Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
luhebaco

Brilho dos tweeters

Recommended Posts

Prezados, quando terminei meu set, havia comentado que o kit da MB quart , apesar de ter tweeters mais dóceis que os do hertz , aí da brilhavam demais. Muitos me aconselharam a fazer bi-amp e atenuar no player (ja que ele desce até -12 e o cross do kit até -6). Mesmo assim tinha receio, e o instalador também me demoveu dessa ideia.

Mas há pouco me ocorreu , uma vez estando ligado em bi-amp, e mesmo descendo a -12db na HU, ainda existe a possibilidade de atenuar um pouco mais(se for necessário, lógico ) no fader da HU? Isso realmente me animou a partir para o bi AMP. O que me dizem?

 

Lembrando que meu set é composto por clario dxz786, Clarion apx4361, kit MB quart série 216, sub slim MB quart, cabos RCA santo Ângelo (prata) e fiação speaker chord.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, tweeter com brilho excessivo é um saco, mas ao menos um pouco ele tem que brilhar. Os pratos de bateria devem estar nítidos e presentes, na MINHA opinião. Salvo engano o 786 tem equalizador paramétrico de 3 bandas. Já tentou atenuar nas frequências mais altas. Está muito estranho esse excesso, mas em bi-amp você tem um leque maior de opções. Onde os tw estão instalados? Qual o direcionamento?

 

Faça o seguinte teste: Pegue um lenço de papel, daqueles bem finos e coloque na frente dos tws e veja se vai te agradar. Caso ache bom, sugiro a bi-amp atenuando o canal dos tw até onde ache agradável. Em alguns casos, alterar o corte do tw para mais alto costuma dar uma domada nesse sentido.

 

Um abraço,

Sérgio.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, tweeter com brilho excessivo é um saco, mas ao menos um pouco ele tem que brilhar. Os pratos de bateria devem estar nítidos e presentes, na MINHA opinião. Salvo engano o 786 tem equalizador paramétrico de 3 bandas. Já tentou atenuar nas frequências mais altas. Está muito estranho esse excesso, mas em bi-amp você tem um leque maior de opções. Onde os tw estão instalados? Qual o direcionamento?

 

Sim, o 786 faz isso! Nos meus TW Ground Zero que usava em bi-amp junto com o DXZ, eu atenuei pelo player também e melhorou o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alterar muito no EQ mexe em todo o spectro do audio... Eu nao recomendo alterar + ou - 3db...

 

Minha recomendacao seria tentar achar aonde esta esse pico de frequencia pra dar uma atenuada, baixe algum app de rta e tente descobrir...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveito o tópico e pergunto quando o tweeter, ou o conjunto, direcionamento+amplificação+cabos, faz com que aconteça a sibilância. Qual seria a indicação para tentar corrigir o problema?

 

Ok, mexe no EQ, mas muitas vezes se a HU não tem muitas bandas de equalização, acaba comprometendo as demais.

 

Nesse caso seria indicado novo direcionamento dos tweeters?

 

 

em tempo, em alguns teses, o tw em amplificação separada foi mais fácil de contornar esse problema (do luhebaco) através do ajuste de ganho no amplificador e o ajuste fino no EQ.

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez até outro cabo resolva.

Chord tende a abrir mais (experiência própria). Um Tchernov já é mais neutro. Pode ser que no seu caso apenas trocar o cabo spk já resolve viu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como está a instalação desses tw?

Se tiverem muito próximos ao vidros pode causar ganho excessivo em uma região

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é sibiliancia apenas o pico esta na casa dos 1000hz, se conseguir diminuir um pouco no eq isso ja vai melhorar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como está a instalação desses tw?

Se tiverem muito próximos ao vidros pode causar ganho excessivo em uma região

Estão na posição original do tweeters do golf mk4,5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra vc tem um puta kit na mao e o bom player pra estar insatisfeito.

 

Por experiencia propria eu partiria pro bi-amp. Vai abrir uma nova gama de configuracao pra voce. Poderá ajustar muito mais conforme sua necessidade. Eu sempre procuro primeiro ajustar o nivel de volume de cada falante antes de mexer na equalizaçao.

 

Kra eu nao sei o vocabulário correto utilizado no som automotivo, mas acredito q seu problema nao seja que o tweeter seja brilhante, o que na minha opinião eh uma qualidade, mas que ele simplesmente toque mais alto que o mid, sendo assim bem mais sensivel.

 

Acho que você só tem a ganhar fazendo o bi-amp. Se nao curtir voce volta atras e fica a experiencia como aprendizado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um resistor de 8R x 10W no lugar do jumper que liga a entrada dos tweeters e pronto. Faz o ajuste fino nos jumpers de atenuação e deu. 15 reais e tudo resolvido sem drama.

 

Mas se ficar dando muita atenção pro que instalador fala, vai ter um tópico desses toda semana e nenhuma evolução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um resistor de 8R x 10W no lugar do jumper que liga a entrada dos tweeters e pronto. Faz o ajuste fino nos jumpers de atenuação e deu. 15 reais e tudo resolvido sem drama.

 

Mas se ficar dando muita atenção pro que instalador fala, vai ter um tópico desses toda semana e nenhuma evolução.

 

kleber, na spacefox eu tinha um cross DIY, simples de 2ª ordem pra TW e fulls, serviria também esse caso também, ou teria que calcular um L-PAD?

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um resistor de 8R x 10W no lugar do jumper que liga a entrada dos tweeters e pronto. Faz o ajuste fino nos jumpers de atenuação e deu. 15 reais e tudo resolvido sem drama.

 

Mas se ficar dando muita atenção pro que instalador fala, vai ter um tópico desses toda semana e nenhuma evolução.

 

+1....

 

As vezes a gent fica complicand a toa.... Parece besteira, mais tem muitos Estaladores ai q nem se quer sabem calcular um capacitor.... compra uns dois ou tres tipos d resistores e testa ai a atenuação dele, e ajusta a seu gosto....eh justamente assim q funciona esses Crossoversss dos Kits...

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em Bi-amp...vc pode atenuar no player no crossover (não pelo EQ) e também no controle de ganho do amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

kleber, na spacefox eu tinha um cross DIY, simples de 2ª ordem pra TW e fulls, serviria também esse caso também, ou teria que calcular um L-PAD?

 

Se for antes do crossover, não. Se for depois, tem, porque aí você altera o cruzamento entre os filtros que compõem cada seção do crossover, alterando o tipo de alinhamento.

 

Lembrando também que resistor em série tende a jogar o rolloff do tweeter ou do fullrange pra cima, assim como acaba reforçando a resposta nos picos de impedância do driver. É preciso avaliar sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...) vai ter um tópico desses toda semana e nenhuma evolução.

Lembra o que estavam falando sobre o "típico" usuário que entra no fórum, suga e larga fora?

Ta ai ó... Sequer compartalilha como foi a solução do problema

Resolvido....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por ter ficado 10 horas sem acessar pra responder e estar cuidando da minha vida já sou chamado de "chupim", que só quero aproveitar as informações e não compartilhar nada? Pra que a ansiedade pessoal ? Querem uma indicação de um psiquiatra que trate de ansiedade eu passo?

 

Peço desculpas por não ter respondido antes.

 

Quanto ao que fiz? Troquei o player, voltando ao original e adicionando um processador bit one. Assim consegui chegar ao timbre que eu queria.

Editado por luhebaco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simples assim...

:blink:

Editado por almatias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra que a ansiedade, peço desculpas por não ter respondido antes. O que fiz? Troquei o player e o timbre ficou do jeito que gosto.

 

Qual player ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele brilha em todas as frequências ou tem algum pico q esteja te fadigando os ouvidos?

Pq vc pode tentar montar uma rede zobel na tentativa de estabilizar a impedância dele..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...