Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
shin

[Ford Focus Mk1.5] 1º set SQ básico

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Peço a ajuda de vocês para definir o som do meu novo carro velho, um Ford Focus Mk1.5.

Gostaria de montar um SQ básico, coisa simples, pra ouvir todo tipo de música. Espero que o investimento final não passe dos R$2500,00.

Dito isto, vamos ao meu plano inicial:

 

H.U. - Pioneer AVH-X2780BT

Amplificadores - Dat PR4160

Kit 2 vias - Nar audio 650 cs3

Subwoofer - Questo audio qs250a 8" 4ohms 250w em caixa dutada

 

Pretendo montar isso aos poucos, considerando alguns itens que tenho, penso em tratamento acústico, amplificador e cabos, kit 2 vias, subwoofer e por fim o multimidia:

H.U. - Sony CDX-GT927UX

Cabos RCA: 2 Stetsom "vermelhinho" e 1 Knukonceptz karma, todos de 5m de comprimento.

 

Gostaria de tratar as portas e o porta malas com manta, mas não sei qual é o melhor custo-beneficio hoje, pensei na Seladin pelo preço e espessura.

Nunca montei som no Focus, então não conheço qual seria o melhor caminho para passar os cabos, como montar os baffles e etc, originalmente os falantes são 5"x7".

 

Quanto aos cabos, aceito sugestões. Tenho lido muito o tópico e vejo que muitas marcas são citadas, acredito que os technoise tem o custo mais interessante.

No caso do rca, gostaria de usar os que tenho, ou os stetsom, ou comprar mais um karma e fazer par com o meu.

 

Fiquem a vontade para opinarem, criticarem ou sugerirem, acredito que isso melhora nosso conhecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar seladin sim no tratamento acústico, de uma pesquisada na busca, que eu acho você encontra sets montados no carro igual o seu.

Cabo e fios tem varias marcas shock industries, knukoncepts, technoise e outras marcas, mas esse stetsom não é bom ao meu ver, troque ele mais pra frente.

O set tá legal, caso interesse tenho um amp ground zero gzia 4115hpx parado aqui, esta em estado de zero e pouquíssimo uso.

O caminho é esse mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q seu player tem corte hi pass....e controle de sub ne??

Se tiver...deixa em flat e corta no player..

Caso nao tenha, pra reg o ampli é meio q d ouvido..nrsrss...pq o ampli tem algumas marcações p regularem porem nao sao bemm definidas...tem q calcula mais ou menos ond vai ficar o botaooo em relaçãoas sub divisões q tem marcado.....

Normalmente usa-se 80-120 hz pro Sub.....e pro kit entre 60-80 hz..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar seladin sim no tratamento acústico, de uma pesquisada na busca, que eu acho você encontra sets montados no carro igual o seu.

Cabo e fios tem varias marcas shock industries, knukoncepts, technoise e outras marcas, mas esse stetsom não é bom ao meu ver, troque ele mais pra frente.

O set tá legal, caso interesse tenho um amp ground zero gzia 4115hpx parado aqui, esta em estado de zero e pouquíssimo uso.

O caminho é esse mesmo.

 

Obrigado Gustavo, você acha que rola pegar mais um Karma pra fazer um par então?

Cara, acredito que este amplificador esteja acima do que pretendo gastar, pelo que pesquisei na net. De qualquer forma agradeço o post.

 

 

Acho q seu player tem corte hi pass....e controle de sub ne??

Se tiver...deixa em flat e corta no player..

Caso nao tenha, pra reg o ampli é meio q d ouvido..nrsrss...pq o ampli tem algumas marcações p regularem porem nao sao bemm definidas...tem q calcula mais ou menos ond vai ficar o botaooo em relaçãoas sub divisões q tem marcado.....

Normalmente usa-se 80-120 hz pro Sub.....e pro kit entre 60-80 hz..

 

Tem de LPF Jeferson, mas não gosto muito do corte dele, corta a 78 ou 125 Hz.

Para regular provavelmente vou apanhar um pouco, mas já montei vários sons e tenho um ouvido de iniciante kkk, acredito que eu consigo, apesar de ser novato no SQ.

Agradeço a sua colaboração.

 

Por sinal, o Pioneer está com um preço muito bom no Magazine Luiza, o problema é que agora não é o melhor momento kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tens o kit NAR? Poderia buscar outras opções também, tem muita coisa interessante na mesma faixa de valor que ele.

Amplificador para esse sistema, o DAT ficaria bom, tem o Audiophonic Club 800.4 também.

Tenho parado aqui um Shok Industries Reference Pro 4.80 que também se encaixa no seu projeto, alias eu usava ele com um Kit Hertz DSK165.3 + QS250A 8" na Dutada hahaha'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mandei mp pra vc

 

Ok, vou verificar.

 

Já tens o kit NAR? Poderia buscar outras opções também, tem muita coisa interessante na mesma faixa de valor que ele. Amplificador para esse sistema, o DAT ficaria bom, tem o Audiophonic Club 800.4 também. Tenho parado aqui um Shok Industries Reference Pro 4.80 que também se encaixa no seu projeto, alias eu usava ele com um Kit Hertz DSK165.3 + QS250A 8" na Dutada hahaha'

 

Ainda não amigo, da maioria que indicam o único que ouvi é o NAR, procuro um kit que tenha o tweeter mais suave, sem muito brilho no som. E o DAT tenho mais referencias e já ouvi também.

Vou verificar esse Shok, obrigado pela sugestão.

Editado por shin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Confirmando o início.

 

Pioneer AVH-X2780BT, até a semana que vem deve chegar. [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee blzz..

 

O set vai ficar mto bom...excelentes equips de entrada, vai te render bem..

só o sub aí, q iria num de 10" pelo menos pra ganhar um pouco mais de SPL....

agora q vi.....vc é de mogi neh.....sou de Suzano, do lado akii.....kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aee blzz..

 

O set vai ficar mto bom...excelentes equips de entrada, vai te render bem..

só o sub aí, q iria num de 10" pelo menos pra ganhar um pouco mais de SPL....

agora q vi.....vc é de mogi neh.....sou de Suzano, do lado akii.....kkkk

 

Pensei em ir de 10" tbm, mas vou arriscar o de 8" na dutada, ouvi ele e achei que o sub toca muito bem. Assim aproveito e mantenho o bom porta malas do Focus.

 

Somos praticamente vizinhos, quando tiver pronto chamo você pra avaliar kkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh simm....eh q 8" é um sub mais flat...nao sei qual seu estilo musical, mass eu gosto de ter um spl sobrand...p d vez em quand ter um gravee a mais...

Mas se ja ouvio e gostou...isso q importa...

Demoroo...ton fznd algumas trocas no meu set..e vo usar um Nar cs3 tbmm....dabpra comparar dps os resultados...rsrsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estilo musical são todos kkk, claro que um sub maior tem um spl mais legal, mas esse na dutada me surpreendeu.

Quando montar da um toque!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HU já no carro, falta acertar a moldura.

 

Depois posto fotos, o modelo é bem interessante, muitas opções de regulagens.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro up: HU instalada sem acabamento

 

IMG_7980.jpg

 

IMG_7993.jpg

 

IMG_7994.jpg

 

[¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Set legal. Tirando o player era exatamente o q tinha em mente pro meu carro. Dai pintou uma grana extra e comprei um monomarca da groud zero. Mas esse set me foi muito recomendado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, você chegou a colocar a moldura de acabamento que vem no dvd? Não conseguir me lidar ainda com ela. haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Set legal. Tirando o player era exatamente o q tinha em mente pro meu carro. Dai pintou uma grana extra e comprei um monomarca da groud zero. Mas esse set me foi muito recomendado.

 

Ground zero é top, uma pena não caber no meu orçamento, mas quem sabe um dia... ;)

 

Cara, você chegou a colocar a moldura de acabamento que vem no dvd? Não conseguir me lidar ainda com ela. haha

 

Não coloquei pelo seguinte, o focus na verdade não chega a ter o tamanho de um 2 din, ai precisa ajustar e montar como se fosse um player de gaveta.

 

Aquela moldura que vem junto e pra carros já com 2 din, quando vc monta o player por trás do painel, se ficar um espaço entre o painel e o player vc usa ela como acabamento entre os 2.

Qual carro é o seu?

Editado por shin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi Shin, obrigado pela ajuda.

 

O meu carro é um etios, e pra minha sorte a moldura q comprei,o AVH-X2780bt não passa nela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi Shin, obrigado pela ajuda.

 

O meu carro é um etios, e pra minha sorte a moldura q comprei,o AVH-X2780bt não passa nela.

É complicado cara, a que comprei serve, mas também precisei adaptar, recortando algumas partes, assim como a moldura do painel do focus e a parte interna do painel.

Não curti o resultado, ficou com aparencia duvidosa, lá pro fim do ano vou bolar um acabamento em mdf e melhorar isso.

 

Estava pesquisando e vi uma montagem em uma Ranger, acontece parecido com o seu caso.

O 2din não passa pelo vão da moldura do painel, então retira-se toda a moldura, monta o 2din no local, depois volta com a moldura do painel fechando em cima do player.

Assim o player só sai retirando a moldura, talvez seja o seu caso, ou então você vai precisar fazer como eu, desmontar tudo, pega serra, faca, lixa e o que mais tiver e operar o painel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, surgiu uma dúvida e talvez uma pequena mudança.

 

Tava vendo o manual do sub da Questo, será que compensa sacrificar o espaço e usar o de 10"? Visto que eu sairia de 14 litros para 36 litros na dutada?

O ganho em sensibilidade vale a pena? Em spl creio que sim.

 

Outra questão, pesquisei o modelo de 10", o QS250A-10 e tá dificil de encontrar na net, ainda é fabricado esse modelo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jamais aconselharia usar manta de telhado no carro, não tem propriedade acustica e muito menos termica, só tem ganho de massa, ajuda mas com um pouco mais de investimento você faz algo melhor, com R$500 por exemplo você pode pegar um bom kit de mantas TOP.

 

DAT PR4160, não é um ampli ruim, é até bom, mas não espere muita potencia dele, apesar dos seus 300w na bridge, falta "pegada" nessa linha PR da DAT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, surgiu uma dúvida e talvez uma pequena mudança.

 

Tava vendo o manual do sub da Questo, será que compensa sacrificar o espaço e usar o de 10"? Visto que eu sairia de 14 litros para 36 litros na dutada?

O ganho em sensibilidade vale a pena? Em spl creio que sim.

 

Outra questão, pesquisei o modelo de 10", o QS250A-10 e tá dificil de encontrar na net, ainda é fabricado esse modelo?

 

QS250 parou de ser fabricado, modelo atual é o QL300-10SVC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jamais aconselharia usar manta de telhado no carro, não tem propriedade acustica e muito menos termica, só tem ganho de massa, ajuda mas com um pouco mais de investimento você faz algo melhor, com R$500 por exemplo você pode pegar um bom kit de mantas TOP.

 

DAT PR4160, não é um ampli ruim, é até bom, mas não espere muita potencia dele, apesar dos seus 300w na bridge, falta "pegada" nessa linha PR da DAT.

QS250 parou de ser fabricado, modelo atual é o QL300-10SVC

 

Obrigado pelas considerações Rene.

 

Quanto ao tratamento, não tenho experiência mesmo. Acho que até uns 500 reais daria pra tentar investir, o que sugere?

No amplificador, tem em mente algo próximo que não seja muito mais caro? Por exemplo, o Gustavobass sugeriu o ground zero gzia 4115hpx, teria mais pegada, mesmo tendo menos potencia?

 

Já o sub, tava vendo as specs dele, parece que o da linha antiga é melhor. Vou procurar um usado ou então vai ser o de 8" mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas considerações Rene.

 

Quanto ao tratamento, não tenho experiência mesmo. Acho que até uns 500 reais daria pra tentar investir, o que sugere?

No amplificador, tem em mente algo próximo que não seja muito mais caro? Por exemplo, o Gustavobass sugeriu o ground zero gzia 4115hpx, teria mais pegada, mesmo tendo menos potencia?

 

Já o sub, tava vendo as specs dele, parece que o da linha antiga é melhor. Vou procurar um usado ou então vai ser o de 8" mesmo.

Um lojista amigo meu tem um de 12" lá se interessar me fala.

 

Sim, mesmo com menos potencia declarada, a sensação de tocar mais e melhor é notável.

 

Amplificadores mais caros, porém que valem muito mais a pena:

Hertz HCP 4, MB Quart Onyx OA400.4, Rainbow Audio Dream 4, Ground Zero GZIA 4115HPX, Rockford Fosgate PUNCH P400-4, MB Quart Onyx OA600.4, Rainbow Audio Beat 4

 

Amplificadores na mesma faixa de preço e que tocam melhor:

Rockford Fosgate PRIME R300-4, RE Audio DTX750.4

 

O problema é que também não é viável colocar um sub de 250/300w na bridge de um desses amplis que mandam menos, porém se é pra mandar menos, prefiro um desses ao PR4160...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...