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felipego

Posicionamento de Subwoofer em Carro Sedan ( New Civic 8th )

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Agora faz mais sentido.

 

A questão do médio-grave inclusive fez sentido, isso porque meu carro está com um vale imenso em 200hz, talvez seja por isso que eu esteja sentindo um falta de grave ali, pois a sensação que eu tenho é essa falta de recheio, som magro. ( querendo ou não, 200hz é uma região aonde dá o corpo para a musica, bateria, voz, e tudo mais.)

 

Não consigo saber o motivo desse vale, o mais bizarro é que além desse vale em 200hz ( não bastasse os outros vales em 500, 800 e 1.2khz ), tenho um Pico em 125hz...

 

Isso está com cara de problemas de fase entre os seus woofers...

 

Experimente inverter a ligação de um deles, pode ser que resolva ou te crie um novo problema. Tudo é possível.

 

Outra possibilidade é de que você não tenha um vale, e sim, na realidade, apenas um pico severo nesta região dos 125Hz por ressonâncias do conjunto motor, e isto acabe não ficando evidente por causa do subwoofer. O ideal é medir cada mid separadamente, depois os dois juntos e por fim o set inteiro.

Editado por Kleberlpa

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Eu tenho um Vectra 2002 e já testei vários modelos de caixa..

A posição imbatível ainda é a lateral..

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Hoje a noite é bela

Juntos eu e ela

Vamos a capela

Felizes a rezar.

 

Ao soar o sino

Sino pequenino

Vem o Deus-Menino

Nos abençoar.

 

Bate o sino pequenino

Sino de Belém

Já nasceu o Deus menino

Para o nosso bem!

 

É Natal, é Natal

Sininhos de luz!

Replicai, badalai

Que nasceu Jesus!

 

Paz na Terra pede

O sino alegre a cantar!

Abençoe, Deus Menino

Sempre o nosso lar!

natyya.gif

Editado por rick demolidor

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Conversando uma vez a respeito, me foi indicado que o Good C era uma boa para sedan´s

 

E mais, com o sub, instalado do lado do motorista, apontando para a torre do amortecedor traseiro do lado do passageiro. ( Não tenho embasamento técnico para dizer pq, mas me foi explicado assim )

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Provavelmente por causa da reflexão das ondas. Pelo menos com ondas luminosas, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, logo, teoricamente, o som seria projetado para o motorista.

 

Mas como a torre do amortecedor não é plana, tem o banco traseiro e tudo mais que compõe o carro, acho difícil isso dar certo apenas por causa da reflexão.

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Conversando uma vez a respeito, me foi indicado que o Good C era uma boa para sedan´s

 

E mais, com o sub, instalado do lado do motorista, apontando para a torre do amortecedor traseiro do lado do passageiro. ( Não tenho embasamento técnico para dizer pq, mas me foi explicado assim )

Já vi essa dica tb. Acredito q a questão de apontar para o amortecedor do outro lado é apenas para dizer que o sub tem q ficar na lateral com inclinação para frente.

É como acontece com door-pod. Não dá pra "mirar" direito (como se faz com pezinho), então, o q puder apontar, ajuda.

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Isso está com cara de problemas de fase entre os seus woofers...

 

Experimente inverter a ligação de um deles, pode ser que resolva ou te crie um novo problema. Tudo é possível.

 

Outra possibilidade é de que você não tenha um vale, e sim, na realidade, apenas um pico severo nesta região dos 125Hz por ressonâncias do conjunto motor, e isto acabe não ficando evidente por causa do subwoofer. O ideal é medir cada mid separadamente, depois os dois juntos e por fim o set inteiro.

 

XqN8cqe.jpg

 

Medido com o microfone de RTA do Receiver Sony STR 820.

Transição do midbass x Tweeter em 2khz 12db.

 

e detalhe: Nesse gráfico já anulei em 125hz 6DB, e em 315hz 4db!

 

Tá criando uns picos insanos nessa região.

 

O Subwofer aí estava com volume em 9 de 15.

 

Mas ontem começei a ver que minha porta estava enroscando na hora de abrir pelo lado de fora, puxei o forro e vi que a manta se soltou ( seladin ). Hoje a noite vou comprar mais manta e consertar.

 

Depois vou passar o RTA novamente sem o Sub, e com o subwoofer.

 

Quanto à fase não acredito que esteja errada não, hoje quando abrir a porta vou tirar o midbass e conferir a ligação. No módulo já conferi e está ok.

 

Vou postando as novidades.

 

Mas aparentemente, pelo RTA, meu carro está tocando subgrave muito bem, o maior problema é no médio-grave aparentemente.

 

O fato é que esse vale em 200hz, acaba deixando a musica sem corpo, e acabo tentando compensar com o subwoofer. Quando na verdade falta é midbass.

 

Hoje vou tirar o midbass e revisar o tratamento.

 

Outra coisa, atrás do midbass, dentro da porta está com aquela espuma acustica de caixa de ovo. é melhor tirar?

 

Pensei em troca-la por Borracha ( vedafresta ) ou E.V.A

Editado por felipego

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Só um detalhe.

 

Estava com o vidro do carro aberto, fui colocar uma musica para ouvir, tomei até um susto com o subgrave que ficou com os vidros da frente aberto.

 

Vou fazer as medições no RTA com o vidro aberto e fechado depois para compararmos e verificarmos o que pode estar ocorrendo.

Editado por felipego

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Pois é.....isso já aconteceu em dois carros comigo, e estava relacionado a frequência de resposta do conjunto caixa+subwoofer.....

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Esse tópico muito me interessa... Eu ia montar um sub de 10" em um Civic 9th.

Me recomendaram fazer no Step, ou procurar 2 Free Air para colocar no tampão onde vão os coaxiais originais.

 

Mas fiquei com medo de fazer no step e o grave não entrar e ficar perdido la atras :/

E sub free air, não faço idéia de quais sejam. Acabei vendendo tudo, mas to interessado para os próximos

Editado por TiagoMil

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Eu montei a Bad b em um corolla Brad pit, inicialmente ficou muito fraco, embora fossem dois p2d2-10.

Não havia grave dentro da cabine. Boa parte do problema resolvi na sintonia da caixa, selei e mudei a litragem.

Outra parte do resultado veio quando tratei com manta asfáltica apenas a tampa do porta malas.

 

Testei o Good B e não percebi diferença.

Editado por apalareti

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Kleberlpa, eu fiz o alinhamento e percebi que em determinado atraso o sub parece desaparecer e se mistura ao mid. A qualidade aumenta, mas o SPL cai. Esse então é o alinhamento correto?

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Esse tópico vem a calhar, estou comprando um questões ql300 de 12 para montar em um new civic blindado, vou acompanhar.

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Eu montei a Bad b em um corolla Brad pit, inicialmente ficou muito fraco, embora fossem dois p2d2-10.

Não havia grave dentro da cabine. Boa parte do problema resolvi na sintonia da caixa, selei e mudei a litragem.

Outra parte do resultado veio quando tratei com manta asfáltica apenas a tampa do porta malas.

 

Testei o Good B e não percebi diferença.

 

 

 

Houve melhora muito significante com a caixa selada ?

 

 

EDIT: não estou entendendo o que está acontecendo com os quotes....deveriam estar dentro da caixa azul....

Editado por rick demolidor

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Rick, comecei com dutos calculados e não ficou bom, testei mais um monte de outras medidas e nada. Quando selei melhorou, provavelmente porque meus cálculos estavam errados. Foi mais fácil partir para selada do que refazer tudo.

No final o resultado ficou impressionante, muito mais qualidade ( em um sub pouco LINEAR) e muito mais SPL.

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Rick, comecei com dutos calculados e não ficou bom, testei mais um monte de outras medidas e nada. Quando selei melhorou, provavelmente porque meus cálculos estavam errados. Foi mais fácil partir para selada do que refazer tudo.

No final o resultado ficou impressionante, muito mais qualidade ( em um sub pouco LINEAR) e muito mais SPL.

 

 

apalareti, fiquei curioso pois vou testar dois P2 10" no cruze , já havia testado um só com 300 rms (porém amp com assinatura quente) e dutada correta com sintonia certa.

 

O resultado foi totalmente broxante ! O P2 em dutada 35litros sintonia 36hz tem pico máximo na casa dos 47~49 hz.

 

Vou fazer testes com 5 amps diferentes , com os P2 e também com os Upgrade 10" que tenho aqui, esses não descem tanto, mas são mais musicais e lineares , com pico na casa de 60 hz .

 

Se de tudo, não conseguir resultado decente com as dutadas, penso em partir para 3 upgrade 10" em selada.

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Rick, eu usava AMP fosgate 500.1, e muito ganho. Acabava entrando em proteção depois de muito metal.

Acho que um só em sedã é pouco, mas dois vão muuuito bem. Em termos de SPL fica mais forte que meu atual jl10w3v3 tocando em station wagon.

 

Mas como VC comentou, minha ditada tinha por volta de 70 litros (câmara única), e não consegui nem SPL, e muito menos qualidade.

Acho que o bom resultado veio diminuindo a caixa para uns 55litros, selando, e colocando manta asfáltica na tampa da mala. Usei viapol alto adesiva. 1 mm nas áreas difíceis, 2 mm nas fáceis, uma manta de isolação (aquelas que vão sob o carpete) e depois coloquei de volta o carpete original da tampa.

Passei a precisar de pouco ganho no módulo e pude zerar o ganho da hu.

Editado por apalareti

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Minha referência anterior aos p2 era o upgrade de 10 e 250rms.

A força dos p2 não se compara ao upgrade antigo

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Rick, eu usava AMP fosgate 500.1, e muito ganho. Acabava entrando em proteção depois de muito metal.

Acho que um só em sedã é pouco, mas dois vão muuuito bem. Em termos de SPL fica mais forte que meu atual jl10w3v3 tocando em station wagon.

 

Mas como VC comentou, minha ditada tinha por volta de 70 litros (câmara única), e não consegui nem SPL, e muito menos qualidade.

Acho que o bom resultado veio diminuindo a caixa para uns 55litros, selando, e colocando manta asfáltica na tampa da mala. Usei viapol alto adesiva. 1 mm nas áreas difíceis, 2 mm nas fáceis, uma manta de isolação (aquelas que vão sob o carpete) e depois coloquei de volta o carpete original da tampa.

Passei a precisar de pouco ganho no módulo e pude zerar o ganho da hu.

 

 

É justamente essa a minha desconfiança..... A sua caixa selada passou a ter rendimento bom na casa dos 60hz, subgrave gordo.. (tô com winISD pro aberto aqui agora).

 

Parece que os subgraves na casa de 40 - 50 hz se perdem no porta malas e não chegam na cabine, ao contrário dos gordinhos de 60 hz

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rick pode postar o grafico dos p2 q vc simulou dutada X selada???

pq o resultado foi broxante?? na dutada nao toca ''sempre'' mais forte q a selada em toda faixa de resposta??

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A dutada geralmente cria um pico.

Simulei a caixa do meu P2 10" que o manual recomenda e dava um pico na cada dos 40 e poucos Hz.

Rendeu melhor que a selada de 43L que eu tinha antes, mas nada absurdo também.

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Botei o QL 300 de 12 pra tocar no new civic.

Caixa dutada de 52 litros, menos os 2,8 do sub = 49,2. Duto de 8cm x 12,8 cm. Sintonia em 41hz.

Está tocando ainda com módulo de 250, mas deixei o ganho baixo.

A caixa toca bem, mas sub grave não entra no carro.

Quando abro as portas aí fica bom. Heehehehhe

E agora?

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Bem vindo ao maldito mundo dos sedans ! rsrs

 

Por essas e outras que rola a vontade de abandonar os subwoofers e tentar usar só um bom kit 2 vias e dois 6x9 de marca renomada no tampão com um amp 4 canais..

 

No Cruze USA tem opcional som premium pioneer, onde tem dois subzinhos free air 6x9 escondidos no tampão. Já tem até a furação na chapa pra eles.

 

Isso se meu saco não encher de vez e botar fora esse carro.(tá quase)

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