Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
working man

Como calcular corretamente Volume de Band Pass?

Recommended Posts

Pessoal, carro sedã todo mundo sabe que é um problema.

O grave estanca na mala. <_<

Aí a solução é fazer uma Band Pass.

Como fazer pra calcular e fazer uma em casa?

Existe uma proporção fixa para o volume das duas câmaras? :blink:

Valeu pessoal? :legal:

Editado por working man

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa Band Pass é uma das mais complexas p/ se construir. As medidas das camaras, assim como duto, devem ser precisos senão ela não dará o resultado esperado.

Pegue o modelo do sub e consulte o fabricante.

Boa sorte.

abs..

Compartilhar este post

Link para o post
A caixa Band Pass é uma das mais complexas p/ se construir. As medidas das camaras, assim como duto, devem ser precisos senão ela não dará o resultado esperado.

Pegue o modelo do sub e consulte o fabricante.

Boa sorte.

abs..

Mas não teria um modo de agilizar o modo de aproximar os gráficos fornecidos pelo WinISD para uma Band Pass?

Quais seriam os parâmetros, principalmente quanto à proporção das câmaras internas? Seriam litragens muuuuito maiores que uma dutada normal?

Quem já fez band-pass poderia passar um pouco dos conhecimentos empíricos pra quem só tem a teoria possa simular as respostas pra tentar montar uma em casa!

Compartilhar este post

Link para o post

olha se vc não está seguro quando a contrução da band pass é muito melhor ir direto na dutada, pois não tem erro

no caso da NAR que sequer divulga um projeto de band-pass, faz logo a dutada companheiro

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

em sedan o que falo eh deixar aberto o buraco que geralmente tem no tampao para falantes para deixar o grave entrar na cabine..... acho que essa ideia funciona

Compartilhar este post

Link para o post
em sedan o que falo eh deixar aberto o buraco que geralmente tem no tampao para falantes para deixar o grave entrar na cabine..... acho que essa ideia funciona

sem o proposito de deixar os dutos dentro do carro.. NEM COMEÇA... e fica GRANDE !!

MAs dá pra fazer com o Win ISD mesmo....

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
sem o proposito de deixar os dutos dentro do carro.. NEM COMEÇA... e fica GRANDE !!

[]

Sandro

No começo até ligava pro tamanho que a caixa ia ocupar no porta-malas, mas agora liguei o Soda-se! :lol: :lol:

E o(s) duto(s) vão pra dentro do "ambiente carral" mesmo, lá na cabine (vou usar os buracos dos 6x9 que tão lá!)

Vou fazer algumas simulações, mas a que consegui tem uma resposta mais ou menos plana entre 50 e 100 Hz, depois cai (aí já não interessa mais mesmo).

Mas assustei com os volumes que não eram grandes! eram ABSURDOS!

Vou dar umas cabeçadas, e postar os gráficos que eu conseguir...

Alguém aí já usou aquelas planilhas de excel (Unibox) tá na área de downloads!

parece interessante...

valeu galera, e se alguém tiver mais alguma sugestão, posta aí!

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

No começo até ligava pro tamanho que a caixa ia ocupar no porta-malas, mas agora liguei o Soda-se! :lol: :lol:

E o(s) duto(s) vão pra dentro do "ambiente carral" mesmo, lá na cabine (vou usar os buracos dos 6x9 que tão lá!)

Vou fazer algumas simulações, mas a que consegui tem uma resposta mais ou menos plana entre 50 e 100 Hz, depois cai (aí já não interessa mais mesmo).

parece interessante...

é o nar de 10 mesmo ?

Tenta ai...

Camara selada de 39 L camara dutada de 26 L com dois dutos de 3 polegada por 41,6 cm (FB = 45,71)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

parece interessante...

é o nar de 10 mesmo ?

Tenta ai...

Camara selada de 39 L camara dutada de 26 L com dois dutos de 3 polegada por 41,6 cm (FB = 45,71)

[]

Sandro

É, vai ser ele mesmo...

Meu carro está na oficina pq uma loira #$#$ bateu nele. <_<

tenho que esperar o carro voltar pra tirar as medidas...

Vou comprar MDF 15mm cortado B) na Leroy Merlin (R$36,00 o m2) depois de projetar a caixa, mas antes vou postar os gráficos que obtive com os dois programas (WinsISD e Unibox - planilha em Excel que tem um botãozinho curioso... ele calcula as medidas ótimas para a band-pass e te dá as litragens com os gráficos... vou ver como fica, depois cadastrar um site pra publicação e jogar as fotos lá!)

Detalhe, ele deu valores muito próximos dos que vc mandou, mas o gráfico fica diferente do WinISD, a escala de dB tá lá em cima!!!! :blink:

Valeu Sandro! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse gráfico me interessa!

Estou com 2 NAR 10" aqui que vão p/ uma dutada.

Mas uma bandpass é sempre uma possibilidade, uma vez que meu carro é sedan e não privilegia o melhor posicionamento das dutadas.

Compartilhar este post

Link para o post

1) se for comprar MDF cortado, e for de SP, compra na Léo Madeiras (R. Clélia) que é tipo a metade do preço da Leroy. aproveita e investe um pouco mais e faz a caixa em 18 ou 20mm, ou no mínimo entucha sarrafo travando parede e lateral na sua caixa até ela ficar boa pra usar de banquinho da titia gorda.

2) NAR tem Vas, Qts e EBP meio chatos pra trabalhar com bandpass, a caixa vai ficar enorme demais, considere usar outro sub. o próprio E2Kzinho de 10 antigo com 18 litros na selada e 13 na dutada, duto de 3´ por 25 cm salvo engano, já tinha 35 Hz de F3. eu consegui isso prum E2Kzinho de 12 antigo com 23s/20d e duto de 4´ por 30 cm. pro NAR de 10 vc vai precisar do dobro do volume de caixa do E2K... concordo com o gusk4x4, vai na dutada que é mais negócio, mesmo em se tratando de sedan, conheço um Vectra com dutadas laterais que respondem 20 Hz com folga e pra DENTRO do carro ;)

Compartilhar este post

Link para o post
conheço um Vectra com dutadas laterais que respondem 20 Hz com folga e pra DENTRO do carro ;)

O problema é quando você tem o estepe em uma das laterais... :(

O que me resta é o esquema do Flying Over SP...

Ou o da dutada do Sandro...

A unica coisa que sei é que simplesmente jogar a caixa no fundo da mala, não dá.

Compartilhar este post

Link para o post
1) se for comprar MDF cortado, e for de SP, compra na Léo Madeiras (R. Clélia) que é tipo a metade do preço da Leroy. aproveita e investe um pouco mais e faz a caixa em 18 ou 20mm, ou no mínimo entucha sarrafo travando parede e lateral na sua caixa até ela ficar boa pra usar de banquinho da titia gorda.

2) NAR tem Vas, Qts e EBP meio chatos pra trabalhar com bandpass, a caixa vai ficar enorme demais, considere usar outro sub. o próprio E2Kzinho de 10 antigo com 18 litros na selada e 13 na dutada, duto de 3´ por 25 cm salvo engano, já tinha 35 Hz de F3. eu consegui isso prum E2Kzinho de 12 antigo com 23s/20d e duto de 4´ por 30 cm. pro NAR de 10 vc vai precisar do dobro do volume de caixa do E2K... concordo com o gusk4x4, vai na dutada que é mais negócio, mesmo em se tratando de sedan, conheço um Vectra com dutadas laterais que respondem 20 Hz com folga e pra DENTRO do carro ;)

Sandro, supersonico, Crasher, valeu as respostas! :legal:

supersonico, vou ver essa loja aí! tem o telefone dela???

Consegui um lugar tosko pra postar os gráficos, aqui é tudo bloqueado no trampo... alguém por favor me indica um local descente pra hospedar isso! :lol:

http://doug01n.blig.ig.com.br

O primeiro gráfico consegui com o programa UNIBOX (seção downloads do Autosom.net, tudo em Excel)

Coloquei os parâmetros do NAR nos respectivos lugares, e tem um botão escrito "optimise dor efficiency". Cliquei nele e a resposta foi o 1º gráfico. Notem que dei um print screem com o mouse apontando o local de início da faixa plana. Nos dados do lado ele fala que o F3 tá em 33,1Hz, e o F3 superior em 74,7Hz, certo?

Isso significa que a caixa vai responder a partir de 33,1Hz, Até 74,7Hz certo???

E outra coisa, essa planilha tá me dando valores de SPL diferentes do WinISD, (onde tava apontando o mouse o valor tá como 109,7dB... isso tá certo???)

No gráfico do WinISD joguei os valores que consegui no UNIBOX, descontando valores de falante e duto da litragem das câmaras, e me deu a curva azul do segundo gráfico. Junto estão as respostas em selada e dutada recomendadas pela NAR.

Notei que a resposta da Dutada daria uma curva muito mais plana, e com maior SPL, e responde mais plana e quase tão baixo quanto a band pass, mas a ENORME vantagem da band pass é que poderia jogar os dois dutos para dentro da cabine, através dos buracos que ficarão dos 6x9... Aí eu teria perda ZERO quanto ao som que se perderia na mala, e não mudaria a resposta estando com a mala cheia ou vazia, certo?

Quanto a ser mais difícil fazer, pode dar errado, etc, vou fazer a caixa em casa, então vou gastar uns 40, no máximo 50 dinheiros em tudo... então vai ser um desafio divertido, fora que se a caixa ficar boa, vai ser um T grande eu ouvir um troço um pouco mais elaborado no estilo faça vc mesmo! Gosto desses desafios, e será legal montar a caixa!!! :)

Dêm uma olhada, e o que acham? Pode dar pitacos a vontade, pq sempre os comentários e idéias novas são bem vindas!

Valeu Sandro, principalmente pela paciência!

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.leomadeiras.com.br , dá até pra comprar online

pra verificar o SPL pelo WinISD clica ali na guia "Transfer Function Magnitude", muda pra SPL, e na guia "Signal" do projeto coloque a potência que vai aplicar

correto, o âmbito de resposta de frequência se compreende entre as duas F3

e eu montei a minha na raça, se vc se anima a fazer o mesmo corre atrás, certeza que se arrepender vc não vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Working!

Eu uso dutada no sedan e não tenho do que reclamar :D

Mas já que o negócio é band-Pass, imagino 3 alinhamentos que devem dar bons resultados!

O primeiro seria a famosa 4ª ordem, a Band-Pass de 1 duto só. Ela fica bastante grande para esse subwoofer, mas é um pouco mais rápida que as anteriores e, digamos, é capaz de tocar 'um pouco' mais abaixo de 20hz.

Ela teria 55L na câmara selada (traseira) e 25L na câmara frontal sintonizada em 60hz (duto de 3" x 8,5cm). Eu colocaria um pouco de manta na parede em frente ao sub e em frente ao duto.

O segundo alinhamento possível seria uma Band-Pass de 6ª ordem PARALELA, aquela que tem 2 dutos para fora, um em cada câmara. Na prática ela teria a mesma resposta de frequência da anterior, porém com muito mais extensão, devido ao delay próprio desse tipo de caixa, mas é um pouco menor.

Ela teria 40L na câmara traseira, sintonizada em 20Hz (duto de 2" x 36cm) e 25L na câmara dianteira, sintonizada em 60Hz (duto de 4" x 19cm). Não usaria manta nenhuma para não alterar as características da caixa. Este duto de 2" poderá soprar...porém não é possível aumentar muito mais do que isso devido ao comprimento que se tornaria inviável. Porém a única outra forma de se contornar isso seria aumentando demais a caixa.

A terceira opção, também seria uma 6ª ordem porém em SÉRIE. Esta caixa tem somente um duto para fora, tendo o segundo duto interno, entre as duas câmaras. Ela apresenta a mesma resposta de frequência da anterior, sendo ligeiramente mais rápida. Porém este alinhamento é um dos mais difíceis de serem feitos, mas por outro lado é o menor de todos.

Ela teria 30L na câmara traseira, sintonizada em 20hz (duto de 2" x 50cm) e 25L na câmara dianteira, sintonizada em 60Hz (duto de 3" x 9cm). Repito aqui as recomendações sobre o duto da paralela.

O NAR não é um subwoofer próprio para Band-Pass, mas não é impossível contruí-la.

Uma dica de amigo um pouco mais experiente seria construir alguma das caixas do tópico e ouvir...Band-Pass é um tipo de caixa avançada e que requer 'tentativa e erro' e principalmente não desanimar caso a primeira tentativa não fique a contento.

Qualquer coisa tamos aí!

Abraço,

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...