Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
dn_mosfet

[Minhas Impressões] SD300.2D Premium Gan Power

Recommended Posts

Saudações:

 

Antes de mais nada gostaria de dizer da paixão que tenho pelo hobby do som. Gosto de som automotivo, residencial, fones de ouvido, PA, DIY, etc.

 

Me considero essencialmente um curioso quando se trata de um tema relacionado a som, sobretudo quando o assunto gira em torno de uma solução tecnologicamente diferenciada para um resultado em Som de Qualidade.

 

Claro que a realidade financeira não nos permite comprar tudo, nem as circunstâncias oportunizam testar tudo que gostaríamos. Uma alternativa feliz é recorrer aos amigos que cultivam o mesmo gosto comum.

 

Dessa forma realizamos eventuais encontros para testes, onde alguém oportuniza ouvir determinado produto consagrado em SQ ou mesmo o resultado interessante de algum projeto realizado ou mesmo ainda, o empréstimo de algum componente ou equipamento para outro colega.

 

Nesta função busco ouvir tecnologias interessantes e testar componentes, como cabos, capacitores, tweeteres diversos, com domo de berílio, cerâmicos, etc além de driveres das linhas top de fabricantes como morel, focal e scanspeak.

 

Procuro interpretar o que ouço e analisar objetivamente o que faz um resultado soar diferenciado. Muitas vezes diferenciar o que é placebo e o que é audível e real. Afinal, prometer, todo fornecedor promete, mas entregar realmente, mmm...

 

Ao saber que o Léo (escortbala) tinha um SD 300.2D premium GaN Power, fiz contato para poder ouvi-lo, ao que o Léo gentilmente me cedeu para teste a sua unidade 023/200.

 

Oportuno dizer que já tive contato com muitos módulos SQ ou Hifi, de marcas como TRU, Brax, Helix, Genesis, DLS, Mcintosh, Audison e Focal entre outros, alguns foram meus, outros apenas escutei em carros de amigos.

 

Venho relatar aqui minha experiência com o SD 300.2D Premium GAN POWER, um amplificador com 2ch x 150 wrms a 4 ohms, lançamento recente da Soundigital e com uma inovadora proposta de Som de Qualidade. Inovadora tanto no aspecto de conceito de mercado, pois a tradição da Soundigital, como sabemos, é em modulos digitais para trio, etc, quanto de inovação tecnológica, trazendo pioneiramente a tecnologia GaN em som automotivo, esta, inovação a nível mundial.

 

O nitreto de gálio (GaN) é um material de performance “estado da arte”, que substituiu o silício nos transistores, permitindo um desempenho em velocidade tal tal que o amplificador classe D opera com frequência de chaveamento de 900 khz, acessando um nível de amostragem do sinal em maior resolução. Isto significa um som mais próximo ao analógico pela recomposição do sinal sonoro numa quantidade maior de amostras.

 

O módulo é ergonomicamente conveniente pelo tamanho pequeno, peso reduzido e eficiência energética se comparado a um classe AB de potência equivalente. O visual em cinza e preto é austero e moderno. Não tem potenciômetro para ajustar ganho, nem crossover.

 

01%20gan.jpg

 

Atualmente não tenho instalação completa no carro (cabos rca, energia) para instalar módulo. No carro apenas hu e altofalantes. Assim ouvi o amplificador instalado em bancada.

 

O set de teste consiste, além do módulo SD 300.2D:

  • hu 7892 – alpine old school que já foi amplamente discutido no fórum. Carateriza-se por um som aberto, dinâmico e relativamente transparente, com uma resposta já consensada como reforçada nos médios. Não está em nível de “reference”, mas certamente para uso automotivo a sonoridade é aclamada.
  • fonte corsair AX760i – uma fonte atx de 760 w, certificada 80 “platinum plus” com processamento digital e ripple na faixa de potencia no teste da ordem de 9 mV. Uma fonte chaveada com desempenho de fonte linear em termos de limpeza de energia.

  • Cabos rca chord cobra; cabos speaker turbilion ice.

02%207892%201.jpg

  • As caixas de som são DIY, com um kit “frankestain” composto por midbass scanspeak 15wu e tweeter morel supremo piccolo. Internamente usa componentes mundorf e cabeamento interno supra ply. Agradeço ao user Gariba pelo caprichado trabalho de marcenaria na confecção dos gabinetes.

03%20box.jpg

  • Usei também um outro amplificador, o melhor que eu dispunha aqui, para poder ter alguma margem de comparação que não fosse só minha a memória. É um módulo Eclipse 32430 Premium. Um módulo SQ, classe AB, old school, 4 x 85 wrms a 4 ohms. Na sua época era apresentado como fabricado com componentes audiophile grade.

 

 

Ao ligar, de saída percebi a sinergia do SD 300.2D com o 7892.

O módulo tem uma sonoridade limpa, clara e presente. Soa nítido mesmo em baixo volume. Os timbres são corretos e é um amplificador bastante dinâmico.

A resposta é plana, com graves rápidos e discretos.

O palco é amplo e muitas vezes dá impressão que o som se “forma no ar”, não saindo das caixas, numa atmosfera leve.

Os transistores tem uma resposta com resolução no extremo agudo, revelando decaimentos e microdetalhes com bastante precisão. Utiliza ampops discretos, específicos para áudio, no estágio de linha e talvez estes contribuam especialmente para o timbre do agudo, que dá um agradável foco tonal numa oitava superior.

Não soa analítico. Não acho que pareça com um amplificador AB. É um classe D que soa diferente dos que já ouvi. A execução musical consegue ser relaxada ou enérgica conforme a música e principalmente, um opaco de verniz fosco, comum no agudo e/ou médios altos de alguns classe D que já ouvi, aqui considero mínimo.

 

Comparando com o modulo Eclipse, o SD 300.2D tem um palco mais amplo e largo, e forma a imagem mais afastada do ouvinte. Nessa imagem os instrumentos dão a impressão de estarem destacados de um fundo, dando uma sensação de espacialidade.

 

No módulo Eclipse é como se só se reproduzisse o evento musical até a distância do cantor, e o SD 300.2D, além de fazer isso, reproduz o que tem pras trás do cantor, mesmo que isso seja silêncio.

 

O Eclipse tem mais punch no grave, o SD neste caso soa mais delicado.

 

A cadência musical de ambos é diferente, onde o Eclipse soa mais rustico e direto – e isto para rock não deixa de ser uma virtude - o SD 300.2D soa mais complexo e refinado, com a capacidade de mostrar a forma individual de cada músico tocar, com seu jeito próprio e independente um do outro.

 

Acredito que não estejam no mesmo patamar, conforme observei. A intenção não é comparar cisnes com pombos, mas principalmente compartilhar o que ouvi no SD 300.2D, pois sei que é um módulo que desperta a curiosidade em muitos entusiastas.

 

Se futuramente pintar algum modulo mais moderno ou próximo a "reference level", como helix A2 ou afins, terei o máximo prazer em compará-los com o SD.

 

 

Pra fechar, não quero dizer que o SD 300.2D Premium GAN POWER seja perfeito, mas na arte da reprodução eletrônica considero um acerto pra lá de interessante. NMHO, a Soundigital entra com o pé direito no segmento Sound Quality.

 

04%20Final.jpg

  • Upvote 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente review, Daniel! Mais um ótimo texto seu.

 

Logo estarei divulgando as minhas impressões do GaN no meu set. Pelo que estou percebendo aqui, você escolheu muito bem as palavras para descrever sua experiência.

Editado por Alves
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem ia mais escrever nesse forum. Mas depois desse review deu vontade. Parabéns Daniel. Contribuiu com o audio car....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente review.

 

Como também parabéns ao Alves pelos excelentes review apresentados aqui.

 

Atitudes como a de vocês contribui para todos. Isso demonstra que aprendizado é inesgotável. Sempre devemos evoluir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando, Clayton, obrigado pelo incentivo e palavras gentis.

 

Alves agradeço e espero seu review. Estou seguindo o Mestre.

 

Brucerodo agradeço pelas felicitações e pelas sábias palavras.

 

[ ]´s

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo review! Espero que essa maturidade, demonstrada, nos tópicos de Review do GAN, sejam perpetuadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente review Daniel! [-]:rever1: Linguagem clara, de fácil compreensão e entendimento por qualquer um. Obrigado por compartilhar as suas impressões conosco de forma imparcial, assim como os outros users têm feito.

 

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom review! Parabéns! To marcando com a beesha mor do Boccotte pra testar o amp dele no meu set, acho que dará pra ter uma boa base, certa vez, ao ficar uns dias com um soundmagus no meu carro, no lugar do McIntosh, deu vontade de chorar de raiva...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Review digno de uma revista de audio. Também marquei com o Boccotte de ir ouvir da pra testar. Estou bemmm curioso sobre este ampli por que gosto de testar equipos e principalmente sendo de uma empresa nacional.

espero gostar, pois pra ser sincero, todo mundo falava do JL HD e qdo instalei no meu carro após tirar um DLS A4, foi uma decepção, o som esfriou e ficou muito analítico(pro meu gosto) de forma a me deixar triste na hora. Torço pra que este D seja diferente.

 

Abraços e parabéns pelo review e boa vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente Review! Não sabia da existência dessa nova tecnologia de transistores.. interessante.. Parabéns também a Soudigital por ser pioneira!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ler textos como este dão esperança de algo bom possa ressurgir aqui no fórum.

O Daniel é um camarada de confiança e polidez, sempre em busca do nosso objetivo, que é o áudio, antes de qualquer outro interesse.

 

Parabéns e obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Daniel. Excelente trabalho. Inclusive, compartilho da tua opinião sobre a largura do palco. Testando o GAN do CristianoLo no meu set, fiquei com a mesma impressão, além dos agudos nitidamente mais detalhados. Abraço e espero poder ler mais material produzido por vc, que "pelo jeito, leva jeito" pro negócio.! ;)

Editado por MarcioTK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos amigos pelas manifestações elogiosas e positivas.

 

Márcio, que bom que já ouviste o GaN e confirmas que realmente é uma opção com aspectos interessantes. Eu gostei bastante.

 

Aproveitando: uma coisa que eu queria esclarecer é que o Eclipse não é nenhum mico não, é um módulo bem legal. Infelizmente por ser bem raro, não lembro de já ter visto outro por aqui, é um completo desconhecido nesta comunidade.

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review, ta dando gosto de entrar no fórum esses últimos tempos.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Review Daniel, bem sucinto, objetivo e detalhado ao mesmo tempo, estais de parabéns juntamente com a SD.

 

Daniel de grande conhecimento na área de áudio e maior idoneidade. :rever1:

 

Grande Abraço Amigo, esses Piccolos estão zero em... UEhueuheuh :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo Review Daniel, bem sucinto, objetivo e detalhado ao mesmo tempo, estais de parabéns juntamente com a SD.

 

Daniel de grande conhecimento na área de áudio e maior idoneidade. :rever1:

 

Grande Abraço Amigo, esses Piccolos estão zero em... UEhueuheuh :legal:

 

Saudades dos meus Piccolos. e olha que meus tws atuais são excelentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu os comentários positivos gente.

 

Danilo, Guto, esses tweeteres além de tocarem muito, estavam numa condição de conservação fabulosa. Como vocês sabem, acompanhados do certificado de “matched pair” e da curva da resposta de cada numero de série.

 

Agradeço aos senhores, respectivamente pai e avô desses meninos. Agora estão morando aqui e continuam em boas mãos, amados e alegrando este lar agora kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

review excelente.....é de extrema importancia esses testes, principalmente quando é totalmente imparcial, analisando realmente o som que sai do produto...sem pender para o lado da marca x ou y.

parabéns....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens pelo teste vamos valorizar nosos produtos abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...