Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
profyler

Ajuda - Sub batendo quando som é ligado !

Recommended Posts

Olá pessoal, Sempre li no forum, mas dessa vez me registrei para tirar um duvida que esta me tirando do serio.

 

Recentemente instalei um som no meu Peugeot 208. Fiquei contente com a qualidade sonora mas um problema esta me irritando profundamente.

Toda vez que eu ligo o som escuto um “tum” (batida) do subwoofer. O mesmo tambem acontece nas caixas laterias mas menos forte obviamente. O Tum vem logo quando os módulos são ligado (luzinha do modulo acende). Parece que o acionamento dele causa isso.

O problema é que todo o equipamento é o mesmo dos meus carros anteriores (tirando o player). Eu só fui passando ele de carro pra carro quando trocava de carro e NUNCA deu esse “tum” forte.

Quem instalou meu som usou cabos RCA Bons, os cabos dos falantes também são bons, eu duvido que seja isso. Eu duvido que seja qualidade de cabo. Os módulos também estão muito bem aterrados. O ganho tambem nao esta alto.

O modulo do sub é um corzus PWR802 ligado em um Bomber upgrade (em uma bobina só) e dos stereos um corzus hf404.

A central multimídia é uma aikon s100 feita para o Peugeot 208 e possui um Rca para Sub + um par de Rca que estão para as laterais. Esses RCAs saem do conector especial (não estão acoplados no próprio player como nos cd players comuns e por isso não os aterrei)

A única coisa que achei estranho da instalação é que o instalador disse que não tem fio remote nesse aparelho, mas vendo com o fabricante, o fio a ser acoplado nos amps é o AMP-C, porem nao lembro se ele conectou neles, imagino que sim pois os amps apenas ligam apos o ligamento da central. (o carro tem conector cambus)

 

Enfim, gostaria de uma luz do pessoal pra saber o que perguntar e falar pro técnico de som, pois estou pensando em ir em uma segunda loja de som pra ver se o primeiro não fez alguma cagada, mesmo sendo uma pessoa com bastante experiência na verdade.

Pode ser característica da central?? Duvido, pois um amigo com a mesma central disse que o sub e caixas ficam em silencio quando liga

Sei que ruído é uma coisa difícil de decifrar porem já olhei diversas coisas no forum e na internet e não consigo decifrar junto com o instalador do som.

Fiquei dois dias lendo o fórum, mas não achei o que poderia ser fora o que eu ja revisei....

 

PS: quando aumento/diminuo o ganho do sub, o “TUM” fica mais forte/baixo, porém não da pra deixar no zero senão também não toca quase nada.

Quem puder dar mais dicas eu agradeço, esse barulho me tira do sério, mesmo não sendo uma coisa de outro mundo...

Eu filmei ate para quem quer ver (se escuta melhor com fone de ouvido,a contece nos primeiro dois segundos): https://youtu.be/Fa6djRxZ4yA

 

Deculpem ai, o texto ficou grande mesmo,rs

Obrigado pessoal!

Editado por profyler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To com uma coisa na cabeça:

 

Quando ligo o carro ou viro a chave na bateria o modulo liga e o som liga tambem. Porem se eu desligo o som (com o carro ligado ou na bat), o modulo nao desliga.

Ou seja, estou com a impressao que o tecnico nao conectou o cabo remoto (que nesse player se chama AMP-C de cor laranja) nos modulos. Eu lembro do tecnico ter falado que nao tem cabo remoto nesse player e talvez ele nao sabia que esse cabo se chama amp-c.

To começando a achar que tem algo a ver...ainda mais que na configurações do player esta com a configuração:

Amplificador: interno.

Se eu mudo pra externo, o som nao toca.

 

Segunda vou la e ver se ele ligou os modulos no amp-c, pois imagino eu quem deve controlar se o o modulo liga ou nao é o player e nao o carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição ele não usou remote, usou um pós chave comum.

Sobre o tum, geralmente é aterramento do rca. Mas pelo q entendi vc usa um conversor.

 

Tenta ver o problema do remote antes, talvez seja pelo amp ligar antes da central.

 

Edit: teste simples, desliga o remote no amp, aguarde alguns segundos e ligue novamente. O tum devera sumir se for o problema q eu citei.

Editado por cjainf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição ele não usou remote, usou um pós chave comum.

Sobre o tum, geralmente é aterramento do rca. Mas pelo q entendi vc usa um conversor.

 

Tenta ver o problema do remote antes, talvez seja pelo amp ligar antes da central.

 

Edit: teste simples, desliga o remote no amp, aguarde alguns segundos e ligue novamente. O tum devera sumir se for o problema q eu citei.

 

Obrigado pela resposta. Eu nao vou aceitar a resposta de que é normal, porque sei que nao é.Vamos lá:Passei no tecnico agora e ele falou que ligou no ANT-C (antena) e nao no AMP-C (modulos), porem disse que testou e viu que era a mesma coisa (testou o tempo de desligar tambem).De qualquer maneira vou la atarde e mandar instalar no AMP-C pois esse é o correto nao importa se funciona em outro cabo ou nao...Os Amps ligam enqanto a Central esta ligando, voce quer dizer para desligar o remote nos amps eqnuanto o som ta ligado pra ver se o tum sai? posso fazer esse teste...e caso seja isso talvez um temporizador ajude, correto?

Editado por profyler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando a saga:

 

Se arrependimento matasse... o tecnico ligou realmente no fiu azul (que é a antena, e realmente o azul costuma ser o remote), porem devia ter ligado no marron especifico para o amp (amp-c). Mandei ele prestar mais atenção quando pegar algo mais fora do comum. Nao economizem na instalação. O fio azul ANt-c tinha o delay...

 

ENfim, isso significou que a agora o amp desliga junto com o som. O TUM ainda esta la porem como é desligado com a musica, ficou muito menos irritante do que um silencio seguido de um TUM do nada.

 

Para ligar tive a impressão que diminuiu também, porem ainda continua la. ´

To começando a desconfiar que a central que manda esse sinal aos amps quando inicia por algum motivo, mas nao posso dar certeza, ainda mais que no forum da central, ninguem cita esse problema/TUM

Eu poderia ligar um rele ou colocar os amps no pos chave pra ligar e desligar imediatamente quando girando a chave, porem meu tecnico falou que poderia ser arriscado e realmente nao sei se quero mexer tanto assim na eletrica de um carro frances ainda em garantia.

Se o tum acontecesse na hora que a musica sai dos falantes eu taria bem feliz, pois isso deixaria ele quase imperceptivel.

Mas agora ja to uns 70% satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...