Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

LeoPrime

Problemas com sub...queima 2 vezes

Recommended Posts

Postado em

Boa noite, Srs.

Meu nome é Leonardo, só conheço o básico de som. E estou tendo um problema a algum tempo...

Comprei uma banda 8.4D e um Pioneer tsw310 4 ohms. Mandei instalar no lugar mais conceituado da cidade.

Pelo que eu calculei a caixa é dutada com 67 l..isso usando as medidas e calculando segundo uma equação que encontrei no site da bomber. A bateria é original 60AH.

Após instalação, notei que o módulo acendia o led clip no volume 10. O sub nem estava batendo direito...Passado dois meses para minha tristeza o sub queimou...achei que era pq o modulo não era o suficiente para o sub...então fui e comprei um sub mais fraco, um bravox premium acho q de 200 rms...Pois bem, queimou novamente. Isso já tem mais de um ano...de tanto queimar, desisti de comprar sub. Más agora estou a fim de comprar um sub novamente, más tem receio de nova queima. Alguém pode me ajudar com o que está acontecendo? Já tive outros sons em outros e nunca enfrentei isso.

A...mais uma coisa curiosa que notei é que tipo assim...saio com o carro de noite o auto falante ta batendo "normal"...no outro dia cedo, sem ngm mexer em nada, parece q o sub ta batendo o dobro do que batia, é como se tivessem aumentado o ganho... e com isso mais led clip em cima...alguém me ajuda?

E se for pra comprar outro sub, devo comprar outro pioneer?

Eu estava a fim de um upgrade ou bravox uxp...só q o uxp tem 500rms e o banda tem 400 no bridge...

Obrigado

Postado em (editado)

67l???

é esse o seu problema!

Pode me ajudar?

pq eu to numa duvida do caramba ...rs no site da bravox deu algo em torno de 40 litros nao me lembro de cabeça

e calculando pela equação deu 67l...

a caixa é em formato de trapezio...

Profundidade menor 11cm

Profundidade maior 28cm

largura 92cm

Altura38cm

O duto não me lembro bem...

sabe me informar se é por volta do volume em litros do que falei?

É que nao to em casa agr rs

Editado por LeoPrime
Postado em

67l???

é esse o seu problema!

:+1 67lts pra um pioneer 400 é muito caixas pra esse falante gira em torno de 45lts +/- seu alto falante é bobina dupla de 4 ohms ??? detalhe esse ganho do teu modulo não esta alto d+
Postado em

Então... É bobina simples de 4 ohms... Casa certo com o modulo. Já cheguei até deixar o ganho no mínimo. Rs... Paguei 600 reais para fazer caixa, suporte do modulo e instalação pra ficar nisso... Desanimado. Dois sub queimados. Agora tô a fim de outro mas e o medo de queimar de novo? Eu calculei em outro site aqui e realmente deu 67 l... A única coisa que não sei se deve utilizar as medidas internas, se for por isso devo descontar 2 cm pelo mdf mesmo assim da algo em torno de 56/58 l

Postado em

amigo veja bem creio que tenha varias coisas que deve ser considerado !

1° pode mudar sua caixa !!! no manual do falante vem descrito as medidas pra fazer a caixa medidas (internas) e o tamanho e comprimento do duto !

2° vc falou que tem uma bateria de 60A certo, mas se for só a do cofre e pouco pra esse modulo tocar bem, deve colocar outra maior ou uma auxiliar " eu aconselho" ( sub consome muita energia )

3° cabeamento como estão ? creio que para esse modulo seja bitola mínima de 16mm², mas se a bateria tiver no cofre pode botar 25mm² mínimo.

4° regule bem o ganho do modulo e cuidado com o subsônico e loudness do player pois quando ativos faz o cone do falante excursionar d+ detalhe não deixe clipar o modulo subwoofer é mais fácil queimar que woofer .

o correto era ter um pouco de sobra de potencia pro falante tocar 100% mas revendo estes itens vc terá um resultado muito melhor

• Upvote 1
Postado em
amigo veja bem creio que tenha varias coisas que deve ser considerado !

1° pode mudar sua caixa !!! no manual do falante vem descrito as medidas pra fazer a caixa medidas (internas) e o tamanho e comprimento do duto !

2° vc falou que tem uma bateria de 60A certo, mas se for só a do cofre e pouco pra esse modulo tocar bem, deve colocar outra maior ou uma auxiliar " eu aconselho" ( sub consome muita energia )

3° cabeamento como estão ? creio que para esse modulo seja bitola mínima de 16mm², mas se a bateria tiver no cofre pode botar 25mm² mínimo.

4° regule bem o ganho do modulo e cuidado com o subsônico e loudness do player pois quando ativos faz o cone do falante excursionar d+ detalhe não deixe clipar o modulo subwoofer é mais fácil queimar que woofer .

o correto era ter um pouco de sobra de potencia pro falante tocar 100% mas revendo estes itens vc terá um resultado muito melhor

Quanto a caixa eu vou mudar.

Mas mesmo escutando somente com o carro ligado teria que trocar? Pois nesse caso o alternador forneceria carga tb, correto?

Os cabos estão corretos, de acordo com o que você falou.

Loud maioria das vezes off ou low.

Como eu disse aí em cima, muitas das vezes o ganho já ficava até no mínimo. Mas pode ser que o problema seja a caixa mesmo. Tenho uma caixa velha em casa com uns 45 l. Vou experimentar mudar quando comprar outro sub

Postado em

Essas medidas são externas?

Pois deve considera a interna e desconta o mdf

Acho que poderia conserta o sub pioneer, e tenta com ele vê seu problema

O ganho no módulo ta muito alto?

O sub pioneer era pra aguenta tocar sem queimar tão fácil assim

Vc usa crossover? Bass bost no player ?

Postado em

Essas medidas são externas?

Pois deve considera a interna e desconta o mdf

Acho que poderia conserta o sub pioneer, e tenta com ele vê seu problema

O ganho no módulo ta muito alto?

O sub pioneer era pra aguenta tocar sem queimar tão fácil assim

Vc usa crossover? Bass bost no player ?

Sim são medidas externas.

O mdf tem 2cm

descontando os 2 cm usando a equação ficaria 61L...

Ainda tem o desconto do sub né? creio que por volta de mais um 3L...

Eu nem tenho mais o pioneer, fiquei tão P da vida que joguei fora...

Como eu disse já cheguei a deixar até o ganho no mínimo, más mesmo assim sempre led clip piscando.

Os ajustes são somente os do módulo mesmo e os do players... Bass bost no 0...

Uma vez mostrei pra um amigo e ele me disse q o problema seria meu DVD que era muito "forte" sendo um pioneer 2 D, más confesso que nunca ouvi falar disso. Rs...

eu tenho uma outra caixa lá em casa, menor. Talvez deva experimentar usar ela...

Que muito me incomoda é que eu tinha uma roadstar com uns 10 anos de uso e sub fosgate rfp tb com uns dez anos de uso, e tocava em um antigo carro que tinha, e tocava horrores. Quando troquei de carro e resolvi comprar tudo novo, só tive dor de cabeça.

Paguei 600 pra instalação, caixa e suporte da potencia, pra minha infelicidade queimar dois sub.

Postado em

Talvez meu problema não seja a caixa, pois segundo um calculo em alguns sites este foi o resultado.

bwtCJn3.png

Estava usando a medida externa na equação, por isso a alteração.

Bom, de qualquer forma já eliminamos a possibilidade da caixa, correto?

A minha caixa é dutada , acho q é 3 p.

o que mais devo verificar?

A bateria nao acredito, pois o modulo tem um led que deveria acender em caso da bateria não estar sendo suficiente.

Postado em

Talvez meu problema não seja a caixa, pois segundo um calculo em alguns sites este foi o resultado.

bwtCJn3.png

Estava usando a medida externa na equação, por isso a alteração.

Bom, de qualquer forma já eliminamos a possibilidade da caixa, correto?

A minha caixa é dutada , acho q é 3 p.

o que mais devo verificar?

A bateria nao acredito, pois o modulo tem um led que deveria acender em caso da bateria não estar sendo suficiente.

Mais alguem pra ajudar ?

Postado em

a fiação do modulo que espessura é?

aterramento como ta?

o que ta queimando é o clip do seu modulo, ele não pode clipar,

verifica todo o cabeamento dele. se não for isso pode ate ser defeito no modulo.

tem muita loja que só sabe fazer preço, porque o serviço...

a caixa não é, pioneer toca com 60litros, no limite mais toca.

Postado em
a fiação do modulo que espessura é?

aterramento como ta?

o que ta queimando é o clip do seu modulo, ele não pode clipar,

verifica todo o cabeamento dele. se não for isso pode ate ser defeito no modulo.

tem muita loja que só sabe fazer preço, porque o serviço...

a caixa não é, pioneer toca com 60litros, no limite mais toca.

Tirei algumas fotos da instalação e dos meus equipamentos. Talvez assim fique mais fácil

7r7E2k6.jpg

AOGbl90.jpg

1Yfn1S6.jpg

oZAKdLb.jpg

ksaS6IJ.jpg

Ke3h5X1.jpg

Postado em

E litragem considerando o mdf de 2 cm é algo em torno dos 46 litros realmente.

Tenta te ajuda com opniões minhas.

Sobre o sub pioneer, é um sub CxB normalmente com preço bom, mas pode ser que forcou ele bastante no bridge

ele não aguenta os 400rms principalmente ainda clipando por muito tempo, se fosse sinal limpo talvez aguentaria, mas o pioneer

pelo que já ve não aguenta toca para "festa", como povo diz, com 400rms direto nele.

Na verdade vc deve ter queimado por conta distorção e Sorte, ou falta de sorte nesse caso hehe

Outros usam sistema parecido e não queimaram o sub, um ponto pode ser sua caixa ser bem estreita e ter ajudado ele queimar

mais rápido, (só "achismo" nesse caso da caixa).

Quando trocou o sub, se ligou ele no bridge, realmente ele não iria aguenta muito tempo, pois está mandando mais potencia que ele aguenta

e clipando ainda, ai rápido ele estraga.

Seu módulo fornece 400rms a 4ohms no bridge.

Então vai tocar legal o Uxp e o upgrade também, mas sua caixa pode ser o problema no grave, como está o duto?

ele ta muito rasa, dependendo com o duto estiver ela está funcionando mais como caixa selada

Postado em

cara a instalaçao ta legal, bons cabos usados e tal, caixa ta bacana tbm.

o estranho q nao era pra ter queimado nenhum sub, vc disse q chegava no volume 10 e o clip acendia, mas vc tocava com clip piscando??? se sim eh caixão.....sacou?

pode colocar qlqr sub ai msm de maior potencia q 400w, o negocio eh tomar cuidado pra nao tocar clipando somente isso. Aproveite e fale pro instalador revisar e apertar os cabos tanto no amp qnto o terra na lataria e positivo na bateria.

veja se os cortes estao corretos no amp e no player tbm

Postado em

Então, já descartamos a caixa e quase que a instalação. Eu ganhei um bravox bravo, mas só vou poder buscar lá pro dia vinte. Aí vou montar ele, e filmar para vocês verem. Tipo, tb acredito que queimou por distorção, mas no volume 10/12? Eu já tive outros sons rs, em que eu " aumentava muito" e nunca queimou. O que me deixa mais inconformado, não é nem não poder aumentar o volume, é que simplesmente no volume 1, parece não ter nem sub no carro. Rs... Me explica uma coisa, mesmo quando você diminui o ganho, ainda assim você tá fornecendo 400 rms?

Sobre o Led clip, no manual da banda, diz que pode piscar desde que o sub aguente, alguém pode me explicar? Segundo o instalador ele não poderia ficar aceso direto, mas piscar era normal. Nessa se foram dois sub.

Segue o manual descrevendo o Led clip.

DULzrOd.jpg

Postado em

Pessoal, esse vídeo não é do meu carro.

Mas é o mesmo módulo que eu utilizo e um sub mtx, encontrei no YouTube e o cara tb reclama do clip. Aparentemente o DVD é igual ao meu. Volume 12 tb... Não estaria muito cedo pra clipar? Aparentemente o sub excursiona muito pouco.

Postado em

chuto no excesso de clip

ja que voce gosta de abusar, pode:

bateria maior ou bateria auxiliar, caixa correta, usa um falante com bobina mais ignorante (600rms+), veja se o furo do imã nao fica muito perto da parede, atrapalhando e refrigeração.

ou põe logo um sistema com 1.000 ou 2.000 rms logo pra passar essa fome de volume

Postado em (editado)

vc tem q entender q ganho nao é volume !!!!!!!!! o ganho eh um ajuste de sensibilidade pra vc ''casar'' com o volume do player q vc quer usar como o maximo, sendo assim até aonde vc quer aumentar

Clipou quer dizer AMP ESTA NO LIMITE(liberando sua maxima potencia de 400w independente do volume q esteja no player sacou)

Ex: se vc por o player no vol. 5 e regular o ganho ateh piscar o clip o som vai tocar a msma coisa q o player no volume 30 e o ganho até ascender o clip tbm(ai vc vai ver q nesse caso, pouco aberto o ganho vai precisar ficar, e no primeiro caso ele tera q talvez ir no máximo)

o Loud, bassboost, etc tudo PODE ser usado sim, ele como ''da uma aumentada nos graves'' o clip do ampli vai detectar do msmo jeito pode testar, vou citar um exemplo denovo. faz de conta q seu vol. ta no no 20 eh onde o clip acende sem loud, se vc ligar o loud vc vai ver q no vol. 15 +- o clip ja vai ta acendendo, por causa q o ganho do loud jah foi adicionado.

resumindo a opera, acendeu o clip tá mandando a potencia maxima q o ampli declara . Eu nao recomendo tocar nem com clip piscando, entao use uns 2 volume abaixo de qndo piscar pra ter uma margem de segurança

se vc nao ta satisfeito com o rendimento do sub assim, troca por um ampli mais forte ou um sub mais forte ! n tem saida.... 400w nao faz milagre nao rsrs

Editado por victor henrique
Postado em

Tem algum motivo ou faz alguma diferença fazer esse duto com essa curva ou é só pra dar a sintonia?

não vc deve fazer a sintonia correta do duto com a caixa só isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...