Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
João Miguel

Frequencia da caixa

Recommended Posts

Nunca fui bom em calcular a frequência da caixa, porém descobri um aplicativo chamado JBL TOOLS que ajudava a calcular a frequência (Como varias outras coisas) e fui calcular a frequência da minha caixa que a principio estaria em 70,4hz e não bateu, deu uma diferença muito grande.

 

Desconfiei que fosse o aplicativo que não estava muito correto, mas para verificar fui até o site da eros e peguei alguns projetos deles pra verificar se calculando pelo aplicativo a frequência iria ser igual a do projeto.

 

 

Peguei este projeto: http://eros.com.br/d...ownloads/99.PDF que utiliza o alto falante hammer 3.0k que é o mais próximo do meu que é o MB 3.2k da eros também.

 

Neste caso a caixa tem um volume total de 40 litros e o VB de 26 litros (14 litros a menos) e conforme o projeto a caixa está em 108hz

 

calculando pelo aplicativo utilizando o VB (26 litros) Ficou bem próximo da frequência em que o projeto estava, deu 112.86hz, o que seria uma diferença até aceitável.

 

Fui de projeto em projeto, calculando utilizando o VB e sempre a diferença era essa, de mais ou menos 5hz, ou seja, o aplicativo não estava errado.

 

Voltei ao meu projeto e descontei 14 litros do volume total (Igual ao projeto do hammer 3.0) e nem assim chegou perto do 70.4hz, dando sempre uma diferença grande de 15hz, 20hz.

 

 

Este é o projeto:

 

eros_mb_3.2_70_4hz.jpg

 

A medida de cada câmera interna (medita interna, sem os 18mm do MDF) é de

 

34,4 altura

36,8 largura

31,4 profundidade

que da um volume total de 39,75 litros

 

 

Pelo aplicativo da JBL utilizando o volume total - 14 litros, ele me diz que a caixa está em 85,59hz

 

Poderia alguem calcular a frequencia da caixa desse projeto da minha caixa para verificar em qual frequencia realmente ela está?

Editado por João Miguel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enviei este projeto para a eros e pedi para que verificasse em qual frequencia estaria, me responderam que estava em 77hz e que só tinha 38L por camara, só que nos meus calculos deu praticamente 40L

 

Baixei o bassbox e aprendi a configurar, coloquei a caixa e nao chegou nem perto dos 77hz

 

Descontei o voloume do falante, do duto, certinho mas deu bem mais que isso

 

Então agora como faço?

 

Pelo bassbox comparei os projetos da eros e a frequencia bateu, só o VB que nao batia as vezes mas a frequencia que o projeto da eros no site dizia que estava era a mesma que dava no bassbox porem neste projeto apareceu assim:

 

deu 86hz

Sem_t%C3%ADtulo.jpg

 

Fiz tudo certo?

Duvidas:

 

1-Ali aonde está circulado em vermelho é a espessura da madeira utilizada no duto certo?

2-Como faço para descontar o volume dos quebra cantos?

3- Em quem confiar? No meu projeto pelo bassbox, nos caras da eros, em quem fez o projeto pra mim ?

Editado por João Miguel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As medidas da primeira imagem são internas? Calculei com ela e deu 39,749Lt

Quais as medidas dos quebra cantos? Triangulares?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As medidas da primeira imagem são internas? Calculei com ela e deu 39,749Lt

Quais as medidas dos quebra cantos? Triangulares?

34,4 altura

36,8 largura

31,4 profundidade

 

 

medidas internas

 

duto de 344mm x 60 mm por 220mm de profundidade,

 

os quebras cantos sao de 6cm como mostra a imagem, só tenho esses dados.

 

 

Você poderia me tirar as duvidas em relação ao bass box das imagens?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só posso te ajudar com o cálculo de volume, a sintonia não to conseguindo, meu pc não tem o plug-in necessário. A caixa tem 39,749lt e o quebra canto 0,276lt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar:

volume interno da caixa - 39,749

volume ocupado pelos dutos - 5,366

volume dos quebra cantos + ou - 0,5

volume do alto falante + ou - 4 lt

vb = 29,88

pelo winisd deu sintonia de 78 hz pico em 90 hz 97 db.

acho que é isso! valew

Editado por tuftuf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom não posso ajuda muito hehe

 

Mas pelo post foi procura esse JBL tools, parece bom o aplicativo

 

Vou testar também, mas já e bem pratico ter ele no celular

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom não posso ajuda muito hehe

 

Mas pelo post foi procura esse JBL tools, parece bom o aplicativo

 

Vou testar também, mas já e bem pratico ter ele no celular

 

Aplicativo bom mesmo, bem pratico, mas pra calcular a FS da caixa tem quer o volume da caixa retirando o que o duto e do alto falante ocupa.

 

---------------------------

 

 

Ninguem consegue me ajudar?

 

o que eu coloco em Box volume displaced by he port, exatamente em B ?

 

 

Com o bassbox ele so me fala que está em 77hz se eu não tirar o volume que o alto falante ocupa e deixar o B em Box volume displaced by he port para calcular automatico, fica exatamente assim

Box volume displaced by he port B = 3,175mm (calculo automatico)

VB=35,05L

FB=77,45

 

Se eu já colocar que o alto falante ocupa 4litros e colocar o B em 18mm ja muda totalmente fica

VB= 28,38L

FB= 86,08

 

E agora? Qual tá certo? Tá dificil me ajuda!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...