das levas de 94 a 2000... São motores pra lá de sambados, pra refazer sai uma bica e pra comprar no escuro pode ser sorte ou azar. 

 

Eu sou mais fã do boxer vw mesmo, tanto pela tradição quanto pela facilidade na montagem/manutenção, mesmo importando peças. A adaptação é bem puxada e muitas vezes os motores não refrigeram direito.

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