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[FullPower] Rara VW Kombi 1950 “barndoorâ€� ganha customização

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Texto: Carlos Cereijo / Fotos: João Mantovani

Preste atenção nesta Volkswagen Kombi 1950, pois ela é a definição da palavra raridade quando o assunto é automóvel. Desse ano, o primeiro da Kombi, apenas 302 desembarcaram no Brasil. Hoje, segundo André Takeda, da Restaurakar, há notícia de apenas sete delas rodando por aqui.

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Um site especializado nas Kombi “Barndoorâ€, apelido dos modelos com esse tipo de abertura na lateral, contabiliza que só 28 delas existem ao redor do mundo. Por isso, dá para entender a polêmica que a customização de André causa. “Alguns puristas não gostam, mesmo que as linhas originais da Kombi não tenham sido atingidas. Se eu quiser, toda a personalização que está aí pode ser revertidaâ€, explica.

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O customizador já conhecia o carro há 11 anos, quando a 1950 morava no Rio de Janeiro. “O antigo dono ficou nove anos com a Kombi, mas não conseguia concluir a restauração. Fiz uma oferta e a trouxe para São Paulo em 2013â€, conta André, que começou por deixar a carroceria na forma original. As Barndoor daquela época têm a testeira mais curta, diferente das Kombi que vieram depois. Outras características são o para-brisas bipartido e a testeira curta. Só a partir de 1955 é que a parte de cima ganhou a aba de ventilação.

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A cor da carroceria é chamada de Dove Blue. Ela foi restaurada ao que originalmente saia de fábrica. “Dizem que na época era possível escolher entre pintura brilhante e fosca. A minha saiu assim da Alemanhaâ€, conta André. A lateral ainda recebeu o nome da Restaurakar estilizado, pintado à mão.

Mais Forte
Quando desembarcou no Brasil, a Kombosa era fraquinha. O motor boxer quatro cilindros 1.1 rendia cerca de 25 cv. Carregada com 750 kg, capacidade máxima dela, a Kombi se arrastava nas longas jornadas de trabalho. Para resolver isso, ela recebeu novo motor.

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O motor refrigerado a ar é 1.7 com carburador Empi 40 central. Já o escapamento 4 x 1 é dimensionado, com abafafador Empi. Na parte de visual, bloco e periféricos tem pintura preta. Segundo André, esta Kombi gera hoje 80 cv e torque de 12 kgfm. O câmbio é de Fusca 1.600. Esta caranga parece feliz com a força extra. Hoje ela tem vida mansa, não precisa mais trabalhar. Apenas desfila pelos encontros de Volkswagen despertando a paixão – e até inveja – dos colecionadores.

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A suspensão segue os conceitos do Cal Style. Ela ficou rebaixada com uso de catraca e as bitolas foram encurtadas 5 cm em cada extremidade. Um detalhe são as mangas de eixo invertidas. As rodas de 15†tem tala 4,5†na dianteira e 6†na traseira. Elas são da Empi, réplicas das Fuchs.

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Características únicas
O interior da Kombi está original. Tudo para preservar a história do clássico com “portas de celeiro†– daí o apelido de Barndoor. Se notarmos a carroceria, vamos ver outros detalhes que marcam uma Kombosa dessa época.

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Além do para-brisas bipartido e testeira, as unidades de 1950 tinham vinco da calha próximo à coluna A e sulco da maçaneta mais esguio. O para-lamas dianteiro logo abaixo da porta é mais largo, existem oito aletas de refrigeração atrás e a ausência da vidro traseiro.

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Outro detalhe, que até parece customização na Kombi 1950, é a ausência de para-choque traseiro. Quer um conselho, André? Não ouça os caras que reclamam das mudanças na sua Kombosa azul. Tudo que há nela é de primeira linha, sem ferir o legado da Kombi. É muito bom ver um pedaço rico da história acelerando por aí, e não enfurnado numa garagem.

Ficha Técnica

Motor >> 4 cilindros boxer, 1.7
Alimentação >> Carburador, gasolina
Potência >>80 cv (estimados)
Torque >> 12 kgfm (estimados)
Transmissão >> Manual, 4 marchas, tração traseira
Freios >> Tambores
Pneus >> 155/60
Rodas >> Aro 15†x 6†e aro 15†x 4,5â€
Upgrade >> Motor, suspensão, rodas, pneus, parachoque dianteiro
Empresas >> Restaurakar

 

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