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Hyundai HB20 Rspec

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E quanto a sobrealimentação, vocês tem que lembrar que pressão não é fluxo. 1kgf/cm² em uma APL240 não vai ser a mesma coisa que em uma borg s400. Usando exemplos bem diferentes. Até turbinas de tamanhos parecidos tem comportamentos e eficiencias diferentes de acordo com a construção delas.

 

Olhando de forma tão simplista, sim, é a mesma coisa. Agora, se você me disser que não vai ser a mesma coisa bebendo 600cfm, aí sim serão duas coisas bem diferentes.

 

Acho (só acho) que está todo mundo falando a mesma coisa de formas diferentes, e no fim cada um falando sobre um assunto diferente... hauhauhauhauhauhauhauhau

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Só pra refrescar sua memória... Quem te disse que turbinar não aumenta a eficiência?

 

Sob qual parâmetro? cv/L? Sim. Sob outro, não há NENHUMA vinculação direta. Pelo contrário, dependendo do projeto você REDUZ a eficiência.

 

Até porque não adianta nada ter 11 de taxa e querer alimentar com gasolina um motor submetido a uma pressão considerável. Na prática o limite continua o mesmo, se você turbina com 11 de taxa, ou roda com baixa pressão e gerencia BEM o ponto (e dependendo do acerto, roda com mapas bem bizarros de ponto), ou roda com muita pressão e TIRA bastante taxa. Perde potência na fase aspirada e vai ter que jogar combustível fora pra aliviar o calor na câmara. Na prática, perdeu eficiência em todos os sentidos.

 

Num motor com carburação por injeção direta é mais fácil gerenciar a pré detonação porque você não fica limitado pelo tempo do comando nem pelo fluxo dos gases, pode injetar um bom volume de combustível mais tarde, ou até mesmo durante a queima (como ocorre em um diesel, embora os tempos de queima sejam BEM diferentes)... ou seja, falamos de outro nível de carburação. Os limites continuam existindo, mas os paradigmas são outros.

 

Como assim estes motores não aumentaram a eficiência? Se com a sobrealimentação eu aumentei a taxa real de compressão e consequentemente a eficiência energética...

 

Não necessariamente você aumentou a eficiência. Só existe uma receita para GANHO de potência (real, que não seja por mera otimização do processo): mais ar E mais combustível na mesma câmara, misturadinhos e depois incendiados.

 

A turbina aumenta a taxa de compressão por mera consequência de um outro processo: ela colocou uma massa de ar maior dentro do seu cilindro. Aí você coloca mais combustível pra queimar, estes gases se expandem e criam uma pressão maior contra o pistão. E aí você tem um torque maior no seu virabrequim.

 

Quando falamos em taxa de compressão, falamos na RAZÃO entre o volume inicial da câmara (PMI) pelo volume final (PMS). Ou seja, 8 pra 1, 10 pra 1... aumentando a taxa de compressão você não coloca um único mililitro a mais de ar dentro do cilindro, mas você faz com que o resultado da sua queima possa gerar um pouco (pouquinho) mais de pressão sobre o pistão. E aí você teve um pouco mais de torque, mas isto depende unicamente do que o seu combustível permite chegar, a taxa ideal para ele (que, aliás, muda com a altitude).

 

Bom, pra bom entendedor meia palavra basta.

 

Ah, e detalhe, motores que o combustível queima mais lento tende a transformar a maior parte da energia em calor e não em energia mecânica. Se o diesel queima durante todo o ciclo ele tende a gerar mais calor e não mais energia. Comparar isso não é tão simplista.

 

Achei que esta questão estivesse resolvida desde que inventaram o avanço do ponto de ignição nos motores de ciclo Otto... que, no caso do Diesel, começa naturalmente a acontecer levemente antes do PMS. Num ciclo Otto ela também pode ocorrer alguns graus (e efetivamente acontece) antes do PMS.

 

Ou seja, tudo depende de ONDE a queima ocorre, já que cada combustível tem um tempo de queima diferente, e isto não impede que um motor a álcool atinga 10 mil rotações por minuto.

 

E não, a não ser que você esteja com um problema de injeção no seu motor diesel, a queima não ocorre em TODO o ciclo de queima, até porque seria inútil ter combustível queimando com o pistão chegando ao PMI. Elementar, não?

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Apenas pra esclarecer, teoricamente a explosão no motor diesel é progressiva, ou seja, o pistão vai se movendo enquanto o combustível é queimado, já no otto, a queima é idealizada de forma instantânea, todo combustível explode de uma vez, aí vem a parte que eu disse que se a taxa estiver baixa da FAIXA ideal de queima, esse combustível não vai queimar todo junto, mas sim igual ao diesel, de forma progressiva, e isso é errado.

 

A não ser que você esteja queimando hidrogênio, QUALQUER combustível líquido não queima "todo junto", ao mesmo tempo, instantaneamente. Este processo é gradual (e pode ser visto em câmera lenta no youtube).

 

Por isto mesmo existe um negócio chamado AVANÇO DE PONTO. A depender do tipo de combustível, da taxa de compressão, da temperatura da câmara e da quantidade de oxigênio presente no ar, sua queima pode ocorrer de forma mais rápida ou mais lenta. Como este tempo é quase fixo (levando em conta que as variáveis se mantém), mas o tempo de cada ciclo varia com a rotação, você precisa ADIANTAR o seu ponto de ignição para que a queima ocorra no momento correto.

 

Quando a falar que o Kleberlpa está errado, eu já desisti, infelizmente ele não entende e continua a não aceitar o que mais ninguém fala.

 

Falar que eu estou errado você pode. Eu estou aqui para debater.

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Dê crái is frí! :vts :vts :vts

Choro pra tanta baboseira e depois ter que ver uma tentativa clara de reversal by Rafyto? Está abaixando o nível jovem.

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Choro pra tanta baboseira e depois ter que ver uma tentativa clara de reversal by Rafyto? Está abaixando o nível jovem.

 

Qual? Tem 4 posts de baboseira pra você tentar desmontar. Chora não.

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Qual? Tem 4 posts de baboseira pra você tentar desmontar. Chora não.

Amanhã quando chegar do trabalho eu gasto uns minutinhos... Tem muita coisa neste universo que depende de inúmeros fatores e muitos dos ditos "defeitos" são propositais em virtude de outras qualidades.

 

Só não me venha que taxa de compressão mais alta não proporciona aumento se eficiência térmica. E não se esqueça que te falei da limitação do combustível quanto a taxa de compressão limite nesta afirmativa.

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Amanhã quando chegar do trabalho eu gasto uns minutinhos... Tem muita coisa neste universo que depende de inúmeros fatores e muitos dos ditos "defeitos" são propositais em virtude de outras qualidades.

 

Só não me venha que taxa de compressão mais alta não proporciona aumento se eficiência térmica. E não se esqueça que te falei da limitação do combustível quanto a taxa de compressão limite nesta afirmativa.

 

Tá, ok, mas agora fale algo que eu já não tenha falado antes... só pra gente não ficar aqui se limitando a trocar farpas pra poder correr pros amiguinhos e dizer que mitou.

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A não ser que você esteja queimando hidrogênio, QUALQUER combustível líquido não queima "todo junto", ao mesmo tempo, instantaneamente. Este processo é gradual (e pode ser visto em câmera lenta no youtube).

 

Por isto mesmo existe um negócio chamado AVANÇO DE PONTO. A depender do tipo de combustível, da taxa de compressão, da temperatura da câmara e da quantidade de oxigênio presente no ar, sua queima pode ocorrer de forma mais rápida ou mais lenta. Como este tempo é quase fixo (levando em conta que as variáveis se mantém), mas o tempo de cada ciclo varia com a rotação, você precisa ADIANTAR o seu ponto de ignição para que a queima ocorra no momento correto.

 

Tá bom, ou tu não soube ler o que escrevi ou realmente acha que os doutores na área estão errados. Você consegue demonstrar isso teoricamente.

 

Agora quanto ao ponto, isso é óbvio.

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Tá bom, ou tu não soube ler o que escrevi ou realmente acha que os doutores na área estão errados. Você consegue demonstrar isso teoricamente.

 

Agora quanto ao ponto, isso é óbvio.

 

Quais doutores, por exemplo?

 

Há algum texto que corrobore sua tese do combustível queimando todo junto?

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Tem um detalhe também, durabilidade.

 

 

Sobre o HB20, agora com o Golf MSI os donos de Hyundai poderão falar "dei pau no Gorfão".

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O ponto de ignição não ocorre alguns graus antes, dependendo da situação pode ocorrer mais de 40 graus antes do pms. E em alguns casos a combustão ocorre ate a abertura da válvula de escape, essa expansão ajuda a puxar o ar que vai ser admitido no próximo ciclo.

Quanto a taxa, estamos falando aqui de algo estático, mas deve se lembrar que taxa é variável conforme funcionamento do motor, a eficiência volumetrica é variável dependendo da condição de funcionamento, logo em alguns momentos você vai ter um cilindro com pouca mistura e em outros, num motor bem projetado, vc vai ter 120% do volume dele, isso em um motor aspirado. Então a discussão sobre taxa ideal e ganho referente a isso vai vem alem dos argumentos impostos.

 

Bjo do gordo, wow.

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Olhando de forma tão simplista, sim, é a mesma coisa. Agora, se você me disser que não vai ser a mesma coisa bebendo 600cfm, aí sim serão duas coisas bem diferentes.

 

Acho (só acho) que está todo mundo falando a mesma coisa de formas diferentes, e no fim cada um falando sobre um assunto diferente... hauhauhauhauhauhauhauhau

 

Usando no mesmo motor, duas turbinas diferentes com a mesma pressão, o resultado vai ser diferente. Senão não teria logica pra rua usar uma turbina gigante pra rodar com uns 2bar e render uns 400cv, se eu posso usar uma apl com 2bar e não ter lag, que ela vai render os mesmos 400cv. So pegar um mapa de uma turbina e de outra e ver pq elas vão ser diferentes..

 

Ta meio confusa as coisas aqui, os cara tão ficando bravo por besteira.

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Usando no mesmo motor, duas turbinas diferentes com a mesma pressão, o resultado vai ser diferente. Senão não teria logica pra rua usar uma turbina gigante pra rodar com uns 2bar e render uns 400cv, se eu posso usar uma apl com 2bar e não ter lag, que ela vai render os mesmos 400cv. So pegar um mapa de uma turbina e de outra e ver pq elas vão ser diferentes..

 

Ta meio confusa as coisas aqui, os cara tão ficando bravo por besteira.

 

Sim, mas isto é óbvio. A questão original é se com 0,6 um motor vai de 120 pra 240. Aí pode ser a APL, a KPC, a Al Qaeda ou o que quiser, não vai, a não ser que seu motor tivesse uma ENORME dificuldade de respirar e a turbina resolveu. Então falamos não apenas de ganho, mas de otimização também (ou seja, recuperar uma perda).

 

É o caso, por exemplo, de colocar o carro no rolo lá em La Paz, e depois turbinar. A relação de ganho muda porque antes você tinha um motor que, assim como o motorista, não consegue puxar tanto ar e perde potência. É o caso dos motores a pistão usados em aviões.

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O ponto de ignição não ocorre alguns graus antes, dependendo da situação pode ocorrer mais de 40 graus antes do pms.

 

Não entendi... num ciclo total de 720 graus pra uma câmara de um motor 4 cilindros/ 4 tempos, ainda falamos de alguns graus.

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Ciclo de 720, mas um circulo completo tem apenas 360, a posição do vira cai ser de 40graus antes do pms, coisa pra caramba pro pistao percorrer ate chegar ao pms e começar a descer com a combustão. Mas eu disse isso apenas como referência que o combustível sofre combustão e não explosão, o que faz uma enorme diferença.

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Ciclo de 720, mas um circulo completo tem apenas 360, a posição do vira cai ser de 40graus antes do pms, coisa pra caramba pro pistao percorrer ate chegar ao pms e começar a descer com a combustão. Mas eu disse isso apenas como referência que o combustível sofre combustão e não explosão, o que faz uma enorme diferença.

 

Tranquilo, estamos falando basicamente a mesma coisa sobre velocidade de queima.

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