Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Kincham

Uniao - Tornado 2200 + Mb2.0 presta?

Recommended Posts

Fala galera, queria discutir justamente essa uniao, de 2 tornado 18" de 1100 rms com 2 mb 2.0 de 12" xs 1100rms

 

no caso do meu sistema seria:

o tornado tocando de 40 a 150hz

e os mb2.0 tocando de 80 a 1000hz

 

tendo um sistema equilibrado tanto nos subgraves,como no pancadao e no timbre da voz.

 

 

Qual a opinao de voces?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não amigo!

Melhor usar o tornado e médio grave, no final terá melhor rendimento, lembrando que o correto é uma via não entre em outra via.

 

Tornado 40hz a 160hz em 24db de corte e cuidado com led clip, aconselhável módulo de 4000 à 5000rms a 2ohs

Médio grave (escolha especificamente voltado ao médio grave) 160hz a 1000hz 24db

Dois Ti 1000hz a flat.

 

Se quer um som para racha vai só de falante de 12 polegadas, procure falantes de menos rms e maior sensibilidade, melhor 4 falante de 600 de 12 que um par de 3000 ou 5000rms, pois terá quantidade e sensibilidade maior, pois geralmente esses falantes de muitos rms tem menos sensibilidade e menor eficiência além de muita perda térmica.

 

Se quer algo como som misto voltado ao grave e racha, escolha o target bass 3.0k (esse com corte de 50hz a 160hz) que será bem servido, sempre acompanhados de médios graves

Ou algo misto porem com maior qualidade use sds 2.7, sub 800, sds 818, sempre acompanhados de médios graves.

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luiz rafael, tinha pensado em colocar eles a partir de 150hz, mas como li que os mb conseguem reproduzir frequencias de 80hz, quis deixar um entrando na frequencia do outro justamente para ter um reforco entre os 80hz e 150hz. tocando ate a faixa de inicio das cornetas.

 

Ai que esta, o MB2.0 embora falem pancadao, eu leio muito como medio grave.

para trabalhar nessa faixa de 150 a 1000hz,

 

 

O set esta assim:

 

2 tornado de 18" 1100rms, tocando de 40-150hz

4 cornetas de 1" felonica, que talvez troque para 2 d405

2 tweeter st200

 

O crossover e um stx2448 - to fazendo os cortes todos em 48db

 

A intencao nao e racha de som, e ter um sistema equilibrado forte.

 

tinha pensado ate em algo tipo tornado18"+12"mb2.0+8pw7+Ti ou Corneta+st200

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vai ter ganho amigo, como falei acima está entrando na via do tornado ai os dois terão perdas, se quer força em 80hz use eros sds ou target, pois terá mais enfase nessa região melhor que o tornado.

 

Veja o FS do tornado, pois indica o mínimo do corte hpf e se não me engando é 41hz nos parâmetros, com isso melhor usar corte em HPF 45hz ou 50hz.

 

Como você está pensando não terá ganho e sim perdas até problemas de fase, como falei terá melhor ganho e qualidade. Por isso disse ou é uma coisa ou outra, ou vai só de 12 melhor para racha ou som convencional.

 

Esse MB 2.0 só têm 93db de sensibilidade e os outros têm 96db a 100db e com bem menos rms e mais eficiente.

 

A formula básica do SPL = (10 x log Potência RMS) + sensibilidade+3 (equivalente a um par de falantes esse + 3 no final, se fosse 4 ou dois pares seriam +6)

 

MB 2.0 (1000rms)

Um par spl= (10 x log 1000) + 93+3=126

 

Eros e-1200 mb (600rms)

Um par Spl=(10 x log 600) + 96+3=126.78

 

Snake ESX 125 (400rms)

Um par spl=(10 x log 400) + 100+3=129.02

Editado por Luiz Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo sua logica rafael, o meu maior questionamento nao e nem ele tocar em 80hz, pois ele pode tocar apos os 120 ou 150hz.

 

A Minha questao e, ele vai ter um resposta boa de 150hz ate os 1000hz de modo forte e com qualidade? essa e minha duvida, tava pensando ate nas versoes com menos potencia do que ele, para acompanhar os meus tornados de 18" de boa.

 

pois estava quase indo com a linha PW7 da selenium, que e barato e falam que e boa, mas como nunca ouvi tocando, e queria um medio-grave que desse uma encorpada no grave, pensei nesses que falam que e para pancadao. mas sem perder as frequencias altas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os próprios para médios vão tocar melhor até 1kz e com qualidade, esses voltado ao pancadão só tem peso e pouca qualidade e menos altas.

Melhor optar por falante de 600rms da eros voltado ao médio grave que vão ajudar o tornado, com corte de 140hz a 1000hz (tornado 45hz a 140hz), para aproveitar todo o rendimento do tornado que se sai bem de 50hz a 140hz, com isso o melhor aproveitamento de ambos.

Não precisa de muito rms pois não é só rms que faz tocar mais e muito menos qualidade e sim todo um conjunto de fatores com eficiência, o eros de 12 polegadas de 600rms terá um pouco de peso, qualidade, durabilidade e timbre (tornado é sub trio e as vezes falta aquela pegada do woofer e Eros tem essa pegada).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou pensando em fechar assim com 2 set diferentes, um de 4 vias mais barato e outro no momento de 5 via mais caro.

 

Set 1:

2- 18"Tornado 1100wrms 50-150hz

2- 12" MB1.2 600wrms 80 ou 150 - 800hz

2- 8"PW7 150wrms - 800hz ate uns 4k

4- Driver Lafaiate ( Por enquanto pois ja tenho)

2- St200

 

ou

 

Set 2:

2- 18"Tornado 1100wrms 50-150hz

2- 12"PW7 150wrms - 150hz a 1000hz

4- Driver Lafaiate ( Por enquanto pois ja tenho)

2- St200

 

 

 

 

futuramente trocaria os driver de 1" por Ti ou por d405,

a intencao e um sistema flat bem forte com qualidade.

 

no caso do meu o crossover stx2448 ficaria com o canal sub+gravemedio+mediovoz +corte alto com corneta e tweeter com capacitores neles

Editado por Kincham

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podemos sugerir outras marcas? Só foram indicados falantes da JBL

 

Acho que o MG 1400 ou 1800 deve ter a mesma proposta e se for isso, também atuam na faixa dos médios-grave e médios.

 

Caso aprove qualquer um desses MG ou MB, como pretende ligar?

 

Sinceramente acho que o 8 PW7 não efeito algum nesse sistema, pois o rendimento será muito abaixo do MB.

 

Esse MB eu não conheço, portanto prefiro apostar no que eu conheço. Se quiser aguardar alguém se manisfestar tudo bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fcoelhogomes, estou querendo fazer o set praticamente da jbl-selenium, por gostar visualmente e audivel deles.

 

Estou tranquilo querendo fazer a melhor escolha, portanto nao tem problema em aguardar.

 

Eu quero um que faca o medio-grave com forca, para deixar o som com peso e bem definido,alem da qualidade.

 

cheguei a ver o jbl mg1400,mas achei a frequencia minima em 150hz alta ate, ai tenho impressao que o som seria mais seco. nao tendo tao grave assim tb.

 

esse jbl mb1.2 acho que seria antes da linha 2.0 e 4.0, porem pela caracteristicas ele parece ser meio misto, porem nao achei muito video dele tocando, nao sei se e novo ou ta fora de linha, vi alguns comentando que ele era o modelo novo do antigo mb1.2 tornado aqui no forum falando que ele tocava bem.

 

pelos parametros ele tem uma sensibilidade maior que o mb2.0, ai no caso irei utilizar os brigde do meu SSL que diz 700rms e to usando para tocar os tornados hoje neles.

e estou para comprar um stetson 2k5 para os tornados.

 

os 8pw7 eu tinha pensado mais como medio-voz, ou ate usar outros falantes com bom CxB para dar um reforco na voz mais.

 

 

O jbl mb1.2 no caso seria esse:falante-woofer-12-jbl-selenium-12mb12-ch-600w-8r-kadu-som_iZ45997028XvZxXpZ6XfZ10465773-686370776-6.jpgXsZ10465773xIM.jpg

Características

- Material do ímã: Ferrite de Bário

- Peso do íma: 2,670 kg

- Diâmetro x Altura do imã: 200x24

- Peso do conjunto magnético: 6,600kg

- Material da Carcaça: Alumínio Injetado

- Acabamento da Carcaça: Pintura Epoxi Cinza

- Material do Fio da Bobina: Alumínio

- Material da Forma da Bobina: Fibra de vidro

- Material do Cone: Celulose fibra longa

Especificações

  • Midbass Bass Trio - Pancadão 12MB 1.2k
  • Marca: Selenium
  • Tipo: Woofer (Midbass)
  • Tamanho em polegadas: 12"
  • Impedância: 4 Ohms
  • Potência RMS: 600W RMS
  • Resposta Frequência: 90 HZ - 4,5 KHZ
  • Sensibidade: 95 dB/W/m
  • Fs: 70,4 Hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com 70 hz de Fs. só pode ser pancadão.

 

Nesse conceito preferiria pegar o Omega Drive de 1,2 também,, que além de ser pancadão, nas altas rende bom médio

 

Já viu o HPX de 12 da Snake?

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...