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marcelomoti

Cambio manual ou automático? Qual sua preferência?

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No Brasil, acho que não..

 

Aqui é complicado mesmo. É o nicho do nicho... Mas fora tem e ainda vem mais por aí. M2 será com as duas opções ano que vem.

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Cara, o 4 marchas do corolla é excelente, apesar de ser 4 marchas, o câmbio não é bobo igual os dos concorrente e responde muito bem mesmo.

 

funciona tão bem que as vezes é dificil imaginar que é 4 marchas...

 

ja andei em outros 4 marchas tbm, como os citroen...e esses sim são bem ruins.

 

eu viajei durante uns 3 meses num corolla AT 4 marchas. É bom, mas o desconforto de ter um carro girando mais alto todo tempo eu não gosto muito.

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Sinto falta do automático apenas quando estou em um congestionamento, fora isso, prefiro o manual.

Meus horários de trabalho não coincidem com o da maioria da população, então pego pouco trânsito, porém, se pegasse muito trânsito acabaria indo para um automático pela comodidade.

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eu viajei durante uns 3 meses num corolla AT 4 marchas. É bom, mas o desconforto de ter um carro girando mais alto todo tempo eu não gosto muito.

Estava dirigindo com o overdrive desligado ou andando acima de 160km/h. A quarta macha é longa justamente para não causar esse desconforto em rodovia

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Estava dirigindo com o overdrive desligado ou andando acima de 160km/h. A quarta macha é longa justamente para não causar esse desconforto em rodovia

120 a 140km/h

 

O mesmo carro manual na mesma velocidade de cruzeiro é mais silencioso.

 

Não to dizendo que é ruim, só não me agrada

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O Corolla AT em quarta marcha a 120 km/h fica abaixo de 3.000 rpm.

 

A quinta marcha do MT de cinco marchas é mais curta, por isso a Toyota adicionou a sexta marcha no MT.

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Minhas duas irmãs tiveram corolla.

 

Uma teve um 2008 1.8 MT

Este a 110km/h em quinta marcha ficava em torno de 4 mil giros.

 

A outra tem um 2011 1.8 AT e a 110km/h fica em torno de 2.800 giros

 

 

O MT chegava a dar agonia de andar na BR pois o motor sempre estava "berrando". Porém o estranho é que no mesmo trecho o MT fez 14km/l enquanto o AT fez 12Km/l...

 

 

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Voltei, respondendo ali sobre observações, uma coisa que sinto falta no meu Corolla AT é de cantar pneu kkkkk

 

Sobre o câmbio, como deveria ser padrão em todo dono de carro, é necessário manter a manutenção(troca de óleo) em dia, nem fica tão caro assim, fazendo a troca parcial aproximadamente 3,5l como o colega disse ali, se eu não me engano após 80mil, faz-se de 40 em 40mil.

 

Sobre o carro "berrar", é só acostumar a controlar o acelerador, 120/140 geralmente o carro está a 3-4 rpm de quarta marcha, mas se você estiver pisando para ultrapassar ele joga até uma 2a, aí o barulho é muito mesmo.

 

O colega fez a comparação do consumo entre o MT e AT, o MT tem uma marcha a mais, e é normal fazer uma média melhor, um "erro" que muitas pessoas cometem ao dirigir carro AT, é pisar fundo no acelerador, assim ele reduz a marcha ao máximo da velocidade, a rotação vai às alturas e consome mais combustível, tem que pegar a moral de apertar o acelerador gradativamente, se sair arrancando com o carro toda vez, o consumo vai ser muito alto.

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Tem também a questão das perdas no câmbio AT, embora no Corolla MT a quinta marcha seja mais curta que a quarta marcha do AT, o segundo consome mais combustível.

 

Já viajei com os dois, o AT em velocidade de cruzeiro é mais silencioso, o MT apesar do barulho do motor é mais econômico.

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Tem também a questão das perdas no câmbio AT, embora no Corolla MT a quinta marcha seja mais curta que a quarta marcha do AT, o segundo consome mais combustível.

 

Já viajei com os dois, o AT em velocidade de cruzeiro é mais silencioso, o MT apesar do barulho do motor é mais econômico.

 

Em casa temos 2 Fielder, ambas XEI AT 1.8. Ano 2006

 

Fui viajar em fevereiro com as 2 para SC (rodamos em torno de 1400km)

 

Ambas lotadas, com 5 adultos e mala até o teto.

 

A minha fez 14km/h

A do meu pai fez 14.3km/h

 

A velocidade foi de cruzeiro, entre 110 / 120km/h

 

Ambas revisadas, tudo nos conformes e com velas novas.

 

 

Na cidade a minha faz 8.5km/h andando normal...da pra aumentar a média se andar igual idoso...hahaha

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Sabe cantar pneu em AT não??????

Sobe o giro no N e coloca D, porém isso diminui drasticamente a vida útil do câmbio AT.

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um ze ruela do trampo estourou o cambio do civic dele com 15k km desse jeito..

 

Sobe o giro no N e coloca D, porém isso diminui drasticamente a vida útil do câmbio AT.

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Sobe o giro no N e coloca D, porém isso diminui drasticamente a vida útil do câmbio AT.

 

Dá pra fazer no freio também, o que evita aquele tranco maior. Acelera fundo pisando no freio e solta de uma vez. É útil pra tesar cãmbio de carro usado, se o conversor de torque estiver ruim ele não canta, mas é conquistar um inimigo imediatamente... :vts

 

Uma das coisas que fodem câmbio AT é ficar parado muito tempo em D segurando no freio.

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Dá pra fazer no freio também, o que evita aquele tranco maior. Acelera fundo pisando no freio e solta de uma vez. É útil pra tesar cãmbio de carro usado, se o conversor de torque estiver ruim ele não canta, mas é conquistar um inimigo imediatamente... :vts

 

Uma das coisas que fodem câmbio AT é ficar parado muito tempo em D segurando no freio.

Faço isso quando quero arrancar rápido.

 

Pé esquerdo no freio e o direito acelerando já, dá uma cantada bruta se enfiar o pé e não sai do lugar praticamente kkkk

 

Tem que acelerar um pouco e depois que soltar o freio afunda o pé.

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Tem certos carros que nunca escolheria manual, Civic e Corolla são exemplos, já que possuem bons câmbios automático. Pra escolher um câmbio manual o carro tem que ser divertido, tem outros que escolheria por que o câmbio automático é uma bosta, para mim é o caso do Focus..

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Vou opinar apenas sobre os dois AT que já dirigi:

 

Uma Zafira 2.0, que era bem estranha... ela sempre andava como se estivesse com o pé 50% da embreagem, quase sempre giro alto (especialmente quando se queria mais torque) e tal. Não compraria uma! (era do meu ex-sogro)

 

Corolla 1.8, um SE-G (com piloto automático) e um GL-I

 

Se for carro muito silencioso, dirigir no manual é muito sem graça, agr se tiver um escapezinho (mesmo que furado) kkk, com certeza manual

 

Mas no caso do Corolla, se você dá uma pisada mais forte, ele deixa subir o giro, o motor grita forte! Com um escape bacana deve ficar legal!

 

AT sempre, muito mais conforto, principalmente em trânsito.

 

Acho que não volto mais pro manual.

 

 

:+1 :+1

 

Dizem que "bebe" mais, mas não senti tanta diferença. Chuto coisa de 0,5km/l a mais no máximo!

 

Ah sim, mas já dirigi o Focus MT e continuo preferindo o AT...

 

Envelheci cedo kkkkkkkk

 

De vez em quando dá uma vontade de esticar e tal, jogar a segunda e dar aquela cantadinha de leve... Mas AT é vida kkk

 

No corolla, só sentar o pé que faz!

 

COm meu atual, fui entrar forte num retorno, uma das rodas destracionou, o carro entrou cantando pneu forte (e eu curti, continuei pisando)... deixou fumacinha beeem de leve na pista... foi legal ver isso =D

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eu viajei durante uns 3 meses num corolla AT 4 marchas. É bom, mas o desconforto de ter um carro girando mais alto todo tempo eu não gosto muito.

 

Então o carro q vc pegou tinha algum problema!

 

Tanto meu antigo quanto novo, só sobem giro quando você "exige" mais do carro.. mas aí ele anda BEM!

 

Em casa temos 2 Fielder, ambas XEI AT 1.8. Ano 2006

 

Fui viajar em fevereiro com as 2 para SC (rodamos em torno de 1400km)

 

Ambas lotadas, com 5 adultos e mala até o teto.

 

A minha fez 14km/h

A do meu pai fez 14.3km/h

 

A velocidade foi de cruzeiro, entre 110 / 120km/h

 

Ambas revisadas, tudo nos conformes e com velas novas.

 

 

Na cidade a minha faz 8.5km/h andando normal...da pra aumentar a média se andar igual idoso...hahaha

 

Meu antigo fazia por aí também! O novo não cheguei a medir!

 

Sabe cantar pneu em AT não??????

 

No meu atual, se der uma pisada mais forte ele chega a reduzir até a segunda. Se for numa curva ou não tiver boa aderência, canta fácil!

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Pra mim tb tanto faz, tenho um manual mas qd dirijo o CVT dos meus pais nunca mais quero sair do carro, é outra vida, principalmente qd o câmbio é bom, longe desses trancologic e etc...no meu próximo carro não sei o que vou pegar, mas vou dar preferência total ao AT.

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Então o carro q vc pegou tinha algum problema!

 

Tanto meu antigo quanto novo, só sobem giro quando você "exige" mais do carro.. mas aí ele anda BEM!

 

 

 

Meu antigo fazia por aí também! O novo não cheguei a medir!

 

 

 

No meu atual, se der uma pisada mais forte ele chega a reduzir até a segunda. Se for numa curva ou não tiver boa aderência, canta fácil!

Xei 2002

 

Carro impecável!!!

 

Achei o câmbio bom, mas alto ruído de rotação.

 

Não sei porque essa polêmica toda.

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Xei 2002

 

Carro impecável!!!

 

Achei o câmbio bom, mas alto ruído de rotação.

 

Não sei porque essa polêmica toda.

 

Então o seu ainda era do modelo "americano". Tive um que era do modelo seguinte, barulho quase nenhum de rotação, exceto nas pisadas mais fortes!

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Então o seu ainda era do modelo "americano". Tive um que era do modelo seguinte, barulho quase nenhum de rotação, exceto nas pisadas mais fortes!

 

o 2002 é aquele antigo mesmo....esse eu não conheço e acho que o câmbio é diferente.

 

Sem dizer que o motor é 116cv e o torque menor.

 

o 2003 é 136cv

 

do 2003 em diante que é o mesmo modelo da minha fielder.

 

esse sim recomendo.

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