Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

É tirar leite de pedra que cês chama? - vou tentar

Recommended Posts

Bom, esse tópico é mais pra tirar um monte de dúvidas, me atualizar depois de muito tempo "away" e organizar o projeto antes de fazer.

 

O carro é um Fox 2009 e a proposta é uma instalação básica, que desfigure ao mínimo o carro, com som agradável e com custo baixo, "bang for the buck", usando ao máximo o que eu já tenho. Será um sistema fortemente upgradeável e certamente será mexido várias vezes, o mais DIY possível.

 

Basicamente será um sistema 2 vias com fullrange no painel e midbass nas portas (sim, posição MEDONHA de AF na porta do Fox, mas não quero alterar isso), e um sub de 8" em LT no porta-malas. De definido mesmo só tem a LT da mala que será com o "GA audio" que eu sei que dá conta do recado, o resto está tudo aberto, até o 2 vias pode virar 3 vias.

 

Equipamento já disponível:

 

- Sub 8" by Guto de Almeida, aproximadamente 180RMS

- Tangband W2-852SH

264-808_HR_0.jpg

- hivi TN25 (caso eu passe pra um 3 vias...)

T28BlvXmJMXXXXXXXX_!!320935491.jpg

- Amp B-buster 1600GL ... sim, eu sei, não é SQ e bla bla... lembrem-se o "upgradeável" e "tirar leite de pedra"... por hoje é isso, mesmo que seja gargalo, é o que vai ser por ora!

- Amp MTX Thunder 2160 em estado MUITO pior que na foto... pretendo revisá-lo, internamente não tem sinal de reparos porcos ou trocas de peças... precisa ser mais bem testado, eu sei que toca, e bem forte.

22845720001_large.jpg

- HU Sony CDX-GT690ui - é outro item que certamente será trocado em breve, mas a versão beta será montada com esse player que surpreendentemente tem um timbre muito correto e um áudio bastante surpreendente, peca nos cortes, ausência de T.A. e outras coisas, mas é uma boa fonte "neutra" de sinal.

801a145a3775fcb3435fd0e1772c69e21ee8aabb.jpg

 

 

Aí ficam as primeiras dúvidas... eu já usei o TB-W2 no painel, com corte passivo 6db/8a em 500hz e ele tem um médio-agudo bastante agradável aos meus ouvidos, pode ser bem musical e seu top-end é atenuado, mas para os meus ouvidos que se irritam com agudos muito pronunciados ele toca muito bem, tem bom detalhamento e sensibilidade razoável. A ideia inicial é usá-lo na coluna (feita pelo wagner... não, um item que tem que ser tão bem acabado assim eu não encaro no DIY), e os midbass na porta, cortando ele ativamente pelo amplificador, em torno dos 250Hz (precisa ser testado).

No caso, compensaria usar o TN25 com um midrange maior, de 3" ou 4"? O painel tem espaço de sobra pra colunas mais parrudas, se sim, quais opções de BAIXO custo são possíveis?

 

Segunda dúvida: HU. Que HU 1DIN com baixo custo e que tenha USB, t.a. e um bom DAC poderia usar? Eu estava pensando em usar um tablet como o Kleber quer fazer também, mas eu acho as soluções de software para android extremamente limitadas por ora, um CarPC é algo que sempre quis ter, mas é muita complicação para algo que pretende ser simples e funcional.

 

A PRINCIPAL DÚVIDA no momento, principalmente pq exige uma compra imediata para instalar até mesmo a versão beta do sistema:

QUAL SPEAKER USAR NAS PORTAS?????

 

Quais são as opções de baixo custo para mids que toquem bem entre 50~60hz-250Hz em portas tratadas com manta?

Eu topo mids residenciais, automotivos, OEM, usados, o que tiver disponível com um custo baixo e desempenho de graves e MB interessante. Se alguém tiver algo a venda, fique a vontade pra oferecer.

 

Outra dúvida: o que tá rolando de custo X benefício para amplificadores SQ low-end? Topo inclusive opções de amplificadores DIY residenciais com uma fonte chaveada para uso no automotivo... qual viável é isso? Eu já imaginei isso 1000x, mas nunca fui a fundo na realidade prática ou resultados possíveis com isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sub, e qual o orçamento para a ordenha?

 

Eu não tenho uma meta fixa, mas não quero dobrar a meta iYKwIM...

 

Para os mids, eu diria que uma meta abaixo dos 300 reais é ideal, um teto perto dos 500-550, caso seja algo que realmente valha a pena. Algo meio top, usado em bom estado seria excelente.

 

Quanto a amp eu não tenho a menor ideia! Como disse, estou há anos por fora de som automotivo, na época que eu lia a respeito tinham uns amps Hertz bonzinhos, tinham aqueles JVC que o pessoal falava bem, e usados tinham um preço legal, tinha wharf usado por preço bom... mas enfim, hoje em dia nem sei quanto tá rolando um amp de 4 canais decente, ou um de 2, não sei! Preciso justamente desses parâmetros, o que é firula que não toca o que custa, o que vale o que toca e o que é excelente e caro pra ca*****... se pá até me animo a pegar coisa mais parruda, ou exercitar minhas capacidade de soldar coisas e montar algo DIY, que mesmo que desse a mesma qualidade de algo comercial seria mais divertido e compensador.

 

HU, eu to quase me animando a encarar um CarPC desses novos Atom que rodam Win 8.1 e são minúsculos... isso me daria uma enorme liberdade e capacidade de processamento pra um sistema totalmente ativo, e pelo que estou vendo, a custo menor que uma HU que tenha funções parecidas com uma interface bem inferior... mas aceito sugestões, claro.

 

O beta vou montar com o Sonyzinho mesmo e as tranqueiras que já tenho, vou fazer uma plataforma bem provisória mesmo pra ir evoluindo. O que mais me faz falta, até pra montar um primeiro sistema, são os mids, como disse, é a compra urgente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid até 550 já dá pra pegar uma baita mid. Lembro q nessas propostas o pessoal usava Bravox CS60D, Dayton, e Peerless SLS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mid até 550 já dá pra pegar uma baita mid. Lembro q nessas propostas o pessoal usava Bravox CS60D, Dayton, e Peerless SLS.

 

Os mids do NAR CS3, como ficariam tocando a faixa que eu preciso? Tenho certo preconceito com mids de kevlar (trauma de Bravox corneta), mas do NAR falam muito bem... o preço é ótimo, 230 reais no par só de mids.

 

Acima do NAR, o que temos? Os mids do Hertz DSK, valeria a pena comprar o kit todo só pelos mids? Sai bem mais caro que o NAR...

 

Algum modelo específico dos Dayton e Peerless? O que se sai melhor em porta tratada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falam bem sim do NAR, mas esse eu nunca ouvi.

 

Eu fujo dos kits Hertz.

 

O Peerless seria o SLS mesmo. O Dayton era o RS180.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silverflute...

Com o dolar de hj? Não se chama tirar leite de pedra, mas chorar qdo fechar a fatura do cartão rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silverflute...

 

é o com cone de lã, né?

 

Eu posso tentar alguém pra me enviar de lá... há possibilidade, afinal o bagulho custa 29 dólares, mesmo com o dólar como tá o preço do produto em si daria menos de 250 reais no par... chegando aqui por uns 500-600 reais e sendo esse monstrinho que se diz que é, pode ser falante pra muito tempo!

 

Verei a possibilidade disso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Os mids do NAR CS3, como ficariam tocando a faixa que eu preciso? Tenho certo preconceito com mids de kevlar (trauma de Bravox corneta), mas do NAR falam muito bem... o preço é ótimo, 230 reais no par só de mids.

 

Tô pra ver um NAR dando médio-grave... sério.

 

Se vai pegar algo que precisa entregar só médio-grave (já que os médios ficariam a cargo do TB), iria de algo parrudinho... como esses mids de reposição de microsystem que invadiram o ML. Uma opção barata que te libera dinheiro pra investir em amplificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu faria, pra tirar leite de pedra MESMO:

 

Sub e Mid no BBuster. Usando as saídas rear e sub do Sony. Fullranges no MTX. Aliás, testaria qual se sai melhor tocando os agudos, o MTX deve mandar bem no subgrave... então é ver onde cada um se encaixa.

 

Cortes? PLLXO. Dá pra fazer um LP pro mid sem muitos problemas, depois posto a foto dos que uso no carro.

 

Na real, eu manteria o BBuster e compraria um amplizinho 2 canais mais competente pros fullranges, que, por serem bem sensíveis, em geral não demandam muita potência... algo como esses miniamps classe T, 2x20 ou 2x30W... em geral são alimentados entre 12 e 14V. Tenho um na loja e gosto muito, embora não tenha feito nenhum teste mais sério nele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não falei nada pra não direcionar a conversa, queria ter idéias mais diferentes, mas eu estava pensando justamente num class T para os fullranges!

 

Quanto ao falante de porta, esses reposição são meio que uma incógnita, não dá pra saber o que esperar deles, mas é algo a se pensar e fazer algo de MUITO baixo custo, especialmente se eu achar algum que alguém tenha testado!

 

Esse diz ter Fs de 46hz, o que não tá mal...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692316137-sub-woofer-6-sony-180-w-cod-20120911-_JM

 

Esse diz tocar a partir de 37Hz, mas "full range"? com esse cone? basicamente, não dá pra confiar em nada disso ai!

(dá pra remover o imã do isolamento EM)

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710084805-alto-falante-full-range-sony-6-pol-4r-250w-rms-im-duplo-_JM

 

Eu vou arrumar uma fontezinha ATX e ligar o sistema em bancada pra ver qual amp toca melhor os agudos. A intenção sempre foi o MTX no sub por causa da boa reputação para subgraves, eu manteria o amp com ganho baixo pra não estourar o GA e poderia futuramente trazer o subzinho do Guto para o HT de casa e colocar um questo de 8 ou outro 8" parrudinho do gênero, que aguentaria a potência plena do 2160

 

O amp de médio-agudo vai ficar o 1600gl por ora, mas pretendo comprar algo mais interessante futuramente!

 

A HU fica como está por ora, mas estou pendendo para o windows tablet lá do DIY num futuro upgrade.

 

PLLXO pode ser a solução realmente, o mais baixo custo possível!

 

E deixar o TB de lado e partir para um midrange de 4" e o TN25 nas colunas? Tem uns mids NAR de 4" pra vender por preço interessante no classificados, e tem uma porrada de midrage de 3 e 4" baratos no ML também... mas aí eu penderia pra algo mais refinado pq o timbre conta muito nessa via... Eu sei que isso complica tudo, provavelmente vou de TB puro mesmo na coluna, mas é de se pensar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra um sistema onde se quer tirar leite de pedra, eu teria muito cuidado na hora de escolher os falantes das vias altas, sobretudo se não fizer uso de um player com 3way

Impedância e sensibilidade seriam o ponto principal, pois se não casarem, o ajuste tem que ser feito via crossover e aí começa a encheção de saco, se não tiver paciência vai tocar fogo em tudo, ou não vai tirar leite de pedra...

Sou extremamente suspeito pra falar, mas me manteria nos fulls, sem usar tw, facilita por não precisar ficar se preocupando com mais crossover e bla bla bla, se conseguir usar um amp com cross, ótimo, senão o único cuidado é usar caps (como tu citou corte 6dB) onde a seção do cabo dele seja compatível com a da potência aplicada, pra não ter mais perdas, pra isso usaria mais de um associado em paralelo

E optaria por fazer direcionamento on orelhaxis, egoísta mesmo

 

ACHO, só acho mesmo, que aqueles subs da Sony de cone azul podem ser uma opção interessante para teste, se for se manter no 3 vias ou 2 vias com full

Estávamos debatendo um tempo atrás num tópico aqui sobre o que usar nessa via, pois a grande maioria dos mids ou não desce a contento pra tocar com força na faixa dos 50~60Jz, ou quando desce usando EQ não suportam nada de potência, ou qdo descem e toleram potência, a sensibilidade é extremamente baixa, juntar as três qualidades é extremamente raro, qdo se acha custa caro

E quando se usa um sub nessa via, se consegue melhorar o que precisa na parte mais baixa e se perde pouco na parte mais alta, na região de transição com os full

Como eu disse antes, pra um TESTE, sem criar muita expectativa (só se decepciona quem cria expectativa), vale, e se chegar dentro do patamar que tu quer na relação "leite de pedra X custo" tá valendo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra um sistema onde se quer tirar leite de pedra, eu teria muito cuidado na hora de escolher os falantes das vias altas, sobretudo se não fizer uso de um player com 3way

Impedância e sensibilidade seriam o ponto principal, pois se não casarem, o ajuste tem que ser feito via crossover e aí começa a encheção de saco, se não tiver paciência vai tocar fogo em tudo, ou não vai tirar leite de pedra...

Sou extremamente suspeito pra falar, mas me manteria nos fulls, sem usar tw, facilita por não precisar ficar se preocupando com mais crossover e bla bla bla, se conseguir usar um amp com cross, ótimo, senão o único cuidado é usar caps (como tu citou corte 6dB) onde a seção do cabo dele seja compatível com a da potência aplicada, pra não ter mais perdas, pra isso usaria mais de um associado em paralelo

E optaria por fazer direcionamento on orelhaxis, egoísta mesmo

 

ACHO, só acho mesmo, que aqueles subs da Sony de cone azul podem ser uma opção interessante para teste, se for se manter no 3 vias ou 2 vias com full

Estávamos debatendo um tempo atrás num tópico aqui sobre o que usar nessa via, pois a grande maioria dos mids ou não desce a contento pra tocar com força na faixa dos 50~60Jz, ou quando desce usando EQ não suportam nada de potência, ou qdo descem e toleram potência, a sensibilidade é extremamente baixa, juntar as três qualidades é extremamente raro, qdo se acha custa caro

E quando se usa um sub nessa via, se consegue melhorar o que precisa na parte mais baixa e se perde pouco na parte mais alta, na região de transição com os full

Como eu disse antes, pra um TESTE, sem criar muita expectativa (só se decepciona quem cria expectativa), vale, e se chegar dentro do patamar que tu quer na relação "leite de pedra X custo" tá valendo

 

A ideia do TB sozinho, sem tweeter, é exatamente a simplicidade. Eu conheço o som dele, e me agrada bem! Eu me incomodo com agudos muito pronunciados e o top end dele é detalhado, mas não agressivo. Ele toca bem off axis até uns 30°, mas a ideia é direcionar mesmo.

 

Quanto ao sub na porta, é o que eu penso. Como o TB toca bem até os 250-300hz, até essa faixa o subzinho de 6 geralmente faz um bom serviço, mesmo sendo pouco sensível, dá pra jogar bem mais potência nele que no full, que precisa de pouco pra falar bem, isso dá pra ajeitar no FADER do player, atenuando os fulls, ou até no ganho do amp.

 

Eu peguei hoje uns falantes originais da Ecosport que eu ganhei na concessionária... na porta da eco e do fiesta rocam eles têm um grave BEM interessante e são sensíveis pra caramba, cone de papel levíssimo e suspensão molinha... pode servir pra alguns testes. Eu adoro o timbre de cones de papel, se eles tocarem o suficiente para eu pegar uma estrada e pra acompanhar a LT, capaz até de eu ficar com eles um tempo! E o melhor, custo ZERO.

 

O modelo é esse, de "50W".

kit-auto-falantes-originais-ford-fiesta-ecosport-2013-usados-20723-MLB20197137258_112014-F.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um pouco de receio em usar falantes "originais" de carros, não seguram nada de potência... Mas a custo zerozpq não?

 

 

Essa de usar o Fader pra fazer um sistema tipo bi amp independente entre via alta e baixa eu usava no carro da patroa, mids no rear e tw no front, dá uma boa ajuda, mas agora ela foi upgradeada e tá com player que faz 3way nativo

 

Acompanhando...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um pouco de receio em usar falantes "originais" de carros, não seguram nada de potência... Mas a custo zerozpq não?

 

 

Essa de usar o Fader pra fazer um sistema tipo bi amp independente entre via alta e baixa eu usava no carro da patroa, mids no rear e tw no front, dá uma boa ajuda, mas agora ela foi upgradeada e tá com player que faz 3way nativo

 

Acompanhando...

 

no caso eu usaria o 1600gl para fazer o lowpass do mid, em 250Hz (o mais alto que o amp faz), e o highpass dos fullranges, usando canais rear e front do player pra poder jogar mais potência pra cima ou pra baixo dependendo da necessidade e casamento de sensibilidades.

 

Quanto aos falantes a potência é o problema, claro, mas, como disse, me permite instalar o sistema e começar a testar, inclusive o tratamento das portas.

 

Apesar que eu encontrei esse cara aqui que tem uma cara MUITO boa, ele é reposição de um sub de hometheater da Samsung que custa mais de 250 dólares lá fora, não deve ser porcaria, tem um perfil relativamente baixo e é efetivamente um sub, nas condições certas tem que descer ao menos até 50-60Hz que eu creio que seja até onde a LT dá conta sem me matar acertando preenchimento pra ela subir mais. Precinho camaradíssimo... R$25,00 cada!

 

IMG_2252.jpg

 

O que eu gastaria num silver flute da vida, ou um bom kit 2 vias (que eu desperdiçaria cross e TW), eu estou pensando em investir na HU (carblet windows+asus xonar comandada via foobar com crossover, t.a., tudo em ambiente digital e DAC de 6 canais 24/192).

 

Eu vou pedir um TPA3116 e ver como ele se comporta, da mesma forma, se não for grandes coisas, ele vai servir para o som de casa, se ele tocar muito superior ao 1600GL, eu penso em pegar 2 em bridge (100W) para os mids, manter o stereo para os fullranges e colocar o MTX somente para o subwoofer (sempre quis um bom ABzão oldschool tocando sub). Seria a alternativa mais gambiarra custo x benefício DIYistica... o que me deixaria feliz! hjahahaha

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana aquele falante

Quantos polegares? 6 ou 7? Ou 8? Rsrsrs

Tb estou procurando algo pra tocar entre 60 e 300Hz que não custe um rim

Silverflute só ouço bons comentários, queria um par (se tocar como as specs indicam, com aquela sensibilidade e descendo até mostram, é um baita mid pra 3 vias) mas com esse dólar não tem como chamar ele de bom CxB

 

Esse sistema que tu quer montar é baseado em tablet ou carpc?

Das Xonar, não vi nada USB com multicanal RCA

Fale mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana aquele falante

Quantos polegares? 6 ou 7? Ou 8? Rsrsrs

Tb estou procurando algo pra tocar entre 60 e 300Hz que não custe um rim

Silverflute só ouço bons comentários, queria um par (se tocar como as specs indicam, com aquela sensibilidade e descendo até mostram, é um baita mid pra 3 vias) mas com esse dólar não tem como chamar ele de bom CxB

 

Esse sistema que tu quer montar é baseado em tablet ou carpc?

Das Xonar, não vi nada USB com multicanal RCA

Fale mais...

 

A ideia é usar um tablet com windows 8, processador x86, barato (o CCE ou um do DX). Ele pode ser ligado a 2 ou 3 DACs, mas a Xonar U5 está com preço interessante, são 6 canais 24/192 por menos do preço de 2 DAC behringer... a propósito, dá pra ligar 2 ou 3 UCA 202 para se obter 4 ou 6 canais????

 

ASUS_Xonar_U5_01.jpg

 

Output Signal-to-Noise Ratio (A-Weighted) (Front-out): 104 dB

Output THD+N at 1kHz (Front-out): >0.005 %(-86 dB)

Frequency Response (-3dB, 24bit/96KHz input): 10 Hz to 44 KHz

Output/Input Full-Scale Voltage: Line output (RCA, 3.5) : 1 Vrms (2.828 Vp-p)

Headphone output: 1.3 Vrms (3.677 Vp-p)

 

As saídas são p2 e não RCA, mas isso é o de menos, eu jogaria a placa de som lá pra mala, do lado do amp e usaria cabos de 30cm, só isso já seria uma boa melhora.

 

Eu ainda estou estudando essas possibilidades, claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá sim pra ligar várias UCA pra fazer multicanal, depois que configura vai tranquilo

Eu tinha visto a U7 por uns 600 e poucos pilas no ML, 2 RCA e 2 P2 estéreo

Acho mais interessante usar a U5 que várias UCA, por conta ds necessidade de alimentação e uso de portas USB, capaz de sobrecarregar o tablet

Usar um DAC só e um processador não rola? Eleva o custo, e reduz o DIY, eu sei, a brincadeira pode perder a graça

Aí pode usar um sistema baseado em Android tb

Possibilidades tem milhões nesse tipo de brincadeira, o limite é o bolso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Eu fujo dos kits Hertz.

 

 

 

Vc poderia informar pq foge dos Hertz???

Desculpe o off topic.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc poderia informar pq foge dos Hertz???

Desculpe o off topic.

Detestei os tweeters. Os mids só achei q vale apena se forem os mais top e mesmo assim, apenas para projetos de SQPL. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detestei os tweeters. Os mids só achei q vale apena se forem os mais top e mesmo assim, apenas para projetos de SQPL. :legal:

 

Ah tá, meu caso então, SQPL. Tenho os ESK 165.l

Eu gostei, passei muito tempo com um kit infinity, trocava de carro, mas levava o kit junto. Achei bom.

Editado por rainier

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah tá, meu caso então, SQPL. Tenho os ESK 165.l

E o q acha do tw?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah tá, meu caso então, SQPL. Tenho os ESK 165.l

Eu gostei, passei muito tempo com um kit infinity, trocava de carro, mas levava o kit junto. Achei bom.

Respondi antes de vc editar o post.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...