Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bordini

JL 10w3v3 - 4 ou 2 Ohms?

Recommended Posts

Boa noite,

 

Gostaria de tirar um dúvida que não consegui tirar procurando por tópicos mais antigos.

 

Atualmente possuo um JL 10w3v3-4 ligado em um DAT Ex5, em uma caixa selada. O sub toca muito bem com este módulo, acompanha muito bem as músicas, e possui um SPL razoável.

 

Acontece que alguma vezes eu gostaria que ele tocasse um pouco mais forte (não é fácil acompanhar o v30). Isto seria em alguma ocasiões específicas, quando estou ouvindo um um eletrônico ou algum rock, as vezes gosto de dar uma aumentada no volume mas sinto que o sub não acompanha o kit 2 vias em volumes altos. O sub chega até um certo volume e não passa.

Obs: mudar para caixa dutada pra mim está fora de cogitação.

 

 

Pensei em trocar meu JL 10w3 4 ohms por um de 2 ohms para conseguir mais potência do módulo.

 

1- Visto que o Sub é de 500w, meu módulo manda 428w em 4 Ohms e 700w em 2 ohms, será que se eu trocasse o meu 10w3 4 ohms por um de 2 ohms eu conseguiria esse volume a mais no sub??

 

2- Muda alguma coisa no quesito qualidade entre um sub 4 Ohms e um sub 2 Ohms?? Já ouvi falar que 4 Ohms teria mais qualidade, mas nunca vi um fundamento para isso, inclusive é um assunto que há muita controvérsia.

 

3- Estarei arriscando o Sub colocando ele em 700w? Quais cuidados devo ter na regulagem??

 

Postem suas experiências com potência de amplificador x sub para discutirmos.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá vc terá que regular o Ganho da saída para o sub tipo diminui uns 30% acho q adianta ; ) ... dai você vai testando ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou trocando de Sub (ES250@4ohms > Questo 350@2ohms). Meu amp fornece 500w@2ohms...

 

E sim, a troca tem quase o mesmo proposito q o seu.

Caso queira trocar o sub p/ aproveitar a potencia do amp, terá apenas q acertar a regulagem e ele renderá numa boa, c/ mais spl q deseja.

Agora este teu sub ta passando fome...

 

Opções:

1-Trocar amp e aproveitar teu sub 4ohms

2-Trocar o sub e aproveitar teu amp 2ohms

3-Testar outra posição p/ o sub (leia em http://autosom.net/artigos.asp >Posicionamento de um Subwoofer)

 

Boa sorte!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um 10w3v3-2ohm no ex5, percebo que tenho que dosar pois a potência as vezes passa do limite. E util em musicas com pouco grave. Ele toca em selada conforme manual. Já teatro em ditada e toca melhor, mas por espaço resolvi manter em selada. Vou acompanhar seu tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou trocando de Sub (ES250@4ohms > Questo 350@2ohms). Meu amp fornece 500w@2ohms...

 

E sim, a troca tem quase o mesmo proposito q o seu.

Caso queira trocar o sub p/ aproveitar a potencia do amp, terá apenas q acertar a regulagem e ele renderá numa boa, c/ mais spl q deseja.

Agora este teu sub ta passando fome...

 

Opções:

1-Trocar amp e aproveitar teu sub 4ohms

2-Trocar o sub e aproveitar teu amp 2ohms

3-Testar outra posição p/ o sub (leia em http://autosom.net/artigos.asp >Posicionamento de um Subwoofer)

 

Boa sorte!

 

Power07, acho que o mais fácil e mais barato pra mim seria trocar o Sub mesmo. Sera que em 2 ohms consigo a mesma qualidade? Será que tem alguma coisa a ver?

Tenho um 10w3v3-2ohm no ex5, percebo que tenho que dosar pois a potência as vezes passa do limite. E util em musicas com pouco grave. Ele toca em selada conforme manual. Já teatro em ditada e toca melhor, mas por espaço resolvi manter em selada. Vou acompanhar seu tópico.

Apalareti, como você sabe que a potência passou do limite? Tipo, você percebe algum barulho diferente no sub, ou é alguma mudança no som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Distorção do grave. Perde a firmeza das batidas, prolonga mais do que deveria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Power07, acho que o mais fácil e mais barato pra mim seria trocar o Sub mesmo. Sera que em 2 ohms consigo a mesma qualidade? Será que tem alguma coisa a ver?

Não muda nada. Umas coisinhas nos parâmetros pq em 2ohms consome mais. Qualidade é a mesma.

Vai no mais barato então ...

Editado por Power07

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando, estou na situação parecida, tenho um ex5 com questo de 8 de 250 e para piorar meu carro é um sedan agora.... to achando que terei que pegar um sub mais potente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tambem estou com um dat ex5 com questo de 8 to pensando em pegar um jl o questo eh bom mais queria algo mais potente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, nao gostei do w3, comprei um para testar, e vendi logo depois, o w1v3 é muito melhor, toca em baixo volume, desce mais e spl é a mesma coisa que o w3, nao senti grandes diferenças, o w3 nao toca nada em baixo volume. Se quer SPL tem que partir para o W6, ou para duplas de W3 ou W1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só dando o retorno aqui, fiz a troca e o resultado foi bem positivo, a qualidade se manteve e consegui aquele SPL a mais que eu esperava. Incrivel como esse sub de 10 em uma caixa selada lateral quase desmonta meu carro.

 

Pra mim ficou em um nivel ideal de SPL, mais que isso, acredito que só com sub de 12'.

 

Outro fator que melhorou foi o fato do aumento de volume ter ficado mais linear. Com o de 4ohms, ateh o volume 20 o sub aumentava pouco o volume, do 20 ao 30 o sub dava um SALTO no volume, passava totalmente os kits, do 30 ao 40 nao mudava nada o volume.

Já com o de 2ohms o aumento de volume do sub ficou bem linear, acompanhando sempre o volume do kit.

 

Breve anunciarei o meu de 4ohms.

 

@supercharger

Já ouvi falarem do w1, me bateu curiosidade de ouví-lo. Nunca o ouvi, mas resolvi me manter no w3 por que achei muito bom nao queria arriscar mudar e me arrepender.

 

Porém, diferentemente do que voce disse, eu acho que ele toca muito bem em baixo volume. Da uma difetenca enorme o sub ligado e desligado em volume baixo, e fica aquele grave gostoso completando a musica, sem se sobressair nem fazer falta.

 

Voce usa o w1 em selada ou dutada?? Nao tenho experiencia nenhuma em dutada, somente em selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, que bom que deu certo. Eu tenho o mesmo set de grave e estou acertando o TA, está tocando muito bem em baixos volumes. As vezes tenho vontade de colocar uma ditada más sei que quando precisar da mala vou me arrepender.

 

Estou bolando acoplar uma câmara removível na frente da selada, aí teria uma band 4 ordem, e quando precisasse de espaço tiraria. Talvez uma fixação com rosca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, nao gostei do w3, comprei um para testar, e vendi logo depois, o w1v3 é muito melhor, toca em baixo volume, desce mais e spl é a mesma coisa que o w3, nao senti grandes diferenças, o w3 nao toca nada em baixo volume. Se quer SPL tem que partir para o W6, ou para duplas de W3 ou W1

 

 

 

Eu concordo com o amigo... w1 é muito mais musical,e  não perde muito em spl.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...