Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Kuniii

Morel supremo vs elate 3 vias

Recommended Posts

Olá pessoal, faço parte do forum já faz alguns anos, mas não costumo postar, apenas lendo as informações e dicas de todos :D!

 

Sempre pesquiso bastante no forum daqui como dos gringos e por incrivel que pareça, não achei a resposta pra minha dúvida!

 

Tive um morel elate limited edition 3-way, que acredito ser o melhor kit e o primeiro 3 vias que eu já tive! O palco sonoro sobe e ganha muito com a adição do midrange, muito diferente dos 2 vias que eu ja pude testar...(utopia n6, jbl 660gti etc..)

 

E a dúvida é a seguinte...apesar do baixo fs e consequente corte baixo (+-1700khz) do supremo, ele supera um elate 3 vias em questão de palco, imagem, definição da região dos médios..??

 

Pois o supremo, de acordo com a morel, é a linha mais top e deve ter algum motivo pra isso hauauha não deve ser apenas pelos agudos mais refinados...

 

Ps: eu usava o elate em bi-amp e o supremo usaria ele ativo via bit one..

 

 

Valeeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei muito para tirar essa dúvida e também não achei nada.

Acompanhando!

 

Parece ser uma dúvida simples, mas niguém comenta sobre isso...

Outra linha top 2-vias é a recente linha "ultima" da focal...acho que o kit acompanha 2 tweeter, 2 midbass, 1 sub e uma maleta muito louca, sem cross...e custa umas 3x mais que o utopia n7+crossblock!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão o supremo e melhor. Mas vc tb precisa se esforçar. Por exemplo, sem o direcionamento do midbass fica difícil palco imagem e foco perfeito num duas vias. Com direcionamento fica melhor do que com um 3 vias. Agora enquanto tiver esse bitone no meio do caminho não adianta tb querer o kit de maior definição se o sinal já não chega como deveria. Na minha opiniao, se vc gosta do elate, e já acertou o carro com ele, fica com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, também tenho a mesma opinião, se conseguiu acertar o 3 vias, seja feliz. para o meu gosto eu gostaria de ter um focal utopia 2 vias, mas já tive elate 2 vias e toca muito também.

 

Não justifica o investimento e com certeza não haverá ganhos monstruosos.

 

Se não fez um tratamento na portas, isto faz bastante diferença. faça!!!

 

Direcionamento faz bastante diferença também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu carro é blindado e possui manta nas portas...os midbass ficam nas portas sem direcionamento e acho inviável fazer algo muito radical nas portas devido a blindagem..talvez pézinhos seria o ideal...

O elate acabei vendendo, por isso estou aberto a novas opções! Duas vias seria mais facil de acerto e tal, mas queria um resultado superior ao elate 3 vias...

 

 

Bit one acabei pegando para fazer um quase "full da"...realmente não é aquela coisa toda, mas não está ruim, queria me dedicar mais na instalação..! Meu setup é esse aqui:

 

Hu sony xav 701hd (nível dos excelons, até melhor eu acho)

Speakers ( aberto a opções)

Sub db drive euphoria 12" (tenho também um ultimo 12 como opção)

Amp audison thesis quattro via ac link digital

Amp mono jl hd1200

Bit one + bit play via toslink

2 baterias acdelco 75ah

Cabos spk (atlas e mogami) e rca mogami para sub e hu

 

Algumas opções de speaker que surgiram:

Legatia l3se como full

Morel integra 4"

Morel supremo plate grande

Scan 7000 (esse eu tenho guardado)

Scan illum 2004/6020

Ou um 3 vias ativo ( teria que mudar todo o set)

 

O midbass seria o do jbl 660gti por enquanto!

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você já tem o 7000, pega um Revelator ou Esotar650^2 e monta duas vias.

 

Como sub usaria o Morel Ultimo sem dúvidas.

 

O problema é achar um mid esotar ou revelator hahaha...mas enfim, o mid escolhei mais tarde..por enquanto, preciso escolher a parte de cima para finalizar a coluna e tal...

 

Aí o ideal seria em pézinhos mesmo ou na porta tratada?

Editado por Kuniii

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa pra deixar claro...

O meu foco não é hifi, neutralidade total..mais um som envolvente, foco na parte vocal, buscando o maximo de qualidade em detalhamento, imagem e palco, dentro do possível é claro.

 

Ouço de tudo, mas no momento, jazz, reb e eletronico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Eu já tive pezinhos, era um trambolho. O resultado até bom, mas um trambolho.

 

Eu iria na porta tratada, tinha um Revelator que substitui por um MW-172. Ambos com excelentes resultados.

 

Estou quase arriscando para as portas e 7000 devido ao baixo custo que eu teria..

Só não queria me decepcionar novamente com duas vias e sentir falta dos medios super detalhados e difinidos que eu tinha com o elate no outro set..o elate ficava totalmente off, um lado de frente o outro..nessa posiçao perdia muito nos agudos...

 

Pezinho eh um trambolho mesmo!hahah...mas será que compensa? A diferença é muito grande em relação as portas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com um bom tratamento em um carro blindado você pode obter um excelente resultado nas portas, e seria difícil fazer o midbass descer tanto nas portas, pelo menor volume.

 

Se você quiser continuar com 3 vias, pega um 10f ou 12m para usar com o seu d2004... Tem ambos a venda no forum...

 

E oq acha do l3se como full? Já chegou a escutar algum set com ele?

O legatia tem muitas vantagens e vejo como uma boa opção (ampla faixa de frequencia,IB e toca até 18.500hz, sendo que escuto até 16.000hz)

 

..mas voltando ao assunto inicial..

Um supremo seria melhor que um elate 3 vias se o mid for direcionado? Usando o msm set, é claro.

 

No caso do elate, estava tudo off axis, simples, só pecava demais nos agudos..tem as fotos do carro no forum, um cruze cinza feito na Hertz Audio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh por ai mesmo kra, eh soh seguir o q o pedro falou q n tem erro.

 

Tenho um morel supremo piccolo e gosto MUITO dele p/ um 2 vias. Mas estou partindo p/ um 3 vias scan, quero ter um palco mais alto, definido, medios melhores direcionados... enfim, tudo q um 3 vias nos proporciona

 

monta um 3 vias scan ou frank com o q vc jah tem ae e faz um teste.. eu n usaria 2 vias no seu caso, jah q pelo visto tu tem a grana pra montar um 3 vias de respeito. Eu gosto d som q nem vc e o scan me agradou bastante heheh

 

um l3se como full deve ficar bem bacana.. vale o teste! sobe q eh uma maravilha, da pra usar sem tw se tu n faz questao daquele detalhinho a mais.

 

Agora cabe a vc decidir o q eh melhor pro seu bolso.. tanto morel, scan, dynaudio, focal sao excelentes marcas, vai depender do teu gosto. Se n tiver a oportunidade pra ouvir algum desses, arrisca e testa a sorte HEaheha

 

como jah teve 3 vias elate e gostou arrisca num 3 vias scan e jah era! dizem q os midranges scan (tanto o 12m como o 12mu) sao bem melhores q o midrange do elate... soh testando pra saber ehaheha

 

mid nas portas sem estar direcionado eh fo**... por isso falei pra ir d 3 vias e pegar um midwoofer forte (se couber tenta um pearless ou se tiver a grana um dynaudio mw180) pra porta e da uma tratada legal nela! as opcoes sao muitas kra.. eh soh pesquisar bem q tu acha a melhor solucao

 

espero ter ajudado com alguma coisa, abracao kra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...