Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcelo Osnar

Projeto de caixa

Recommended Posts

Estou montando o seguinte set

 

- 2 driver selenium d220ti (já tenho)

- 1 médio selenium mg1000, 12" 500rms (já tenho)

- 1 woofer eros sds 2.7, 15" 1350rms (ainda preciso comprar)

- 1 power one: pra tocar os driver e o médio (já tenho)

- 1 dad d3000 4ohm: pro eros (esperando chegar)

- 1 crossover stetsom stx64 (já tenho)

 

A intenção é fazer uma caixa só pro falantes. No caso não quero a caixa fique acima do tampão (isso limita a altura). Além disso, tem a bateria de caminhão que vai ficar atrás da caixa (isso limita a profundidade) e tem que ser relativamente fácil tirar e colocar a caixa na mala (isso limita o comprimento). As dimensões tem que ser aproximadamente 90x50x40 (comprimento x altura x profundidade).

 

O desenho abaixo é o formato que pretendo usar, o duto pro sds ainda preciso definir as, medidas

 

1.jpg

 

 

 

A dúvida é em relação a litragem pro sds, no caso ficaria com aproximadamente 80 litros. Estou em dúvida também em relação a sintonia, estava tentando usar o WinISD e cheguei nisso

 

2.png

 

Ali em Front chamber eu coloco qual litragem da caixa? A bruta? A interna? A interna e tiro ainda o duto?

 

E como ainda não comprei o sds, aceito sugestões de falantes de 15".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sempre uso o volume interno descontando duto e falante, 80 litros para o eros ta ótimo e sintonia vai mais do seu gosto musical mas eu deixaria entre 50 e 55 pra som misto. Na minha opinião o set esta ótimo :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sendo você, tentaria pegar um volume próximo do indicado no manual! E tentaria fazer a caixa do médio dutado também, pra facilitar as baixas dele! À depender do caso, dá pra fazer o médio tocar a partir de 80hz, dando MUUUITA folga pro grave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq nao coloca 2 medios e coloca a caixa de grave no meio? so uma dica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vai sobrar médio do jeito que tá... rsrsrsrs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sendo você, tentaria pegar um volume próximo do indicado no manual! E tentaria fazer a caixa do médio dutado também, pra facilitar as baixas dele! À depender do caso, dá pra fazer o médio tocar a partir de 80hz, dando MUUUITA folga pro grave!

 

Nas medidas do desenho está com 80l internos descontando o duto, só não descontei o falante.

 

O médio vai com duto de 3cm conforme manual dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq nao coloca 2 medios e coloca a caixa de grave no meio? so uma dica!

 

O problema é o espaço, a intenção é colocar tudo na mala sem fica acima do tampão nem ter que colocar a bateria pra dentro do carro ou no lugar do estepe.

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Medio nunca e d+ rs :legal:

 

Acredito que depois de montar vou querer um médio mais forte, mas o primeiro passo seria melhorar a alimentação dele e se for necessário trocar por outro de 12" mais forte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sempre uso o volume interno descontando duto e falante, 80 litros para o eros ta ótimo e sintonia vai mais do seu gosto musical mas eu deixaria entre 50 e 55 pra som misto. Na minha opinião o set esta ótimo :legal:

 

O problema é justamente calcular a sintonia, não consegui entender o WinISD.

 

A caixa está com 80l só não descontei o falante.

 

O sintonia pretendia deixar em 50hz mas a curva no WinISD fica bem diferente do que vejo nos outros tópicos, ela fica abaixo da linha de 0db.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sendo você, tentaria pegar um volume próximo do indicado no manual! E tentaria fazer a caixa do médio dutado também, pra facilitar as baixas dele! À depender do caso, dá pra fazer o médio tocar a partir de 80hz, dando MUUUITA folga pro grave!

Na minha opinião cortar um sds em 80 hz seria um desperdicio e acabaria com a pega dele, se fosse algum outro modelo mais voltado para subgrave talvez.

Quanto ao medio eu não arriscaria a baixo de 120 hz nao a nao ser que fosse um medio grave parrudo , no caso dele eu faria celada e tocaria de 180 para cima priorizando mais as medias altas.

da uma olhada nos parâmetros dele aí!!!

12" MG 1000

 

FS: 70,3 Hz

Re: 4,43

Qms: 10,675

Qes: 0,9,

Qts: 0,85

Vas: 46,66

Ref Eff: 1,67%

Sd: 0,0531

Vd: 146,0

Xmáx: 2,75

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Medio nunca e d+ rs :legal:

concordo contigo e esteticamente ficaria mais bonito só que teria que ter mais bateria, amplificador e espaço ja que ele só tem 90 cm de largura.

Se ele não tivesse comprado o de 12 eu indicaria dois medios de 10 ou até de 8"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que depois de montar vou querer um médio mais forte, mas o primeiro passo seria melhorar a alimentação dele e se for necessário trocar por outro de 12" mais forte.

 

Eis o erro que todo mundo comete qdo não entende bem de som: Vai se focando na potência (watts) e não no médio em si.

 

 

Desafio você pegar QUALQUER médio que você quiser, e botar contra meu HPX 2120 de 600wrms ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

concordo contigo e esteticamente ficaria mais bonito só que teria que ter mais bateria, amplificador e espaço ja que ele só tem 90 cm de largura.

Se ele não tivesse comprado o de 12 eu indicaria dois medios de 10 ou até de 8"

 

Realmente não vou poder mudar isso, ainda tenho que comprar o sds e a caixa, além disso preciso fiação nova disjuntores e outras coisas mais pra fazer uma instalação descente.

 

Pra mim seria bom fazer a caixa do médio de maneira que possa fazer um up mais pra frente caso sinta nessecidade na parte de médio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Eis o erro que todo mundo comete qdo não entende bem de som: Vai se focando na potência (watts) e não no médio em si.

 

 

Desafio você pegar QUALQUER médio que você quiser, e botar contra meu HPX 2120 de 600wrms ;)

 

Disse da alimentação pois o meu é de 500rms e está recebendo apenas 360 rms da power one, melhorando a alimentação dele ele tocaria mais correto?

 

Sobre colocar um mais forte, seria no sentido de um que dê um som mais alto, sei que a sensibilidade do falante influência bastante, e esse que vc citou é bom nisso.

 

Não disse mais forte no sentido de ter maior potência nominal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Acredito que depois de montar vou querer um médio forte"

 

...palavras suas!

 

Como falei em outro tópico, um amigo levou um eros 2.8k pra testar lá na boate. Ligamos ambos recebendo a potência nominal vindo de um amp profissional. O dele com 1.400wrms e o meu com 600wrms!

 

Acima de 100hz o dele tomou uma surra GROTESCA! O lance é que o dele tinha mais punch abaixo de 100hz, mas eu queria um médio, então o HPX tava bom demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é justamente calcular a sintonia, não consegui entender o WinISD.

coloca o volume e define a sintonia, ai vai do lado esquerdo em vents e define o tipo e tamanho de duto que ele calcula o comprimento ok.

 

A caixa está com 80l só não descontei o falante.

 

O sintonia pretendia deixar em 50hz mas a curva no WinISD fica bem diferente do que vejo nos outros tópicos, ela fica abaixo da linha de 0db.

pega como base a linha -3 que seria o inicio da resposta de seu falante. Se ela ficar basicamente reta isso seria uma resposta plana sem picos ou ganhos. Note que em 50hz ela responde apartir de 45hz e s aumentar a sintonia para 55hz ela vai responder a partir de 50hz perdendo um pouco nas baixas mas ganhando um pico em 60 hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera q em uma caixa tipo ts , DG , n aproveitaria melhor o SDS n?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Acredito que depois de montar vou querer um médio forte"

 

...palavras suas!

 

Como falei em outro tópico, um amigo levou um eros 2.8k pra testar lá na boate. Ligamos ambos recebendo a potência nominal vindo de um amp profissional. O dele com 1.400wrms e o meu com 600wrms!

 

Acima de 100hz o dele tomou uma surra GROTESCA! O lance é que o dele tinha mais punch abaixo de 100hz, mas eu queria um médio, então o HPX tava bom demais!

 

Posso não ter passado o que eu estava pensando, queria dizer mais forte no sentido de tocar mais forte.

 

Essa questão da sensibilidade me fez até pensar no woofer na snake hpx2150 no lugar do eros sds, ele tem 800 rms, mas é 101 db, deve tocar mais né? Mas e a qualidade como fica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera q em uma caixa tipo ts , DG , n aproveitaria melhor o SDS n?

 

Sim, certeza! Sugiro DG18 ou TS18.. são as melhores pra esse falante!

 

Matam um pouco o subgrave baixo (~40hz) mas reforçam BASTANTE o sub alto e grave (50~120hz), ideal pra som automotivo!

 

Posso não ter passado o que eu estava pensando, queria dizer mais forte no sentido de tocar mais forte.

 

Essa questão da sensibilidade me fez até pensar no woofer na snake hpx2150 no lugar do eros sds, ele tem 800 rms, mas é 101 db, deve tocar mais né? Mas e a qualidade como fica?

 

Cara, é uma faca de dois gumes! HPX é um falante de uso profissional, logo tem dois detalhes que não podem ser ignorados:

 

- ele não lida bem com sinal sujo ou distorção! E não aguenta ficar 'brincando' fora do x-max! Em outras palavras, ou você sabe o que tá fazendo, ou vai acabar estragando o falante e tendo raiva! Mas se souber usar, é só alegria! (Conheço quem usa a anos sem NENHUMA bronca)

 

- ele é extremamente FLAT! Logo, pro automotivo perde a famosa "Pegada" (pico ali pelos 60~80hz). Pra um purista ou alguém que quer mais qualidade sem abafar ninguém, tá perfeito! Mas como quase todo mundo do automotivo gosta de um racha e tal, pode ser que ele não caia tão bem nesse caso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sera q em uma caixa tipo ts , DG , n aproveitaria melhor o SDS n?

o bloom falou ai em cima tudo que precisa saber sobre o hpx 2150 então se vc quer rendimento e impressionar vai no sds sem dúvida.

Vc falou que tem pouco espaço e caixas com alto rendimento ocupam muito espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

o bloom falou ai em cima tudo que precisa saber sobre o hpx 2150 então se vc quer rendimento e impressionar vai no sds sem dúvida.

Vc falou que tem pouco espaço e caixas com alto rendimento ocupam muito espaço.

 

Rendimento sim pois vou usar um só woofer e não pretendo ter que troca-lo, impressionar nem tanto, só se for impressionar pela qualidade.

 

Quanto a caixa o limite é 90x50x40 (comprimento x altura x profundidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, certeza! Sugiro DG18 ou TS18.. são as melhores pra esse falante!

 

Matam um pouco o subgrave baixo (~40hz) mas reforçam BASTANTE o sub alto e grave (50~120hz), ideal pra som automotivo!

 

 

 

Cara, é uma faca de dois gumes! HPX é um falante de uso profissional, logo tem dois detalhes que não podem ser ignorados:

 

- ele não lida bem com sinal sujo ou distorção! E não aguenta ficar 'brincando' fora do x-max! Em outras palavras, ou você sabe o que tá fazendo, ou vai acabar estragando o falante e tendo raiva! Mas se souber usar, é só alegria! (Conheço quem usa a anos sem NENHUMA bronca)

 

- ele é extremamente FLAT! Logo, pro automotivo perde a famosa "Pegada" (pico ali pelos 60~80hz). Pra um purista ou alguém que quer mais qualidade sem abafar ninguém, tá perfeito! Mas como quase todo mundo do automotivo gosta de um racha e tal, pode ser que ele não caia tão bem nesse caso!

 

Melhor ir no eros mesmo.

Editado por Marcelo Osnar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião cortar um sds em 80 hz seria um desperdicio e acabaria com a pega dele, se fosse algum outro modelo mais voltado para subgrave talvez.

Quanto ao medio eu não arriscaria a baixo de 120 hz nao a nao ser que fosse um medio grave parrudo , no caso dele eu faria celada e tocaria de 180 para cima priorizando mais as medias altas.

da uma olhada nos parâmetros dele aí!!!

12" MG 1000

 

FS: 70,3 Hz

Re: 4,43

Qms: 10,675

Qes: 0,9,

Qts: 0,85

Vas: 46,66

Ref Eff: 1,67%

Sd: 0,0531

Vd: 146,0

Xmáx: 2,75

 

Atualmente o mg tá tocando em caixa dutada , no manual dele vinha um projeto de caixa selada, mas ninguém na minha cidade quis fazer assim falaram um monte de abobrinha. Nem a dutada com duto de 3cm (igual do manual) queriam fazer, só depois que o cara ligou pra selenium e tomou uma escurraçada do atendente que ele fez a caixa.

 

Do jeito que tá, está tocando bem até ~900hz depois disso já não toca muito bem. Agora que vou usar driver ti tô achando que vai ficar um buraco entre 900 e 2k hz.

 

Os cortes pensei em fazer assim

 

45-150 eros

150-2k mg

2k-flat driver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente o mg tá tocando em caixa dutada , no manual dele vinha um projeto de caixa selada, mas ninguém na minha cidade quis fazer assim falaram um monte de abobrinha. Nem a dutada com duto de 3cm (igual do manual) queriam fazer, só depois que o cara ligou pra selenium e tomou uma escurraçada do atendente que ele fez a caixa.

 

 

Do jeito que tá, está tocando bem até ~900hz depois disso já não toca muito bem. Agora que vou usar driver ti tô achando que vai ficar um buraco entre 900 e 2k hz.

 

Os cortes pensei em fazer assim

 

45-150 eros

150-2k mg

2k-flat driver

Normal tem alguns estaladores que acham q todos os falantes tem que tocar igual(pancadão) e a unica coisa que importa é só os watts!!! a muito mais a se olhar e poucos sabem sequer usar um programa de simulação, por isso quando eles acertam uma caixa q toque bem acabam usando aquele modelo para todos os falantes.

Vc pode cortar os drivers em 1500 12db se não me engano e se seu crossover tiver corte em 24 ou 48 db pode baixar mais ainda, claro na hora do racha vc aumenta ele ok. Quanto ao corte do sds tem que ver em qual sintonia ira ficar a sua caixa pois ela mesma ja faz um corte de 24 db abaixo da sintonia então se vc sintonizar em 50hz vc pode usar corte acima disso(com corte 55hz vc ja protege bem seu falante e ja pode quase dobrar a potencia aplicada).

Editado por tuftuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...