Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
felipego

Posicionamento de Subwoofer em Carro Sedan ( New Civic 8th )

Recommended Posts

Fala Galera!

 

Estou enfrentando alguns problemas com o grave/subgrave em meu carro.

 

Primeiro porque como vários de vocês já sabem, sedan é complicado para subwoofer.

 

O fato é que ocorre é que a onda refletida no interior do porta malas volta anulando a onda emitida pelo subwoofer. Portanto o posicionamento é tudo no sedan.

 

fbox.jpg

bbox.jpg

bfront.jpg

bback.jpg

 

Nesta foto, minha caixa está no 3º BAD lá em baixo, em caixa lateral, mirando no outro lado do carro.

 

Dessas possibilidades, quando eu tinha uma caixa de madeira, já testei quase todas.

 

Me lembro que a 2º GOOD ficava extraordinário, na época aplicava miseros 180w no subwoofer NAR de 12", e ficava um absurdo o grave. Isto pois a onda refletida saia quase junto com a onda emitida pelo falante, pois seu ponto de reflexão estava quase no mesmo local do falante, então as ondas se alinhavam ao invés de se destruir.

 

Hoje com 600w, o subwoofer não faz nem cócegas. ( e ressalto que não é meu subwoofer, já testei vários, já testei vários amps, cabos e tudo mais. )

 

TrunkSubwooferPlacement_zps32a2600c.png

 

Minha idéia portanto é começar do 0.

 

O grande problema do 2º Good, apesar de extraordinário, é que a caixa fica em um local totalmente zuado. Perco o uso do porta malas, além de ser complicado fazer ela ficar parada ali naquele local.

 

Pensei portanto em duas possibilidades: ( ou três )

 

1º Fazer a caixa ao estilo do 1º Good. O grande problema é que nesse jeito tem que isolar totalmente a cabine do porta malas, teria que tampar todos os buracos, teria que arranjar um jeito de não deixar o som da caixa voltar para trás. Seria algo bem complicado.

 

O problema: O Ronald aqui do forum, não lembro o user dele, já montou uma caixa mais ou menos assim e odiou o resultado. mas agora não lembro se ele conseguiu vedar o porta malas da cabine, já que esse é o ponto essencial para esse tipo de caixa funcionar.

 

2º Pensei em pegar minha caixa lateral, e adapta-la para ficar como o 3º Good, quebrando a parte da frente da caixa e a reconstruindo-a. Salvo engano o Soundworks do forum usava uma caixa assim em seu civic, e dizia que ficava sensacional, mas nunca pude escutar para saber, apenas confiar na opinião dele.

 

3º Opção, seria fazer uma band pass, mas eu meio que descarto devido à dificuldade na execução da montagem dessa caixa.

 

Alguém tem mais alguma opinião acerca disso?

Editado por felipego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1 :+1 :+1 :+1 :+1

 

 

ainda mais pq meu próximo carro terá que ser um sedan..

 

3c5pgp.jpg

 

Acompanhando. Conhecimento nunca é d+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara montei a good A sem a caixa traseira, em IB, e ficou top. Não é pra spl, mas pra qualidade nunca tive resultado melhor. Mesmo com seladas em hatch. O carro e um 408.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara montei a good A sem a caixa traseira, em IB, e ficou top. Não é pra spl, mas pra qualidade nunca tive resultado melhor. Mesmo com seladas em hatch. O carro e um 408.

 

E você isolou a o porta malas da frente? ?( tampando buraco de falantes ali no deck do vidro traseiro ) etc...

 

Poderia mandar uma foto para eu entender como ficou?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei 3° bad em dois carros e tocava bem.

Voyage bomber upgrade e corsa sedan c 12w0 jl.

Caixas de compensado 15mm e algumas partes de fibra.44798937403045ed34f2fe59a6258e35.jpg

Editado por cirors

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei 3° bad em dois carros e tocava bem.

Voyage bomber upgrade e corsa sedan c 12w0 jl.

Caixas de compensado 15mm e algumas partes de fibra.44798937403045ed34f2fe59a6258e35.jpg

 

a minha está assim, com a diferença que meu porta malas é bem maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou na caixa lateral (bad c) num Voyage e na minha primeira experiência com som automotivo achei "satisfatório". Disse "satisfatório" por achar que o grave não sai homogêneo e macio (ou profundo) como gostaria.

Se aqui onde moro tivesse mão-de-obra, eu faria uma band-pass com duto saindo no tampão pra ver o resultado.

 

Acompanharei o tópico! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou na caixa lateral (bad c) num Voyage e na minha primeira experiência com som automotivo achei "satisfatório". Disse "satisfatório" por achar que o grave não sai homogêneo e macio (ou profundo) como gostaria.

Se aqui onde moro tivesse mão-de-obra, eu faria uma band-pass com duto saindo no tampão pra ver o resultado.

 

Acompanharei o tópico! ;)

 

Cara, ruim não está.

 

O teste que pensei em fazer hoje é soltar a caixa lateral e posicionar ela do tipo do 3º BAD, para ver se melhora, e o quanto melhora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Repare q a diferente entre a "good C" e a "bad C" é apenas o direcionamento do sub (o posicionamento é o mesmo). Não dá para aproveitar a sua e fazer o direcionamento?

Essa "receita mágica" da band-pass pra carro sedan acho meio q furada. Já vi carro sedan com caixa selada tocando legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, não dá pra falar em reflexão, anulação e ondas estacionárias em subgraves dentro de um carro, ainda mais em um porta-malas, por uma questão simples: comprimento de onda.

 

A 40Hz você tem 8,57 metros. Pra você falar em cancelamento, você fala em uma onda que retorna com fase inversa à emitida, então o som "caminha" 1/4, volta 1/4, totalizando metade do comprimento de onda... ou seja, teria que refletir em uma parede a 2,14 metros de distância e "retornar"... E pra causar uma perda de SPL, teria que voltar com a mesma intensidade, e o que sabemos é que, quando existem estas interações, elas são em pequeno grau e SINTONIZADAS. Você perde uma pequena parte do SPL em faixas específicas de frequencia. Fenômeno que ganha o nome de Comb Filtering.

 

Ou seja, seu problema não é "estacionário".

 

Pra um sedã, a melhor posição é a que você já está usando. Direcionar vai melhorar? Não, também não.

 

Cada carro tem suas características estruturais, e nem todos "passam" bem o grave. Mas a melhor posição é esta mesma, na lateral da tampa. Se tiver passagem pelo banco traseiro dá pra fazer a caixa nas costas sim, a solução não é boa também, mas funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao amigo meu tem um new fiesta sedan...

 

montou algo simples.. bem simples mesmo!!

 

ST original.. + sd400 e um protech excursion 12' (que era meu!) em uma caixa selada beccari.. coisa simples de TUDO!!

 

e meu o grave ficou impressionante dentro da cabine.. o som no conjunto ficou um dia a dia muito bom.. fiz pequenas regulagens pra ele.. que casou perfeito com o sub..

e o grave chega muito bem.. ate hoje não entendo o que aconteceu ali!! mais fiquei besta com o resultado de um sub simples com amp mais ainda.. e tocando como esta! imagino que o conjunto caiu como uma luva e não gerou cancelamento nenhum ou minimo.. o ganho esta regulado "baixo" pro grave casar certinho com a voz sem amplificação.. e ficou realmente um dia a dia muito bom a um custo ridículo.. apesar do protech ser lerdo na caixa selada e litragem pequena ficou ate que bom! ali é a prova que tive que realmente as vezes o simples pode compensar!

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, não dá pra falar em reflexão, anulação e ondas estacionárias em subgraves dentro de um carro, ainda mais em um porta-malas, por uma questão simples: comprimento de onda.

 

A 40Hz você tem 8,57 metros. Pra você falar em cancelamento, você fala em uma onda que retorna com fase inversa à emitida, então o som "caminha" 1/4, volta 1/4, totalizando metade do comprimento de onda... ou seja, teria que refletir em uma parede a 2,14 metros de distância e "retornar"... E pra causar uma perda de SPL, teria que voltar com a mesma intensidade, e o que sabemos é que, quando existem estas interações, elas são em pequeno grau e SINTONIZADAS. Você perde uma pequena parte do SPL em faixas específicas de frequencia. Fenômeno que ganha o nome de Comb Filtering.

 

Ou seja, seu problema não é "estacionário".

 

Pra um sedã, a melhor posição é a que você já está usando. Direcionar vai melhorar? Não, também não.

 

Cada carro tem suas características estruturais, e nem todos "passam" bem o grave. Mas a melhor posição é esta mesma, na lateral da tampa. Se tiver passagem pelo banco traseiro dá pra fazer a caixa nas costas sim, a solução não é boa também, mas funciona.

 

Não tirou razão na sua explicação teórica.

 

Mas o que explicaria portando do fato de ao deixar a caixa posicionada de frente para a tampa do porta malas e o mais perto possível dela, haver um ganho absurdo no subgrave dentro da cabine?

 

E esse ganho é absurdo mesmo, não é pouca coisa não. Não sei se já experimentou fazer isso, mas recomendo que faça esse teste qualquer dia.

 

Outra coisa. Dependendo da configuração de FASE x Alinhamento de tempo, a resposta fica melhor em algumas regiões.

 

Por exemplo. Usando Fase Reversa e o alinhamento de tempo com o sub atrasando em uns 150cm mais ou menos no alpine, dá impressão de o subgrave ficar bem profundo, mas se jogar na fase normal o som some totalmente.

 

Usando Fase normal, deixando Atraso de 338cm no Alpine, dá impressão do grave ficar mais rechonchudo e firme, mas menos profundo, mas se jogar na fase reversa o som some totalmente.

 

Sem atraso nenhum, a fase normal fica melhor.

Editado por felipego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tirou razão na sua explicação teórica.

 

Mas o que explicaria portando do fato de ao deixar a caixa posicionada de frente para a tampa do porta malas e o mais perto possível dela, haver um ganho absurdo no subgrave dentro da cabine?

 

Acoplamento. Um subwoofer opera como um pistão. CCDB uma vez deu uma explicação genial a respeito: você tem um cabo de vassoura e precisa epurrar um monte de feno com ele. É isto que o falante faz: ele se move muito mais do que a quantidade de ar que ele consegue empurrar. MAS dependendo de como você organiza o feno e de como empurra, você aumenta o desempenho. Por isto mesmo existe as cornetas, é a forma mais eficiente de mover a maior quantidade de ar possível.

 

Enfim, trazendo pra vida real, quando você coloca o falante em um extremo, junto às paredes, você melhora este desempenho, mais ou menos como se estivesse operando com uma corneta. É melhor que você movimente o ar em um espaço menor do que em um maior. E é por isto que junto ao banco você tem desempenho menor, seja em um hatch ou sedã.

 

Outra coisa. Dependendo da configuração de FASE x Alinhamento de tempo, a resposta fica melhor em algumas regiões.

 

Alinhamento com o médio grave, apenas. Boa parte do conteúdo de um grave não vem do grave, e sim do médio grave... é onde estarão os harmônicos todos. Isto explica porque um grave lindo fica uma mer** quando apenas o sub está tocando.

 

Um dos jeitos de fazer o grave tocar na frente é atrasar bastante a frente, pois seu cérebro atravessa essa informação e acaba achando que o subgrave veio de onde vinha o médio-grave. MAS o grave perde corpo e inteligibilidade. Psicoacústica pura.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acoplamento. Um subwoofer opera como um pistão. CCDB uma vez deu uma explicação genial a respeito: você tem um cabo de vassoura e precisa epurrar um monte de feno com ele. É isto que o falante faz: ele se move muito mais do que a quantidade de ar que ele consegue empurrar. MAS dependendo de como você organiza o feno e de como empurra, você aumenta o desempenho. Por isto mesmo existe as cornetas, é a forma mais eficiente de mover a maior quantidade de ar possível.

 

Enfim, trazendo pra vida real, quando você coloca o falante em um extremo, junto às paredes, você melhora este desempenho, mais ou menos como se estivesse operando com uma corneta. É melhor que você movimente o ar em um espaço menor do que em um maior. E é por isto que junto ao banco você tem desempenho menor, seja em um hatch ou sedã.

 

 

 

Alinhamento com o médio grave, apenas. Boa parte do conteúdo de um grave não vem do grave, e sim do médio grave... é onde estarão os harmônicos todos. Isto explica porque um grave lindo fica uma mer** quando apenas o sub está tocando.

 

Um dos jeitos de fazer o grave tocar na frente é atrasar bastante a frente, pois seu cérebro atravessa essa informação e acaba achando que o subgrave veio de onde vinha o médio-grave. MAS o grave perde corpo e inteligibilidade. Psicoacústica pura.

 

Agora faz mais sentido.

 

A questão do médio-grave inclusive fez sentido, isso porque meu carro está com um vale imenso em 200hz, talvez seja por isso que eu esteja sentindo um falta de grave ali, pois a sensação que eu tenho é essa falta de recheio, som magro. ( querendo ou não, 200hz é uma região aonde dá o corpo para a musica, bateria, voz, e tudo mais.)

 

Não consigo saber o motivo desse vale, o mais bizarro é que além desse vale em 200hz ( não bastasse os outros vales em 500, 800 e 1.2khz ), tenho um Pico em 125hz...

Editado por felipego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu set anterior montei os subs virados para dentro do carro, de cara para o banco traseiro. Gostei muito do resultado.

 

1bc2b191a085c69fc7ba42116cf30581.jpg

78612d20749825f6b91cb4673e3396f4.jpg

 

Ja vi outra pessoa fazer uma montagem do mesmo jeito, mas com um sub de 15" em infinite baffle, realmente isolando a mala do resto da cabine.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No meu set anterior montei os subs virados para dentro do carro, de cara para o banco traseiro. Gostei muito do resultado.

 

1bc2b191a085c69fc7ba42116cf30581.jpg

78612d20749825f6b91cb4673e3396f4.jpg

 

Ja vi outra pessoa fazer uma montagem do mesmo jeito, mas com um sub de 15" em infinite baffle, realmente isolando a mala do resto da cabine.

Caraca! Ficou sensacional!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei uma band pass com um de 10 bomber upgrade por muitos anos, toca muito bem aqueles graves mais resonantes e peca em batidas mais firmes e secas.

Definitivamente adoro as seladas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem acaba por favorecer o rendimento no sedan ?

 

Subwoofer com resposta mais voltada para SUBGRAVE ( na casa 45 Hz máx ) ou voltada para SPL ( na casa 60 Hz máx ) ???

 

Um subwoofer em simulação com 200 rms está dando o mesmo SPL que outro com 100 rms . Porém o o primeiro não passa da casa de 45 hz e o segundo alcança a casa 60 hz.

 

Qual é mais favorável visando qualidade sqpl ?

 

EDIT: a diferença de sensibilidade (no papel ) é mínima entre os dois, a resposta de frequencia que é muito diferente.

 

EDIT2 : Os gráficos AZUL são dois P2 10 recebendo 800 rms - AMARELO dois Upgrade 10 recebendo 400 rms

 

WSn61P0.png

PpjfIKb.png

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

do primeiro post...questão do posicionamento dos desenhos.

é uma vista aérea, correto...???

só estou em dúvida...o lado interno do carro estaria pra esquerda, isso...???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

do primeiro post...questão do posicionamento dos desenhos.

é uma vista aérea, correto...???

só estou em dúvida...o lado interno do carro estaria pra esquerda, isso...???

Direita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...