Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
LuizflSantos

Como regular o ganho do amp

Recommended Posts

Bom dia amigos, fiz um pequeno vídeo sobre como regular o ganho do amplificador e postei no YouTube, mas gostaria de uma ajuda de vocês me dizendo o que posso melhorar no vídeo, quais outras informações gostariam de ver e claro, eu gostaria de saber se os cálculos estão corretos.

 

Joguei o vídeo pra teste, recebendo críticas e ajuda de vocês, posto outro com as melhorias,

Grande Abraço

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ideia é legal,

até a parte de usar um sinal fixo, também é uma boa ajuda

 

Até usada para equalizações de diversos som, para saber como o som responde em todas frequência (exemplo ruido rosa se não to trocando o nome)

 

 

Mas é a teoria é de física elétrica básica, P=U²/R

talvez se quiser coloca a formula como observação, nem é preciso o site

 

1600 w = (40 volts)^2/ (1 ohm) --> 40 o número que encontrou e o 1 ohm é a resistência/impedância que informou no site.

 

 

Uma dúvida que tenho no caso, é que se apenas medindo a voltagem de saída, sem nenhum alto falante ou resistência fixa o módulo iria piscar o led clip?

Pois assim o módulo mandou potência apenas para resistência do multímetro, necessário no sistema de funcionamento dele.

 

Acredito seria interessante fazer isso com o sub ligado, que teria a potência realmente sendo enviado para o sub na impedância do sub nessa frequência no caso. Que na verdade varia, e pode ser maior ou menos que 1 ohm (por isso impedância = resistência que varia com a frequência hehe jeito mais simples de explica)

E regular ainda prestando atenção quando começaria distorce/"clipar"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui deu ...

 

Voltage: 37.416573867739416

Amperage: 18.708286933869708

 

Modulo DAD700 2Ohms..., no multimetro tem que estar 37?

Editado por oitim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não ia clipar não, pois sem ligar o sub o módulo deve chegar "mais fácil" nos 40V, logo quando ligar o sub não terá os 1600W.

 

E ainda, usar frequencia de 60Hz, pois esses multimetros são usados para verificar a voltagem da rede de energia elétrica, que tem uma frequencia de 60Hz, quando mais fugir dessa frequencia, mais ele mede errado.

 

Mas com módulo que tem led clip, não precisa nem de multimetro, é aumentar até clipar, depois voltar um pouquinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A ideia é legal,

até a parte de usar um sinal fixo, também é uma boa ajuda

 

Até usada para equalizações de diversos som, para saber como o som responde em todas frequência (exemplo ruido rosa se não to trocando o nome)

 

 

Mas é a teoria é de física elétrica básica, P=U²/R

talvez se quiser coloca a formula como observação, nem é preciso o site

 

1600 w = (40 volts)^2/ (1 ohm) --> 40 o número que encontrou e o 1 ohm é a resistência/impedância que informou no site.

 

 

Uma dúvida que tenho no caso, é que se apenas medindo a voltagem de saída, sem nenhum alto falante ou resistência fixa o módulo iria piscar o led clip?

 

Opa! Sim, eu tinha visto a equação, vou colocar no vídeo definitivo e manter a dica do site também.

O clip pisca sim, e é outra coisa que vou melhorar no vídeo, mostrar o aumento até chegar ao resultado

Valeu!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Mas com módulo que tem led clip, não precisa nem de multimetro, é aumentar até clipar, depois voltar um pouquinho.

 

Boa, vou fazer o próximo com sub ligado e sem, pra testar as diferenças.

 

Sobre o clip, acredito que exista uma "gordura" que as marcas colocam para não clipar tão cedo, mas não posso afirmar, isso só dá pra saber com osciloscópio.

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um adendo.. alguns módulos nacionais queimam a saída quando exigidos dessa forma sem resistência na saida (stetsom por exemplo).. Então tomem cuidado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um adendo.. alguns módulos nacionais queimam a saída quando exigidos dessa forma sem resistência na saida (stetsom por exemplo).. Então tomem cuidado..

 

Qual seria a diferença em usar o próprio falante como resistência, em vez de fazer algo com uma resistência de chuveiro num balde de água? Daria diferença no teste do multímetro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual seria a diferença em usar o próprio falante como resistência, em vez de fazer algo com uma resistência de chuveiro num balde de água? Daria diferença no teste do multímetro?

 

ai tu teria que encontrar no teu falante a frequência que mais se aproxima da resistência que tu procura (já que falante tem impedância variável).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai tu teria que encontrar no teu falante a frequência que mais se aproxima da resistência que tu procura (já que falante tem impedância variável).

 

Ou seja, tudo depende :)

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja, tudo depende :)

 

:legal:

 

sim..

 

ai vale mais o bom e velho feijão com arroz (resistência de chuveiro dentro do balde com água)..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto a frequencia, tanto faz se for amp mono (pro sub) ou pra estereo (kit 2 vias)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu regulo o stereo com o sub também, deixo em full e ligo o sub num canal e regulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quanto a frequencia, tanto faz se for amp mono (pro sub) ou pra estereo (kit 2 vias)?

 

2 vias o mais comum é regular com uma frequência mais alta ou ruido rosa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa medida em volts vale se for multimetro true rms,e o pink noise têm que ser a -3 dB se não me engano.

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa medida em volts vale se for multimetro true rms,e o pink noise têm que ser a -3 dB se não me engano.

 

Pra um ajuste mais fino, talvez...

Para o público em geral, que tem os equipamentos básicos, tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra um ajuste mais fino, talvez...

Para o público em geral, que tem os equipamentos básicos, tá bom.

Bacana saber , questão de sonorização todo dia a gente aprende algo novo e inusitado.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

sim..

 

ai vale mais o bom e velho feijão com arroz (resistência de chuveiro dentro do balde com água)..

O teste com resistência do chuveiro acho válido para testa potência que o módulo fornece,

mas para regulagem do sub mesmo num sei se é valido, regula pelo clip acho que seja melhor

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

2 vias o mais comum é regular com uma frequência mais alta ou ruido rosa..

O 2 vias mais comum é regular com música mesmo ..hehe

 

Essas regulagem são para quem tem mais equipamentos apropriados para verificar a equalização do som

 

O ruido rosa abrange várias frequências, e usado para regulagem mais finas, para quem procura SQ ou Hifi, não é muito normal para som do dia a dia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O teste com resistência do chuveiro acho válido para testa potência que o módulo fornece,

mas para regulagem do sub mesmo num sei se é valido, regula pelo clip acho que seja melhor

 

pra falar a verdade, nunca regulei com resistencia.. sempre no set montado.

 

O 2 vias mais comum é regular com música mesmo ..hehe

 

Essas regulagem são para quem tem mais equipamentos apropriados para verificar a equalização do som

 

O ruido rosa abrange várias frequências, e usado para regulagem mais finas, para quem procura SQ ou Hifi, não é muito normal para som do dia a dia

 

na verdade, quando comento do ruido rosa é quando o cara possui pelo menos um rta.. e normalmente é para SQ HiFi mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...