Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jasonxcb

Equivalência medio grave e drive.

Recommended Posts

Olá Galera, estou querendo dar um up no meu trio composto de

 

2 Sub bravox 12 de 350

4 d200

2 st200

Bbuster 3600 gl

Bateria 100 amp gel + a do cofre

Voltímetro banda.

 

Pretendo mudar só a parte de cima adicionando uma caixa com 2 magnum 250 de 8" e 2 drive d220 ti. Estou optando pelas ti porque não sobrou lugar onde por os Tweeter e pelos de 8" porque também minha mala só cabe eles mesmo.

 

A dúvida crucial é se os 2 magnum de 250 iram dar conta das 2 d220 ti?

 

Me quebrem essa aí por favor pois não estou conseguindo conciliar as potências.

 

Minha idéia é por no Crossover

Sub até 100, mg de 100 a 1000 e as ti de 1000 a 20k. Ou baixar mais as ti e os mg pra 800.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O manual da d220ti recomenda corte em 1500hz. Dependendo da potência aplicada dá pra baixar um pouco o corte, mas em 1000hz se for um corte de 12db acho arriscado.

 

E uma só d220ti deve dar conta, duas vai sobrar, mas vai do gosto e se futuramente quiser ampliar o set já terá driver suficiente. Basta regular o ganho no amp ou no crossover que você conseguirá equilibrar.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O manual da d220ti recomenda corte em 1500hz. Dependendo da potência aplicada dá pra baixar um pouco o corte, mas em 1000hz se for um corte de 12db acho arriscado.

 

E uma só d220ti deve dar conta, duas vai sobrar, mas vai do gosto e se futuramente quiser ampliar o set já terá driver suficiente. Basta regular o ganho no amp ou no crossover que você conseguirá equilibrar.

Obrigado por responder, então eu colocando 2 250 trio sobra do mesmo jeito neh? Só que aí eu posso aplicar um corte menor, será que o som não ficaria mais equilibrado ou daria na mesma?

 

E quanto a minha caixa, ela está sendo projetada com 2 médios grave no meio e os driver um em cada ponta, essa configuração é boa pro meu projeto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação ao corte vc tem que ver em qual faixa de frequência o médio e o driver vai bem. Em todo caso vai sobrar driver se por dois.

 

No caso vc vai manter as d200 e os st200? Ou substituir? Porque já deve estar sobrando driver e st nesse seu sistema, mesmo se colocar os médios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em relação ao corte vc tem que ver em qual faixa de frequência o médio e o driver vai bem. Em todo caso vai sobrar driver se por dois.

 

No caso vc vai manter as d200 e os st200? Ou substituir? Porque já deve estar sobrando driver e st nesse seu sistema, mesmo se colocar os médios.

 

Então os medios respondem na faixa de 80 a 2500 porém vou colocar em 100 pra não forçar muito pelo tamanho de 8", e no caso dos drivers se for a 250 trio corto em 800 ou 1000 até 4k. Se for a ti corto em 1500 como sugeriu.

A idéia é substituir as d200 e os 2 st. So irei manter são meus subs de 350 rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você acha que eu colocando apenas uma d250 trio ou d220 ti, terei o mesmo rendimento das 4 d200 e com a qualidade dos medios de 250 cada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não misture driver ti com fenolico. Compra 2 d220ti e põe pra tocar, se achar que precisa de mais compra mais do mesmo modelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não misture driver ti com fenolico. Compra 2 d220ti e põe pra tocar, se achar que precisa de mais compra mais do mesmo modelo.

 

Eu não pretendo misturar e sim substituir ou as d250 trio ou as d220ti, o Problema é que não sei se os 2 médios de 250 cada iram ser suficientes para os drivers. Entendeu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se os drivers estiverem encobrindo basta vc reduzir o ganho no amp ou crossover. Mas um só driver já é o suficiente.

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que está muito confuso.

 

O ponto fraco aí é o Sub, Melhor dizendo. O Sub tem menor SPL e qualquer que seja a opção (Stw + Fenólico ou somente Ti), vai render muito menos do que esses, portanto o suficiente para gerar o problema de Desequilíbrio que eu acho que foi isso que você quis dizer com o termo Equivalência.

 

Ajuste no ganho ou no corte não vai resolver problema.

 

A definição gira em torno da impedância desse Subs Bravox.

 

Definiremos o restante, até mesmo marca/modelo de médios e a quantidade de driver necessários, a partir dessa informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se os drivers estiverem encobrindo basta vc reduzir o ganho no amp ou crossover. Mas um só driver já é o suficiente.

 

 

Eu acho que está muito confuso.

 

O ponto fraco aí é o Sub, Melhor dizendo. O Sub tem menor SPL e qualquer que seja a opção (Stw + Fenólico ou somente Ti), vai render muito menos do que esses, portanto o suficiente para gerar o problema de Desequilíbrio que eu acho que foi isso que você quis dizer com o termo Equivalência.

 

Ajuste no ganho ou no corte não vai resolver problema.

 

A definição gira em torno da impedância desse Subs Bravox.

 

Definiremos o restante, até mesmo marca/modelo de médios e a quantidade de driver necessários, a partir dessa informação.

 

Entendi Marcelo, eu só não queira perder o volume "sonoro" que tenho nas d200. Por isso que estou mudando as cornetas diminuindo o volume físico de 4 pra 2 mais potentes e adicionando os médios para cobrir as frequências de 100 a 800.

 

F concelho obrigado por responder amigo.

Então, Meus subs bravox e de 12" 350 2 ohms cada ligado em bridge no bbuster 3600 gl, funcionando em supostos 600 rms, quanto nos 2 canais restantes estão ligados às 4 cornetas e 2 Tweeter 3 por canal numa impedância de 2.6666666. Não tenho idéia de quantos rms cada um está recebendo.

 

O meu up é justamente na parte de cima, vou continuar com os bravox que tem um grave que me agrada bastante e fazer o seguinte.

2Subs em 1 bridge de "600" rms

Na outra bridge 2 medio de 250 cada de 8ohms .

E pegar um sd 400 ou 800 para os 2 drivers e st. Ou somente drivers se eu optar pelos ti.

1 Crossover banda de 4 canais.

A Bateria já tenho uma de 100amp mais a do cofre de 65 eu acho.

E também tenho um Voltímetro e controle de longa também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espera aí. Se os subs são 02 ohms, não pode ligar na brigde do Bbuster, pois o mesmo fornece bridge de 04 ohms.

 

Ligando desse jeito o amplificador estará entrando em proteção.

 

Se for isso mesmo, é pegar um amplificador de 01 (pode ser mono) para os subs ligados em paralelo.

 

Então como está pensando em pegar outro amplificador então a dica seria para o sub, pois para os demais está resolvido com o que já tem.

 

Veja aí, depois poste o que achou.

 

A próposito, segundo testes, o Bbuster rende 400w RMs reais, o que abre um leque de opções melhor em termos de médios.

 

Ti, fica mais simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, os subs estão em série. 400 rms em cada bridge ou no geral? Ele só rende 2 isso mesmo?

 

Não sei qual seria o seu orçamento, então a sugestão de amplificador varia bastante.

 

Se escolher um amplificador para o sub um pouco mais potente, com possibilidade de trocar os falantes por mais fortes, teria um aumento de consumo.

 

Esse aumento será maior, quanto maior for a potência.

 

De qualquer forma, os Subs estão recebendo potência abaixo da nominal, o que não é recomendado.

 

Algumas possibilidades:

 

1 - Sd 800.4 para o Sub, ligando cada Sub, numa bridgde do desse Sd.

2 - Banda Ice 800 modelo 1 ohm para os subs ligados em paralelo.

3 - Banda Ice 1200 modelo 1 ohm para os subs ligados em paralelo(opção que traria uma boa reserva e possbilidade de usar outro sub mais forte).

 

 

A partir da definição da situação do sub, definiremos os demais itens.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não sei qual seria o seu orçamento, então a sugestão de amplificador varia bastante.

 

Se escolher um amplificador para o sub um pouco mais potente, com possibilidade de trocar os falantes por mais fortes, teria um aumento de consumo.

 

Esse aumento será maior, quanto maior for a potência.

 

De qualquer forma, os Subs estão recebendo potência abaixo da nominal, o que não é recomendado.

 

Algumas possibilidades:

 

1 - Sd 800.4 para o Sub, ligando cada Sub, numa bridgde do desse Sd.

2 - Banda Ice 800 modelo 1 ohm para os subs ligados em paralelo.

3 - Banda Ice 1200 modelo 1 ohm para os subs ligados em paralelo(opção que traria uma boa reserva e possbilidade de usar outro sub mais forte).

 

 

A partir da definição da situação do sub, definiremos os demais itens.

 

Entendi, então quer dizer que ao invés de eu arrumar um módulo para os drivers e st e melhor eu comprar um para os Subs e deixar o bb para médios e st?

Não tinha pensado nessa alternativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, é muito melhor e é a solução pois seu amplificador não é adequado para os seus Subs de 02 ohms, seja de qual forma forem ligados.

 

Se o seu som é intermediário, ou seja, não muito pesado, esse Bb aí a meu ver é suficiente para os médios e Driver Ti (médios e Stw é mais complicado, pois não é todo médio que sobe tanto, que dispense a faixa coberta pelos fenólicos, MAS boa parte dos médios, sobe o bastante para ser usado com Ti, principalmente os de 2" que descem mais e promovem mais qualidade).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim, é muito melhor e é a solução pois seu amplificador não é adequado para os seus Subs de 02 ohms, seja de qual forma forem ligados.

 

Se o seu som é intermediário, ou seja, não muito pesado, esse Bb aí a meu ver é suficiente para os médios e Driver Ti (médios e Stw é mais complicado, pois não é todo médio que sobe tanto, que dispense a faixa coberta pelos fenólicos, MAS boa parte dos médios, sobe o bastante para ser usado com Ti, principalmente os de 2" que descem mais e promovem mais qualidade).

 

Cara você salvou meu projeto, eu achando que os meus Subs já eram fortes o suficiente para 350 rms, quer dizer que ainda pedem render quase que o dobro com outro modulo?

Eu poderia pegar um sd 1200 ou ts 1200 2 ohms 4 canais e ligar cada Sub em um canal assim deixando meu projeto aberto a modificações no caso de eu querer por um woofer no lugar dos Subs, pois woofer só tem de 4 e 8 ohms. O Sub não tocaria no máximo porém iram trabalhar com 300 rms reais. Certo?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pegando um pouco do começo: a proporção ideal é:

 

1 driver (fenólico+tw ou titanio) pra cada 2 médios pra cada 4 graves!

 

Se for grave parrudo, profissional (eros SDS, selenium SW1P, over sub 800) pode ser 1 driver pra 2 médios pra 2 graves!

 

Qualquer coisa fora disso, ou fica destoado (sobrando algo) ou é desperdício de grana!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é termos sempre uma reserva de potência.

 

Isso implica ajustes bem feitos, projeto de caixa coerente, bom oferecimento de corrente, etc.

 

Quanto ao amplificador que você falou (não me ative a marca ou modelo), mas é certo que este deve oferecer no mínimo acima dos 350 a 400w a 2 ohms e não será fácil, ainda mais de 04 canais.

 

Pois é. Woofer só tem modelos de 4 ou 8 ohms e nesse caso, deve escolher um amplificador potente para isso, mas como os seus subs hoje tem 2 ohms, você pode ligá-los em série e irá obter esses mesmo 4 ohms. Dessa forma continuo insistindo no amplificador para sub, que futuramente poderá ser usado para woofer.

 

A configuração ideal desse amplificador, poderia fornecer algo em torno de 1400w RMS a 4 ohms e se for um modelo de 2 ohms, poderá ser bem mais forte.

 

Algo nesse patamar seria o Banda Ice 2500, com ganho bem ajustado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pegando um pouco do começo: a proporção ideal é:

 

1 driver (fenólico+tw ou titanio) pra cada 2 médios pra cada 4 graves!

 

Se for grave parrudo, profissional (eros SDS, selenium SW1P, over sub 800) pode ser 1 driver pra 2 médios pra 2 graves!

 

Qualquer coisa fora disso, ou fica destoado (sobrando algo) ou é desperdício de grana!

 

Era desses parâmetros que me referia no começo mesmo. Essas proporções que eu não tinha idéia porque esmagadora porcentagem de trios que vejo são compostos por 4 drive 2 st e 2 Sub ou woofer. Esse lance de por medio grave eu só via em sets de 5 mil pra cima que aí eram 2 woofer de 18 4 d405 4 st 450 4 medios e o resto todo. Porém para trios médios/básico "de churrasco" eu não tinha visto. Meu som é humilde porém é meu primeiro e construí com muito esforço e dias de leituras em fóruns. Rs Agradeço de coração..

Eu pensei em desenhar uma caixa para 1 drive de 2" ti(ou fenolico +st) tipo d405 ou d305 ou aquelas ti da hinor ou oversound. com 2 mg de 250 mesmo e deixar o drive com pouco ganho, porém fiquei com medo de por somente um drive e som ficar um pouco artificial sem pressão como carro da pamonha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O ideal é termos sempre uma reserva de potência.

 

Isso implica ajustes bem feitos, projeto de caixa coerente, bom oferecimento de corrente, etc.

 

Quanto ao amplificador que você falou (não me ative a marca ou modelo), mas é certo que este deve oferecer no mínimo acima dos 350 a 400w a 2 ohms e não será fácil, ainda mais de 04 canais.

 

Pois é. Woofer só tem modelos de 4 ou 8 ohms e nesse caso, deve escolher um amplificador potente para isso, mas como os seus subs hoje tem 2 ohms, você pode ligá-los em série e irá obter esses mesmo 4 ohms. Dessa forma continuo insistindo no amplificador para sub, que futuramente poderá ser usado para woofer.

 

A configuração ideal desse amplificador, poderia fornecer algo em torno de 1400w RMS a 4 ohms e se for um modelo de 2 ohms, poderá ser bem mais forte.

 

Algo nesse patamar seria o Banda Ice 2500, com ganho bem ajustado.

 

Saquei a jogada com esse modulo porém não seria potência demais para um total de 700 rms de grave ou no caso do woofer seria 800 rms e esse monstro querendo estuprar os bichinhos com 1 400rms no primeiro caso é 2500 rms no segundo ? RS

 

Os módulos que me referia era o taramps 1200e o soundigital 1200 também. Ambos digitais. Porém achei na faixa de 500 reais os modelos de 1 canal 2 ohms eles me dariam 600 rms a 4 e 1200 em 2. Esses 1200 seriam interessantes para os woofer.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha caixa projetei para 2 médios e 2 driver foi oque deu, as especificações dacaixa eu peguei do mg 208 da eros sendo que essa medida é para sintonizar a caixa em 80 hz, só que pela simulação que tentei fazer no winisd com essa litragem os magnum de 250 rms pegaram a frequência de 100 hz que é a frequência que iram atuar na Prática. EoUe3U2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao amplificador veja aí qual o melhor. Já está em condições de decidir sozinho, rs rs já que tem os conceitos em mente, rs rs

 

Quanto aos driver no centro, isso vai depender muito das cornetas usadas. Se os driver estão no centro, as cornetas não poderão ter um ângulo vertical muito grande, pois aí uma cancela a outra, por outro lado, poderão ter um bom ângulo horizontal.

 

Aqueles 02 buracos centrais, ou seja, um em cima do outro são os dutos. Se for, não faça isso. Deixe os dutos na caixa em baixo, nos cantos altos, onde mais ou menos acho que o desenho indica os médios.

 

Se a caixa em cima, forem médios e Driver, os Driver devem ficar na ponta.

 

Se os driver estão alinhados (na mesma alltura), vale o conceitos das cornetas de baixo ângulo horizontal e não o que eu citei acima

 

Veja esse como ficou, sendo que os driver ficariam no lugar do Stw e eu prefiro o Mg da Eros. Magnum, raros são os que prestam.

 

GMDRhrx.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto ao amplificador veja aí qual o melhor. Já está em condições de decidir sozinho, rs rs já que tem os conceitos em mente, rs rs

 

Quanto aos driver no centro, isso vai depender muito das cornetas usadas. Se os driver estão no centro, as cornetas não poderão ter um ângulo vertical muito grande, pois aí uma cancela a outra, por outro lado, poderão ter um bom ângulo horizontal.

 

Aqueles 02 buracos centrais, ou seja, um em cima do outro são os dutos. Se for, não faça isso. Deixe os dutos na caixa em baixo, nos cantos altos, onde mais ou menos acho que o desenho indica os médios.

 

Se a caixa em cima, forem médios e Driver, os Driver devem ficar na ponta.

 

Se os driver estão alinhados (na mesma alltura), vale o conceitos das cornetas de baixo ângulo horizontal e não o que eu citei acima

 

Veja esse como ficou, sendo que os driver ficariam no lugar do Stw e eu prefiro o Mg da Eros. Magnum, raros são os que prestam.

 

GMDRhrx.jpg

 

Rs. Esse projeto ficou top d+!!então, os drivers estão sim alinhados na mesma altura tenho 2 cones curto de alumínio que uso nas minhas d200, a boca é exatamente do formato das de plástico, quanto aos dutos irei dar um jeito de modificar a posição, eu simulei um duto regua só que pelo espaço só daria para por 1 de no máximo 5cm de largura para as duas câmaras não sei se daria certo.

Sobre os médios me falaram mesmo que os mg seriam mais seguros. Nunca vi os 2 tocando, aí mesmo pela net. Imaginei que seriam equivalente tento em conta que os magnum são de 250 contra 200. Porém o nome eros pesa neh. Rs

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...