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Hellmind

Limpeza corpo borboleta Honda Fit

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O carro está se comportando de maneira estranha nos últimos 6 meses. Quando o carro está frio, logo após a partida ele fica com o giro elevado por muito tempo. Quando eu peguei trânsito na serra do cafezal, que usei a primeira marcha a maior parte do tempo, na hora que eu tirava o pé do acelerador e acionava a embreagem o motor subia de giro todas as vezes. Sei que é sintoma do corpo de borboleta sujo e eu quero limpar em casa. Preciso desligar o sensor MAF para que ele não queime. Isso vai gerar código de erro na central e acender a lâmpada de injeção no painel. Agora após o procedimento, preciso levar em uma oficina para passar o scanner e apagar o código na central ou há algum procedimento simples que dê para fazer em casa?

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Ao desligar o MAF, em geral não gera código de erro algum, MAF é usado apenas para compensar a mistura. Eu mesmo nunca vi MAF provocando código de erro. Se gerar, a luz vai acender e depois apaga com alguns minutos reconectado. Pra limpar com CAR80 tem que ser cuidadoso e ter alguém pra ir bombando o acelerador, senão você não consegue limpar as partes móveis direito. Não sei como é o controle da lenta do FIT, se tem um segundo motor de passo comandando um bypass... se tiver, é bom procurar informações de como limpá-lo também.

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Mas normalmente não precisa retirar sensor nenhum pra fazer a limpeza da tbi. Usando a técnica do ADG, só borrifar car80 na tbi enquanto outro vai acelerando (caso for acelerador eletrônico).

 

No motor do fit, acredito que não tem atuador de marcha lenta.

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Mas normalmente não precisa retirar sensor nenhum pra fazer a limpeza da tbi. Usando a técnica do ADG, só borrifar car80 na tbi enquanto outro vai acelerando (caso for acelerador eletrônico).

 

No motor do fit, acredito que não tem atuador de marcha lenta.

 

MAF superaquece se não tiver fluxo de ar.

 

Já tomei um susto do ca***** testando o Fiesta com a TBI puxando ar direto. Começou uma fumaceira no MAF...

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MAF superaquece se não tiver fluxo de ar.

 

Já tomei um susto do ca***** testando o Fiesta com a TBI puxando ar direto. Começou uma fumaceira no MAF...

Certo, mas quando você ta limpando a tbi, há fluxo de ar. Ou não?

 

Caracas, nunca vi casos assim.

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Pelo que já vi no canal do ADG, gera a falha sim em alguns Hondas e só com scanner...

 

 

Viepper, fluxo de ar tem, mas não no MAF já que vc vai soltar o tubo de ar logo na borboleta, se vc inventar de jogar car 80 na outra extremidade do tubo ai vc borra tudo o MAF e danifica igual...

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Pelo que já vi no canal do ADG, gera a falha sim em alguns Hondas e só com scanner...

 

 

Viepper, fluxo de ar tem, mas não no MAF já que vc vai soltar o tubo de ar logo na borboleta, se vc inventar de jogar car 80 na outra extremidade do tubo ai vc borra tudo o MAF e danifica igual...

Perae, deixa eu ver se entendi.

 

Se eu remover o tubo de ar que fica ligado na tbi, não vai ter mais fluxo de ar no MAF, e vai danifica-lo?

 

E se eu borrifar com o tubo conectado (sem a caixa de ar), vai danificar o MAF?

 

784115.jpg

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Perae, deixa eu ver se entendi.

 

Se eu remover o tubo de ar que fica ligado na tbi, não vai ter mais fluxo de ar no MAF, e vai danifica-lo?

 

E se eu borrifar com o tubo conectado (sem a caixa de ar), vai danificar o MAF?

 

O que é o MAF? O MAF é uma resistência de aquecimento de um lado de um arame fino com um sensor de temperatura do outro lado (ou variações possíveis para o mesmo arranjo). Com o fluxo de ar, este arame perde calor e esta diferença de temperatura é lida para estimar o fluxo de ar que anda passando por ali.

 

Se não tem fluxo de ar, a peça aquece mais do que deveria. Se você joga o CAR80 nela pode não acontecer nada, pode ser que o CAR80 inflame... não sei.

 

Se você jogar o car80 pela tubulação, ele vai se espalhar pelas paredes e... você vai gastar uma lata inteira pra não limpar quase nada. Fora que vai deslocar muita sujeira da tubulação adivinha pra onde? Não vira fazer assim não.

 

Uma solução possível seria remover o MAF, ligado ao chicote, e deixá-lo na frente de um ventilador também. Ou então zerar os códigos de erro com um scanner desses de 40 reais.

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O que é o MAF? O MAF é uma resistência de aquecimento de um lado de um arame fino com um sensor de temperatura do outro lado (ou variações possíveis para o mesmo arranjo). Com o fluxo de ar, este arame perde calor e esta diferença de temperatura é lida para estimar o fluxo de ar que anda passando por ali.

 

Se não tem fluxo de ar, a peça aquece mais do que deveria. Se você joga o CAR80 nela pode não acontecer nada, pode ser que o CAR80 inflame... não sei.

 

Se você jogar o car80 pela tubulação, ele vai se espalhar pelas paredes e... você vai gastar uma lata inteira pra não limpar quase nada. Fora que vai deslocar muita sujeira da tubulação adivinha pra onde? Não vira fazer assim não.

 

Uma solução possível seria remover o MAF, ligado ao chicote, e deixá-lo na frente de um ventilador também. Ou então zerar os códigos de erro com um scanner desses de 40 reais.

Certo, nessa parte eu entendi.

 

Acontece que não entendi por que de você retirar o tubo ligado na tbi, não vai ter fluxo de ar no MAF?

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Certo, nessa parte eu entendi.

 

Acontece que não entendi por que de você retirar o tubo ligado na tbi, não vai ter fluxo de ar no MAF?

 

Se você retira o tubo da TBI, quem é que vai aspirar o ar pelo tubo? Ninguém. Então não tem fluxo.

 

E se não retirar, você não limpa nada... Tem muito cantinho no corpo da borboleta pra limpar.

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Se você retira o tubo da TBI, quem é que vai aspirar o ar pelo tubo? Ninguém. Então não tem fluxo.

 

E se não retirar, você não limpa nada... Tem muito cantinho no corpo da borboleta pra limpar.

Mas o sensor MAF fica depois da tbi, não tem "ligação" com o tubo de ar que fica antes da tbi.

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E sim, só tem como limpar borrifando diretamente na tbi. Com o tubo no lugar sem chances.

 

Eu só não entendi a necessidade de retirar o sensor MAF.

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Mas o sensor MAF fica depois da tbi, não tem "ligação" com o tubo de ar que fica antes da tbi.

 

Não sei no FIT, mas nos outros carros o MAF fica antes dela. Quem fica depois é o MAP, que mede a pressão no coletor.

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Eu prefiro desmontar tudo e limpar na bancada, assim dá pra revisar a peça e ver se tudo está funcionando. Dos poucos carros que eu tentei limpar apenas o corpo de borboleta usando o CAR80 não deram certo, no final todos tinham algum problema nos motores do atuador que só resolveu recuperando os mesmos.

Meu carro atual, Corsa C hatch 2012, teve esse problema um tempo atrás. Só resolveu quando eu desmontei toda a TBI, desmontei o motor que tem dentro e limpei-o internamente. Tive um problema igual num Gol G3 vários anos atrás, o motor do atuador estava com ferrugem, fiz o mesmo procedimento e passei o carro pra frente. Durou pelo menos 2 anos.

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Kleber, boa ideia colocar um ventilador, da pra ser um desses cooler 12v de fonte de PC jogando ar nela ligada....

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Olha o MAF do FIT aí... logo após a primeira parte do tubo que vem da caixa do filtro!

 

20130624_202138_zps70b07156.jpg

 

No Civic...

 

maxresdefault.jpg

Ta explicado kk, não sabia que o MAF no Fit ficava antes.

 

No apzão aqui (minha referência), o MAF fica depois da tbi mesmo.

Editado por Viepper

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viepper, o sensor de massa serve justamente pra ver quanto ar está sendo aspirado antes da borboleta, não faria sentido ser depois.

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Pesquisei bastante de ontem para hoje e infelizmente descobri que só dá para apagar o código de erro usando o scanner, os Hondas mais modernos usam memória não volátil na central da injeção. Mesmo que eu desligue e deixe um tempo desligada a bateria depois, o erro vai continuar na memória. Agora é arriscar fazer uma ventilação forçada no coletor quando estiver desconectado ou morrer em uma boa grana em uma oficina que tenha um bom scanner (só o da própria Honda ou os mais caros que conseguem apagar).

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Tira fora... E limpa na bancada.

 

O meu em marcha lenta ficava com a borboleta em 12,2%, após a limpeza, 11,0%, isso pq nem estava mto suja.

 

Verificado por elm27 bluetooth.

 

 

Editado por lipenur

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Eu também faria fora, não parece muito difícil tirar. É bom providenciar os O Rings pra deixar 100% na hora de fechar o coletor.

 

No Fiesta eu fazia 1x ao ano, mas lá era mais crítico, pois a lenta era comandada por um bypass com um êmbolo comandado por um motor de passo. Saporra sempre "pesava" e o carro não corrigia direito. Tinha que fazer limpeza pesada toda vez.

 

Outra coisa, já que vai por a mão na massa, veja se há indicação de troca do respiro de vapor do óleo (o famoso "anti incêndio". Ele vai pro coletor, antes da borboleta.

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O proprio ADG fala nos videos pra desconectar o MAF se for limpar no lugar, pra evitar problemas. Depois apaga o erro no scanner.

 

Inclusive o video que vi ele falando isso era em um Honda, snme.

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Cara, desmonta logo e faça a limpeza manual mesmo; ficará bem melhor.

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Amanhã se eu encontrar alguma casa de auto peças aberta, vou comprar o Car80 e enfiar a cara para tirar a TBI. Pelo o que vi no Fit Clube é necessário apenas remover 4 parafusos 10mm e 3 philips.

 

Motivo principal dos Fits serem reprovados no Controlar

 

w7h9q8.jpg

Editado por Hellmind

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