Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
Dudu Lima

Imprevistos. Por favor, tranquem este tópico.

Recommended Posts

Bom dia galera! Depois de muito tempo de espera, em breve vou estar podendo adquirir um novo amplificador mono para tocar os graves. E depois de várias pesquisas, os amplificadores que vão se encaixar perfeitamente no set vai ser ou o Banda Ice1200 - 1ohm ou o Soundigital SD1200 - 1ohm.

A ideia é tocar 3 subwoofers Bomber Upgrade BS 4ohms em paralelos = 1,33ohms, mas temporariamente um desses amplificadores vai tocar apenas os dois subwoofers com o dobro da impedância que eu já tenho na caixa de 55 litros cada câmara com dutos de 4" x 30cm - Fb= 33Hz, ligado na bateria do carro. O set definido vai ser os 3 subs como já falei com uma nova caixa com cerca de 48 litros ou menos para os três subwoofers para não ocupar muito espaço na mala, bateria do cofre de 50A + Auxiliar de 50 a 70A, cabos de alimentação ainda por definir e a parte dos médio-graves, médios e agudos vão ser 4 6x9" Bravox + 2 St. Sonzinho para ouvir na chácara da minha sogra com volume moderado ou na casa dos meus pais com PM aberto e no dia-a-dia quando estiver indo trabalhar, mas sem estrondar no volume. Tô ficando véi e só ouço o som com o volume máximo no 25, o cd-player vai até 62!

Nas especificações de cada amplificador citado informa:

Banda Ice 1200 1ohm com o dobro da impedância fornece 800Wrms;

Soundigital SD1200 1ohm com o dobro da impedância fornece 600Wrms.

Essas potências com o dobro da impedância, eu não estou me importando, o que vai me importar vai ser quando eu estiver com os 3 subwoofers tocando com a associação das bobinas em paralelo!

Eu achei o ajuste do filtro subsônico do Ice mais fácil de se mexer:

Banda Ice 1200

LQ2TUP7.jpg

SD1200

r2T4ngS.jpg

Do SD1200 achei a escala de ajuste do HP um pouco confuso, ali entre o 20Hz e 60Hz. Não tem como saber corretamente em qual frequência estará atuando o HP.

Mas enfim, alguém aqui já ouviu esses dois amplificadores e pode relatar a respeito? Não é som pra frevo que eu quero, não é som pra tá saindo pelas ruas disparando alarmes, só ouço o som com volume moderado... Eu só quero um pouco mais de potência e eficiência (consumo baixo) nos graves e subgraves.

Edited by Dudu Lima

Olha... eu ja testei as duas.

Ambas sao boas, mas eu curti mais a 1200evo no grave por motivo dela ter o bass boost e dar aquela amaciada no grave.

A banda toca firme e tem um pico ali nos 50~60 hz...

ja a Sd toca mais plano ... porem tem o bass boost que ajuda dar aquela amaciada de 'roadistá' :P

Pra tocar Voz( medio) eu ja prefiro a Banda pois tem uma pegada a mais ali entre os 500~1kHZ.

Olha... eu ja testei as duas.

Ambas sao boas, mas eu curti mais a 1200evo no grave por motivo dela ter o bass boost e dar aquela amaciada no grave.

A banda toca firme e tem um pico ali nos 50~60 hz...

ja a Sd toca mais plano ... porem tem o bass boost que ajuda dar aquela amaciada de 'roadistá' :P

Pra tocar Voz( medio) eu ja prefiro a Banda pois tem uma pegada a mais ali entre os 500~1kHZ.

Aquele gravão gordo tremendo tudo mas sem embolar que percebe lá do outro lado da esquina? [-]

Para os médios e agudos, por enquanto vou usar o amplificador mosfet que tá tocando os meus graves. Depois comprarei algum nanico de 2 canais para os 6x9".

Aquele gravão gordo tremendo tudo :legal: mas em embolar(SE NAO FOR PAINE) o-o-

que percebe lá do outro lado da esquina? [-]

Para os médios e agudos, por enquanto vou usar o amplificador mosfet que tá tocando os meus graves. Depois comprarei algum nanico de 2 canais para os 6x9".

Rapaz, é isso ai, bass boost 60% ali nos 35~40 hz... fica sonzao top, mas aqui o povo esquece do led clip... Por isso fica gravao gordo

Rapaz, é isso ai, bass boost 60% ali nos 35~40 hz... fica sonzao top, mas aqui o povo esquece do led clip... Por isso fica gravao gordo

:vts

Não, não é com paine não ahuahauahua. É com o seu rival discriminado Bomber Upgrade.

Gravão gordo que eu falo é aquele grave que joga longe pra fora do carro e preenche o ambiente, sem distorcer e sem embolar... Isso pra mim que é grave gordo heehhe. Pioneer cara-preta é tenso ehehehhe. Só não é mono-nota, pois tem o Tomahawk Turbo Bass que supera o cara-preta nesse requisito!

:vts

Tinha em meu carro 2 bomber upgrade de 12 em evo 1600 usei por um ano, tocava gostoso demais, vendi a caixa para um amigo e ele usa um evo 1200 ta tocando demais forte mesmo, e já usei banda nos upgrade também, porem com o banda o sub fico um pouco seco, como testei os 2 na minha opinião o sd.

Eu iria de Sd Dudu, esses novos evo me parecem ser muito bons.

Fala Dudu,

Um "tiro certeiro" mesmo em um grave gordo, cheio, obeso, mórbido e que, não apenas desce, mas aterriza ... Antes mesmo de analisar marca, vc poderia pensar na idéia de continuar com a classe AB (Mosfet). Pois é a classe, que ainda satisfaz a maioria dos mais exigentes e experientes.

Eu digo por mim, não apenas por pesquisas.

Ainda não encontrei um amplificador Digital (classe D) nacional que voltasse a me atender com esse grave " lutador de sumô" que iniciantes como nós suamos para conseguir.

O único amplificador classe D, que realmente me impressionou nos graves pelo tamanho e qualidade foi o SD800 Evo. Porém, apenas um diferencial entre os de classe D, não igualando à classe AB.

Eu já tive: Banda 9.8 Voxer (classe AB ) quando eu não entendia nada de som. E depois, quando eu "achei" que entendia alguma coisa, fui na onda da novidade e revolução dos Digitais HD3000, SD3000, Roadstar 1600D, SD800 e SD1600.

Mas até hoje, depois de muitos anos, pessoas leigas ainda chegaram para mim e disseram assim: "Teu som batia pra caramba naquela época!"

Essa época, é quando eu tinha um bom classe AB nacional para os graves, o Banda 9.8 Voxer, que durou mais de 3 anos tocando no clip(não recomendado em classe D), e ainda depois disso, anunciei e vendi. Em seguida, o cara me ligou todo satisfeito dizendo que o amplificador era muito forte. Vai entender, apenas 980wrms, porém classe AB.

Esses D que citei são fortes sim, mas demorei muito para entender que "força" não é som. Sabe quando quase tudo treme, parabrisas, limpador, portas, retrovisores, mas o som mesmo, que é o principal, não ecoa e nem se propaga legal à uma certa distância? Então, é mais ou menos isso ...

Geralmente, som de Classe D são mais magros que classe AB. Eu acho classe D ideal para o Pancadão,que por natureza já tem uma batida seca ... Já para subwoofer, tem que existir uma grande dedicação no dimensionamento de caixa, se o usuário optar por classe D.

Alguém pode vir aqui e dizer que classe AB aquece muito, tem baixa eficiência, que é melhor para médios e agudos, pois em graves consomem muito e blá blá blá ...

Que é melhor para médios e agudos, sem dúvida! Mas ainda, também é a melhor classe para os graves.

Não vou falar de classe A(melhor classe / qualidade), pois um carro comum não teria fácil espaço para alimentar a necessidade de um amplificador A digno no nivel de um SPL forte.

Mas o que adianta os argumentos de consumo e economia em classe D, se os classes AB de referência, às vezes até de potência menor, tocam igual e as vezes até mais que D com o mesmo nível(wrms) de potência rotulada?

E mais um detalhe para a qualidade do AB que também é bem superior aos classes D.

Boa sorte aê!

Edited by Navegante

Fala Dudu,

Um "tiro certeiro" mesmo em um grave gordo, cheio, obeso, mórbido e que, não apenas desce, mas aterriza ... Antes mesmo de analisar marca, vc poderia pensar na idéia de continuar com a classe AB (Mosfet). Pois é a classe, que ainda satisfaz a maioria dos mais exigentes e experientes.

Eu digo por mim, não apenas por pesquisas.

Ainda não encontrei um amplificador Digital (classe D) nacional que voltasse a me atender com esse grave " lutador de sumô" que iniciantes como nós suamos para conseguir.

O único amplificador classe D, que realmente me impressionou nos graves pelo tamanho e qualidade foi o SD800 Evo. Porém, apenas um diferencial entre os de classe D, não igualando à classe AB.

Eu já tive: Banda 9.8 Voxer (classe AB ) quando eu não entendia nada de som. E depois, quando eu "achei" que entendia alguma coisa, fui na onda da novidade e revolução dos Digitais HD3000, SD3000, Roadstar 1600D, SD800 e SD1600.

Mas até hoje, depois de muitos anos, pessoas leigas ainda chegaram para mim e disseram assim: "Teu som batia pra caramba naquela época!"

Essa época, é quando eu tinha um bom classe AB nacional para os graves, o Banda 9.8 Voxer, que durou mais de 3 anos tocando no clip(não recomendado em classe D), e ainda depois disso, anunciei e vendi. Em seguida, o cara me ligou todo satisfeito dizendo que o amplificador era muito forte. Vai entender, apenas 980wrms, porém classe AB.

Esses D que citei são fortes sim, mas demorei muito para entender que "força" não é som. Sabe quando quase tudo treme, parabrisas, limpador, portas, retrovisores, mas o som mesmo, que é o principal, não ecoa e nem se propaga legal à uma certa distância? Então, é mais ou menos isso ...

Geralmente, som de Classe D são mais magros que classe AB. Eu acho classe D ideal para o Pancadão,que por natureza já tem uma batida seca ... Já para subwoofer, tem que existir uma grande dedicação no dimensionamento de caixa, se o usuário optar por classe D.

Alguém pode vir aqui e dizer que classe AB aquece muito, tem baixa eficiência, que é melhor para médios e agudos, pois em graves consomem muito e blá blá blá ...

Que é melhor para médios e agudos, sem dúvida! Mas ainda, também é a melhor classe para os graves.

Não vou falar de classe A(melhor classe / qualidade), pois um carro comum não teria fácil espaço para alimentar a necessidade de um amplificador A digno no nivel de um SPL forte.

Mas o que adianta os argumentos de consumo e economia em classe D, se os classes AB de referência, às vezes até de potência menor, tocam igual e as vezes até mais que D com o mesmo nível(wrms) de potência rotulada?

E mais um detalhe para a qualidade do AB que também é bem superior aos classes D.

Boa sorte aê!

É amigo, gostei dessa resposta! Para falar a verdade, até que o meu Classe AB não tá fazendo feio nos Upgrades não! Toca forte e com qualidade (os graves não embolam, não ficam xoxos e desce bem), de mala aberta mesmo com a sintonia da caixa lá nas profundezas (33Hz), de mala aberta ainda toca fortinho. Mas hoje eu sou do tipo de usuário cagão hehehe. Não boto o som pra moer que nem muitos fazem, para ver os graves estrondando por muitos quarteirões, primeiro que eu não estou nadando no dinheiro para toda vez ter que trocar alto-falantes por queimas, causadas por excesso de distorções e exageros. E segundo, é que estou passando dessa fase de querer ter um som que abafe ou cause espantos em quem está na rua vendo o carro passar com o som tocando alto... O problema dos Classe AB tocando graves e subgraves é justamente isso aqui: Aquecimento e consumo excessivo de energia. Para manter isso, precisa de boa alimentação elétrica! Mas outro empecilho que incomoda é o tamanho do amplificador, acaba ocupando muito espaço! Os Classe D de hoje estão ultra modernos em tecnologia, desempenho em um único espaço de carcaça reduzida. Eu vejo este ponto também!

Você mencionou sobre a qualidade de um Classe AB e me lembrei agora do Corzus PWR 1002. Amplificador bruto e muito bom! Uma pena que eu passei pra frente para pegar um Aquarius Piler Drive 2813 - 1000Wrms que acabei não gostando depois, apesar que era Classe AB também.

Infelizmente me surgiu outro imprevisto!!! A grana que era para eu comprar um desses amplificadores que eu citei aqui, vai servir para eu saldar umas dívidas aí! Malditas dívidas que me assolam...

Se sobrar uma grana, talvez vou encarar o SD800.4D para tocar os graves, que já vai servir até para o Upgrade do som futuramente para tocar os estéreos. O amplificador Classe AB Booster BA404.4 que tá tocando o par de 6x9" e o ST em bridge, tá começando a bixar novamente! Tá chiando todos os canais, tenho que comprar um amplificador urgente, pois ficar sem som não rola... Eu pegando um amplificador mais barato para tocar os graves, já deixo o Classe AB dos subs, tocando o meu estéreo.

Mesmo assim

aproveitando o tópico.

Considerando módulo na faixa de 1000 rms para tocar os sub, vc não tem esse consumo exagerado e nem são tão grandes.

Ultimo teste que fez, com um set mais comum, pra monta para um colega

Usamos sd tocando 2 pioneer, que deu muita pressão, mas ele mesmo também prefiriu um módulo

como rs1200 tocando, pq tem um grave mais gostoso de ouvir. Mas para tocar médio é muito bom um

módulo desse, claro que não pensando em SQ, mas num som dia a dia ou trio.

Tenso man! Tô desanimado aqui velho. Só não largo essa história de som automotivo de vez, pois não consigo ficar sem som no meu carro! Vou esperar aí até os próximos meses de 2016, se a minha situação melhora e volto a pensar em pegar um desses amplificadores novamente!

Imprevistos, por favor, movam para o coffee

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Create New...