Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
jeferson3482

Kit 3 vias fransktein...será que vira?

Recommended Posts

Ta tinha criado na sessão iniciantes, mas creio ue aqui seja o melhor lugar pra essa questão..

Galera..troquei meu set agora a pouco..tenho agora um Kit Nar cs3, Sub DYI, e um MB Quart Oa 600.4....

O sistema esta muito bom se comparado ao q tinha antes...porém, o que eu pretendia obter do novo Set, nao consegui..que era melhorar a parte dos medios na faixa dos 200...1000hz, que é onde aparece mais a voz...(subir o palco)

Meu set nao reproduz mto bem essa faixa, principalmente por que meus mids ficam numa pessima posição(peugeot 206), onde alem de ficar em baixo e uns 30 graus virado pra frente, a perna ainda tampa o falant e abafa tudo...

Entao pra conseguir subir o palco, decidi montar um 3 vias, poderia até comprar um...porém além de nao querer dispor d no minimo 1k pra isso, no geral nao me agrada o tamanho dos full dos kits, q normalmente sao de 3,5...4"..

Sera ligado um lado em cada canal front do MB, o mesmo dispoe d potencia pra isso....irei utilizar o kit Nar cs3...com o cross ligado normal no Tw, e irei modificar no cross o corte da via q era do mid p o novo full range...e farei um novo cross p o mid do kit..e o novo conjunto full + tw cabe certinho no acabamento do retrovisor...na altura exata..

Utilizarei um full range Samsung de 2,5"...putzzz..por q isso??? alem do tamanho q foi o menor q achei, tem 50 rms e ja escutei ele no home da minha irmã e ate que é razoável, tem boa aparencia tbm....e ...custou apenas 20 dilmas....entao se nao servir, jogo no mato....kkkkk

Quais as chances de dar certoo??? Kkkk...sei q vou ter mto trabalho pra adequar os cortes...

E quais os cortes ideais para as vias com referencia nos kits que temos por aii???

Agradeco a ajuda d todos...masss dispenso comentários de q poderia compra um 3vias okk....quero montar justamente pelo prazer do DYI....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um full de 2,5" vai te dar uma banda BOA a partir de 500Hz, abaixo só testando

Cortes, não se baseie em absolutamente nada que seja pronto, vai ter que fazer algo customizado

O corte do tw não deverá ser mantido o mesmo, corta mais alto pra melhorar o aproveitamento dele e do full

Tenta identificar até onde os fulls chegam, normalmente fulls tem uma curva com decaimento no top end relativamente linear, diferente dos midranges que tem uma queda abrupta e as vezes um pico acentuado logo antes, então fazer o casamento de um full com um tw pode ser facil, as vezes só usando um capacitor pra cortsr bem alto o tw

Ja entre mid e full, complica um pouco, é uma zona que invariavelmente requer mais potência do amplificador e se usar componentes como bobina de fio fino vai dissipar muito dessa potência em forma de calor por causa da baixa capacidade de corrente dos componentes, aí o custo com o corte ali acaba sendo mais elevado, por isso o pessoal tem preferência por fazer um corte ativo nessa região (usando player que faça 3way ou amp 4 canais com cross incorporado)

Usando tudo passivo o bixo vai pegar no casamento de sensibilidade de tudo isso e os ajustes de atenuação que possam ser necessários

Se pode dar certo? Só tua paciência pode dizer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...