Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

[FullPower] Karmann-Ghia roda em SP no estilo da Califórnia

Recommended Posts

Texto: Carlos Cereijo / Fotos: João Mantovani

Estamos no interior de São Paulo, na estrada que liga Mogi das Cruzes a Guararema. À frente está o impecável Karmann Ghia de Anderson Takeda, sócio-proprietário da Restaurakar, também de Mogi. Enquanto vence as belas curvas no caminho, a caranga capta a atenção dos pedestres. O rodar suave e a customização escondem os 46 anos de vida da joia. Há seis anos, o Karmann veio parar na vida de Anderson como trabalho. Um cliente queria restaurar, mas depois acabou vendendo o carro para o customizador. “Há uns dois anos e meio desmontamos o Karmann-Ghia todo. Vimos que a estrutura estava boa, com pouco serviço de funilaria para fazerâ€, explica. Era o começo de uma história de sucesso.

MANT6051-2

Vamos começar explorando o interior. Todo carpete e forração do teto foram renovados. Os bancos pretos estavam em boas condições e permaneceram. O volante de três raios com acabamento cromado é da marca Mooneyes. O vasinho de flores fixado no painel foi importado da Europa. Todos os mostradores são da Cronomac. “Essa linha de instrumentos foi um pedido especial nosso para a Cronomac há uns cinco anos. Depois eles incorporaram a grafia e hoje é um produto do portfólio delesâ€, explica Anderson.

MANT5797-2
De dentro, além da montagem caprichada do painel, dá para ver a pintura da carroceria. A cor original do cupê é vermelha, mas a decisão do dono foi usar um vermelho flash, da paleta da Volkswagen. No entanto, Anderson não conseguiu ficar só no básico. “Alguns Karmann na Califórnia saíram de fábrica assim, com o teto preto. Decidi aplicar issoâ€, diz. A parte de cima do 1969, então, recebeu a cobertura em preto Cadillac.
Estilo Made in California
E não é só na pele rubro-negra que o esportivo lembra a “Califaâ€. A customização da caranga foi feita com base no Cal Style, jeito de modificar que nasceu nos Volkswagen por lá. “Carroceria, pintura e mecânica são deixadas próximas do original. A suspensão é mais baixa e as bitolas são encurtadas, principalmente no eixo dianteiroâ€, explica André Takeda, proprietário da Restaurakar.

MANT6073-2

As rodas de 15 polegadas da Empi, réplicas de Fuchs, fazem parte do estilo também. A tala na dianteira é de 4,5â€. No eixo de trás a tala é 6â€. A próxima encomenda de estilo é um bagageiro traseiro. “A peça já chegou. Em breve vamos instalar no Karmannâ€, avisa Anderson.
Pretinho não tão básico
Para colocar a viatura para rodar, Anderson mandou vitamina pro motor. A receita do quatro cilindros 1.7 refrigerado a ar é simples e elegante, feita para rodar no dia a dia. O escapamento dimensionado 4 em 1 e o abafador são da Empi, assim como o carburador 40. O manômetro e o filtro de ar são da Mooneyes. Segundo Anderson, o projeto não é para que o Karmann-Ghia seja um canhão. â€œÉ uma fórmula para rodar com robustez, no dia a diaâ€, explica o proprietário.

MANT5830-2
Porém, não se deixe enganar pelos 80 cv de potência e torque de 12 kgfm. Essa força, estimada pela Restaurakar, é suficiente para o cupê acompanhar carros mais modernos e sem espernear. O 1.7 pulsa no compasso certo, macio, sem atropelos. Outro aspecto que chama a atenção é a escolha da cor preta para o motor. A customização foi feita pelo próprio Anderson e segue uma tendência. “Nos anos 1990 o cromado estava no auge. Mas a escolha agora é por motores pintados de preto, mais discretosâ€, explica André. O câmbio que gerencia a força nas rodas traseiras é de Fusca 1600.

MANT6176-2
O stance personalizado também faz parte do Cal Style do Karmann. O cupê ficou mais perto do chão graças à supensão com catraca. A bitola dianteira foi encurtada em 6 cm de cada lado. As mangas de eixo são da Empi. Na rua, a caranga não sofre com as lombadas, só aquelas ondulações feitas fora do padrão exigem atenção de Anderson. “Ele roda macio. Não é cansativo para trechos mais longosâ€, diz.
Por gerações

Apesar da carroceria em bom estado, o que facilitou o trabalho de pintura, ainda faltavam alguns detalhes no visual do Karmann. Anderson importou todos os frisos e borrachas para deixar a caranga zerada. Os para-choques estavam inteiros, somente o cromado recebeu atenção para brilhar com mais vigor.

MANT5997-2A pátina suave que cobre o logo na dianteira dá um toque especial para o modelo. O que para Anderson começou como diversão, quando acompanhava o trabalho do pai, Sr. Sérgio, e irmão, André, virou paixão e depois profissão. Este Karmann-Ghia 1969 mostra isso.

Ficha Técnica

Motor >> Traseiro, 4 cilindros boxer, 1.7
Alimentação >> Carburador, gasolina
Potência >> 80 cv (estimados)
Torque >> 12 kgfm (estimados)
Transmissão >> Manual, quatro marchas, tração traseira
Freios >> Disco, tambores
Pneus >> 155/60
Rodas >> Dianteira 15†x 4,5†e traseira aro 15†x 6â€
Upgrade >> Motor, suspensão, freios, rodas, pneus, pintura
Empresas >> Restaurakar, André Carneiro Auto Elétrica

[See image gallery at _]

RevistaFullPower?d=yIl2AUoC8zA RevistaFullPower?d=qj6IDK7rITs
b6c6Kta3pFk

Veja notícia original

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...