Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
SubSonic

LT no carro - finalmente (?)

Recommended Posts

Bom, abiguinhos, away do forum por MUITO TEMPO, só espiando o coffee de vez em nunca, mas eu continuo pensando em áudio e gosto de som, então uma hora ou outra acabo voltando pras brincadeiras DIY!

 

Eu estava pensando em mandar uma seladinha dessas de fibra na lateral do fox, eu viajava muito com o carro, frequentemente carregando produtos na mala etc, sem chance de ocupar o porta-malas com caixas grandes etc, mas agora eu estou dando aula, parei com as viagens e posso dispor da mala toda do carro! Aproveitei e resolvi por em prática um projeto antigo, uma LT no carro!

 

O falante em questão é um "GA audio" custom, um falante que o Guto de Almeida fez pra mim há uns 5 anos, por ai, quando ele tava empolgadinho com montagem de falantes... e não é que o DJ fez um trabalho bom? O falante tocou em uma seladinha por um tempo em casa, toca bonitinho, tem a Fs desconhecida, mas baixa ao que tudo indica, um xmax razoável e construção muito bem feita.

 

A LT vai ser bem "estimada" e trabalhando com o que se tem de espaço e recursos. Ela vai ficar encostada no banco e a inclinação do banco vai ser o próprio "taper" da linha, que vai começar em mais ou menos 0,75Sd e terminar em 0,5Sd. Eu já montei outras linhas assim ela gera uma "compressão" interessante para carro que exige um SPL mais "vivo", isso também deixa o falante bem rápido. A linha está sintonizada (vazia) em aproximadamente 33-35Hz, eu espero uma resposta a partir dos 30Hz o que já estaria ótimo com o timbre que de uma LT. Uma sintonia menor só daria dor de cabeça pra deixar a caixa ainda maior.

 

O projeto é mais ou menos esse: (ainda sujeito a MUITA mudança)

 

2n7qpdu.jpg

 

A alimentação vai ficar inicialmente por conta de uma bridge de um Bbuster 1600GL, eu tenho um MTX 160.2 dazantigas aqui que talvez vá entrar na brincadeira, mas precisa de um restauro e uns cuidados. Não pretendo mandar mais do que 150-200W para esse falante, que é pra aguentar mais ou menos isso mesmo.

 

O corte vai ser pelo amp, já que o player corta no mínimo em 80Hz.

 

Vamos ver o que saí daí! Esse fds pretendo começar a mexer alguma coisa fora do virtual!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, entrei aqui pensando que a LT já estava pronta! :blink:

 

 

:vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao Sub... eu so nao entendi bem o fato da inclinaçao do banco ser o tapper da caixa... como assim?!

 

mas essa caixa começando em 0,7 e terminando em 0,5, sera q nao da muitos vales em algumas freq acima?! eu tenho uma LT de 10" aki no quarto começando em 1,3 e terminando em 0,8... e msm assim, sinto pequenos vales em algumas freq acima da sintonia!!!

 

e tbm to com um projetinho pra sair uma LT de 15 no carro!! hahaha ^^

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

mas essa caixa começando em 0,7 e terminando em 0,5, sera q nao da muitos vales em algumas freq acima?! eu tenho uma LT de 10" aki no quarto começando em 1,3 e terminando em 0,8... e msm assim, sinto pequenos vales em algumas freq acima da sintonia!!!

 

Vai ter gastar um tempinho recheando e escurando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai ter gastar um tempinho recheando e escurando.

 

gasto nada Boccotte.... hahahaha ela ja ta toda vedada... eu larguei o f0da-se e deixei assim pra la!!! kkkkk tenho muita paciencia pra muitos ajustes nao!! hahaha mas to com um Lightning Audio de 10" 500w (18mm de Xmax).... ele ta fazendo bem o papel.... nem ligo de ter alguns vales...

 

agora to so querendo animar pra mandar o QSP de 15" numa LT no carro!!! ae vou ficar lindo nos subgraves!! kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao Sub... eu so nao entendi bem o fato da inclinaçao do banco ser o tapper da caixa... como assim?!

 

mas essa caixa começando em 0,7 e terminando em 0,5, sera q nao da muitos vales em algumas freq acima?! eu tenho uma LT de 10" aki no quarto começando em 1,3 e terminando em 0,8... e msm assim, sinto pequenos vales em algumas freq acima da sintonia!!!

 

e tbm to com um projetinho pra sair uma LT de 15 no carro!! hahaha ^^

 

As seções da caixa são praticamente da mesma altura, mas a profundidade muda de acordo com a inclinação do banco, deixando a área cada vez menor a medida que o "tubo" vai ficando mais pra cima.

 

O baffle frontal vai ser colocado vertical, o que vai formar um trapézio retângulo na lateral da caixa.

 

Começando com 0,75 pode ter um pouco mais de cancelamento sim, mas em experiências anteriores, para uma banda passante estreita dessas (30-50Hz), e especialmente não "usando" o dobro da freq. de ressonância da caixa, isso não é um problema grave. De qualquer forma, melhor que uma dutada com esse falante, vai tocar!

 

LT é bom demais! Pra falantinho pequeno então, faz milagre!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou acompanhar por aqui Sub. Gostei do projeto e talvez utilize a idéia no novo som. Troquei de carro e estou me coçando pra colocar a minha LT que fiz baseado no seu tópico sobre LT's para o Fiat Prêmio no Idea que comprei só pra ver o resultado. Se me der na telha, faço uma sob medida pra ele pra aproveitar os subgraves poderosos e rápidos que ela proporciona.

 

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o projeto.

 

Que "fim" levou o Guto? Faz "horas" que não vejo ele postar aqui (embora eu esteja sem acompanhar direto).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o projeto.

 

Que "fim" levou o Guto? Faz "horas" que não vejo ele postar aqui (embora eu esteja sem acompanhar direto).

 

Casou, virou pai, largou a música e muito raramente passa por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Casou, virou pai, largou a música e muito raramente passa por aqui.

 

Música tbm? Pensei que ele tinha largado apenas de som automotivo.

 

Hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OOOOPÁ. ESTOU VIVO, GORDO E BEM CARECA. hahahaha

E ae Rapaziada? De boas?

 

Larguei o Som Automotivo, e estou me dedicando ao Audiovisual, que é meu oficio hj em dia.

Tive uma filha Linda que completa 6meses hj, e tô casado a quase 3 anos rssrsrsrsrs

 

Nem lembrava meu login do autosom mais hahaha

 

 

Ow Bloom, vlw por mandar o link do tópico rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho dois Questo 12" dos primeiros

Queria ter coragem de fazer uma LT pra ambos e usar em casa, mas uma LT real, não essas que usam 3/4 do comprimento de onda

Mas e bolas pra isso? Rsrsrs

Nem espaço teria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OOOOPÁ. ESTOU VIVO, GORDO E BEM CARECA. hahahaha

E ae Rapaziada? De boas?

 

Larguei o Som Automotivo, e estou me dedicando ao Audiovisual, que é meu oficio hj em dia.

Tive uma filha Linda que completa 6meses hj, e tô casado a quase 3 anos rssrsrsrsrs

 

Nem lembrava meu login do autosom mais hahaha

 

 

Ow Bloom, vlw por mandar o link do tópico rsrsrsrs

 

Quando se casa, pelo que eu saiba só se perde a forma. O gosto pelas coisas não mudam, rs rs rs;

 

Brincadeiras cara. Criança pequena assim, quase não se dorme, ficam parecendo zumbis e ainda mais tendo que trabalhar.

 

Meu irmão, trabalha no mesmo ramo e no mesmo local que eu e está nessa agora e ele está faltando muito ao trabalho.

 

Sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MDF pra começar a caixa, só semana que vem.

 

Esse fds vou aplicar o tratamento acústico das portas do carro e instalar os falantes provisórios (falante original da ecosport).

 

Semana que vem vou começar a caixa, se eu conseguir tempo, já vou fazer um BIG-3 e começar a montar os RCA. Vou deixar pra passar os cabos todos de uma só vez, daí já estou pensando em tirar os bancos, carpete, dar uma limpada geral e colocar manta+feltro na parede corta-fogo e no assoalho pra reduzir o ruído interno de rolagem. Tirando tudo fica fácil aplicar, já aproveito para rotear todos os cabos, mas quero fazer isso uma vez só.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, você conseguiu extrair os parâmetros desse falante ou é uma caixa genérica?

 

Não esse tipo de detalhe no lançamento do tópico e por isso a pargunta.

 

Essa caixa sempre desperta bastante curiosidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subsonic, você conseguiu extrair os parâmetros desse falante ou é uma caixa genérica?

 

Não esse tipo de detalhe no lançamento do tópico e por isso a pargunta.

 

Essa caixa sempre desperta bastante curiosidade.

 

Curiosidade, existe uma caixa Lt genérica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curiosidade, existe uma caixa Lt genérica?

 

Foi por isso que eu perguntei incialmente se ele conseguir extrair os parâmetros do falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi por isso que eu perguntei incialmente se ele conseguir extrair os parâmetros do falante?

 

Fiquei na duvida também, pq da forma que conheço só com os parâmetros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto é relativamente "genérico". Eu não aferi nenhum parâmetro, eu sintonizei perto dos 30-35Hz por ser espacialmente viável no carro. O Sd é simplesmente a área efetiva do cone, eu usei outro falante que possui características externas extremamente semelhantes, cone com profundidade similar e calota central idêntica ao meu sub, ou que me garante um Sd bem próximo do real.

 

É, por assim dizer, uma caixa genérica sim. Futuramente pretendo por um questo nela e mandar mais potência.

 

Na minha experiência com LTs isso é perfeitamente possível, pode ser que eu não tire TODO o rendimento que o falante poderia dar tendo-se tudo 100%, mas como a sintonia da LT é a sintonia DA CAIXA muito menos dependente do falante, digamos assim, acertar ela EXATAMENTE com a Fs do falante só vai permitir uma sinergia maior NAQUELA frequência, mas a Fs do falante muda MUITO dentro da LT, e diferente de outras caixas, ela CAI e não sobe como em caixas seladas, por ex. Eu já tirei belos 30Hz de falantinho com Fs perto dos 40 em LT!

 

O importante na LT é ter um falante que consiga se controlar bem nela, com xmax suficiente e motor forte para o peso do conjunto móvel. Claro que não tem milagre, mas um subwoofer com Fs entre 28 e 38 pode tocar numa caixa sintonizada em 33-34 tranquilamente.

 

O sub que estou usando eu não sei a Fs, mas por ser de 8 eu sei que ela é baixa (pra um 8), orelhalmente eu notei que ele te facilidade em tocar deep bass e se comporta bonitinho em free air, o que é bom indicativo de que vai se adaptar bem á LT!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O projeto é relativamente "genérico". Eu não aferi nenhum parâmetro, eu sintonizei perto dos 30-35Hz por ser espacialmente viável no carro. O Sd é simplesmente a área efetiva do cone, eu usei outro falante que possui características externas extremamente semelhantes, cone com profundidade similar e calota central idêntica ao meu sub, ou que me garante um Sd bem próximo do real.

 

É, por assim dizer, uma caixa genérica sim. Futuramente pretendo por um questo nela e mandar mais potência.

 

Na minha experiência com LTs isso é perfeitamente possível, pode ser que eu não tire TODO o rendimento que o falante poderia dar tendo-se tudo 100%, mas como a sintonia da LT é a sintonia DA CAIXA muito menos dependente do falante, digamos assim, acertar ela EXATAMENTE com a Fs do falante só vai permitir uma sinergia maior NAQUELA frequência, mas a Fs do falante muda MUITO dentro da LT, e diferente de outras caixas, ela CAI e não sobe como em caixas seladas, por ex. Eu já tirei belos 30Hz de falantinho com Fs perto dos 40 em LT!

 

O importante na LT é ter um falante que consiga se controlar bem nela, com xmax suficiente e motor forte para o peso do conjunto móvel. Claro que não tem milagre, mas um subwoofer com Fs entre 28 e 38 pode tocar numa caixa sintonizada em 33-34 tranquilamente.

 

O sub que estou usando eu não sei a Fs, mas por ser de 8 eu sei que ela é baixa (pra um 8), orelhalmente eu notei que ele te facilidade em tocar deep bass e se comporta bonitinho em free air, o que é bom indicativo de que vai se adaptar bem á LT!

 

Pq já nas faz a caixa nos parâmetros do Questo então?Já que futuramente vai trocar?

Pelas experiencias que tive com LT, montando nos parâmetros exatos desce mais, já fiz esse teste, usei 3 subs diferentes na mesma caixa e para o qual ela foi feita desceu mais.

O que notei é quanto mais o xmax tem o sub, mais forte fica nos graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...