Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alves

Saiba por que usar os faróis de dia

Recommended Posts

Saiba por que usar os faróis de dia

Obrigatoriedade do uso das luzes em rodovias tem como objetivo gerar mais segurança viária

 

 

 

Volkswagen-Passat_2006_1024x768_wallpaper_25.jpg

Volkswagen/Divulgação

 

 

A mudança na lei 9.503, que já obrigava o uso dos faróis baixos durante o dia apenas em túneis, agora exige também que os motoristas trafeguem com as luzes acesas nas rodovias. A medida de segurança já era aconselhada pelo mesmo texto, mas passará a ser obrigatória após a aprovação do Senado Federal.

 

A exigência dos faróis baixos na estrada, mesmo de dia, vai de encontro à regulamentação das motos no Brasil, que já são obrigadas a usar a luz o tempo todo.

 

A justificativa para o uso das luzes também de dia é aumentar a segurança nas vias. Com os faróis ligados, o carro fica mais visível independentemente das condições de luminosidade. Sob sol forte, por exemplo, alguns carros podem ser ofuscados pela própria cor ou formato da carroceria. Aí os faróis acesos fazem a diferença e o veículo continua visível para quem vem no sentido contrário da via.

 

Em situações onde o motorista precisa contar mais com a visão periférica, as luzes acesas chamam muito mais atenção e podem evitar acidentes graves em cruzamentos ou alças de saída e entrada de diferentes pistas, por exemplo. "Em rodovias de mão dupla, o farol baixo é extremamente eficaz para identificação dos veículos no sentido contrário", explica o diretor de segurança viária da AEA, Vilson Tolfo.

 

A indicação pode ser encarada como um simples "bom senso", onde ser visível nunca é demais. E como usar os faróis não aumenta consumo de combustível ou acelera desgaste de nenhuma parte do carro, a segurança extra nas rodovias é facilmente compensada. No entanto, a recomendação (agora obrigatoriedade) é apenas para o farol baixo. A luz alta, mesmo de dia, também pode ofuscar outros motoristas.

 

Para Tolfo, o único senão é para as montadoras, que deverão se certificar sobre a durabilidade das luzes, que serão usadas com maior intensidade.

 

Entenda seus faróis. Os faróis baixos continuam obrigatórios e não usá-los é infração média passível de multa de cerca de R$ 85 e quatro pontos na carteira. A mesma punição serve para usar farol alto em condições que possam ofuscar outros motoristas. Tanto que alguns modelos possuem um sistema que automaticamente abaixa o facho quando detecta outro farol no sentido contrário. Essa tecnologia está em modelos da BMW, Lexus e no Ford Fusion vendidos no País.

 

As luzes de neblina, situadas abaixo dos faróis principais, por sua vez, devem ser usadas apenas na situação para a qual são destinadas. Na frente, elas iluminam por baixo da camada de neblina e facilitam a identificação de placas, faixas reflexívas e "olhos de gato". Se as da frente não implicam em incômodo a outros motoristas quando usadas a qualquer momento, a de trás deve ter uso restrito à neblina densa.

 

A lanterna de neblina tem lâmpada mais forte, de mesma potência das de freio, mas por ficar acesa o tempo todo, prejudica seriamente a visão quem vai atrás. Por isso, nem sempre a máxima de "quanto mais melhor" se aplica para o uso das luzes à noite.

 

Além disso, a regulagem correta dos faróis faz toda a diferença na utilização. Mesmo em modelos em que há comandos internos da altura, eles só servem para compensar mudança de altura gerada por carga extra no carro (que fariam os faróis iluminarem mais alto que o comum).

 

Faróis muito baixos iluminam menos do que seu potencial e causam dificuldades à noite. Na cidade, com a iluminação pública, é mais difícil perceber a deficiência nos faróis, mas em estradas sem iluminação a visibilidade é bastante comprometida.

 

Se eles estiverem excessivamente altos, podem ofuscar outros motoristas e também prejudicar a visibilidade, já que deixam de iluminar o chão à frente e jogam luz em outros elementos da via, como árvores e postes.

 

Luzes diurnas. Vários carros, principalmente os europeus e americanos, trazem de série as luzes diurnas, que se acendem imediatamente quando o carro é ligado. Elas podem ter LEDs ou serem de lâmpadas comuns, com potência menor. No Canadá, elas são obrigatórias desde 1989, enquanto a Europa só regulamentou o equipamento para veículos leves em 2011. Nos Estados Unidos, as luzes diurnas não são obrigatórias, mas praticamente todos os carros as têm, por economia de escala, para atender também à exigências de outros países.

 

"As luzes diurnas servem apenas para a cidade, onde são mais visíveis por pedestres", explica Vilson Tolfo, da AEA. E jamais substituem o farol baixo à noite, pois não têm potência suficiente para iluminar o caminho. Na estrada, mesmo de dia, o melhor é usar o facho baixo.

 

BMW-3-Series_2016_1024x768_wallpaper_1b.jpg

 

No mundo. Antes do Brasil, a Argentina já obriga todos os carros a circularem sempre com os faróis baixos acesos. Por lá, estudos mostraram que os faróis ligados poderiam reduzir em até 28% os choques frontais e em 10% os incidentes envolvendo pedestres.

 

Em outros países, o uso dos faróis de dia se mantém como uma indicação. No entanto, um estudo publicado pelo departamento de transporte do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, aponta para a adoção da obrigatoriedade de se rodar com os faróis acesos também de dia, como foi feito no Brasil.

 

 

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,saiba-por-que-usar-os-farois-de-dia,25704,0.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre liguei e sempre pego no pé dos meus amigos para ligarem quando estou de carona. Até na cidade quando o tempo fecha um pouco mais, coisa comum de acontecer em Joinville, eu também ligo. É nítida a diferença de como os outros motoristas percebem a presença do seu carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que obrigar mesmo, o que tem de imbecil em rodovia com chuva de farol desligado não é brincadeira...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ttb sempre ligo mas tem babaca que deve ser cego ou tem visão biônica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De dia, sob sol forte, não enxergar um carro? Entrega a CNH.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De dia, sob sol forte, não enxergar um carro? Entrega a CNH.

Liga lá para a European Commission e avisa que todos os europeus tem que entregar a carteira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Liga lá para a European Commission e avisa que todos os europeus tem que entregar a carteira.

 

Europa? Aí estamos falando de DRL.

 

Em países tropicais é bem diferente.

 

Sem falar que no BR nego lacra no G5.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De dia, sob sol forte, não enxergar um carro? Entrega a CNH.

 

Muitas vezes no sol forte é mais difícil de enxergar os carros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De dia, sob sol forte, não enxergar um carro? Entrega a CNH.

 

Dependendo das condições de iluminação, posição do sol e os reflexos naturais, quem garante a sua visibilidade é o farol de quem vem do lado contrário, não tem jeito.

 

Aliás, vocês sabem que o período perto do crepúsculo solar é o PIOR em termos de visibilidade, né? Muito pior que andar à noite, porque em geral você tem o sol na linha dos olhos e perde toda a visão do resto.

 

Por mim farol baixo já viraria item acionado automaticamente... ligou o motor ele liga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um carro até pode ser que em determinada circunstância melhore. Mas vários carros vindo em sua direção de faróis ligados fica meio confuso.

 

De qualquer maneira, não tem como discutir esses diversos fatores de visibilidade em uma frota de carros com vidros escurecidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em rodovias sempre ando com o farol baixo ligado, dia e noite...

 

Meu carro é branco e percebo nitidamente, dependendo do Sol e da paisagem, que os motoristas enxergam meu carro bem mais rapido pelo retrovisor qndo estou com farol baixo aceso...

 

Eu sempre ando na esquerda, e depois que comecei a andar com farol aceso diminuiu bastante a ocorrência de eu ter de freiar/dar seta por carro da frente não dar passagem/trafegando devagar na faixa esquerda com a da direita livre...

 

Claro que sempre tem uns ou outros, mas no geral melhorou... Não sou de ficar mandando sinal de farol e seta, mas tem mta gente q não olha pro retrovisor e só repara que vc está atrás quando pisca o farol alto...

Editado por CAIOLG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro que sempre tem uns ou outros, mas no geral melhorou... Não sou de ficar mandando sinal de farol e seta, mas tem mta gente q não olha pro retrovisor e só repara que vc está atrás quando pisca o farol alto...

 

Isso é fato, e ainda assim alguns parecem não enxergar e ignoram o sinal. São os donos da via.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até tentei utilizar durante o dia a alguns anos atrás até eu ir a outra cidade fazer uma prova e acabar esquecendo de desligar os faróis. Resultado: bateria arriou :vts

 

Depois disso nunca mais durante o dia mas apoio totalmente o uso, até porque meu carro atual tem o alerta de faróis ligados :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De dia, sob sol forte, não enxergar um carro? Entrega a CNH.

 

Kkkkk

 

Coisa mais normal, aquele sol forte, e tu entra numa sombra de árvores...

 

E os gringos tem drl justamente por isso, poderia ser o mesmo aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um carro até pode ser que em determinada circunstância melhore. Mas vários carros vindo em sua direção de faróis ligados fica meio confuso.

 

De qualquer maneira, não tem como discutir esses diversos fatores de visibilidade em uma frota de carros com vidros escurecidos.

 

Já tive G5 no carro, já andei com G35 no parabrisa...

 

Usando película no parabrisa durante o dia a possibilidade de ofuscamento por conta da claridade do sol é MUITO menor. É exatamente por isto que o uso de óculos escuros é recomendado e estimulado. Inclusive pela redução da fadiga visual.

 

Como tenho muita enxaqueca, foi uma época excelente. Estou sem película agora, penso seriamente em instalar de novo. Talvez não uma G35, mas uma G50, que eu já usei em outro carro e quase não afeta a visibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive G5 no carro, já andei com G35 no parabrisa...

 

Usando película no parabrisa durante o dia a possibilidade de ofuscamento por conta da claridade do sol é MUITO menor. É exatamente por isto que o uso de óculos escuros é recomendado e estimulado. Inclusive pela redução da fadiga visual.

 

Como tenho muita enxaqueca, foi uma época excelente. Estou sem película agora, penso seriamente em instalar de novo. Talvez não uma G35, mas uma G50, que eu já usei em outro carro e quase não afeta a visibilidade.

viajar de dia com g20 no parabrisa e g5 no resto é excelente.

 

mas isso de dia, escureceu, complica um pouco, principalmente se a estrada não tiver sinalização.

 

agora, g50 nem faz diferença, g35 seria o ideal, ainda é claro pra andar a noite, e ajuda bem de dia, porém deixa a desejar na parte de lacrar o carro, continua dando para enxergar para dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja usei um G5 no parabrisa, lembro um dia um temporal que peguei na BR101 (pela manhã), parei o carro no acostamento pq não via NAAADAAA!

 

Hoje meu carro nem film tem e já acostumei. Independente disso, sempre viajo com o farol aceso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já me acostumei a ligar o carro e ligar o farol baixo antes mesmo de começar a andar.. Na época que tinha uma D20 azul marinho e rodava na estrada todo o dia, a diferença na segurança é grande...

 

Tem um estudo feito em 2001 (o site onde achei o gif não sita a fonte e eu tô com preguiça de procurar), mas mostra o quanto podemos ficar "cegos" com coisas em movimento:

 

motion-blindness-test.gif

 

 

A imagem não muda, mas se tu ficar olhando fixo o ponto verde no meio, os pontos amarelos tendem a "sumir"..

 

Nessa premissa, qualquer ajuda para ser visto e evitar um acidente porque o outro não te viu é válido..

Pra mim só mudou a frequencia de troca de lâmpadas, que costumam durar entre 1 ano e 1 ano e meio...

 

Mais coisas aqui:

http://nautil.us/iss...-your-own-brain

Editado por Seelig

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na moral, entregar a CNH deveria quem NÃO entendeu ainda como o uso do farol ajuda a visibilidade...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz, hoje a tardinha, muitoooo próximo do por do sol "oficial", céu totalmente nublado, em um "corredor" de árvores, abortei uma ultrapassagem de um ônibus no cagaço, pqp, todo mundo de farol ligado, e vem um cara apagado... entrei com o carro meio chocho em 5°, pois pra mim não vinha nada, até entre um espaço entre as árvores eu perceber que vinha algo, até dava tempo, mas como estava ainda começando a chegar no ônibus, preferi diminuir e esperar por "segurança", 1.0, 5 pessoas e bagagem, pra fazer ultrapassagem assim tem que entrar de motor cheio.

 

Na moral, entregar a CNH deveria quem NÃO entendeu ainda como o uso do farol ajuda a visibilidade...

 

:+1

 

tchê, esse post até aplaudi aqui. sem mais mesmo!

 

assinado:

digital.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na moral, entregar a CNH deveria quem NÃO entendeu ainda como o uso do farol ajuda a visibilidade...

 

Esqueceu que aqui é tudo PAF? Só falta alguém falar que nem de noite precisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre usei e apoio. Nesse feriado peguei estrada pra ir ver meus pais. Sinceramente a quantidade de motorista de fim de semana nas estradas era demais. Quanta gente fazendo cagada e arriscando a vida de todo mundo. Era ultrapassagem em faixa continua, 18:30 tempo fechadão e tinha esses "motorista" de farol apagado. Graças a Deus não presenciei nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu discordo..

 

E para luz do sol nos olhos existem 2 equipamentos mágicos.. quebra sol e óculos escuros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...