Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cotte666

[DUVIDA] Subwoofer Protech Abafado ou não ?

Recommended Posts

Pessoal, boa noite !

Sou novo no fórum, e por eu ter uma duvida essa é minha primeira postagem

Antes de tudo eu gostaria de pedir desculpas caso eu esteja fazendo algo errado e entendo caso a postagem for excluida/movida.

Bom, vamos ao que interessa.

 

Estou montando um projeto básico pro meu carrinho, um Uno EX 99

Especificações:

Aparelho: Pioneer 2180ub

Módulos: SD1600 1Ohms, Hurricane4160

Fiação Módulos: 16MM

Subwoofer: 2x Protech 550RMS 12" BD

Caixa 126 bruto sem divisórias.

MID Frente: Kit Duas Vias Selenium 140 RMS

Traseiro: Corneteira 3Drive D200 + 2 ST200

Alimentação: Bateria 60Amp Cofre + 70Amp Mala

Fiação Bateria: 16MM do alternador até a mala

 

 

Eu montei minha caixa para os dois subwoofer virado pro teto, vi em alguns videos e achei bacana

o Duto está virado pro porta mala, são dois de 4 polegadas emendado em um cano de 38cm

 

Minha duvida é o seguinte:

Se eu colocar uma corneteira encima desses subs, mesmo ele tendo uma distancia pra excursionar sem pegar nelas

eu vou causar algum problema a eles por conta do espaço muito pequeno entre ele e a corneteira?

Penso que posso abafar eles assim, e já que não terá espaço pra movimentar o vacuo, ele ficar limitado e vir dar problema com o tempo..

Caso eu não tenha esse tipo de problema, vou ter perca de SPL dentro do carro ?

 

Eu não gosto muito de cornetas, jamais abrirei o porta malas em público pra ficar ouvindo som, eu gosto de qualidade porém meu orçamento está apertado e eu nao achei ninguem que mexa com fibra de vidro pra me fazer umas colunas traseiras para que eu possa colocar um kit duas vias de 6" atrás, ja que tampão com 6x9 vão encostar o imã no subwoofer. :(

 

Me ajudem com a duvida ! :banghead :banghead

 

 

rbjg93.jpg1y4gll.jpg

Editado por cotte666

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, seu duto ali eu já acho que tá gerando perda! Pelo menos uns 10 a 25% do grave você perde por conta da posição dos dutos!

 

No mais, você quer apenas melhorar a voz, confere? Quanto pretende gastar?

 

Mas já antecipo: Foge disso que tu tá pensando (3 drivers + 2 tw). Melhor tu investir num 12 + ti da vida, que dá pra ouvir mesmo de mala fechada! Seria uma outra caixinha com o 12 + ti e um amp de ~500wrms max!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade, seu duto ali eu já acho que tá gerando perda! Pelo menos uns 10 a 25% do grave você perde por conta da posição dos dutos!

 

No mais, você quer apenas melhorar a voz, confere? Quanto pretende gastar?

 

Mas já antecipo: Foge disso que tu tá pensando (3 drivers + 2 tw). Melhor tu investir num 12 + ti da vida, que dá pra ouvir mesmo de mala fechada! Seria uma outra caixinha com o 12 + ti e um amp de ~500wrms max!

 

Poxa, ler isso depois de comprar o set inteiro abaixa até a auto estima kkk

 

Mas então, não entendi mto bem, você me disse que 2 subwoofer não fica bom, que um trio com sub de 500rms seria superior? O.O o que seria "12+ti"?

 

 

Meu erro foi na caixa ou no som inteiro? Pq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria um médio grave de 12" e um driver de titânio, colocar esses dois e não colocar os drivers e tweeter.

 

 

Ah sim, perdão não conhecia a abreviação.. Meu medo é colocar o médio grave e acabar perdendo a visão ao olhar no retrovisor

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, ler isso depois de comprar o set inteiro abaixa até a auto estima kkk

 

Não foi nem de longe a intenção!

 

na verdade, você tá no caminho certo! Só errou nessa viagem de querer comprar driver+ tweeter!

 

Mas então, não entendi mto bem, você me disse que 2 subwoofer não fica bom, que um trio com sub de 500rms seria superior? O.O o que seria "12+ti"?

 

Uma caixinha com um desses:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694117871-alto-falante-12-woofer-jbl-selenium-12pw5-300w-rms-oferta-_JM

 

..e um desses:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719400777-driver-d220ti-trio-60w-rms-8r-jbl-selenium-_JM

 

Alimentado por um SD250.2d já tá de boas! BEEEM melhor que 3 driver + 2 tw!

 

A caixinha você pode botar em cima do carro. O grave vem do sub, a voz da caixa!

 

 

 

Meu erro foi na caixa ou no som inteiro? Pq?

 

Leia com calma o que postei!

 

Se colocasse seus dutos pra cima ou prum ponto menos obstruído, teria até 25% a mais de SPL e menos vibrações na mala!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No espaço entre a caixa a bateria, coloca uma caixa com um médio-grave de 10" ou 12" e um drive titanium para os médios e agudos.

 

Obs: Pela configuração do seu set, esses cabos de alimentação são finos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No espaço entre a caixa a bateria, coloca uma caixa com um médio-grave de 10" ou 12" e um drive titanium para os médios e agudos.

 

Obs: Pela configuração do seu set, esses cabos de alimentação são finos.

 

Eu acho que colocando outra caixa vou perder todo meu espaço que eu teria pra bateria e para os modulos, é o unico espaço que eu tenho pra ajeitar o restante do som.. estava pensando em fazer algo naquele espaço aonde fica o suporte do tampão =/ o que eu queria mesmo é colocar 2 6x9 no tampão no canto direito, e do lado esquerdo colocar um drive de titanium

 

o que acham ?

 

 

Referente a fiação, 16mm é MUITO fino pro som ? vou usar no maximo umas 2 horas de som no fim de semana (com carro ligado)..a fiação é fina o suficiente pra nao suprir a energia ? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se colocasse seus dutos pra cima ou prum ponto menos obstruído, teria até 25% a mais de SPL e menos vibrações na mala!

 

O ideal era tampar esses dutos e fazer outros dois exatamente embaixo do subwoofer mais pro meio da caixa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo espaço dele, 1 ou 2 woofer de 8 polegadas não seria interessante também?

 

1 de 8" não daria o SPL suficiente pra chegar nem perto do driver!

 

Uma d220ti toca fácil pra 2x12"... e se for um 12" fraco (tipo 12pw5), bote 4 que o driver acompanha!

 

2 de 8" baratos não tem qualidade

 

2 de 8" de qualidade são caros!

 

 

 

Fora que os 8" começariam a tocar de ~120hz acima, o que deixaria buraco de 80~120hz! Já o 12" pode pegar dos 80hz sem medo!

 

Eu acho que colocando outra caixa vou perder todo meu espaço que eu teria pra bateria e para os modulos, é o unico espaço que eu tenho pra ajeitar o restante do som.. estava pensando em fazer algo naquele espaço aonde fica o suporte do tampão =/ o que eu queria mesmo é colocar 2 6x9 no tampão no canto direito, e do lado esquerdo colocar um drive de titanium

 

o que acham ?

 

Se insiste em colocar 6x9, vai fundo!

 

já conheço essa história! A gente perde tempo indicando o melhor, mas o cabra vai botar a ideia inicial, mesmo sabendo que não vai ficar tão bom!

 

Aí uma hora escuta o projeto da ideia inicial (que ele não quis botar), e muda tudo! rsrs

 

 

Referente a fiação, 16mm é MUITO fino pro som ? vou usar no maximo umas 2 horas de som no fim de semana (com carro ligado)..a fiação é fina o suficiente pra nao suprir a energia ? Obrigado.

 

 

Eu sendo vc tentaria botar algo mais caprichado pelo menos da bateria pro amp!

 

 

O ideal era tampar esses dutos e fazer outros dois exatamente embaixo do subwoofer mais pro meio da caixa ?

 

Se der pra fazer na mesma superfície dos falantes, bom! Se não der, faz pro lado que tá a bateria mesmo! =)

 

Pra melhor compreensão, encare os dutos como sendo dois falantes a mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que colocando outra caixa vou perder todo meu espaço que eu teria pra bateria e para os modulos, é o unico espaço que eu tenho pra ajeitar o restante do som.. estava pensando em fazer algo naquele espaço aonde fica o suporte do tampão =/ o que eu queria mesmo é colocar 2 6x9 no tampão no canto direito, e do lado esquerdo colocar um drive de titanium

 

o que acham ?

 

 

Referente a fiação, 16mm é MUITO fino pro som ? vou usar no maximo umas 2 horas de som no fim de semana (com carro ligado)..a fiação é fina o suficiente pra nao suprir a energia ? Obrigado.

 

Se vai usar um par de 6x9", então não precisa de um drive Ti.

 

Sobre os cabos finos, pode ocorrer deles se aquecerem por causa da resistência ser maior, fazendo os amplificadores perderem rendimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...