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MARco A. Gama

INVERSÃO DE POLARIDADE DO GRAVE TEM QUE INVERTER A POLARIDADE DOS MÉDI

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Tenho tornados de 15 4000 numa bass scooper, uso eles com polaridade invertida pois a caixa rende melhor. Como já sei, não existe essa de bater pra dentro etal, como falam aqui os mal entendidos, pois os falantes funcionam de forma bipolar, não há qualquer problema eletrofísico, agora quanto a inversão de fase o que fazer? Devo inverter no processador 0 para 180° no canal do grave, ou inverter no canal dos médios?? E quanto a polaridade dos medios devo inverter tb ou não?? Como seria essa relação para nao haver cancelamentos nos medios e nos graves??DETALHE: SEM FAZER QUALQUER ALTERAÇÃO DE FASES OU POLARIDADE NOS MEDIOS ESTOU PERDENDO POTENCIA E PRESSÃO NOS MESMOS!! AOS MAIS ENTENDIDOS..PODEM ME DAR UMA EXPLICAÇÃO E ORIENTAÇÃO ???OBRIGADO, AGUARDO.

Editado por MARco A. Gama

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O ideal é deixar os falantes dos graves com o corte 10Hz ou mais abaixo do corte dos falantes médios, para evitar possíveis cancelamentos de fases. Exemplo: Falantes dos graves cortados em 100Hz e falantes dos médios cortados em 110Hz ou 120Hz. Se os Tweeters estão usando crossover de 2ª ordem, é bom inverter a polaridade deles também para não ter defasagem nesses falantes.

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Se tem a opção de inversão no DSP, não há necessidade de inverter nos drivers.... deixe tudo no padrão da instalação e faça os testes ouvindo.

 

Outro ponto bem importante é o projeto da caixa, confira o FS dela dependendo, pode ter cancelamento de ondas se não for a adequada para o driver.

 

 

PS... denunciando para mover pro TRIO.

 

 

:legal:

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Tenho tornados de 15 4000 numa bass scooper, uso eles com polaridade invertida pois a caixa rende melhor. Como já sei, não existe essa de bater pra dentro etal, como falam aqui os mal entendidos, pois os falantes funcionam de forma bipolar, não há qualquer problema eletrofísico, agora quanto a inversão de fase o que fazer? Devo inverter no processador 0 para 180° no canal do grave, ou inverter no canal dos médios?? E quanto a polaridade dos medios devo inverter tb ou não?? Como seria essa relação para nao haver cancelamentos nos medios e nos graves??DETALHE: SEM FAZER QUALQUER ALTERAÇÃO DE FASES OU POLARIDADE NOS MEDIOS ESTOU PERDENDO POTENCIA E PRESSÃO NOS MESMOS!! AOS MAIS ENTENDIDOS..PODEM ME DAR UMA EXPLICAÇÃO E ORIENTAÇÃO ???OBRIGADO, AGUARDO.

 

Amigo, poste suas dúvidas se fossem postada na seção "TRIO", lá seria o melhor lugar para isso.

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Eu fecharia o tópico pelos caps! Se n sabe usar a internet, não usa!

 

 

E como algo que toca de 40 a 120hz vai cancelar algo que toca de 120 a 2khz?

 

Só cancelaria se tocassem na mesma range!

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Eu fecharia o tópico pelos caps! Se n sabe usar a internet, não usa!

 

 

E como algo que toca de 40 a 120hz vai cancelar algo que toca de 120 a 2khz?

 

Só cancelaria se tocassem na mesma range!

 

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Eu fecharia o tópico pelos caps! Se n sabe usar a internet, não usa!

 

 

E como algo que toca de 40 a 120hz vai cancelar algo que toca de 120 a 2khz?

 

Só cancelaria se tocassem na mesma range!

 

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Mas com um slopes baixos o lp de uma via em 120hz, e o hp de outra também em 120hz, não acaba "transpassando" uma com a outra? Pois as oitavas de 120Hz são 60Hz e 240Hz, não? Como o Bloom mesmo falou que o set da sua boate o LP do grave é em 80Hz e o HP do médio é em 120Hz e não fica buraco pelo slope ser baixo, desculpem se falei alguma ou muita bobagem, não era uma dúvida que tinha mas despertou curiosidade.

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ponto de vista !!!

assim como o bl0om citou acima, cancelamentos só são gerados por transdutores que reproduzem a mesma frequência de áudio !!!

o que vc esta querendo dizer é que LP do sub em 120hz e 120hz em HP do médio, que dizer que neste ponto ocorreria um cancelamento de onda seria isto ?

pois bem teoricamente sim, porem não é perceptível pelo fato do corte ser acima de 12db/8 e as ondas encontradas já seriam atenuadas ou seja fora de fase com as ondas 0db neutralizando o cancelamento !!!

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Tenho tornados de 15 4000 numa bass scooper, uso eles com polaridade invertida pois a caixa rende melhor. Como já sei, não existe essa de bater pra dentro etal, como falam aqui os mal entendidos, pois os falantes funcionam de forma bipolar, não há qualquer problema eletrofísico, agora quanto a inversão de fase o que fazer? Devo inverter no processador 0 para 180° no canal do grave, ou inverter no canal dos médios?? E quanto a polaridade dos medios devo inverter tb ou não?? Como seria essa relação para nao haver cancelamentos nos medios e nos graves??DETALHE: SEM FAZER QUALQUER ALTERAÇÃO DE FASES OU POLARIDADE NOS MEDIOS ESTOU PERDENDO POTENCIA E PRESSÃO NOS MESMOS!! AOS MAIS ENTENDIDOS..PODEM ME DAR UMA EXPLICAÇÃO E ORIENTAÇÃO ???OBRIGADO, AGUARDO.

não precisa inverter polaridade dos falantes seu problema é outro, veja bem neste caso vc deve fazer o seguinte e de forma simples !!!

os seus falantes médios e agudos devem esta em fase ! o mesmo som que sai dos médios e dos agudos devem chegar juntos ao mesmo tempo ao seu ouvido certo !!! se estiver certinho vem a hora do grave.

deixe a fase do grave em 0° e tome uma distancia do som e ouve ! se o grave estiver batendo atrasado em relação aos médios e agudos, aumente a fase aos poucos e testes ate o som ficar equilibrado grave médio e agudo chegando ao mesmo tempo tem que ter um bom ouvido :legal:

Editado por BRUNIN'S

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quando vc faz cortes em 12db é necessário inverter a fase seguinte pois ha cancelamentos, no caso vc deve inverter a fase dos médios. Ja cortes 24db não é nescessário. Há tambem varios tipos de filtro que no caso do butterworth vc vai ter um ganho de 3 dbs no ponto de cruzamento.

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quando vc faz cortes em 12db é necessário inverter a fase seguinte pois ha cancelamentos, no caso vc deve inverter a fase dos médios. Ja cortes 24db não é nescessário. Há tambem varios tipos de filtro que no caso do butterworth vc vai ter um ganho de 3 dbs no ponto de cruzamento.

curiosidade !!!

pq 12db precisa inverter fase e 24db não ?? ate onde eu sabia é que duas frequências diferentes não se cancelam mas sim frequências iguais no qual o ângulo de dispersão da onda se encontra com a outra gerando o cancelamento

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Mas acontece é que com 12db de corte, elas irão se cruza, por volta de 80~90Hz até 150~160Hz, mas também ja li que a cada ordem de corte a fase "gira" em 45 graus.

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O lance é... ver se nessa resposta é mais interessante (de ouvido) eles se cancelando ou se somando!

 

 

Na minha boate, foi necessário que eles se somassem.. por o sub terminava em 80hz e o médio começava em 120hz... tinha que se somar nos ~100hz pra não ficar buraco!

 

Mas cada caso é um caso!

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curiosidade !!!

pq 12db precisa inverter fase e 24db não ?? ate onde eu sabia é que duas frequências diferentes não se cancelam mas sim frequências iguais no qual o ângulo de dispersão da onda se encontra com a outra gerando o cancelamento

lucas moraes ja respondeu ai em cima , pois mesmo com os cortes elas ainda irao se cruzar e se elas tiverem a mesma fase então a uma soma ou ganho e se elas estiverem em fases diferentes ai acontece o cancelamento. Tem um video do renan lopes que ele explica que cortes em 12db a fase se altera mas acima de 24 db de corte isso não acontece. dependendo do tipo de filtro usado vc pode deixar uma resposta plana ou com 3 dbs a mais criando um pico no ponto de cruzamento.

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lucas moraes ja respondeu ai em cima , pois mesmo com os cortes elas ainda irao se cruzar e se elas tiverem a mesma fase então a uma soma ou ganho e se elas estiverem em fases diferentes ai acontece o cancelamento. Tem um video do renan lopes que ele explica que cortes em 12db a fase se altera mas acima de 24 db de corte isso não acontece. dependendo do tipo de filtro usado vc pode deixar uma resposta plana ou com 3 dbs a mais criando um pico no ponto de cruzamento.

deixa eu ver se entendi

no caso de eu usar cortes de frequência em 12db/8° no sub, eu terei que invertes a fase ou polaridade dos falantes de médios depois invertes os agudos é isso ???

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Pegando carona no tópico...

 

Essa necessidade de inversão das fases acontece só em trio ou em SQ também?

Vou montar meu carro de novo agora no fim do ano, mas desconhecia isso.

Preciso inverter a fase do sub em relação aos mids? Vou fazer cortes ativos pelo processador da HU e ligar o duas vias em bi-amp.

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Pegando carona no tópico...

 

Essa necessidade de inversão das fases acontece só em trio ou em SQ também?

Vou montar meu carro de novo agora no fim do ano, mas desconhecia isso.

Preciso inverter a fase do sub em relação aos mids? Vou fazer cortes ativos pelo processador da HU e ligar o duas vias em bi-amp.

Essa necessidade pode acontecer em qq cenario, desde que seja necessario.

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No caso de um carro sedan, pode ocorrer esse cancelamento de frequências entre sub e mid ou não, já que tem o banco traseiro entre eles?

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No caso de um carro sedan, pode ocorrer esse cancelamento de frequências entre sub e mid ou não, já que tem o banco traseiro entre eles?

independente de ser um sedan ou não, há inumeros fatores que podem gerar cancelamento de ondas, num sistema OEM por exemplo ou sem T.A, costuma-se inverter a polaridade de um dos mid bass para subir o palco, porem a imagem fica prejudicada, não há um detalhamento bacana entende.

 

Uma caixa errada ou mal posicionada também gera cancelamento de onda e perda do comprimento de dela, num sedan acho mais facil perder no comprimento de onda, são habitáculos separados, isso atrapalha muito.

 

Depende de.. objetivo e proposito.

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deixa eu ver se entendi

no caso de eu usar cortes de frequência em 12db/8° no sub, eu terei que invertes a fase ou polaridade dos falantes de médios depois invertes os agudos é isso ???

no caso se for um sistema 3 vias vc inverte a via do meio ou médio no caso. mas isso só acontece se o grave e o medio estiverem com os mesmos cortes 12db/8. Lembrando que o cancelamento é somente nesse cruzamento das vias onde um invade a frequência do outro.

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