Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

Iniciante, a resposta da sua DÚVIDA está aqui!

Recommended Posts

Galera ,

 

Por um forum melhor e menos poluído de tantas dúvidas , as quais PODEM ser sanadas lendo os artigos e outras partes interessantes.

 

INSTALAÇÕES 01 : http://autosom.net/instala.asp

 

INSTALAÇÕES 02 : http://autosom.net/instala2.asp

 

ARTIGOS AUTOSOM: http://autosom.net/artigos.asp

 

Autosom HOT-TOPICS : http://autoforum.com...hp?showforum=16

 

Vai encontrar praticamente TUDO que necessita , caso não encontre ainda ,

 

Faça uma busca no forum por meio da pesquisa Google customizada no alto da página à direita 6444138897_5e710b2703.jpg

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR BUSCA GOOGLE CUSTOMIZADA AUTOSOM

 

É muito mais rápido do que criar tópico e tem grande riqueza em material informativo e interessante no forum.

 

Bom proveito ! smile.gif

 

 

Obrigado e abraço :legal:

 

Creditos para o Rick demolidor

 

abraços

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, acompanho o Cifra Club no youtube, achei legal o vídeo e resolvi postar.

 

Àqueles que estão iniciando e não entendem algumas terminologias utilizadas, dentre outras coisas, podem aprender aqui.

 

Primeiro vídeo - História..

 

http://www.youtube.com/watch?v=TMWOYQ5PD6M

 

Glossário..

 

http://www.youtube.com/watch?v=FVA58c81EXU&feature=uploademail

 

Saúde auditiva..

 

http://www.youtube.com/watch?v=qB_9glvwi-k&feature=uploademail

 

O som..

 

http://www.youtube.com/watch?v=Sn8dN5C187w&feature=uploademail

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pesquisa do fórum não está muito boa, então, caso queiram REALMENTE contribuir para o bom andamento do fórum, aprenda a pesquisar corretamente:

 

Abra o google:

 

http://www.google.com.br

 

E digite site:autoforum.com.br o que você quer buscar

 

Pronto, sua pesquisa se resumirá ao autoforum.

 

"Ah, mas eu pesquisei e não encontrei nada sobre se o Pioneer 308 toca bem em caixa de 37,5L, sío em caixa de 35L".

 

Gaste um pouco mais do seu tempo e leia os tópicos sobre as caixas do referido produto. Digite site:autoforum.com.br caixa pioneer 308 e LEIA tudo o que está sendo falado.

 

Faça sempre pesquisas não tão específicas, e aproveite a oportunidade para APRENDER, não apenas pra querer a resposta da sua dúvida mastigadinha.

 

O fórum agradece.

 

 

 

=-=-=-=-=-=-=-

 

Novo link para a busca personalizada, basta clicar e pesquisar

 

http://www.google.co...earch_in=forums

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, aqui vai um apanhado de dicas pra quem tá começando a montar um trio no carro!

 

 

1) Defina o que pretende do som!

 

-abafar os outros?

 

-fazer o máximo de barulho possível?

 

-graves pra tremer tudo ao redor?

 

-um som com o máximo de qualidade possível?

 

-um som bacana e barato pra tocar na chácara?

 

-um som forte sem gastar muito?

 

-um som que pode ser "upgradeável" com o tempo?

 

...tendo a resposta (ou as respostas) em mente, vamos pro próximo passo!

 

 

 

 

 

2) Defina o quanto de espaço tens disponível!

 

-É um carro? Hatch? Sedan? Quantos litros tem disponível? Pode tirar o encosto? Tira o banco traseiro? É pickup? Reboque?

 

...sabendo essa outra resposta, próximo passo!

 

 

 

3) Defina o quanto quer/pode gastar!

 

-R$ 1.000,00?

-R$ 2.000,00?

-R$ 5.000,00?

... e um detalhe importante:

-Pretende fazer upgrades?

 

O que é um upgrade? É quando você começa comprando o que sua grana no momento dá... e com o tempo vai melhorando o som! Vai comprando as peças conforme vai sobrando grana! É o que a grande maioria faz.

 

...sabendo isso, vamos pro próximo passo!

 

 

 

 

 

4) Escolha o Tipo/Layout de trio que vai querer!

 

Lembrando: Driver de Titanium (ex.: Selenium D408ti, Eros Etd 7200, Hinor HDT 3200, dentre outras) dispensa o uso de tweeter! Como assim? Bom, elas tocam médio e agudo sozinhas!

Já os drivers Fenólicos (ex: Selenium D405, Hinor HDT 400, etc) precisa de um tweeter!

 

Então, quando eu falar em "Drivers", você considere que pode ser:

 

a) driver titanium

b) fenólico + tweeter

 

Entenderam?

 

Vamos lá... quanto ao tipo/layout:

 

 

 

-Falantes de 12' + driver...

 

..geralmente tipo como "pancadão" por não ter facilidade de responder frequências muito baixas! Se usados falantes de qualidade + drivers de qualidade, pode resultar num som de excelente custo x benefício, sem ocupar muito espaço!

 

Exemplo: Eros 312LC, Snake Esv620 ou ESX 412, Selenium 12pw5, protech trio 12' etc...

 

..e se usados falantes de alta resistência, gera altos SPLs (toca ALTO, muito alto!) mas sem boas respostas nas baixas!

 

Exemplo: Ultravox, Hardpower, etc...

 

 

 

-Falantes de 15' + driver...

 

..nesse caso, por não usar Médios Grave, o falante PRECISA ser um Full Range! O que é um Full range? Falante que toca "grave" e "voz". Fica com mais "grave" que o exemplo anterior, mas ocupa mais espaço na mala!

 

Exemplo: WPU, Over Stell, Eros 315LC (e similares), etc.

 

 

 

-Falantes de 18' + driver...

 

..nesse caso, segue o exemplo de cima! PRECISA ser um full range, e ainda: Esteja ciente de que o falante de 18" não consegue responder bem às altas frequências, mesmo "full range". Ou seja, se for investir nesse som, vá ciente disso! Como o pessoal fala: É por sua conta e risco!

 

 

-Falantes de 15' ou 18' + médio grave + driver...

 

...aqui, como costumam falar, "a coisa fica séria"! Pois abre MUITO o leque de opções, tanto no grave quanto nas demais vias. Vai depender do gosto, da finalidade e do quanto pretende gastar!

 

Pra via de graves, podes escolher algo FLAT, profissional: Eros SDS 800wrms, Snake HPX 2150 ou 2180, Selenium 15sw1p ou 18sw1p, etc...

 

...ou escolher algo "reforçado", pra maior rendimento com o custo também mais alto: Eros 2.7k, Snake HPX 6180, Selenium Tornado 4000 ou 5000, etc...

 

...vale ressaltar que, esses falantes reforçados suportam 2, 3 ou 4x mais potência que os profissionais, mas não rendem 2, 3 ou 4x mais! Infelizmente, por questões de física (nada se perde, tudo se transforma), boa parte da potência aplicada acaba virando CALOR! Ou seja, você compra um falante com 3x mais potência pra render 50% mais. Vai do gosto de cada um!

 

 

Pra via de médios, podes escolher algo FLAT: 8pw3, 10pw3, etc...

 

...ou algo "reforçado"... 10mg300, hpx 2120, etc..

 

...os falantes de marcas "profissionais" (selenium, snake, eros) inevitavelmente terão bom timbre, mesmo os mais "parrudos". Vale à pena uma pesquisada no assunto!

 

E pra via de altas, algo LEVE: d220ti (ou D200 + st200), HDT600 (ou HDI400 + HST500)....

 

...ou algo PESADO (e geralmente com mais qualidade): D408ti (ou D405 + ST400), ETD 7200, HDT 3200....

 

 

 

 

 

5) Escolha a quantidade!

 

...em muitas cidades do Brasil, a polícia tem apreendido sons automotivos! Então, de nada adianta você colocar 4x15" ou 2x18" se nunca vai conseguir usufruir do som. Única exceção é se vc possui local específico para curtir o som, tip chácaras ou locais afastados e sem residências próximas.

 

Em todos os casos, o modelo "um de cada" é sempre válido:

 

1x 12'

1x driver (lembre.. driver pode ser fenólico + tweeter)

 

ou

 

1x 15' (full)

1x driver

 

ou

 

1x 15' ou 18'

1x médio (10' ou 12')

1x driver

 

 

 

 

 

6) Escolha a amplificação..

 

...não vou entrar no mérito das marcas, pois é basicamente uma questão de gosto + bolso. Em resumo, a diferença entre os amplificadores NACIONAIS não passa de 10% em termos de sonoridade! Ou seja, não adianta ficar se coçando por causa da marca. Busque outras vantagens, tais como preços, proteções, clientes satisfeitos, pós-venda, etc...

 

Quanto à potência...

 

 

...pros drivers (ou fenólico + tweeter): O ideal é usar no máximo 1:1!

 

Ou seja, são 2 drivers de 100wrms? Usa um amp de 200wrms no máximo!

 

4 drivers de 100wrms? Um amp de 400wrms no máximo!

 

Porque isso? Porque driver não excursiona (de forma significativa), não tem ventilação na bobina tal qual subões, dentre outros fatores!

 

Posso aplicar mais potência? Claro! Mas aí é por sua conta e risco! Com o tempo, a pessoa pega "tato" e consegue até usar amps de 400wrms pra tocar um driver de 100wrms sem danifica-lo!

 

 

...pros médios: Também é aconselhado usar 1:1 ou um pouquinho mais! Sem exageros!

 

Prum 10pw3? 150wrms até uns 250wrms tá tranquilo!

Prum 10mg300? 300wrms até uns 500wrms tá tranquilo!

 

Posso usar mais? Claro, mas vai da experiência também!

 

Fora que os médios tem outro detalhe: Excursão! Sempre que toca excursionando demais (pulando muito), facilita a queima!

 

 

...pros graves: Essa é a parte mais complicada!

 

-quem nunca teve um som na vida, o ideal é usar 1:1 e respeitar o limite da distorção audível.

-quem já tá no terceiro ou quarto som, o ideal é usar algum headroom, uma FOLGA de potênia! Exemplo: 2 falantes de 800wrms com 1 amplificador de 2500wrms!

-quem já tem experiência de fato, pode usar o dobro da potência ou um pouco mais!

 

Detalhe das vias de grave: Sempre observe a excursão do falante! Ele nunca deve tocar além do x-max (veja os parametros do falante, no manual). Ou seja, se ele pular demais, pode danificar!

 

 

 

 

 

7) Baterias e fontes...

 

...o ideal e consenso da maioria, pra tocar sem "sufocos", é 100ah pra cada 1000wrms de graves! Ou seja.. um amp de 2500wrms pros graves + um de 800wrms pros médios e um de 200wrms pros drivers, podes usar 250ah de baterias totais! Se tem 5.000wrms de graves, 3.000wrms de médios e 400wrms de agudos, 500ah de baterias são suficientes!

 

Posso usar menos? Claro! Mas tem duas consequencias:

 

1) os amps não poderão render 100% do que foram programados!

2) a bateria vai descarregar rápido demais.. poucas horas tocando e lá se vai a carga pra dar a partida!

 

...vai por sua conta e risco!

 

Mas sabendo que: Quanto mais se afastar disso (100ah pra cada 1000wrms de graves), mais estará comprometendo o seu sistema!

 

Ou seja, uma bateria de 35ah pode tocar 2.000wrms de som SIM! Mas não vai fornecer 100% da carga que o amp precisa (consequentemente ele não vai render 100%).... e vai descarregar em poucos minutos!!!

 

 

***Bateria do cofre:

 

Geralmente a bateria do cofre é interligada por cabo MUITO grande (~5 metros).. ou seja, mesmo um cabo BEM dimensionado, acaba gerando perdas! O ideal é que a bateria do trio esteja NA MALA ou próximo dela!

 

 

***E baterias de AGM, Gel, Óptima, etc?

 

Bom, essas baterias são um caso à parte e depende do modelo! Já vi uma Optima (~75ah) tocar um amp de 3500wrms pros graves + 1500wrms pros médios por quase 2h sem descarregar! Aí, cada caso tem que ser analisado à parte!

 

Se a bateria for AGM comum, pode-se usar uns 75% do que usaria numa chumbo-ácido! Exemplo: 75ah pra cada 1000wrms de graves!

 

Se for bateria TOP, tipo Optima ou XS Power, pode-se usar uns 50% do que usaria! Exemplo: 50ah pra cada 1000wrms de graves!

 

 

 

***E as fontes?

 

O ideal é ter 50ah pra cada 1.000wrms de graves! Mas isso também é relativo, pois tem fontes que prometem 120ah e não fornecem nem 100ah... e outras que prometem 150ah e dão picos de 300, 330ah (uma JFA que tive). Mas a conta acima dá uma boa noção!

 

50ah pra cada 1000wrms de graves! Ou um pouco mais, caso não use baterias auxiliares ou use pouca bateria!

 

***Posso usar menos fonte que o indicado?

 

Claro! Mas quando as baterias estiverem descarregando, o rendimento do som vai cair! Ou seja, quando a fonte estiver segurando, o som não suportará tocar 100% da potência!

 

 

 

Quanto ao cabeamento, você pode encontrar a relação nos artigos: http://autoforum.com...hp?showforum=30

 

 

 

 

 

8) E a caixa?

 

A caixa, primeiro vc deve escolher o tipo (manifold, band pass, dutada, etc).

 

Se for Manifold, tente dar uma lida no assunto, pois é coisa demais pra explicar aqui de forma resumida: http://www.google.co...fold&gsc.page=1

 

Idem pras Band Pass, MTL e Afins! Só usar o link acima pra dar uma pesquisada!

 

**Se for dutada, pra 90% dos falantes atuais, temos projetos de caixa. Idem, só pesquisar no link acima!

 

Mas, pra exemplificar, segue um link bem bacana... só juntar o "som" no "sc" e abrir o link: http://www.som sc.com.br/projetos.asp

 

 

 

 

Pronto pessoal! Tá feito um resumão de como é composto um trio elétrico automotivo e suas formas de serem construídos!

 

 

 

 

Ah, um detalhe que não posso deixar passar: Como fazer upgrades?

 

À princípio é algo simples! Basta você comprar seus equipamentos de forma que você possa utiliza-los SEM precisar trocar futuramente!

 

Dando um exemplo prático:

 

Meu som vai ser composto de :

 

1 x 18"

1 x 12"

1 x driver ti 2"

 

Pra tocar eles, vou usar:

 

1 x 3000wrms

1 x 800wrms

1 x 250wrms

 

Então, o que fiz?

 

Comprei 1 x 12" e o driver, e confeccionei a caixa inteira (pra 1x18, 1x12, 1xdriver). Coloquei na caixa 1x12' + driver... mas o dinheiro já tava acabando!

 

Então comprei o SD250.2D! (que vai ser o amp do driver)

 

Por enquanto o dinheiro não sái, já fico curtindo o sonzinho! Um bridge pro médio, um canal "normal" (sem bridge) pro driver, divisor passivo (capacitor).

 

 

Futuramente, o que faço?

 

Compro o amp de 800wrms! Já coloco ele no médio, deixo o driver no SD250!

 

E o passo seguinte?

 

Compro o falante de graves! Coloco o 800wrms pra tocar ele e volto o SD250 como tava antes! Fica o 18' num amp de 800wrms, e o driver + médio no SD250! Não vai render tudo mas já toca bonito!

 

Mais pra frente, compro o amp dos graves e tá pronto o som! Entenderam?

 

Isso é upgrade! É você ir investindo aos poucos SEM desperdiçar nada! Tudo comprado já estava na lista inicial!

 

Enfim, é isso! Qualquer coisa, vou acrescentando com o tempo! :legal:

 

 

 

 

Especial agradecimentos ao blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

 

Sou novo por aqui.... não sei como tirar minha dúvida porém se puderem ajudar eu agradeço. Comprei um Mega Capacitor e liguei ele no meu carro, acontece que eu tenho uma chave liga/desliga para todo sistema da caixa de som que está na mala onde eu ligo apenas quando quero ouvir o som mais alto.

 

Minha dúvida é em relação ao mega capacitor pois quando desligo a energia da caixa corta a energia que está indo pro mega capacitor.... necessariamente precisaria carregar ele todas vez que voltar a ligar a caixa? qual esquema de ligação ideal para isso?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera é o seguinte, tenho um sonzinho no carro, que comprei de um amigo.

Amplificador STETSOM CL600 de 200w

2 SUB de 12pol. de 150w cada

1 CORNETEIRA com 4 corneta

É junto às caixas do sub tem 2 twiters, estão ligado paralelo aos sub.

Então minha pergunta é o seguinte.

Ta pra fazer ligação em bridge com esses equipamento que tenho? Sim ou não?

É como eu teria que fazer essa instalação?

É se meu módulo ele suporta esses equipamento?

Desculpa ae galera mais eu não entendo nada de som, as informações que eu passei foi meu irmão que olhou pra mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera procurei bastante e nao achei nd que sanasse minha duvida , tenho um kit 2vias bravox cs Bk nas portas da frente , estou montando uma caixa com um sub de 12" , porem nao queria que os midbass reproduzissem o o grave pq como meu carro é todo de plastico por dentro (fox G1) fica com uma vibraçao e um ruido nd agradavel , queria botar capacitores pra cortar os grave , e ficar apenas medios e agudos e sem ficar aquela gritaria , alguem ja fez algo parecido ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera procurei bastante e nao achei nd que sanasse minha duvida , tenho um kit 2vias bravox cs Bk nas portas da frente , estou montando uma caixa com um sub de 12" , porem nao queria que os midbass reproduzissem o o grave pq como meu carro é todo de plastico por dentro (fox G1) fica com uma vibraçao e um ruido nd agradavel , queria botar capacitores pra cortar os grave , e ficar apenas medios e agudos e sem ficar aquela gritaria , alguem ja fez algo parecido ??

Corte o HPF dos mids no player em 100HZ que seu problema vai ta resolvido. Mas o ideal seria vc fazer um tratamento com manta nas portas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá , estou montando som com 2 jbl 5000 de 18 graves ,2 mb 4000 12 médios , 4 médios snake 8 , 2 drivers trio , 2 tweeter st400 , minha dúvida nos cortes do crossover no caso como faço nos médios de 8 e de 12 ? Ou se alguém deixar os cortes certinhos de todo o som agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá , sou novo aqui , queria algumas informações sobre o sub Rockford fosgate 1412 , com 200 rms , no seu manual informa apenas caixa selada e nada das caixas dutadas , possuo um clio sedan e queria desfrutar o máximo . Obrigado pela atenção .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá , sou novo aqui , queria algumas informações sobre o sub Rockford fosgate 1412 , com 200 rms , no seu manual informa apenas caixa selada e nada das caixas dutadas , possuo um clio sedan e queria desfrutar o máximo . Obrigado pela atenção .

Boa tarde

 

veja se de alguma forma te ajuda: https://autoforum.com.br/topic/125111-fosgate-punch-rfp1412-caixa-a-ser-utilizada/

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo me ajudou um pouco sim , mais queria ter mais conhecimento no projeto de caixa pra por no sedan , muita gente reclama que os sedan são ruim para spl e prova o contrário .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...