Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
antoniocgodoi

Diferenças músicas do Itunes vs CD

Recommended Posts

Sou um fã da loja Itunes e sempre compro músicas por lá. Ouço em casa e no carro.

Acho que as gravações da Apple, em formato .m4a muito boas e sempre considerei semelhantes às do CD. Outro dia um colega do Fórum fez um comentário sobre CD vs Ipod e eu disse que achava que era a mesma coisa.

Contudo fiz uma experiência hoje que me fez mudar de ideia.

 

Montei um set no carro recentemente (com o Sérgio da SSSOM) e com o propósito de manter o player original no painel ele recomendou usar a disqueteira de DVD Alpine dha-s690 no porta-malas e jogar a saída de áudio no processador (pxa h800) e a de vídeo na entrada de vídeo auxiliar do aparelho original do carro. A disqueteira funciona também em modo standalone sem precisar do player Alpine e para comandar eu uso um controle remoto com sensor IR. A disqueteira reproduz tanto mídias de CD, DVD como CD de dados com arquivos wav, m4a, mp3, etc.

Vamos à experiência.

 

 

Para o teste usei o CD Getz/Gilberto original MI0002016275.jpg

 

E o álbum comprado pelo Itunes Getz/Gilberto (Expanded Edition) e gravadas (formato .m4a) em um CDR.

 

Coloquei o CD e o CDR na diqueteira e toquei um depois o outro.

 

A diferença foi BEM maior do que eu imaginava. :o

Não que o arquivo Itunes seja ruim, longe disso, é muito bom e agradável. Não sei explicar em termos técnicos, mas o arquivo Itunes parece mais arquivo áudio que é suficiente para atender a maior parte do público geral. Bem suave, sem micro detalhes.

Ao trocar para o CD original, os detalhes apareceram, dava para sentir que era a gravação do áudio mais pura. As mínimas nuanças e imperfeições da voz apareciam.

Não sei se estas diferenças são decorrentes apenas do fato do arquivo Itunes ter menor resolução que o CD ou se além disso tem outras coisas como remasterização, equalização do áudio dos arquivos vendidos. Ou se é uma peculiaridade do cd changer que eu uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O q achei é q o arquivo da maçã é um mp3 com rótulo de lossless.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não consigo te dizer em termos técnicos. Mas em relação à qualidade, existe sim. Tbm já percebi diferença entre usar iphone conectado à Hu, para uma mídia física.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

snme, loja itunes nw vende lossless.

Tb não sei se vende. Na verdade, nem sei o q a maçã fala sobre seus arquivos, mas já vi gente afirmar q é um formato lossless. O q eu quis dizer foi q só pareceu ser um irmão do mp3 mesmo. Nada melhor do q isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que como acontece nos cds, na loja itunes tem arquivos bem gravados e mal gravados. já peguei muito cd original que era um lixo e som no itunes excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o assunto relacionado a qualidade de musicas.. vocês usam cds originais ou compram na internet com qualidade alta?

acho que CD é um pouco ultrapassado, queria rodar através de pen drive via usb, alguma alternativa para essa modalidade?

ultimamente baixei musicas na internet em mp3, qualidade muita baixa ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o dia a dia, eu baixo mp3 de 320kpbs cleber

 

atende bem a "necessidade"..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre busco por flac, mas as vezes na americanas da vida tem 3 por 10, impossível não levar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no Itunes e percebi que havia diversas versões do CD Getz/Gilberto e analisando com o software Audacity os dois sinais de áudio percebi que eram bem diferentes. Conclusão: A comparação estava equivocada! Eu estava comparando versões diferentes, de CDs diferentes!

Então resolvi ir adiante para descobrir as diferenças entre os arquivos baixados pelo Itunes e o CD original.

 

Para isto baixei a música Your Latest Trick do álbum "Brothers in Arms (Remastered)" em formato .M4A do Itunes.

Usando o software EZ CD Audio Converter (versão 3.1.7) converti o arquivo para formato WAV PCM 44.1KHz 16bits stereo;

 

Peguei o meu CD original e ripei, obtendo o arquivo .WAV não compactado (44.1 kHz 16bits stereo);

 

Do arquivo não compactado, ainda usando o mesmo software criei um arquivo compactado MP3 (CBR 320Kbits/s 44.1KHz stereo).

 

Fiquei então com 3 arquivos, um proveniente do CD original não compactado em formato .WAV; Um arquivo .M4A baixado do Itunes; Um arquivo .MP3 (de 320kbits/s) gerado à partir do CD original.

 

A figura a seguir mostra as formas de onda do arquivo .M4A (em cima) e .WAV (abaixo)

ras3y2lz36zs5ww6g.jpg

 

 

 

 

A figura abaixo mostra as formas de onda dos arquivos de áudio MP3 (em cima) e WAV (abaixo)

wriw6icfubnz8hv6g.jpg

 

 

 

A figura abaixo mostra ampliadas as formas de onda dos três arquivos (WAV mais em cima); (MP3 no meio); e M4A (em baixo):

t6gvc9xc3u9gtk86g.jpg

 

 

 

Grosso modo as formas de onda dos três arquivos parecem idênticas. As diferenças são mínimas e quase não se vê.

Então fiz uma análise espectral usando o software Audacity para verificar as diferenças nos espectros de frequência entre os arquivos.

 

 

 

A figura abaixo mostra a análise espectral do arquivo original (em formato WAV):

bpdf6di2ks82oey6g.jpg

 

 

 

A figura abaixo mostra a análise do arquivo .M4A:

v03gqbp0zp9kssp6g.jpg

 

 

 

A figura abaixo mostra o espectro do sinal do arquivo (MP3):

k9a7ytn6o9ed1fr6g.jpg

 

 

 

 

 

Conclusão

 

Grosso modo, não se vê diferenças muito significativas nas formas de onda.

Contudo observando-se as análises espectrais percebemos que o arquivo .MP3 tem o espectro mais parecido com o arquivo original do CD (pelo menos em frequências abaixo de 20kHz) acima de 20kHz observa-se uma perda considerável nesta faixa de frequência e deformação significativa dos sinais de onda com frequência acima de 20kHz.

Por outro lado, o arquivo Itunes (M4A) não apresenta estas perdas e deformação acima de 20kHz, contudo ao longo de todo o espectro (até 20kHz) ele sofre pequenas distorções em relação ao arquivo WAV e parece ser menos fiel que o arquivo .MP3 (pelo menos na faixa do espectro inferior a 20kHz).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, loja do itunes nw disponibiliza arquivos lossless.

Apesar de indicar que é .m4a (igual o ALAC) o que a Apple disponibiliza na itunes store é o AAC, com perdas, igual o .MP3.

Se quiser fazer uma comparação justa, pegue esse cd e converta para ALAC/FLAC e compare.

O AAC tem sample rate de no máx, 192kHz

MP3, 48kHz

ALAC, 384000Hz

FLAC, 655350Hz

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, loja do itunes nw disponibiliza arquivos lossless.

Apesar de indicar que é .m4a (igual o ALAC) o que a Apple disponibiliza na itunes store é o AAC, com perdas, igual o .MP3.

Se quiser fazer uma comparação justa, pegue esse cd e converta para ALAC/FLAC e compare.

Sim, os arquivos M4A tem perdas, são "lossy" e não são Apple lossless, que também existem, mas não é o caso aqui.

A comparação é justamente para saber quão significativas são estas perdas em relação ao arquivo não compactado, isto é, o arquivo do disco original usado para gerar a versão compactada M4A.

A análise revelou que o arquivo disponibilizado pela loja ITunes (M4A) criado através da compactação se aproxima bastante do original, contudo há pequenas distorções e perdas, como já era esperado. Também fiz uma comparação entre o arquivo compactado do ITunes (M4A) vs um outro tipo de compactação com perdas, a MP3 de 320kbps, que mostrou-se mais fiel à gravação original do CD que o arquivo M4A pelo menos até cerca de 20kHz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, os arquivos M4A tem perdas, são "lossy" e não são Apple lossless, que também existem, mas não é o caso aqui.

A comparação é justamente para saber quão significativas são estas perdas em relação ao arquivo não compactado, isto é, o arquivo do disco original usado para gerar a versão compactada M4A.

A análise revelou que o arquivo disponibilizado pela loja ITunes (M4A) criado através da compactação se aproxima bastante do original, contudo há pequenas distorções e perdas, como já era esperado. Também fiz uma comparação entre o arquivo compactado do ITunes (M4A) vs um outro tipo de compactação com perdas, a MP3 de 320kbps, que mostrou-se mais fiel à gravação original do CD que o arquivo M4A pelo menos até cerca de 20kHz.

Sou bastante cético a esses testes...

Explico o pq:

Pode perguntar a qualquer entusiasta em sq, qual o melhor (ao ouvido), MP3 ou CD.

Nw tem como ser "mais fiel a gravação original".

É gritante a diferença ao ouvir!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo André,

A gente tem que ouvir para chegar à conclusão sobre as diferenças. Um amigo meu havia dito que fez um teste com MP3 320kbps vs CD e falou que as diferenças eram notáveis. Mas para entender como podem haver tais diferenças é preciso investigar e para isso olhar as formas de onda resultantes e o espectro oferece uma idéia do que está acontecendo. Pois afinal o conteúdo do áudio está em um arquivo digital.

Eu tinha como certo que seriam significativas as diferenças com base no que ele disse, mas após olhar estes gráficos mudei de ideia. O MP3 320kbps exibe uma forma de onda extremamente parecida com o sinal WAV original. O que me leva a crer que as diferenças que ele ouviu podem ser resultado do processamento interno do player usado. Pode ser o algoritmo de decodificação CODEC interno que refez a forma de onda de uma maneira aproximada, mas sem a mesma exatidão. Talvez o player use um processamento para o CD e outro para o formato digital. Não saberia dizer. Ou talvez o circuito use diferentes clocks para o processamento o que poderia acrescentar jitter pasmafaute

Mas também já ouvi outra pessoa dizer que o MP3 320k tem diferenças inaudíveis para o CD. Pode ser que ele tenha usado um equipamento de áudio mais sofisticado. Não sei. Mas depois de ver as formas de onda fico inclinado a acreditar neste segundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença é enorme, ultimamente tenho feito diversos testes no residencial...

Cara ouvi um vinil e depois o CD e a diferença foi mais brutal do que do CD para a MP3 ultimamente tenho baixado os arquivos em Flac e Wav para ficar pareado com a qualidade do disco...

Eu sempre adquiri os discos originais... e acredite até as versões do disco a qualidade muda!

Acabei de comprar um disco remaster do simple minds pra comparar a diferença na gravação...

Eu já tenho o original, posteriormente eu vou pegar o vinil... Pra poder mostrar a diferença entre as 3 mídias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo André,

A gente tem que ouvir para chegar à conclusão sobre as diferenças. Um amigo meu havia dito que fez um teste com MP3 320kbps vs CD e falou que as diferenças eram notáveis. Mas para entender como podem haver tais diferenças é preciso investigar e para isso olhar as formas de onda resultantes e o espectro oferece uma idéia do que está acontecendo. Pois afinal o conteúdo do áudio está em um arquivo digital.

Eu tinha como certo que seriam significativas as diferenças com base no que ele disse, mas após olhar estes gráficos mudei de ideia. O MP3 320kbps exibe uma forma de onda extremamente parecida com o sinal WAV original. O que me leva a crer que as diferenças que ele ouviu podem ser resultado do processamento interno do player usado. Pode ser o algoritmo de decodificação CODEC interno que refez a forma de onda de uma maneira aproximada, mas sem a mesma exatidão. Talvez o player use um processamento para o CD e outro para o formato digital. Não saberia dizer. Ou talvez o circuito use diferentes clocks para o processamento o que poderia acrescentar jitter pasmafaute

Mas também já ouvi outra pessoa dizer que o MP3 320k tem diferenças inaudíveis para o CD. Pode ser que ele tenha usado um equipamento de áudio mais sofisticado. Não sei. Mas depois de ver as formas de onda fico inclinado a acreditar neste segundo.

 

Acho que toda esta diferença é significativa qdo vc ouve em casa com o carro estacionado (ou em seu home), agora ouvindo dirigindo, com barulho externo, trânsito, preocupação com assaltos, malucos te fechando, ou vc simplesmente apreciando a vista, um MP3 bom e gravado de uma boa fonte, é mais que suficiente, pq onde existe essas diferenças nos sinais com tudo isso vc nem irá perceber.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que toda esta diferença é significativa qdo vc ouve em casa com o carro estacionado (ou em seu home), agora ouvindo dirigindo, com barulho externo, trânsito, preocupação com assaltos, malucos te fechando, ou vc simplesmente apreciando a vista, um MP3 bom e gravado de uma boa fonte, é mais que suficiente, pq onde existe essas diferenças nos sinais com tudo isso vc nem irá perceber.

 

:+1:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só de fugir das distorções dos arquivos ripados do youtube, seus equipamentos já agradecem. Tem pessoas que não notam mesmo, e algumas músicas cd, flac e mp3 são imperceptíveis, ainda mais se você acostumou ouvir tal música com baixa qualidade, os ouvidos só notam quando há mudança no "padrão",

 

então graficamente falando, as diferenças de wav, flac e mp3 320 não vão ser muito assustadoras nos gráficos. Mas quem é acostumado com um um bom som, e ainda tem os ouvidos funcionando bem, com certeza nota.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então graficamente falando, as diferenças de wav, flac e mp3 320 não vão ser muito assustadoras nos gráficos. Mas quem é acostumado com um um bom som, e ainda tem os ouvidos funcionando bem, com certeza nota.

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que toda esta diferença é significativa qdo vc ouve em casa com o carro estacionado (ou em seu home), agora ouvindo dirigindo, com barulho externo, trânsito, preocupação com assaltos, malucos te fechando, ou vc simplesmente apreciando a vista, um MP3 bom e gravado de uma boa fonte, é mais que suficiente, pq onde existe essas diferenças nos sinais com tudo isso vc nem irá perceber.

 

Concordo com vc em partes. Mas não acredito que quem pague em torno de R$15000,00 por um kit, que não é o meu caso. Queira usar mp3 ou outros arquivos compactados no carro!

Editado por Juniorpth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Concordo com vc em partes. Mas não acredito que quem pague em torno de R$15000,00 por um kit, que não é o meu caso. Queira usar mp3 ou outros arquivos compactados no carro!

 

Ah, eu tive set de mais de 15 mil no carro, e na maioria do tempo ouvia mp320 k e nao me preocupava com isso, só ouvia os cds originais qdo era um domigao da vida, onde o transito é mais tranquilo.

 

Hoje uso um kit DLS iridium e continuo ouvindo muito mp3 rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E sim, sinto diferença, mas nao incomoda no meu trajeto de 20 minutos pro trabalho. Rsrs

 

Agora pra pegar uma estrada, ai é legal uma musica mais bem gravada, pois em uma estrada sem transito, da pra vc desfrutar da qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, eu tive set de mais de 15 mil no carro, e na maioria do tempo ouvia mp320 k e nao me preocupava com isso, só ouvia os cds originais qdo era um domigao da vida, onde o transito é mais tranquilo.

 

Hoje uso um kit DLS iridium e continuo ouvindo muito mp3 rsrs

 

Não me leve à mal, mas são casos raros! ( exceção).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me leve à mal, mas são casos raros! ( exceção).

 

 

Raro nada, qdo vc esta parado, vc ouve musica de referencia, pra uvir os passos do cantor, o respiro do cara da terceira fileira, etc, mas no transito, vc mal consegue prestar atenção em qual musica esta tocando, imagina sentir muita diferença de um mp3 pra um cd original. eu falo que a grande maioria é assim como eu.

 

Agora qdo vc sai de noite, com a gata, sonzinho rolando, ai sim da pra curtir um cd bem gravado e prestar atenção, ou na estrada, etc. Mas no dia a dia uma mp3 320k gravada de uma boa fonte, ta mais que bom. até pq no meu set (e no da maioria dos entusiastas daqui) uma mp3 320k bem gravada vai tocar melhor que 99% dos sons dos outros carros que estão ao meu redor se estiverem tocando cd original no som original dos carros. rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não me leve à mal, mas são casos raros! ( exceção).

Meu set não é multi milionário, mas tbm não está para tão básico, e sinto a diferença entre as mídias. Mas realmente, no trânsito ou com giro alto, não há pureza que permaneça intacta. Um mp3 320kbps bem gravado supre as necessidades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...