Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcatti

Voltando ao spl , varias duvidas

Recommended Posts

E ae galera beleza ? tenho um astra hatch 2p ,e estava com o seguinte set : 2 bravox rave 2.2k , hd2500 , stet 400.4 , crossover px1 , fonte jfa 60a , 1 kit 2 vias bravox , 2 mid tomahawk e 2 d250x , agora troquei os rave em 2 e2k 12 d2 do modelo novo e retirei as d250x , porém tive que continuar com a mesma caixa de 90l sintonizada em 55hz que usava com os rave , agora queria fazer outra caixa porém não tenho muita noção de sintonia e litragem para estes falantes , no carro ouço mais rap , funk e eletro , e també curto aquele grave presente , que voce ouve de longe chegando , tremendo tudo , e não sei se a sintonia e a acustica do carro influenciam nisso , pois ja tive outros set's que não tive isso , minha pretensão é usar somente fechado , não pretendo abrir a mala nunca , então to aceitando sugestões de caixa , lembrando q tenho bastante espaço , o porta malas do astra é grande , e também após achar o projeto ideal da caixa queria saber sobre os cortes no px1 e também se o threshold , attack e release , são recomendados pra ser usado no spl também , bom por hora é só , agradeço qualquer ajuda , abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa caixa tem os dutos quadrados ou os convencionais redondos que pode alterar o comprimento deles? Sintonia de caixa ideal para esses novos E2k é entre 35Hz e 40Hz. Mas para o estilo que você escuta, o ideal é uma sintonia entre 40 e 42Hz. Sobre o PX1 não posso opinar, pois não conheço esse aparelho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ela é duto regua , consigo diminuir o comprimento do duto , isso aumenta ou diminui a frequencia ? mas msm se for mexer no duto a litragem tb n eh a ideal ne ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

90 l mto poco

o duto se diminuir aumenta a sintonia entao ja era, pode fazer outra caixa. msm q a litragem até dê o duto te matou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza victor , e a outra caixa que litragem e duto eu devo fazer pra ter o maior rendimento interno possivel ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

XvMOS9L.jpg

o que acham desse projeto ? pico tava de 6db a 50hz , 0db a 35hz , só nao sei se a litragem ficou boa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz outro esboço agora com mais tempo , ja simulei no wini sd e fiz o desenho no sketchup , o que acham ?

OsBMeSG.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MDF de 15mm para esses subwoofers parrudos? Vai vibrar as paredes dessa caixa. Faça a caixa com mdf de 20mm. Essa caixa aí tá boa pela simulação, mas verificou como ficaram os outros parâmetros na simulação, como por exemplo: Delay Group, Xmax, Impedância do conjunto caixa/falante e a velocidade do ar passando pelo duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dudu mesmo com travamentos sera que a caixa não segura ? porque eu vou pega a caixa num rolo na vdd.. , chequei somente a velocidade do ar , não vai soprar , como calculo os outros parametros ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dudu mesmo com travamentos sera que a caixa não segura ? porque eu vou pega a caixa num rolo na vdd.. , chequei somente a velocidade do ar , não vai soprar , como calculo os outros parametros ?

 

Esses E2k são bem pesados de estrutura e de força sonora também. Se a caixa estiver bem travada, possa ser que segure o tranco! Mas mesmo assim eu ainda indico fazer uma nova caixa com mdf de 20mm para ficar mais garantido!

 

Você usa o WinISD beta né? O WinISD Pro já fornece os outros parâmetros que eu citei.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

certo dudu , vou arriscar fazer os travamentos e ja vou recalcular a caixa , vou fazer 4 travamentos 2 de cima pra baixo e outros 2 da frente ao fundo , calculei aqui e os travamentos irão ocupar 8 litros , como o rapaz ja fez os cortes da caixa vou simular pra alterar o duto , e ja simulo no winisd pro pra checar os outros parametros , valeu brother

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por fim consegui utilizar o wini sd pro , recalculando a caixa gostei da resposta da caixa sintonizada a 35hz , 30hz fica a -1db dai , dava pra fazer o corte a 35hz msm dai e acho que ficaria bacana , só que dai o duto aumentou pra 55cm , preciso descontar no wini sd pra recalcular ? e como eu calculo a dobra do duto na caixa dai ?

 

FA0M4ht.jpg

Editado por Marcatti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por fim consegui utilizar o wini sd pro , recalculando a caixa gostei da resposta da caixa sintonizada a 35hz , 30hz fica a -1db dai , dava pra fazer o corte a 35hz msm dai e acho que ficaria bacana , só que dai o duto aumentou pra 55cm , preciso descontar no wini sd pra recalcular ? e como eu calculo a dobra do duto na caixa dai ?

 

 

 

Tem que descontar o volume ocupado por esse duto régua sim, agora sobre calcular a curva do mesmo eu já estou por fora!

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dudu , mas quando eu discontar o volume do duto , vai alterar o tamanho do msm quando eu for calcular porque a litragem vai tar menor não é ? eu queria sintonizar em 35hz a caixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dudu , mas quando eu discontar o volume do duto , vai alterar o tamanho do msm quando eu for calcular porque a litragem vai tar menor não é ? eu queria sintonizar em 35hz a caixa...

 

Infelizmente vai ser assim. E para manter essa mesma Fb de 35Hz, vai ter que aumentar o comprimento do duto, que consequentemente vai diminuir o volume da caixa. Por isso que com uma nova caixa você vai projetá-la de acordo com o seu gosto.

 

Baixe o software Bass Box Pro 6. Esse soft é bem completo e já mostra na simulação as medidas das paredes da caixa (interna ou externa) e os volumes de ar ocupado pelo(s) alto-falante(s) e duto(s). Ele só é um pouquinho mais chato para colocar os parâmetros dos alto-falantes! Mas esse soft é a luz no fim do túnel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o duro eh achar alguem q tenha conhecimento e esteja disponivel pra ajudar a projetar uma caixa.....aqui o forum esta parado...

recomendo tentar falar com o Luan Pauletti Martins no face.....ele manja projetar a caixa tira suas duvidas com ele....na vrdd tbm nem sei se ele hj vive disso e cobra pelo serviço mas vale a pena tentar

 

obs; vc devia te feito a caixa ja q é camara unica com uns 3 dutos de 4'' ficava bem mais facil......e mto menor pq o duto regua ocupa mto espaço, a vantagem é ele travar bem melhor a caixa

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fui mas ''fã'' das caixas com duto retangular , fica visualmente melhor , e mais facil pra calcular , é complicado esse negocio de caixa kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fui mas ''fã'' das caixas com duto retangular , fica visualmente melhor , e mais facil pra calcular , é complicado esse negocio de caixa kkkk

 

Eu já acho difícil as dimensões de um duto retangular. Um errinho qualquer no diâmetro ou no comprimento, já pode colocar por água abaixo todo o projeto da caixa. Sem contar que com um duto retangular, a frequência de sintonia da caixa é fixa! Não dá para mudar ela, a não ser que abra a caixa todinha e refaça o comprimento do duto, o que é uma trabalheira daquelas, podendo até perder a caixa por conta disso.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo menos os ultimos projetos de trio que fiz utilizando wini sd + duto regua se sairam muito bem hahaha , a caixa ja ta quase pronta , vamos ver como vai ficar... , torcer pra que fique bom hahaha , pior que a caixa que ta não fica kkkkkk 90l 55hz pros dois

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ae galera , somente pra atualizar o tópico , a caixa ficou pronta na sexta , foi feita com mdf 15mm e utilizei somente 1 travamento , da pra ver na foto :

LSBbQAT.jpg

 

então encarpetei e montei ela no carro virada pra cima , me agradou muito a caixa , não ta vibrando , e ta descendo até 30hz :D

ICtd30k.jpg

 

porém não satisfeito com o visual , ontem criei uma espécie de tampão pra fazer o acabamento por cima da caixa

 

swMwAE0.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse carpete não resinado preto é tenso! O da minha caixa é do mesmo desse seu e já está se desfiando todo!. :banghead

 

Mas ficou legal a caixa! Tá tocando como o esperado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é lindo o carpete hahaha mas é fragil mesmo , espero que o meu não desfie kkkkkkkk , preciso regular um pouco melhor ainda e fazer uns testes , mas acho que chegou nas espectativas sim hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu victor , ta sim haha ta até com folga , essa semana eu gravo eles pulando , vou até tirar a fama de duro do e2k kkkkkkkkkk , a hd2500 ta tocando eles de boinha , mas confesso que queria vender pra testar uma evo 2000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...