Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jeferson3482

Kit 3 vias DYI Franksteinnn...sera q vira?

Recommended Posts

Galera..troquei meu set agora a pouco..tenho agora um Kit Nar cs3, Sub DYI, e um MB Quart Oa 600.4....

 

O sistem esta muito bom se comparado ao q tinha antes...porém, o que eu pretendia obter do novo Set, nao consegui..que era melhorar a parte dos medios na faixa dos 200...1000hz, que é onde aparece mais a voz...(subir o palco)

Meu set nao reproduz mto bem essa faixa, principalmente por que meus mids ficam numa pessima posição(peugeot 206), onde alem de ficar em baixo e uns 30 graus virado pra frente, a perna ainda tampa o falant e abafa tudo...

 

Entao pra conseguir subir o palco, decidi montar um 3 vias, poderia até comprar um...porém além de nao querer dispor d no minimo 1k pra isso, no geral nao me agrada o tamanho dos full dos kits, q normalmente sao de 3,5...4"..

 

Sera ligado um lado em cada canal front do MB, o mesmo dispoe d potencia pra isso....irei utilizar o kit Nar cs3...com o cross ligado normal no Tw, e irei modificar no cross o corte da via q era do mid p o novo full range...e farei um novo cross p o mid do kit..e o novo conjunto full + tw cabe certinho no acabamento do retrovisor...na altura exata..

 

Utilizarei um full range Samsung de 2,5"...putzzz..por q isso??? alem do tamanho q foi o menor q achei, tem 50 rms e ja escutei ele no home da minha irmã e ate que é razoável, tem boa aparencia tbm....e ...custou apenas 20 dilmas....entao se nao servir, jogo no mato....kkkkk

 

Quais as chances de dar certoo??? Kkkk...sei q vou ter mto trabalho pra adequar os cortes...

 

E quais os cortes ideais para as vias com referencia nos kits que temos por aii???

 

Agradeco a ajuda d todos...masss dispenso comentários de q poderia compra um 3vias okk....quero montar justamente pelo prazer do DYI....

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A unica dica que posso te dar.

 

Teste e mais testes..........

 

Montar já é uma brincadeira legal..

Mas na hora dos cortes hummmmmmmmm vai brincar muito...

 

Tem mias de ano que estou nessa de de usar full e tw, e até hoje não cheguei a uma conclusão dos cortes....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou te ser honesto: tenta vender esse seu kit atual... essas invenções são até divertidas no início, mas com o passar do tempo vc vai enchendo o saco de tentar tentar tentar e não chegar num resultado satisfatório.

 

um 2 vias que é bem atuante nessa faixa que vc ta querendo, é o focal is165. muito barato pro que entrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A unica dica que posso te dar.

 

Teste e mais testes..........

 

Montar já é uma brincadeira legal..

Mas na hora dos cortes hummmmmmmmm vai brincar muito...

 

Tem mias de ano que estou nessa de de usar full e tw, e até hoje não cheguei a uma conclusão dos cortes....

 

Kkk..verdade..

No geral os cortes é meio padrao..o problema é q nunca casa um equip com o outro...ai q da briga...kkkk

Quais vc usa hjj e quais equips??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vou te ser honesto: tenta vender esse seu kit atual... essas invenções são até divertidas no início, mas com o passar do tempo vc vai enchendo o saco de tentar tentar tentar e não chegar num resultado satisfatório.

 

um 2 vias que é bem atuante nessa faixa que vc ta querendo, é o focal is165. muito barato pro que entrega

 

Entao cara..o problema é que teria q ser um Tw que desca bastant pra fazer essa faixa, coisa q nao existe.....pq o mid por melhor q seja, no meu caso n adianta pela posição q ele fica...tenho q ter algo q reproduza os medios na linha d altura do painel...ai o problema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entaoo galera...pra efeito de teste, vou fazer somente um corte de 1 ordem pro full e Tw, pra ver como fica...pq ta osso de achar indutor d valores variados p fazer teste...

Vou deixa os medio direto no cross mesmo...afinal acima d uns 200..300hz...ele fica muuito atenuado devido a posição...

Entao vou cortar o full d 250 hz pra cima...nos parametros dele, tem uma atenuação brusca na casa dos 10k...entao vou faz o Tw trabalhar apos essa faixa....

Farei dessa forma pra efeito d teste, se ficar legal...ai faço um cross de segunda ordem, mas pelo visto terei q fqzer ate os indutoress...ai é osso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Monta o full do franco, receita de bolo barato, e fica 10 e com um investimento não muito alto.

 

http://autoforum.com.br/topic/164175-full-range-substitui-kit-2-vias-hifi-com-custo-baixo/

 

No meu caso eu usava o full de 250/300Hz pra cima, e o mid abaixo disso.

Qual full vc usa..o TB 2"???

Treta q os preços dele hj ta meio alto pelo Dólar..e pra importar sempre tem as malditas taxas.....e so pra efeito d teste fica complicado pra mim, meu problema mesmo é mas a questao do tamanho..nao queria nada acima desses 2,5" q ja tenho....e os nacionais sao tudo maioresss....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acompanhando o tópico. Realmente a posição do Peugeot não é nada legal!

Aqla posição ali é a pior que ja vi...

Fica em baixo..virado pra frente..e ainda a perna tampa tudo...kkkkk

Tensooo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual full vc usa..o TB 2"???

Treta q os preços dele hj ta meio alto pelo Dólar..e pra importar sempre tem as malditas taxas.....e so pra efeito d teste fica complicado pra mim, meu problema mesmo é mas a questao do tamanho..nao queria nada acima desses 2,5" q ja tenho....e os nacionais sao tudo maioresss....

 

2.5", fala com o Guilherme que ele tem um com um preço legal já com os peitões bem feitos:

 

http://autoforum.com.br/topic/211350-vendo-kits-tweeters-fulls-midranges-dat-vifa-focal-clarion-kenwood/#entry3703340

 

Só ele com um par de mids você vai ter um palco alto tocando forte na frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueça aquela porta. Invista num kit (2 vias mesmo) com mid de 5" q exija pouco volume e faça um pezinho. Basta isso.

Mas... se quiser muito mesmo usar na porta, monte um doorpod e instale o mid na ponta inferior, próximo ao pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esqueça aquela porta. Invista num kit (2 vias mesmo) com mid de 5" q exija pouco volume e faça um pezinho. Basta isso.

Mas... se quiser muito mesmo usar na porta, monte um doorpod e instale o mid na ponta inferior, próximo ao pé.

O problema é q uso o carro no dia a dia...levo algumas pessoas...entao fazer um pezinho, pross fdp mete o pezão em cima nem vira...

Teria q ser no local origi mesmo...com algo no acabamento do retrovisor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é q uso o carro no dia a dia...levo algumas pessoas...entao fazer um pezinho, pross fdp mete o pezão em cima nem vira...

Teria q ser no local origi mesmo...com algo no acabamento do retrovisor..

Bota um tela. :legal:

Usei botas de 9 litros quando tive um 206 e não tive problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bota um tela. :legal:

Usei botas de 9 litros quando tive um 206 e não tive problemas.

No me caso, tem q colocar é uma grade de proteção....cerca elétrica...coisa do tipo...rsrsrsrssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No me caso, tem q colocar é uma grade de proteção....cerca elétrica...coisa do tipo...rsrsrsrssss

Então, bota, ué!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz alguns testes nesse fds, os full´s que comprei, são mais ou menos(odeio o timbre dos cones de pp)...porém são poucos sensíveis...então pra tocar legal tem q enfiar muita potencia neles, e para o q queria fica complicado, pois não vou adicionar mais um módulo, fica somente o MB mesmo...

Mas deu pra tirar bastante parâmetros....o que sinto falta é definitivamente a faixa dos 300~1000hz...

Testei outros cortes do TW...arrisquei baixar ele pelos 500hz(claro q não deve ter respondido nessa faixa)..mas já deu outra vida p o som...e tocando somente os full + mids, também ficou bom...se achar algum que toque bem da pra deixar a configuração MID + Full tranquilo....estava vendo no outro tópico q tm essa configuração, parece que ficou muito bom tbm.....

Alguma sugestão de Full de até 2,5" que não sejam tão caros...???? vi os TB de 2", porém com o dólar em alta....ficou meio salgado....$50,00 cada.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jeferson,

 

Esse seu tópico até me animou mexer no meu som.. andei fuçando por ai, acho que vou fazer um teste no meu carro colocando meus mids para trabalharem de 40hz até uns 400 e usar um full range que consiga alguma qualidade.

 

Esse final de semana acho que vou até desmontar o home lá d casa (sem quebrar nada é claro kkkk), as caixas dele tocam bem as frequência dos médios (e mais ou menos os agudos), pra ver que tipo de falante usam.

 

Achei umas opções baratas, não sei se compensa, tipo essas:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703386891-2-alto-falantes-full-range-gradiente-30w-rms-4-ohms-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715603056-02-pecas-alto-falante-2-pol-100w-rms-8-ohms-full-range-mini-_JM

 

na descrição diz que toca até 21khz.... mas só testando pra saber se ficará a contento.

 

além desses tem os da madisound, e até no aliexpress tem isso:

http://pt.aliexpress.com/item/HIFI-2-5-Inch-Full-Range-Speaker-Unit-4-8-ohms-8-15W-150Hz-20-KHz/32325523164.html?spm=2114.031030708.3.19.qpJIVI&ws_ab_test=searchweb201556_4_71_72_73_74_75,searchweb0_0,searchweb201560_9

 

Quero fazer o teste dessa forma com full+mid + um amp 4 canais que gaste pouco para ver como fica... depois no futuro eu adiciono TW ou SUB se precisar.. mas só se ficar muito ruim mesmo, não to podendo gastar muito com som. Mas também não quero deixar de brincar rsrsrs

 

A ideia é pegar um player com 3way, quero ate ver como funciona os cortes desses players 3way, pra trabalhar com cortes ativos.

 

Boa sorte ai no projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ponto é que dificilmente algum full vai tocar de uma forma legal sem um crossover, e sem a caixa com volume adequados para ele.

Mesmo nos mais caros se pegarmos o espectro de resposta dá para ver que o sinal necessita de algum ajuste.

 

A questão do Vifa é que ele já vem com a receita do que fazer para ele tocar legal.

 

Tentem procurar projetos que já foram testados para facilitar a vida, ou a chance de dar errado é grande.

 

 

Quanto aos tws, o adequado é não cortar ele muito baixo, pois alem de não tocar legal eles podem queimar, recomenda-se utilizar um corte de pelo menos 1.5 a 2x o fs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ponto é que dificilmente algum full vai tocar de uma forma legal sem um crossover, e sem a caixa com volume adequados para ele.

Mesmo nos mais caros se pegarmos o espectro de resposta dá para ver que o sinal necessita de algum ajuste.

 

A questão do Vifa é que ele já vem com a receita do que fazer para ele tocar legal.

 

Tentem procurar projetos que já foram testados para facilitar a vida, ou a chance de dar errado é grande.

 

 

Quanto aos tws, o adequado é não cortar ele muito baixo, pois alem de não tocar legal eles podem queimar, recomenda-se utilizar um corte de pelo menos 1.5 a 2x o fs.

 

Entendi.. boa parte dos Full tem um gráfico de resposta um tanto irregular... O crossover q vc se refere seria aquele filtro para de certa forma corrigir essa resposta irregular do full correto?

 

Eu ainda estou começando com audio.. meu ouvido dificilmente vai notar esses buracos na resposta... mas quero ir brincando (na vdd estou fugindo da receita de bolo) rsrs um dia chego lá ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o cross original do NAR mesmo, os pontos de corte estão ali de acordo com o TW e dificilmente vc usará um LP diferente do que está ali. Tenho usado os mids de 4 originais do NAR Série 3 (sei que vc não quer eles) mesmo com o corte entre o midbass e mid range em 500hz e tem dado um resultado legal.

 

Pense em algum Full com cone de papel, a alguns tempos tinha um HAT L3 com bom preço aqui no forum que acho que se daria bem. Com este dólar está difícil encontrar boas opções, eu mesmo estou tentando encontrar um TW Hat L1 para fechar meu 3 vias mas a coragem está passando muito, mas muito longe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Jeferson,

 

Esse seu tópico até me animou mexer no meu som.. andei fuçando por ai, acho que vou fazer um teste no meu carro colocando meus mids para trabalharem de 40hz até uns 400 e usar um full range que consiga alguma qualidade.

 

Esse final de semana acho que vou até desmontar o home lá d casa (sem quebrar nada é claro kkkk), as caixas dele tocam bem as frequência dos médios (e mais ou menos os agudos), pra ver que tipo de falante usam.

 

Achei umas opções baratas, não sei se compensa, tipo essas:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-703386891-2-alto-falantes-full-range-gradiente-30w-rms-4-ohms-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-715603056-02-pecas-alto-falante-2-pol-100w-rms-8-ohms-full-range-mini-_JM

 

na descrição diz que toca até 21khz.... mas só testando pra saber se ficará a contento.

 

além desses tem os da madisound, e até no aliexpress tem isso:

http://pt.aliexpress.com/item/HIFI-2-5-Inch-Full-Range-Speaker-Unit-4-8-ohms-8-15W-150Hz-20-KHz/32325523164.html?spm=2114.031030708.3.19.qpJIVI&ws_ab_test=searchweb201556_4_71_72_73_74_75,searchweb0_0,searchweb201560_9

 

Quero fazer o teste dessa forma com full+mid + um amp 4 canais que gaste pouco para ver como fica... depois no futuro eu adiciono TW ou SUB se precisar.. mas só se ficar muito ruim mesmo, não to podendo gastar muito com som. Mas também não quero deixar de brincar rsrsrs

 

A ideia é pegar um player com 3way, quero ate ver como funciona os cortes desses players 3way, pra trabalhar com cortes ativos.

 

Boa sorte ai no projeto

Bora fzz as gambiarra mann...kkkk

 

Fds vo pegar as caixinhas do meu home e ligar no ampli p ver como se comportam...pq elas tem um rendimento mto bom no home...

 

Acredita q ja olhei todos esses fulls q vc posto ai...kkkkk

Comprei exatament esse segund...d 2,5"..sao do home samsung....q inclusive no da minha irma, toca mto bem, por isso comprei p testar...mas como fiz os testes sem nenhum tipo d enclausuramento do falant...nao rendeu legal.

Tbm tenho curiosidade d ver como funciona na pratica os cortes dos payers 3way...

To na mesma situação, nao to qrend investir mto mais em som...mas tbm nao consigo para d vezzz.....kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O ponto é que dificilmente algum full vai tocar de uma forma legal sem um crossover, e sem a caixa com volume adequados para ele.

Mesmo nos mais caros se pegarmos o espectro de resposta dá para ver que o sinal necessita de algum ajuste.

 

A questão do Vifa é que ele já vem com a receita do que fazer para ele tocar legal.

 

Tentem procurar projetos que já foram testados para facilitar a vida, ou a chance de dar errado é grande.

 

 

Quanto aos tws, o adequado é não cortar ele muito baixo, pois alem de não tocar legal eles podem queimar, recomenda-se utilizar um corte de pelo menos 1.5 a 2x o fs.

Isso com certeza, mass fiz alguns testes soment p ver se era realmente essa faixa d "buraco" q me fazia falta mesmo....ja vou providenciar uma caixinha p esses full e ver como se comportam...mas o pior, é q nao me agrada o timbre dos falant de cone PP...acho q fica sem vida..meio anasalado, prefiro os cones de papel...esses sim tocam com mais nitidezz...

Sobre os Tw...sei q naoo e de forma alguma aconselhavel baixar tanto a frequencia deles.. fiz os teste com baixa potencia...e me surpreendi com rendimento deles...nao apresentaram mtos efeitos de distorção, inclusive olhando mais d perto eles, sao construidos parece q com domo d papel..e a calota central d titanio, nao sao totalmente metalicos..talvez por isso q responderam bem a essa faixa d frequência....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...