Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
leuzinho

Cortes de frequência precisos no amplificador

Recommended Posts

Boa tarde galera,

 

Estou regulando meu som, conforme várias dicas que li no fórum, mas estou encontrando dificuldade em acertar os cortes de frequência em meu módulo (Bbuster 3600gl) de maneira precisa, principalmente o HPF para drivers e twiters. Devo fazer isso usando um arquivo de áudio que toca na frequência que desejo? Existe outra forma?

 

PS. pesquisei, mas não encontrei informações no fórum, muitas dicas dizem pra fazer de ouvido, e fazer o corte HPF acima do ponto onde os drivers distorcem, mas não tenho essa perícia auditiva. Quero fazer o corte em 125Hz.

 

 

Desde já muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque capacitores de poliéster de 2,2uF x 250V nos tweeters e os mesmos ligados em paralelos nos drivers. No amplificador, ative a chave HPF e regule o crossover em 1,2KHz que você terá feito o corte HPF desejado para os drivers.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu comprei uma caixa trio pronta, com um Pioneer 310, dois drivers e um twiter. Nos drivers e twiter ela já veio com capacitores, mas li no fórum que eles não dão conta que cortar quando o cross do módulo está totalmente aberto. Então, provisoriamente eu cortei no player o HPF em 125HZ para ajudar os capacitores, mas fazendo o corte no player, ele corta dos meus falantes das portas, e quando a caixa está desligada os auto falantes só tocam de 125Hz para cima. Eu queria deixar os falantes das portas tocando em full e fazer os cortes para os agudos no módulo. Deu pra entender? hahaha

 

PS. O LPF eu corte no player, pois para o sub estou utilizando a saída de subwoofer do meu player, o que não interfere nos falantes das portas.

 

Será que esse corte é muito baixo para os drivers? Se eu deixar mais alto ficarei com um buraco de frequência.

 

E como faço para encontrar exatamente essa frequência no cross over do módulo?

 

 

Obrigado pela ajuda pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu comprei uma caixa trio pronta, com um Pioneer 310, dois drivers e um twiter. Nos drivers e twiter ela já veio com capacitores, mas li no fórum que eles não dão conta que cortar quando o cross do módulo está totalmente aberto. Então, provisoriamente eu cortei no player o HPF em 125HZ para ajudar os capacitores, mas fazendo o corte no player, ele corta dos meus falantes das portas, e quando a caixa está desligada os auto falantes só tocam de 125Hz para cima. Eu queria deixar os falantes das portas tocando em full e fazer os cortes para os agudos no módulo. Deu pra entender? hahaha

 

PS. O LPF eu corte no player, pois para o sub estou utilizando a saída de subwoofer do meu player, o que não interfere nos falantes das portas.

 

Será que esse corte é muito baixo para os drivers? Se eu deixar mais alto ficarei com um buraco de frequência.

 

E como faço para encontrar exatamente essa frequência no cross over do módulo?

 

 

Obrigado pela ajuda pessoal

 

Quantos amplificadores você está usando? Na verdade, tanto faz utilizar o HPF ou não do seu cd-player, pois o driver e o tweeter já estão com os seus filtros passa-alta independentes, apesar que ele são de 1ª ordem. Se os falantes das portas estão ligados diretamente na saídas do cd-player, desative o HPF do player e no amplificador ative no HPF como eu falei antes, para fazer o corte ativo em 1,2KHz.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos amplificadores você está usando? Na verdade, tanto faz utilizar o HPF ou não do seu cd-player, pois o driver e o tweeter já estão com os seus filtros passa-alta independentes, apesar que ele são de 1ª ordem. Se os falantes das portas estão ligados diretamente na saídas do cd-player, desative o HPF do player e no amplificador ative no HPF como eu falei antes, para fazer o corte ativo em 1,2KHz.

 

Mas e o buraco que fica? Pois meu sub está cortado em 100Hz no LPF. Ou som trio é assim mesmo? Sou iniciante, não sei se estou correto, mas pensava que toda a faixa de frequências audíveis deve ser coberta. Os sons entre 100 Hz e 1,2 KHz não serão reproduzidos pela caixa, correto?

 

Estou utilizando um único amplificador, o Bbuster SS1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os drivers tem que ser cortados no mínimo a 800hz pra cima, abaixo disso vai queimar muito fácil. O ideal seria deixar de 1,2k hz pra cima pra não se preocupar com esse problema.

 

Pra tocar de 100 a 1,2k hz o ideal seria um médio grave, e faz uma diferença grande na qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os drivers tem que ser cortados no mínimo a 800hz pra cima, abaixo disso vai queimar muito fácil. O ideal seria deixar de 1,2k hz pra cima pra não se preocupar com esse problema.

 

Pra tocar de 100 a 1,2k hz o ideal seria um médio grave, e faz uma diferença grande na qualidade.

 

E como acho essa frequência no amplificador? Na regulagem não tem escala, só o ponto inicial (10Hz) e o final (1,2kHz). Difícil ser preciso, tem algum macete?

 

Valeuu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente está escala não é linear, ou seja, no início da escala vc gira 1mm e aumenta uns 10hz, lá perto do fim vc gira 1mm e aumenta 100hz. Eu partiria de 1,2khz e voltaria um pouquinho só.

 

Mas é melhor deixar nos 1,2khz.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente está escala não é linear, ou seja, no início da escala vc gira 1mm e aumenta uns 10hz, lá perto do fim vc gira 1mm e aumenta 100hz. Eu partiria de 1,2khz e voltaria um pouquinho só.

 

Mas é melhor deixar nos 1,2khz.

 

Entendi, vou cortar em 1,2 Khz e deixar os falantes das portas em full. Quem sabe no final do mês eu compre um woofer para melhorar a qualidade do set.

Valeu pelas dicas! :legal:hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas e o buraco que fica? Pois meu sub está cortado em 100Hz no LPF. Ou som trio é assim mesmo? Sou iniciante, não sei se estou correto, mas pensava que toda a faixa de frequências audíveis deve ser coberta. Os sons entre 100 Hz e 1,2 KHz não serão reproduzidos pela caixa, correto?

 

Estou utilizando um único amplificador, o Bbuster SS1

 

Com subwoofer automotivo não tem jeito! Você pode tá aumentando o LPF desse subwoofer para 250Hz, mas mesmo assim não vai tocar bem até isso! O ideal aí é meter um par de woofers de 8" em outra caixa dutada e fazer o corte passa-banda neles de 120Hz a 1,5KHz. Ou troca o subwoofer por um woofer de 12" de mesma potência que consiga tocar de 50Hz até 1,2KHz para não ter esse buraco entre os médios, médio graves e graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com subwoofer automotivo não tem jeito! Você pode tá aumentando o LPF desse subwoofer para 250Hz, mas mesmo assim não vai tocar bem até isso! O ideal aí é meter um par de woofers de 8" em outra caixa dutada e fazer o corte passa-banda neles de 120Hz a 1,5KHz. Ou troca o subwoofer por um woofer de 12" de mesma potência que consiga tocar de 50Hz até 1,2KHz para não ter esse buraco entre os médios, médio graves e graves.

 

Será que um 10pw7 em caixa de uns 25l selada acompanha o Pionner? Acha que melhoraria a qualidade? Tenho medo de o woofer cobrir o sub com a mala aberta, o que provavelmente acontecerá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que um 10pw7 em caixa de uns 25l selada acompanha o Pionner? Acha que melhoraria a qualidade? Tenho medo de o woofer cobrir o sub com a mala aberta, o que provavelmente acontecerá...

 

Bota numa dutada mesmo! Na selada esse woofer quase não vai aparecer de mala aberta. E é meio difícil desse woofer de 10" cobrir o subwoofer de 12".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bota numa dutada mesmo! Na selada esse woofer quase não vai aparecer de mala aberta. E é meio difícil desse woofer de 10" cobrir o subwoofer de 12".

 

Mas o woofer joga mais longe né? Vou analisar esse up pro mês que vem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que um 10pw7 em caixa de uns 25l selada acompanha o Pionner? Acha que melhoraria a qualidade? Tenho medo de o woofer cobrir o sub com a mala aberta, o que provavelmente acontecerá...

Amigo, caso isso aconteça, vc diminui o ganho do módulo dele!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o woofer joga mais longe né? Vou analisar esse up pro mês que vem

 

A maioria dos woofers tocam médio-graves, dependendo do modelo e potência especificada. O que acontece é que as frequências graves que se destacam ao ar livre, são acima dos 70Hz. Um woofer de 8" ou 10" para "jogar longe" os batidões, precisa ser muito parrudo a sua construção e suportar muita potência para gerar alto SPL. Coisa que com um woofer de média potência de 12" ou 15" já conseguem fazer isso.

 

 

Amigo, caso isso aconteça, vc diminui o ganho do módulo dele!

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria dos woofers tocam médio-graves, dependendo do modelo e potência especificada. O que acontece é que as frequências graves que se destacam ao ar livre, são acima dos 70Hz. Um woofer de 8" ou 10" para "jogar longe" os batidões, precisa ser muito parrudo a sua construção e suportar muita potência para gerar alto SPL. Coisa que com um woofer de média potência de 12" ou 15" já conseguem fazer isso.

 

 

 

 

:+1

 

Entendi, mês que vem vou mexer com isso, e postarei as impressões aqui. Valeu a ajuda galera! :rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...