Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

super tweeter respondendo acima de 20KHz - Sony XS-GS1

Recommended Posts

Um super tweeter voltado para áudio hi-fi que responde acima de 20KHz.

 

A idéia parece boa...

 

 

 

1" (2.5 cm) Component Super Tweeters

 

XS-GS1

 

 

cFUhwF.png

 

Wider stage, higher range

 

Bring your music to life with the XS-GS1 super tweeters

 

The XS-GS1 super tweeters' unique dashboard positioning reflects sound off your car's windshield, flawlessly reproducing ultra-high frequencies across a much wider area than conventional super tweeters. From MP3s through to your favorite High-Resolution Audio files, you'll be able to unlock the full potential of every track and fill your car with truly outstanding audio.

noedpn.png

 

sCVjdm.png

 

4nzntt.png

 

jsa5By.png

 

WtG4Ca.png

 

 

5ol5mw.png

 

fpLOlZ.png

 

oM9AvH.png

 

wyWP9G.png

 

pNPa5T.png

 

WA3nYR.png

 

 

fonte: http://www.sony.com/electronics/car-speakers/xs-gs1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim a de 20 k não é vantajoso ou estou errado?

:+1 creio que nossa percepção audível chegue a 22khz máximo, tradutores HIFI acima disso não nos trazem vantagem alguma. mas me parece um ótimo produto, alias o posicionamento de instalação não pode gerar um possivel cancelamento de ondas ou absorção deixando o mesmo menos eficiente se comparado a instalação na posição frontal ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando falamos que um driver vai a 20Khz, falamos em -3 ou até mesmo -10dB. Se ele vai a 50, quer dizer que responde a 20Khz sem atenuação. E que, muito provavelmente, tenha um conjunto leve o suficiente pra tocar bem a 20Khz.

 

É mais ou menos como ter carros com máxima de 100km/h e 250km/h. Mesmo que você vá rodar a apenas 80, o primeiro vai rodar quase no limite e com certeza será bem mais inseguro que o segundo, que tem freios, suspensão e estrutura pra rodar a 250km/h com bom desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só falta nascer alguem que consiga ouvir isso tudo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabaram de inventar o sistema 5 vias: sub, midbass, midrange, tweeter, supertweeter

Já tem processador com 10 saídas?

Os hifizero pira

:vts

 

Sério agora, a depender do sistema que se tem, é sim uma boa idéia, pois num 2 vias o tw cortando baixo já não entrega desempenho bom nas altas (não falo de chegar nelas, mas de COMO chega), bem dentro da analogia do KLB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabaram de inventar o sistema 5 vias: sub, midbass, midrange, tweeter, supertweeter

Já tem processador com 10 saídas?

Os hifizero pira

:vts

 

Sério agora, a depender do sistema que se tem, é sim uma boa idéia, pois num 2 vias o tw cortando baixo já não entrega desempenho bom nas altas (não falo de chegar nelas, mas de COMO chega), bem dentro da analogia do KLB

 

Parece algo que complementaria um bom fullrange num sistema 4 vias... Pelo grafico a resposta fica flat em 20khz e vai flat até os 50khz, é um falante de uso muito restrito, mas como grafico de resposta não é tudo, não sei como vai se comportar com essa reflexão no vidro não faço idéia se teria reforço nos agudos não tão agudos assim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim eh tudo marketing... tweeter com resposta acima d 20khz pra mim eh inútil. N sei se tenho problema, mas depois dos 16khz n escuto mais nada pasmafaute lembro d um user (o N3no) que snme, fez um comparativo d cabos e dizia a diferenca de resposta em 25khz O.O Ou o kra eh mutante ou eu sou bosta mesmo kkkk

 

e esse tw mirado pro vidro...sei nao ein. e as reflexões como ficam??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe quando tu simplesmente não acredita em alguma coisa?

Essas especificações são boas de mais pra ser verdade... 100 e tantos dB, sobe até 100kHz, 45 graus de dispersão.... Difícil acreditar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sabe quando tu simplesmente não acredita em alguma coisa?

Essas especificações são boas de mais pra ser verdade... 100 e tantos dB, sobe até 100kHz, 45 graus de dispersão.... Difícil acreditar

 

Não duvido não... o mais provável é que não seja um tweeter movido por uma bobina, e sim por cristal (piezo). A reatância a 100KHz e o próprio peso de uma bobina dificilmente tornariam inviável um domo chegar nesta frequência.

 

A PHY tem um Piezo também: http://www.phy-hp.com/tw37.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah mas com aquele plugue de fase subir a 100k com dispersão em 45° ¿¿¿¿

Eu ainda não acretito

[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja tem até publico alvo certo esses equipos aí...

 

frequencias-sonoras-ouvido-pelo-homem-e-alguns-animais.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah mas com aquele plugue de fase subir a 100k com dispersão em 45° ¿¿¿¿

Eu ainda não acretito

[^]

 

Tem plugue não, é só um domo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe quando tu simplesmente não acredita em alguma coisa?

Essas especificações são boas de mais pra ser verdade... 100 e tantos dB, sobe até 100kHz, 45 graus de dispersão.... Difícil acreditar

 

Pra completar Cristiano, fui estudar o efeito sobre o cérebro que está citado em um dos textos... O que eu vi chama estimulação ultrassonica transcraniana, que é um aparelho de ultrassom médico, em contato com a cabeça da pessoa, com gel de contato, em frequência acima de 500KHz, e até 0,7W/cm2, ou seja, não tem absolutamente nada a ver com áudio nem com faixa de resposta de alto falante nenhum...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não duvido que seja um tw legal pra fazer par com um bom fullrange, já que aparentemente ele responde lá pelos 15k... mas por 99 euros é mais fácil ir nas opções já consagradas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me faz pensar se aquela necessidade de domo de berílio, de diamante, de pó de diamante em cima de berílio é apenas enganação, já que esse twt de 99 euros e soft dome consegue fazer a mesma coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me faz pensar se aquela necessidade de domo de berílio, de diamante, de pó de diamante em cima de berílio é apenas enganação, já que esse twt de 99 euros e soft dome consegue fazer a mesma coisa...

 

A maior dificuldade do domo é conseguir ser leve e suportar o esforço de reproduzir frequencias mais baixas. Pra tocar acima de 20k não há tanto esforço mecânico quanto tocar 5k.

 

Não digo que seja enganação, mas em muitos casos a decisão pelo material se dá mais pela moda que por aspectos técnicos... é o caso do kevlar, por exemplo. O que tem de falante de cone amarelo tocando pior que falante de cone de papel não tá no gibi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os materiais para domo: é uma série de fatores que importa.

Massa específica, rigidez e velocidade de propagação no meio.

Ou seja, como o próprio cone reage com a alta frequência.

Fica assim

 

Be>Cerâmicos>Ti>Al

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o requerido pra domo é leveza e rigidez, compósito mesmo, aos moldes dum w-cone acho que não são os casos de maior sucesso, se existir.

O que rola sim nos domos macios é todo tipo de polímeros e resinas.

Sobre cerâmicos: São domos metálicos, oxidados através de um processo eletroquímico. A profundidade pode ir se apenas acabamento superficial a converter o domo completamente em cerâmica. Já ouvi um ceramico full e um só com acabamento superficial. O que eles tem em comum é um top end muito sharpness e uma sensação de limpeza no som. Mas o domo ceramico full é mais top, o outro, soa sempre mais escuro.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No sistema que eu usava um kit krx3 passivo e pxa701 (mais pelo TA e equalizador para acertar os picos) não conseguia eliminar aquele xxxiii padrão de focal por nada, cortei o lpf em 12,5khz -6db o som ficou otimo, definido, gostoso de ouvir e continuou com uma ótima alta, no caso eu variava entre 14khz e 12,5khz, questão de gosto, no meu caso, nem de graça eu colocaria este tweeter.

Como se comportaria com um kit com tweeter de seda daqueles que sobe pouco?

Já vi uns tweeter Pioneer para home bem caro no eBay, sua faixa era dos 10khz aos 35khz, sei lá, talvez em algum hi-fi isto seja realmente útil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...