Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diego.twim

Sistema Portatil

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Faz um bom tempo que parei de me aventurar com som, sempre segui a linha DIY no automotivo, começando com 2 subs de 12 e cornetas (argh) no carro, passei para um uxp e kit duas vias, fui pro SPL com 4 pioneer e Banda 2500 com bateria de caminhão e tudo mais, parti para uma tentativa de subgrave, com dois fosgate P1 de 15" em um fosgate 500M, kit duas vias bravox e fosgate 100dsm no estereo, sinceramente foi o que mais me agradou, tremia o parabrisa, quebrou a trava do porta malas, dava coceira na garganta, e tinha um som bem agradavel ao meu ponto de vista. Vendi os subs, hj só fico com um lightning audio VC² 12", 500m, caixa bem estreita para aproveitar o porta malas. E faz uns 2 anos que não mexo com mais nada na area.

Foi então que agora, na festa junina, eu fiz um som para a chacara dos meus pais, com duas caixas com um par de 6x9 em cada, dutada com uns 35 litros pra cada par. Tocam razoavelmente bem e cumprem seu papel (animar uma festa ou um churrasco em uma area grande). A caixa tem um grave e um resultado alem do esperado. E então um primo me pediu para eu fazer uma caixa para ele levar as lugares, algo no estilo das lenoxx, com um pouco de qualidade e força!

 

Então, vamos ao que interessa (lembrando que o orçamento não pode ser exorbitante e a caixa tem que ser transportavel por um adolescente!)

 

A ideia é um subwoofer leve, de 10" ou 12" e uns 150~200w, mais dois alto falantes de 6" e um ou dois tweeters de 2", segue a lista dos falantes que andei pesquisando:

 

Tweeter: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724118012-par-de-tweeter-2-poleg-eastech-8-ohms-75-watts-rms-cada-_JM

Full: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711149088-02-pcs-alto-falante-6-pol-240-watts-rms-4r-full-range-susp-_JM

Subwoofer: Pensei em algo automotivo, bravox premium, bomber upgrade, etc..

 

Outra parte do problema é como alimentar tudo isso, pensei em usar modulo automotivo com fonte de pc e cross passivo, pensei em usar aqueles amplificadores de placa para montar com fonte ja que vendem no ml, etc.. Quero sugestões e ajuda nessa parte, que á que eu mais fico na duvida.

 

Então é isso, quero sugestões e ajuda para fazer tudo funcionar e ficar bom, apos os equipamentos definidos, eu entro na parte da caixa e vou postando o andar do projeto aqui. Obrigado a todos e desculpem pelo texto gigantesco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não monta uma ou duas caixas com woofer de 8pol + Tweeter ou drive ti??? Fonte usa uma CFTV de 30A e um sd250.2 ou algo do gênero.

 

Seja feliz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou montando um projeto parecido !

 

 

Player : placa bluetooth http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702052586-placa-mp3-player-p-caixa-ativa-usb-ssd-bluetooth-bt-fm-aux-_JM

 

02 woofer 8" spyder trio

01 d220ti

 

fonte cftv 30a

amps:

sd 400.1d + sd250.2 ou dat 4100 ( ambos tenho)

 

espero q fique bom, segue o projeto da cx: http://sombox.com.br/caixas-de-som/projeto-line-array-com-2-vias-com-2-alto-falantes-de-8-polegas-e-um-driver-de-1-polegada/

 

Talvez até o fds esteja pronta, porem falta chegar a ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha ideia inicial era usar um 12pw5 e D220ti com guia de onda retangular, cross passivo e decidir sobre o modulo/fonte, igual pretendo montar pra churrasqueira de casa, mas o custo fica um pouco acima do que ele pretende gastar. Qual woofer de 8" teria um bom grave, que não fique tão seco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh se eh pra churrascos.. indicaria um bom woofer de medio grave ou dois de 8 + 1 driver TI.. ou ate apenas um super tweeter!

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

D220Ti => 116,00

=> http://produto.mercadolivre.com.br/...ms-selenium-titanium-p-corneta-jarrao-som-_JM

 

D-700 ( 1 ou 2 ohms).....................................R$325,00

750w - 2 ohms

450w - 4 ohms

 

http://autoforum.com.br/topic/200177-vendo-modulos-digitais-dad-surpreenda-se/

 

Futuramente poderia colocar até 02 woofer no mesmo amplificador. Bastaria colocar mais um divisor.

 

Divisor 2 vias personalizado R$ 75,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706769733-divisor-frequencia-crossover-2-vias-p-woofer-e-driver-ti-_JM

Obs: Esse podemos solicitar os cortes de acordo com o nosso gosto

 

 

PV Audio 15" - R$ 170,00

http://www.autopartsonline.com.br/alto-falantes/subwoofer-e-woofer-15-polegadas/woofer-15-pv-audio-pv15w750-750w-rms-4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso ai, o ideal seria mesmo um sub d 12 ou 15 d ate uns 200 ..250rms mais uma Ti...

com um modulo de ate 400rms, ai vc consegue usar um fonte cftv de 30A....ja daria um som legal e com qualidade...quanto maior o falant aí, melhor e mais alcance terá o grave...

No lugar desse ampli citado, compraria um sd250.1 e um sd250.2

daria pouco mais o valor e rende mais, com opção de Ups futuros...

 

 

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo parecido! Ia montar um som no quarto mas desisti, peguei a caixa com o.sub de 10 250 rms, pendi na propria caixa um audiophonic de 400rms, uma fonte cfrv de 30a 12.8v e vou fazer nas laterais caixas para falantes de 6 e colocar na parte de cima um player! Devo terminar essa semana, falta só montar as caixinhas dos falantes de 6!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei hoje a minha gambiarra aqui, descobri que 2 saidas do módulo estavam ruins então deixei ele só para o sub e liguei os 2 falantes direto no player! Vou te falar uma.coisa, ficou muito melhor do que eu esperava o som! Esta feio de ver pois ainda esta com os fios pendurados e preciso acertar tudo, mas ficou realmente muito bom o som da caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Liguei hoje a minha gambiarra aqui, descobri que 2 saidas do módulo estavam ruins então deixei ele só para o sub e liguei os 2 falantes direto no player! Vou te falar uma.coisa, ficou muito melhor do que eu esperava o som! Esta feio de ver pois ainda esta com os fios pendurados e preciso acertar tudo, mas ficou realmente muito bom o som da caixa!

cara p um som residencia, os 20...30rms do rádio ja são mais q suficientes, ambiente fechado muda muiito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana, posta uns videos depois para a gnt, ou faz um topico.

 

Voltando ao projeto. Andei pensando bastante, dinheiro é um fator importante no projeto e não pretende fazer upgrades, ou seja, é algo que vai ficar assim e pronto. Ele pretende usar dentro de casa tambem e como eu disse, talvez levar para alguns lugares.

Estou bastante na duvida sobre um woofer de 12 e corneta, quais opções eu tenho que seja barato e bom? Ou sub de 10" (talvez uma caixa mais compacta) e full range mais tweeter (estou pesquisando varias opções!). Me falaram sobre o woofer de 8", mas minha duvida ainda é sobre a resposta desses alto falantes (nunca mexi com trio, apesar de entender um pouco sobre os parametros, construção de caixas e etc..).

 

Enfim, outra parte do projeto que esta definida: Vou usar um "player" que sugeriram aqui no topico, uma entrada USB, cartão e bluetooth e saida RCA, um painelzinho bem simples, mas que ja cumpre a função. O amplificador vai ser um DIY com 200w (tem em 4 e 8ohms) e pre amp (com volume e equalizador de grave medio e agudo) e fonte ja nele, é até simples de se montar, ja vem com os componentes, preciso definir os alto falantes para ja comprar o amplificador e montar.

 

Se puderem me ajudar, pois pretendo comprar os equipamentos amanhã. Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha ideia de caixa seria essa, no caso, um sub de 10", 2 full de 4" e 2 tweeter 1". O volume do sub ficou em 27L, será dutada, o volume dos full ficou em quase 7L, mas posso diminuir ou aumetar mudando aquela divisoria, comforme sugestões e analise, e naquela parte de tras ficara o amplificador (super compacto) trafo e cross passivo. MDF de 15mm.

 

Por enquanto acho que essa ideia é a que mais me agrada, colocaria uma alça em cima para transporte e cantoneiras de borracha ai eu posso revestir, pintar, etc..

 

9zARccE.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara p um som residencia, os 20...30rms do rádio ja são mais q suficientes, ambiente fechado muda muiito...

verdade, o player que estou usando é um sony simples daqueles xplode antigos e manda 25 rms e os falantes são uns sony antigos também e acho qie casaram muito bem, depois mando video e fotos deles tocando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra te dar ideia, esse é meu sonzinho, montei reaproveitando o que tinha guardado aqui, só precisei fazer a caixa de cima, por isso acabou ficando diferente:

 

 

QAQmeoK.jpg

 

O fio branco entrando no duto é a extensão da fonte, enrolo e jogo ali dentro.

 

10pw3

ST200 e D200 cortadas com capacitor mesmo.

SD250.2

Player Pioneer

 

Alimento com uma fonte de PC e segura de boa se colocar o HPF em pelo menos 63Hz. E quando vou escutar com volume baixo dentro de casa, deixo sem corte.

 

E faz muito barulho, já animou festinha com muita gente, só colocar em cima de uma mesa e ligar na tomada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é exatamente essa, você não faz corte no woofer? Toca tudo em bridge? Quero algo versátil, que de pra escutar em casa e pra fazer um som ambiente em um churrasco pra alguns amigos..

Apareceu um corzus num preço vem atraente aqui, pela descrição parece o sd250, fonte pode ser aquelas de 30a q vende no ml, sai 50 pila. To em duvida entre a residencial ou o corzus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é exatamente essa, você não faz corte no woofer? Toca tudo em bridge? Quero algo versátil, que de pra escutar em casa e pra fazer um som ambiente em um churrasco pra alguns amigos..

Apareceu um corzus num preço vem atraente aqui, pela descrição parece o sd250, fonte pode ser aquelas de 30a q vende no ml, sai 50 pila. To em duvida entre a residencial ou o corzus.

 

O corte faço pelo player, geralmente uso em 63Hz pra escutar em volume mediano, quando aumento ate o limite subo para 80Hz pra não desarmar a fonte nem forçar o 10pw3.

 

Liguei o driver e o tweeter cada um em um canal e o woofer em bridge, fazendo um tri-mode.

 

Quando montei ia usar fonte de cftv 30A, mas achei essa de PC na sucata e fiz com ela mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uma ideia de um bom corte fixo pra esse woofer trabalhar sempre, aplicando no maximo uns 250rms? Eu não pretendo usar um player por questão de custos, vai ser ligado direto no celular e em uma placa que faz a leitura de pen drive e cartão de memoria e volume vou usar um potenciometro (no caso de usar modulo automotivo).

 

placa-mp3-player-para-caixas-ativas-usb-ssd-mmc-radio-fm-bluetooth-controle-remoto-72145.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando montei a primeira vez, usei um player sem HPF, e estava cogitando usar algo parecido com isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717270794-crossover-passivo-3-vias-100w350w-8-ohms-_JM

 

Eu tinha os esquemas de como fazer em casa usando os componentes, mas acabei perdendo em um HD que queimou :( , entao so coloquei os capacitores mesmo.

 

Tem que definir os equipamentos que vai usar e depois vê os cortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer o crossover não é tão difícil, tem um artigo aqui no fórum que ensina e tem ate uma tabelinha pronta já com valores de capacitores e indutores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o exemplo da caixa ai em cima é muito bom....acho q ja da pra fazzr as brincadeira tranquilo...

questao dos cortes é simples....faz um cross bandpass de 1 ordem...traduzindo: capacitor e indutor.....que vai d boa p o que vc precisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com um projeto nesse sentido também (um som portátil pra festas churrascos etc)

Mas quero fazer uma caixinha com uma certa qualidade e potencia razoavel.

Até o momento pensei nisso:

Player com 2 pares de rca (pra controlar os coaxiais e sub separados)

2 pares de coaxial (talves audiophonic)

Sub de 8'' (provavelmente Questo)

Modulo (ainda na duvida)

Fonte (ainda na duvida também)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra churrasco, que geralmente é em lugar aberto não tem muito sentido usar subwoofer.

 

Alem disso o as batidas do sub acabam incomodando o pessoal que quer conversar.

 

Acho que um bom kit 2 vias seria o suficiente e sairia bem mais barato e seria fácil alimentar.

Editado por Melamante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra churrasco, que geralmente é em lugar aberto não tem muito sentido usar subwoofer.

 

Alem disso o as batidas do sub acabam incomodando o pessoal que quer conversar.

 

Acho que um bom kit 2 vias seria o suficiente e sairia bem mais barato e seria fácil alimentar.

 

Já tenho uma caixinha portátil com kit 2 vias. Mas pra ocasiões com mais de 15 pessoas não dá. falta potencia.

Vi que existe uma fonte da CFTV de 50a, creio que servirá perfeitamente no meu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bacana colocar um sub pra fazer um corte mais alto e aplicar mais potencia nos alto falantes de media. Quanto ao sub incomodar, da pra atenuar, mas muito grave incomoda mesmo e eu fiz dois na chácara, agr terei de fazer uma pra piscina, pq tem q erguer muito na varanda pra ouvir de la, que é do lado. Terminando esse projetinho, vou fazer uma caixa ativa top pra por la e faço um tópico novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...