Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
kblo_noia

SQ em Polo Hatch (preciso de ajuda para escolher os equips)

Recommended Posts

Olá pessoal sou novo no fórum e preciso da ajuda de todos para escolher e montar eu mesmo o som do meu carro.

Meu gosto musical é rock, metal, reggae, etc

E o objetivo do projeto é fazer um som com o melhor custo x benefício possível, mais sem sacrificar a qualidade!

 

A intenção é fazer uma instalação bem clean, sem nada aparente, somente o player.

 

Já tenho um pouco de experiencia, vai ser meu 3º set, então com a ajuda de todos acho que dou conta.

 

Estou partindo do zero, o único item que já comprei foi o kit Morel Tempo6

 

Quero comprar agora um Pioneer Avic F70tv o player tem TA, toca .flac, tem GPS TV etc, sei que ele não é o top para sound quality mais eu não posso montar todo o set com equipamentos top mesmo... e esse player tem todos os recursos que eu quero, um Kenwood completo assim custa de 4 à 5 mil...

 

Vou fazer tratamento nas portas (já tenho experiencia com isso), meu carro é um Polo Hatch e a porta deles tem um ótimo isolamento, com tratamento deve ficar excelente para os mid.

 

Pretendo instalar o kit em bi-ampli sem usar os cross do kit, e ajustar tudo no player e alinhar o TA independente para cada canal.

 

Os twitters devem ficar nas colunas, pretendo deixar no local original, sem deixar eles aparente, se não ficar bom, faço colunas com direcionamento melhor...

 

Usei como inspiração o projeto do kired que ele fez em um Polo Hatch também, achei que ficou muito bom, principalmente a caixa no step, que ficou clean, sem caixa aparente.

 

Bom, antes de escolher os módulos preciso escolher o sub, ele deve simplesmente acompanhar o kit que já está comprado, no caso o Morel Tempo 6 . O som é um SQ e não SQPL.

Pensei em algo entre 200 à 500 rms no máx. Por isso que quero o controle de grave no painel, para diminuir o ganho quando a música tiver muito grave...

 

Depois de escolher o sub preciso escolher entre usar um ou dois módulos, um de 5 canais, ou um mono e um stereo de 4 canais. Quero que o sub tenha controle remoto de graves no painel (isso é importante para mim) Sobre o módulo tenho também a dúvida entre comprar ampli usados porém com mais pedigree como Wharf e correr o risco de comprar algo já mexido ou com componentes já trocados. Ou comprar novos e de marcas menos conhecidas, como DAT EX5 por exemplo (uma marca que já está há algum tempo no mercado mais que não tem nem ao menos um site, não me da muita confiança)

 

Então pessoal preciso de sugestões no sub e amplificadores, e de preferencia que estejam disponível para compra.

 

Sei que já existem muitos tópicos sobre o mesmo assunto, mais cada um tem um objetivo diferente, e os equipamentos vão se atualizando rapidamente com novos lançamento e novas tecnologias...

 

Peço por favor que me ajudem, todas as sugestões são bem vindas, e criticas também... Desde já agradeço a ajuda de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee blzz..

Pels equips que ja possui, da pra ter base no q pretende...

Sub no seu caso iria dw JL 10"..escolhe um de ate uns 300... 350rms que ja sao mais q suficiente...pra mandar os Reggae.

Modulo uma boa pedida seria o ex5 mesmo, ..mas se quiser algo mais confiável, um hertz hcp ja tocara seus kit...e twm q ver um mono..com qualidade tbm...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa blz. Obrigado por ajudar Jeferson!

 

Sim o JL 10W0 V3 no momento é minha 1º opção em sub, bobina simples 4@ (aceito sugestões)

 

E o módulo, estou bastante pendido para o EX5, ele parece ser perfeito dentro do que preciso, porém ainda estou com o pé atrás com essa marca... (aguardo mais sugestões sobre o EX5, ou alternativas equivalentes...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia dizer quantos rms à 4homs é necessário para empurrar bem o mid do Morel Tempo 6, lembrando que vai ser bi-ampli. Preciso dessa informação para escolher o amplificador, que vai tocar tudo em 4 homs

 

A maioria que tenho visto tem de 50 à 70 rms em 4 homs, será que é suficiente pros mids?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O crossover do Morel Tempo não aceita bi-amp. Essa HU tem cross 3way? Se não tiver, basta um amp com 4 canais para alimentar o kit e o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Alves.

Pretendo não usar o cross do kit

A HU não tem 3way, mais tem TA independente em cada canal, front, rear e subh0UeIo.jpg

Editado por kblo_noia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae kblo, tenho um pólo tbm,e tô montando um setzinho básico. Só comprando no momento.

Caso fizer o tratamento nas portas, posta umas imagens aí. Tô pensando eu mesmo fazer, mas fico com receio de não conseguir. Uma, por falta de ferramentas, e outra por falta de experiência mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Alves.

Pretendo não usar o cross do kit

A HU não tem 3way, mais tem TA independente em cada canal, front, rear e sub

Se a HU não faz 3way e vc não quer usar o cross do kit, precisará de um amp q tenha crossover q vá até uns 2,5khz (difícil achar), ou terá que montar um cross q aceite bi-amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

David o tratamento é bem fácil porém da bastante trabalho, se vc tem tempo e determinação, pode fazer sem problemas.

Ferramentas vc vai precisar somente as que forem necessárias para desmontar a porta.

Eu já fiz esse trabalho em outros dois carros meus, eu quando fizer no Polo, posto fotos sim. Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Alves, eu não tenho tanto conhecimento técnico assim, achei que seria fácil fazer os cortes no player. Agora vc me deu um nó na cuca...

Você sabe de alguém que faça um cross sob medida? Seria essa a melhor opção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria fácil se fizesse o 3way.

Vc pode usar o cross do kit por enquanto.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada na tua caixa de mensagens. Mandei uma MP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, estou com problemas para fazer a ligação do kit em bi-ampli, mais especificamente problemas com os ajustes de corte, já que quero instalar os twitters no front, mids no rear e sub no sub, porém o player que quero usar não faz 3way. Quero ligar tudo em canais independentes para alinhar o tempo e ajustar a posição de escuta para o motorista, por isso não posso usar o cross do kit...

 

Sendo assim, tenho 3 opções 1º - comprar um player com 3way (queria muito o Avic F70tv) e este não faz 3way

2º - usar crossovers feitos sob encomenda (teria que orçar os valores que podem ir de 400,00 até 2.000,00 e nunca mais conseguiria vende-los)

3º - comprar um módulo muito bom que permita fazer os cortes que um player 3way faria. (por ex. Hertz HDP5) achei ele por 2.561,00 novo

 

Alguém pode dar uma sugestão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falei aqueles valores apenas como exemplo, viu! Pode até sair mais barato. E vc prefere gastar 400 (por exemplo) num cross ou 2500 num amp só por conta q o cross original do kit não aceita bi-amp?

 

Outra opção tb pode ser trocar o kit por um q tenha cross q aceita bi-amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc tem alguma sugestão de kit que faça isso Alves? É que meu kit está chegando novo na caixa nesta terça dia 13/10

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa pesquisei tanto antes de comprar justamente para não errar...aff

é que eu queria um kit bom, e com tw suave, custei até achar um Morel Tempo 6, pq não tem mais, sobraram somente os de 5´´

acho que comprei o último de 6´´ novo que tinha no Brasil kkkkk

 

pelo jeito não vai ser fácil montar o set como eu quero...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra opção de módulo que pode olhar é a audiophonic 5.1

Não sei comparada a linha exclusive da Dat mas acredito terem qualidade de som parecidas.

 

Pensando de maneira prática para resolver seu problema do bi-ampli

O player faz corte para Hpf para voz e tem canal sub separado, problema somente na divisão de frequência no kit.

 

1 opção

 

Ligar mid cada 1 em 1 canal direto (corte hpf vc já terá o lpf que não terá, mas não sei como o mid irá responder assim)

tweeter cada 1 em 1 canal usando o crossover do kit

 

2 opção

 

Ligar os mid cada 1 em 1 canal usando o crossover do kit

tweeter montar um crossover apenas para os tweeter, ou tentar usar apenas capacitor para tweeter (para fazer o corte hpf)

 

 

Como por exemplo quando se compra apenas o tweeter do kit, vários vem apenas com um capacitor para o tweeter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá fst-lobo.

 

sobre o audiophonic 5.1, sim ele é bem parecido com o dat ex5

 

gostei da 2º opção que vc descreveu parece bem simples e eficiente! usar o cross do kit nos mid, e fazer cross sob medida para os tw :legal:

 

obrigado por ajudar mano!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vantagem que cross pro tweeter vai ser mais simples, basicamente basta testar alguns capacitores para ver oq mais te agrada

 

 

Mas deixa os Mid no full como terá regulagem de ganho independente e usar o cross original para os tweeter acredito ser a melhor tentativa em primeiro momento.

 

Mas testa e vê oq mais te agrada ai.

 

Tenta vê qual capacitor o cross original usa para o tweeter.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outra opção seria adicionar um DSP ai. Neste caso eliminaria completamente a necessidade de cross passivo e eliminaria o custo de alteração do cross caso altere o kit. Tem várias opções q podem ser exploradas. Mas acho q vc deveria escutar e escutar alguns carrros antes de definir ir por biamp, cross sobre medida, dsp... Como és de NH, e tem bastante gente aqui na região com sistemas q vc poderá ouvir com essas alternativas, acho q vc já tem um passo a frente para montar algo muito bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pioneer AVH-X5780TV que eu saiba faz 3way, me corrijam se estiver errado.

 

Um processador resolveria tudo, apesar do investimento alto, vale muito a pena.

 

Diferença basica do HDP4 para o HDP5 é a potencia dos 4 canais, fica muito mais forte usar um HDP4 + HDP1 do que um HDP5, porém o investimento fica beeeem mais alto.

Essa linha HDP é excelente, vale o investimento.

 

Há outros bons amps de 5ch mais barato, o EX5 mesmo. Tenho usado um e gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal. Fico feliz que finalmente a galera está participando do tópico.

 

Estuo de férias do trabalho, então tenho tempo (por enquanto 15 dias) para me dedicar ao som.

 

Hoje 13/10 ou no máximo amanhã deve estar chegando o Morel Tempo 6 [-]

 

Estou sem nada de som no carro, então o próximo passo será a HU. Tenho pesquisado bastante... (eu queria o AVIC F70TV) porém ele não faz 3way, será que realmente preciso de ter 3way?

Não acho nada tão completo quanto ele com um valor equivalente :banghead

 

Quero fazer o TA independente os mid dos tw

Oque vocês sugerem?

 

Desde já, agradeço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pioneer AVH-X5780TV que eu saiba faz 3way, me corrijam se estiver errado.

 

Um processador resolveria tudo, apesar do investimento alto, vale muito a pena.

 

Diferença basica do HDP4 para o HDP5 é a potencia dos 4 canais, fica muito mais forte usar um HDP4 + HDP1 do que um HDP5, porém o investimento fica beeeem mais alto.

Essa linha HDP é excelente, vale o investimento.

 

Há outros bons amps de 5ch mais barato, o EX5 mesmo. Tenho usado um e gosto.

 

sim o 5780 faz 3way mais não roda .flac algo que pra SQ considero importante, montar um sq e rodar mp3 é fhoda, e usar disco não da mais né. Os arquivos Flac vieram pra matar o mp3...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...